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17 de janeiro de 2022

Como segmentar público para meu site médico

Como segmentar público para meu site médico

O ato de segmentar o público é necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento, afinal, é dessa forma que as estratégias de marketing digital farão sentido e trarão resultados.


Uma vez que os profissionais da saúde podem investir em marketing pela internet, também é fundamental que segmentem seu público para atingir os resultados almejados.


De modo geral, todo negócio precisa saber quem são seus clientes, para quem ofertar seus produtos e serviços e o que desperta o interesse dessas pessoas.


Tudo isso são aspectos do público-alvo que precisam ser compreendidos pela organização. A partir disso, fica mais fácil criar soluções e trabalhar com as estratégias mais certeiras do mercado.


Seu foco será totalmente nos clientes, indo muito além do produto e de ações realizadas no passado. Assim como cada médico detém sua especialidade, ele também possui um perfil de público distinto e ele precisa ser segmentado.


Deste modo, seria um tanto estranho criar um artigo sobre desenvolvimento infantil para o site de um médico geriatra, afinal, este não é o foco do seu público.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como um médico pode segmentar seu público-alvo, por que isso é importante, além de dar algumas dicas de segmentação dentro do site. Acompanhe!

Passos para fazer a segmentação do público

Os médicos também podem investir em marketing digital, e por essa razão devem seguir algumas ações para colher o melhor de suas estratégias.


Uma dessas ações é a segmentação de público-alvo, e a melhor forma de fazer isso é por meio das seguintes estratégias:

1 - Identificar o público mais engajado

Um bom modelo de segmentação que um profissional especializado em cirurgia para obesidade pode fazer é identificar os contatos mais engajados. Ou seja, descobrir quais são os contatos que mais interagem com as estratégias.


É possível definir o período que será verificado e quais pessoas vão participar desse processo. O profissional pode incluir nessa lista todos os contatos ou segmentos de público específicos.

2 - Conversar com o público

É interessante conversar com as pessoas para encontrar aquelas que realmente se interessam por seus serviços médicos.


Aliás, também é um bom caminho para definir assuntos de conteúdos, linguagem, dentre outras necessidades.


Tenha em mente de que forma os pacientes se beneficiam com seus cuidados e esteja presente nas redes sociais para estabelecer uma comunicação.


Converse com os seguidores e peça uma opinião sincera, pois isso ajuda a entender quais são suas principais dúvidas e necessidades.

3 - Criar uma persona

Saber quem é o seu público-alvo é extremamente importante, mas isso não é o suficiente. Com base nas informações levantadas ao conversar com as pessoas, chega o momento de criar a persona do consultório.


A persona é um personagem semi-fictício que representa o perfil de cliente ideal, como por exemplo, de uma clínica de cirurgia íntima a laser. Ela reúne características mais profundas, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Estado civil;
  • Profissão e renda;
  • Objetivos;
  • Problemas e desafios;
  • Necessidades.


Essas informações ajudam a direcionar melhor as estratégias de marketing digital e impactar as pessoas certas. Com base nisso, a importância de segmentar o público fica um pouco mais clara.


Por que devo investir nesse processo?

Fazer a segmentação do público é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, trata-se da melhor maneira de se destacar em meio aos concorrentes.


A área da saúde também é bastante concorrida, visto que existem milhões de profissionais, clínicas, consultórios e hospitais disputando a atenção e a preferência do público.


A internet traz boas propostas de divulgação, mas se o profissional não sabe com quem está falando, dificilmente vai conseguir estabelecer uma comunicação e mostrar sua relevância e autoridade.


Um público bem segmentado também é essencial para agilizar o processo de conversão. Mesmo que os profissionais da saúde não possam criar campanhas de marketing como outras empresas, eles ainda precisam atrair a audiência.


Ao atrair pessoas para seu blog, uma clínica de nutrição, por exemplo, precisa criar maneiras de fazer com que elas procurem o estabelecimento. Mas ela só vai conseguir fazer isso se suas estratégias impactarem o público correto.


Por fim, mas não menos importante, segmentar o público é essencial para fazer com que os investimentos em marketing sejam mais assertivos.


Se o médico não conhece sua audiência, vai demorar mais tempo para direcionar suas ações, o que exige mais tempo e dinheiro.


Dentro da web, o canal mais importante para as empresas e profissionais é seu site, e os médicos fazem uso dele para conversar com as pessoas, esclarecer dúvidas, agendar consultas, entre uma série de outras possibilidades.


Assim sendo, é indispensável saber segmentar o público neste espaço, e é sobre esse assunto que vamos falar no próximo tópico.

Dicas para segmentar o público no site

Para que as estratégias de marketing médico funcionem bem dentro do site, é necessário seguir algumas estratégias, como:

Identificar dificuldades, problemas e desejos

As clínicas de psicologia precisam identificar esses fatores porque, o que é bom para uma pessoa, talvez não seja bom para outra. Além disso, uma ação que parece interessante para o profissional nem sempre é para seu público.


Para que todo o site seja mais assertivo e evitar decisões baseadas em achismos, é importante fazer um levantamento sobre esses pontos, conhecer um pouco mais o comportamento do público e considerar suas experiências anteriores.


Se o médico sabe quais são as maiores dificuldades do público, então será capaz de ajudar e resolver seus problemas.

Descubra as fontes de informação

Estamos inseridos na era da comunicação, mas existem diferentes canais na internet que bombardeiam as pessoas com informações. Pense em como você as procura e onde seu público-alvo está.


É dessa forma que o profissional da saúde sabe quais são os canais de comunicação mais adequados, a linguagem que deve usar em seu site e como adentrar o universo de seu público.

Entender os benefícios do serviço

Uma clínica de estética, assim como vários outros profissionais da saúde e estabelecimentos, oferece benefícios indiscutíveis para as pessoas. Mas, será que seu público tem total consciência disso?


Nesse sentido, é interessante refletir sobre os benefícios que você, como médico, tem a oferecer, de que modo seus serviços resolvem os problemas das pessoas e qual é sua proposta de valor.


Tudo isso deve estar bem claro dentro do site, visto que ajuda a encontrar um diferencial no nicho e melhora consideravelmente as soluções médicas.

Encontrar os pontos negativos

É muito importante ser otimista, no entanto, é necessário pensar no que pode ser negativo ao se comunicar com o público pelo site.


Por exemplo, se o usuário pode agendar uma avaliação psicológica pelo site, o psicólogo precisa identificar o que essa pessoa considera ruim, o que não quer encontrar e o tipo de coisa que não aceita de um profissional.


É com base nessas informações que o médico potencializa suas chances de cativar o público e conquistar mais pacientes.


Ainda mais levando em conta o fato de que as pessoas precisam se sentir à vontade com os profissionais para se consultarem.

Entender em quem confiam

Não importa se uma pessoa quer comprar um carro, uma roupa nova ou comida fit delivery, pois em todos os casos, ela só vai fechar com quem realmente provar ser de confiança.


Quando se trata de clínicas, hospitais e consultórios, a confiança é ainda mais importante. Por essa razão, descobrir em quem seu público confia é a questão mais importante na hora de segmentar o público-alvo no site.


Ademais, os pacientes vão falar sobre o atendimento que receberam com outras pessoas, principalmente se ele for ruim, ou seja, todo cuidado é pouco.


Para preencher os requisitos e corresponder às expectativas de seu público, uma dica é descobrir outros profissionais nos quais eles confiam.


Por exemplo, um ginecologista pode fazer um levantamento de outras especialidades médicas que seus futuros pacientes procuram, com quem consultar e acessar o site deles.


Verifique o tipo de linguagem que utiliza e até mesmo se a fachada do consultório possui letra caixa com led.


Com isso, fica mais fácil adequar o seu perfil profissional ao padrão almejado pelo público e criar uma identificação maior com ele.

Conclusões finais

Até aqui, deu para entender como fazer marketing pela internet é fundamental para os profissionais da saúde, assim como no caso das empresas. Contudo, para que as estratégias tragam bons resultados, é indispensável segmentar o público.


Quando o público-alvo não é segmentado, o máximo que o profissional consegue é perder tempo e dinheiro com as ações de marketing.


Isso porque a presença na web se baseia no direcionamento de suas ações a um público específico.


O site é a plataforma mais importante para os profissionais da saúde divulgarem o seu trabalho, assim, suas estratégias também devem ser segmentadas por lá.


Dessa forma, tais técnicas se tornam muito mais assertivas e fica muito mais fácil conquistar novos pacientes para que, enquanto médico, você possa se posicionar em sua área profissional.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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