O marketing digital se tornou o principal meio de divulgação de marcas, produtos e serviços. Contudo, analisando por esse lado, é comum que alguns hospitais, médicos e clínicas não entendam a importância dessa estratégia.
No entanto, é preciso considerar que as pessoas estão o tempo todo conectadas, e tudo o que precisam pesquisam diretamente no Google, inclusive instituições de saúde.
Um comportamento muito comum é buscar na internet algum sintoma, o que prova a necessidade de construir uma presença online. É assim que o hospital responde às principais dúvidas dos pacientes e se coloca à sua disposição.
É claro que quando se trata de saúde, as recomendações continuam sendo essenciais, mas a web vem sendo a principal ponte entre os profissionais de saúde e seu público.
O marketing digital é a melhor forma de construir essa presença, e a boa notícia é que ele conta com estratégias que obedecem às orientações do Conselho Federal de Medicina. Portanto, é uma maneira de divulgar o hospital e manter a ética.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos mostrar a importância do marketing digital para hospitais, como desenvolver uma estratégia para esse nicho, além de apresentar quais são as vantagens. Confira!
Os hospitais precisam se adequar aos recursos da internet, sendo por essa razão que a construção de uma presença digital deixou de ser uma tendência para se tornar realidade.
Ao fazer isso, o estabelecimento investe em melhorias e se mantém sempre atualizado, o que acaba por atrair novos pacientes.
Dessa forma, fica claro que vale a pena para os hospitais estabelecerem uma boa presença na web, principalmente se contarem com o auxílio de uma agência de marketing especializada.
Atualmente, quando um indivíduo necessita de um serviço, como empresa de aluguel de caçamba basculante, procura na internet, e com a área da saúde não é diferente.
Médicos, clínicas e hospitais não contam apenas com indicação boca a boca, visto que boa parte de seus pacientes os localiza em sites de busca, como o Google.
Mais do que o telefone e o endereço do hospital, o usuário pode conhecer um pouco mais sobre a instituição, sua qualificação e o quanto outros pacientes estão satisfeitos com o atendimento.
Estar na internet é a melhor forma de atrair novos pacientes e fidelizar os mais antigos, o que se dá por meio da produção de conteúdo. O objetivo desses materiais é esclarecer as principais dúvidas do público, que podem assumir vários formatos, como:
Outro meio muito importante são as redes sociais, visto que elas aceleram o compartilhamento de informações e colaboram com o atendimento ao cliente.
Todos esses recursos podem ser usados por qualquer tipo de empresa, desde hospitais a camisarias masculinas, sempre mantendo a ética e mostrando a competência da instituição.
Ao longo do tempo, é possível construir uma compreensão mais positiva e uma imagem de confiança e credibilidade, que são características essenciais para quem trabalha na área da saúde.
Em linhas gerais, os hospitais devem investir em marketing digital, pois é o melhor caminho para atrair pacientes e divulgar os serviços prestados. No entanto, antes de dar os primeiros passos, é necessário saber como fazer isso.
Além de construir uma presença digital, o hospital precisa mantê-la com qualidade e de maneira compatível com seus objetivos e metas. Para isso, algumas estratégias são essenciais, como:
De acordo com o CFM, desde 2015 é proibido divulgar endereço, telefone e outros dados do consultório nas redes sociais.
Essa resolução destaca ainda mais a relevância e a importância da criação de conteúdo.
Os materiais devem ser ricos em informação e totalmente focados nas principais dúvidas do público-alvo. Para isso, é necessário fazer um levantamento do perfil dessas pessoas, para determinar quais são suas dores e necessidades.
Assim, um fabricante de carimbo personalizado pode fazer a mesma coisa, uma vez que o marketing de conteúdo, além de levar informação, também ajuda a construir uma imagem de credibilidade e autoridade.
As redes sociais são essenciais para qualquer instituição que queira aumentar sua visibilidade. Elas também ajudam a divulgar outros canais usados pelo hospital, como site, blog e e-mail, que funcionam como um cartão de visitas.
Só que não basta apenas criar um perfil nessas plataformas, visto que é necessário que elas estejam sempre atualizadas.
O site é a base para as estratégias de marketing digital e funciona como o endereço oficial do hospital na web. Na verdade, isso vale para qualquer empresa, como no caso de um distribuidor de chaveiros para brinde.
No entanto, para que ele tenha credibilidade, é indispensável mantê-lo sempre atualizado. Além disso, deve possuir um design responsivo, para que possa ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, desde um smartphone até um computador.
Hoje em dia, a maioria dos hospitais e clínicas conta com uma ferramenta para agendamento de consultas online.
A automação é vantajosa tanto para o paciente quanto para a instituição, visto que oferece uma estrutura simples, ágil e eficiente.
Lembre-se de que as pessoas estão sempre conectadas, principalmente depois da popularização dos smartphones. O que elas mais querem é praticidade em seu dia a dia, e isso inclui o agendamento de consultas e cirurgias gerais com poucos cliques.
Ao oferecer essa facilidade, o hospital mostra que está apto às novidades e que se preocupa com o bem-estar de seus pacientes.
Depois de tudo o que foi visto até aqui, não é difícil imaginar os benefícios do marketing digital. Mas, ainda assim, é interessante conhecer um pouco mais sobre elas:
Infelizmente, ainda existem alguns profissionais da saúde que não investem em marketing pela internet, no entanto, ele é fundamental para facilitar o acesso aos pacientes.
Isso acontece porque ao criar um site e marcar presença nas redes sociais, o hospital poderá ser facilmente encontrado pelas pessoas.
Também é a oportunidade que o estabelecimento tem para esclarecer diversos assuntos e ajudar a combater informações falsas que frequentemente encontramos na internet em relação a doenças, vírus e outros assuntos em pauta.
O marketing digital já provou que é o melhor caminho para aumentar as taxas de conversão. As pessoas podem marcar suas consultas online, com apenas alguns cliques ou toques na tela do celular.
Essa facilidade combinada à uma estratégia personalizada feita por uma agência de marketing ajuda a alcançar pacientes de maneira simples e automatizada.
É por essa razão que tantas empresas, como aquelas que fazem manutenção em ar condicionado central, não abrem mão da presença na web.
A área da saúde, assim como vários outros segmentos, está cada vez mais competitiva, visto que existem milhares de hospitais, clínicas e consultórios disputando a atenção e a preferência do público.
Nesse sentido, é fundamental divulgar os serviços de maneira efetiva, e nada melhor do que a internet para fazer isso, tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais conectadas.
Existem diferentes canais que permitem ao hospital mostrar os seus serviços e eles costumam impactar uma grande quantidade de usuários.
Por exemplo, uma clínica de psicologia pode criar um blog sobre a sua área e disponibilizar links ao final de cada conteúdo para que o paciente possa agendar uma consulta.
Para que a postagem chegue a um número maior de usuários, o hospital também pode compartilhá-lo em seus perfis nas redes sociais.
Por meio das estratégias digitais, é mais simples identificar informações falsas sobre o hospital e evitar que elas sejam repassadas.
Ou seja, ao mesmo tempo em que existem ações para construir uma boa imagem, existem ferramentas que ajudam a acompanhar a reputação do estabelecimento.
Dessa forma, o hospital evita que sua imagem seja gravemente afetada perante a sociedade e ainda consegue estar cada vez mais próximo das pessoas
Tanto um hospital quanto uma clínica de estética podem investir em estratégias que conquistem clientes mais fiéis. Elas trabalham para garantir a satisfação das pessoas, por isso, fica mais fácil fazer com que voltem a se consultar no estabelecimento.
Para ter certeza de que está no caminho certo, o hospital pode solicitar avaliações sobre seu atendimento.
A internet faz parte do nosso dia a dia de muitas formas, inclusive quando é necessário encontrar um hospital ou marcar uma consulta. Não há como e nem razão para escapar dela, já que esta é a realidade da sociedade.
O marketing digital entende e acompanha essa tendência, e por isso apresenta as melhores soluções para os profissionais da saúde, sem descumprir as ordens do CFM. Portanto, para tornar as estratégias mais efetivas, procure por uma boa agência de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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