Atrair mais pacientes para o consultório deve ser o desejo de qualquer médico. Para isso, nada mais importante e necessário do que investir em ações eficientes de marketing digital para clínicas.
Se por muito tempo era estranho imaginar que estratégias de publicidade poderiam ser utilizadas também para a área da saúde, hoje é ainda mais incomum não se programar para colocar em prática diferentes ações para potencializar os resultados com divulgação.
É inegável que, atualmente, qualquer paciente possui um acesso facilitado à internet, o que quer dizer que eles utilizam o recurso para encontrar um profissional que atue na especialidade necessária mais rapidamente.
Além disso, atualmente não é difícil consultar opiniões de outras pessoas que já agendaram uma consulta com o médico e dão o seu
feedback
sobre o atendimento, desde a recepção até o consultório.
Dessa forma, tal como é possível verificar se uma
empresa de serviços terceirizados é confiável e atende bem aos seus clientes, qualquer paciente pode saber, em poucos minutos de pesquisa, se o médico é um profissional indicado por outras pessoas.
Mas, avaliações à parte, não é difícil imaginar o quanto é simples encontrar um bom profissional da área da saúde com poucos cliques. O mundo virtual é um fator que conta de modo especial nesse aspecto.
Sendo assim, é fundamental que quem atua como médico e quer ter melhores resultados no seu estabelecimento invista em ações de publicidade específicas para a internet, e aqui entendemos a relevância do marketing digital.
Há uma série de práticas que podem ser desenvolvidas para que o consultório seja visto com maior facilidade pelo público-alvo, e assim consiga atrair mais interessados nos serviços para uma consulta no local.
Portanto, o marketing médico é um recurso indispensável nos dias atuais. Se você é do setor e quer entender melhor sobre o assunto, não deixe de acompanhar este conteúdo para saber mais e conhecer algumas dicas interessantes.
Quem quer crescer no mercado e conquistar mais lucros, sabe que um fator pode ser determinante nesse processo: os meios de divulgação. Isso pode incluir desde o uso de banners personalizados até a realização de anúncios virtuais.
Essa prática sempre foi comum para empresas de diversos setores, mas para a área médica é uma investida, de certa forma, recente, que tem trazido uma série de benefícios para o crescimento de uma clínica.
O marketing médico é justamente o caminho para essa divulgação: ele se trata de um conjunto de ações que tem o objetivo de divulgar um profissional ou o seu estabelecimento para os potenciais pacientes do local.
Entre os resultados que se pode esperar com ações de marketing para a área da saúde, é preciso mencionar:
Tudo isso depende, necessariamente, de um trabalho realizado com excelência, o que vai permitir que a clínica consiga se destacar das suas concorrentes e potencializar os seus resultados, pois se torna uma referência para os potenciais pacientes.
Essas ações de marketing digital para consultórios médicos podem incluir diferentes atividades, que vão desde anúncios patrocinados em redes sociais, até postagens em blogs e a manutenção de um site sempre atualizado.
No entanto, é preciso frisar que existe uma diferença bastante importante quando o assunto é marketing. Uma empresa que presta
serviços gráficos não possui limitações com relação ao código de ética do CFM (Conselho Federal de Medicina).
Afinal, quando o assunto é saúde, não se deve fazer publicidade a todo custo, mas respeitando e valorizando o paciente para que ele possa tomar a melhor escolha para a sua vida e desfrutar de uma maior qualidade no atendimento aos seus problemas.
Por isso, além de seguir as determinações impostas pelo CFM, uma
clínica de fertilização ou um dermatologista podem realizar as suas ações de publicidade dentro de uma conduta ética, que vai valorizar o seu trabalho e passar confiança ao público.
Ao decidir investir em campanhas para divulgar o consultório médico, o profissional de saúde pode apostar em algumas dicas bastante práticas, que são capazes de potencializar os seus resultados. Confira algumas delas:
O CFM desenvolveu o Manual de Publicidade Médica, no qual os profissionais da área da saúde podem consultar o material para saber quais ações devem ser evitadas e quais podem ser colocadas em prática.
Um exemplo de ação de publicidade vetada pelo CFM é aquela que traz fotos comparativas, de antes e depois. Afinal, não é possível prometer resultados específicos em alguns procedimentos médicos.
Há outras medidas específicas que devem ser evitadas, de modo que estar em dia com o conteúdo do Manual de Publicidade Médica é essencial para acertar no marketing digital.
As redes sociais são plataformas cada vez mais indispensáveis para as pessoas. Sendo assim, qualquer clínica que queira ser vista pelo seu público deve manter um perfil ativo e atualizado.
Além de postar boas fotos, é essencial que existam conteúdos de qualidade sobre o segmento em que se atua. Um profissional que oferece
serviço de enfermagem, por exemplo, pode apostar em conteúdos explicativos sobre procedimentos da área.
Essa é uma ótima maneira de engajar os seguidores, pois eles podem não apenas se familiarizar mais com o profissional, mas também perceber o domínio que ele possui dentro do seu nicho.
Por isso, investir nas redes e trabalhar o perfil nessas plataformas é uma ação bastante promissora de marketing digital, que pode ser feita com sucesso também na área médica.
Assim como uma empresa que fabrica copo com canudo personalizado deve saber promover os seus produtos de forma atrativa e interessante, quando se investe em marketing médico é fundamental ter estratégias para atrair os pacientes.
Uma delas é a construção de um site profissional, que transpareça comprometimento e seriedade, e que ao mesmo tempo seja agradável de navegar, para que os visitantes queiram conhecer o conteúdo presente ali.
O site também funciona como uma porta de entrada para a sua clínica. Assim, o cliente que está procurando pelos serviços prestados no seu estabelecimento pode ter um primeiro contato com ele ao acessar o endereço na web.
Deste modo, uma boa impressão, nessa etapa, é essencial. Ou seja, nada mais importante e impactante do que investir no desenvolvimento de um site bonito, completo e atualizado, que cativa qualquer visitante e faz com que ele queira conhecer a clínica pessoalmente.
Uma estratégia complementar ao site é, sem dúvida, o blog. Com o acesso facilitado à internet, é cada vez mais comum que as pessoas tenham um sintoma de um quadro de saúde e corram para o Google para pesquisar sobre o que estão sentindo.
Além disso, ao precisar passar por um procedimento, como um
exame admissional de sangue, o paciente vai fazer pesquisas sobre como ele funciona, o que transmite mais tranquilidade e preparação para o momento.
Dessa forma, a clínica médica que possui um blog e que trata de vários assuntos interessantes ao paciente certamente terá um número de visitas cada vez maior, pois as pessoas desejam consumir o que é postado por ali.
Não à toa, blogs com conteúdos de qualidade são bem ranqueados no Google, ou seja, aparecem com prioridade justamente por trazerem informações relevantes, e que podem realmente ajudar quem está pesquisando por um determinado tema.
A internet é dinâmica e uma das suas características é a de aproximar pessoas, onde quer que elas estejam. Por isso, oferecer canais de contato rápidos para os seus potenciais pacientes é fundamental.
Isso pode ser feito por meio de um
chat no site da clínica, ou ao disponibilizar um número de WhatsApp para agendamento de consultas. Com esse recurso, o número de contatos recebidos tende a ser muito maior em pouco tempo, graças à facilidade.
Todas essas ações de marketing médico podem ser bastante positivas para os consultórios, pois aumentam a visibilidade deles no mundo virtual e faz com que cada ação realizada traga melhores retornos no curto, no médio e no longo prazo.
O marketing sempre foi um recurso importante para empresas de diferentes segmentos, que podem apostar em itens como um adesivo transparente personalizado ou em um anúncio virtual para impactar cada vez mais clientes.
As clínicas médicas também devem apostar nessa estratégia de divulgação para conseguir otimizar a sua visibilidade e, com isso, chegar a cada vez mais pessoas que possam precisar dos seus serviços.
Por isso, se você é um profissional da área da saúde e quer potencializar os seus resultados, não deixe de investir em marketing digital e tenha cada vez mais pacientes em seu consultório.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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