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agência de marketing médico
12 de janeiro de 2022

Agência de anúncios Google para clínicas médicas

Agência de anúncios Google para clínicas médicas

As agências de publicidade enfrentaram mudanças importantes nas últimas duas décadas, como o surgimento das ações de marketing voltadas para plataformas virtuais. Em uma fase de transformação mais avançada, uma agência pode auxiliar múltiplos setores. 


O segmento de serviços é um dos três principais motores da economia nacional e internacional, definido pela oferta de trabalho e comodidades, também referidos como mercadorias ou produtos intangíveis. 


Diferente do comércio, que realiza a venda de itens concretos, como um imóvel,
aventais personalizados ou alimentos como queijo, os serviços são a venda direta do trabalho, a negociação de recursos adquiridos por meio do esforço humano. 


Enquanto um estabelecimento incluído na categoria de comércio venderá derivados de leite para o consumidor final, um empreendimento de serviços vai oferecer o preparo de um prato com esses itens ou a entrega do produto a domicílio. 


Considerando essa distinção, as clínicas médicas podem ser classificadas como uma empresa do ramo de serviços, uma vez que seu produto é o trabalho do profissional médico, sob a forma de consultas ou exames em
pin personalizado


Não apenas isso, mas também os consultórios de saúde são serviços essenciais para a população, com demanda constante, uma vez que o atendimento médico consta entre as necessidades fisiológicas do indivíduo, de nível básico. 


Por reunir um mercado consumidor amplo e diversificado, boas perspectivas de remuneração e relativa estabilidade, os empreendimentos voltados para a saúde humana criam um cenário competitivo de profissionais que são absorvidos todos os anos. 


Assim, a exploração das plataformas online é uma oportunidade que não deve ser desprezada pelas empresas desse setor. Assim, a contratação de uma agência de publicidade especializada em anúncios Google pode ser uma boa solução.

Como as agências atuam?

As agências de publicidade que atuam na internet entram para a categoria de marketing digital, responsáveis por estudar o comportamento de usuários e o funcionamento dos algoritmos que recomendam e exibem conteúdo nas telas. 


Com base nessas pesquisas, as equipes que trabalham nessas empresas criam estratégias para potencializar o alcance de anúncios, publicações patrocinadas ou artigos otimizados para a
infraestrutura de redes


Quando se trata do Google, as agências especializadas em marketing digital atuam com todos os produtos da marca, com seu motor de busca como a principal ferramenta. As ações por meio de agências terceirizam custos e infraestrutura. 


Uma clínica médica, ao contratar uma agência de publicidade, agiliza seus processos de marketing ao contar com um parceiro especializado. Em outra situação, o empreendimento precisaria criar a equipe e adquirir os instrumentos por si. 


Considerando fatores como a gestão de pessoas e a depreciação de produtos, a contratação dessas agências representa um ganho financeiro significativo, pelo reaproveitamento de sua estrutura interna para a prestação do serviço final. 


Em uma agência de publicidade especializada em anúncios para o Google, aplicáveis para uma fornecedora de
uniformes sociais para empresas ou uma clínica, o trabalho é realizado em conjunto por vários departamentos, obedecendo às seguintes etapas:

1 - Negociação com o Product Owner

Product Owner, ou simplesmente “dono do produto”, é a empresa ou profissional que realiza o pedido de uma campanha publicitária em agência. O termo é derivado de metodologias de trabalho cíclicas, divididas em curtos períodos e marcadas pela comunicação ininterrupta. 


O Product Owner é aquele que estabelece os objetivos e as diretrizes principais para a criação de uma campanha, como o lançamento de uma
bolsa ecobag personalizada, especificando qual é o perfil da empresa, que tipo de tráfego deseja atrair e qual é o limite. 


Portanto, a fase inicial de negociação define o briefing e o deadline da campanha, fornecendo à agência um esqueleto que será utilizado para o desenvolvimento das ações de marketing digital.


Uma distribuidora de
ar condicionado central, por exemplo, vai especificar o Google como plataforma alvo da campanha durante essa fase, além de negociar aspectos financeiros, como o valor e o contrato de prestação de serviços.

2 - Análise de mercado

Avançando no briefing, a equipe de marketing vai se reunir para o planejamento estratégico da proposta traçada pelo Product Owner. Considerando que informações foram coletadas durante a negociação, a pesquisa e análise de mercado é o passo seguinte.


Nisso converge a publicidade com outras áreas do conhecimento, como a Administração e Estatística. A análise de mercado busca encontrar oportunidades e ameaças ao posicionamento do cliente, explorando uma e mitigando efeitos da outra.


Durante a análise de mercado, coleta-se dados e se monitora o comportamento de todas as categorias de stakeholders da empresa contemplada. Entre esses grupos, se inclui consumidores, concorrentes, investidores e estabelecimentos parceiros.


O perfil de público é traçado com o objetivo de identificar cenários de maior e menor convergência para a empresa. Interesses, níveis de preço, sazonalidade, frequência de navegação na web e o grau de engajamento dessa audiência.

3 - Mapeamento da campanha

Definido o público e o resultado, a agência de publicidade inicia o processo de desenvolvimento dos anúncios a partir da criação de um mapa do usuário. Esses mapas são caminhos percorridos pela persona de marca traçada na pesquisa. 


O mapeamento de campanha busca ilustrar como o posicionamento de determinado conteúdo vai gerar os resultados almejados pela proposta. Considerando a experiência do usuário multi-dispositivo e multiplataforma, o mapeamento é mais complexo. 


O que uma agência de anúncios realiza nessa fase é projetar os percursos mais prováveis de acesso da audiência que deseja captar, com base no histórico desse público. Assim, é gerado tráfego e filtros que separam em tipos de usuários. 


Nessa fase é introduzido o conceito de lead, o usuário interessado nos produtos de uma empresa, mas ainda não convertido em cliente, que deixa informações de contato nos canais virtuais do empreendimento, atraídos pela oferta de
brindes personalizados


Além do lead, existem visitantes temporários, prováveis parceiros e clientes fidelizados, perfis que são mapeados de maneira separada.

4 - Criação de conteúdo

A criação de conteúdo é o coração das atividades de uma agência de anúncios. Reunindo redatores, designers e desenvolvedores, a criação de conteúdo é responsável por transformar todo o planejamento em produtos reais para o público.


Publicações em imagem, vídeo e texto são criadas por esses profissionais, de acordo com as especificações previamente definidas pelas demais fases de construção da campanha. Elementos como diagramação, tipografia e
branding percorrem todo o processo.


Nessa fase, se aplicam as técnicas de marketing digital voltadas para a otimização de conteúdo para o Google, sendo as principais:


  • Emprego de palavras-chave relevantes;
  • Otimização de links dentro do site;
  • Criação de parcerias para link building offpage;
  • Uso de meta tags;
  • CTAs e copywriting;
  • Edição e monitoramento de anúncios pagos.


Cada uma dessas metodologias estão de acordo com as diretrizes do Google e visam facilitar a leitura e interpretação dos algoritmos que indexam e medem a qualidade de determinado link para o motor de busca.

5 - Desenvolvimento de interface

O desenvolvimento de interface é um departamento das agências de publicidade que lidam com a programação de páginas da web. Sua principal abordagem é o design voltado para a experiência do usuário, também conhecido como UX/UI Design


Landing pages, páginas de catálogos e outras dedicadas a ações promocionais ou anúncios são construídas de maneira a facilitar a disposição de funcionalidades, demonstrar o trabalho de uma empresa de coleta de recicláveis e posicioná-las no topo do Google.

6 - Avaliação do Product Owner

Por fim, o Product Owner avalia o que foi realizado, podendo solicitar modificações ou aprovar a campanha. A aprovação interna acontece quando a estrutura é demonstrada ao líder de marketing, para, por fim, chegar até o cliente.

Valor para as clínicas médicas

Ao conhecer o trabalho das equipes de marketing em uma agência de publicidade especializada no Google, os profissionais e empresas da saúde podem visualizar como a estrutura construída se encaixa em qualquer segmento, como as clínicas médicas. 


Por isso, contratar uma agência para anunciar no Google pode ser a solução ideal para o sucesso de sua estratégia de marketing, com benefícios manifestos em:

Geração de leads e conversão em clientes

Um estabelecimento desta categoria se empenha em criar um ambiente virtual propício para a geração e captação de leads, viabilizando a implementação de ações de marketing que convertam essa audiência interessada em cliente. 


As clínicas médicas dependem de um relacionamento de confiança entre profissional e paciente, uma vez que muitas informações sensíveis são compartilhadas neste serviço. Portanto, a geração de leads é fundamental para um fluxo de caixa saudável.

Tráfego intenso e fidelização

A fidelização de clientes, processo que transforma o consumidor de uma empresa em embaixador da marca, depende de um ritmo constante de novas entradas, isto é, novos leads que sejam convertidos em vendas. 


Para as clínicas médicas, o modelo em ampulheta do marketing de atração, expresso em ações que envolvem anúncios do Google, confere um tráfego intenso para os canais virtuais da marca, atraindo novos consumidores e melhorando a reputação do estabelecimento.

Conclusão

As agências de publicidade atuam como intermediários entre as empresas e o público, formadas por conjuntos de especialistas na comunicação que geram oportunidades de negócio para seus associados. 


Investir em uma agência especializada em anúncios para o Google é uma excelente alternativa para os consultórios médicos, que enfrentam uma concorrência cada vez mais intensa e precisam manter um fluxo constante de novos pacientes. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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