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agência de marketing médico
29 de março de 2022

Agência de marketing médico especialista em Google

Agência de marketing médico especialista em Google

Para as clínicas, consultórios, hospitais e afins, contratar uma agência de marketing médico é muito importante, considerando que as estratégias precisam de muita atenção e cuidado, por conta das limitações legais.


O consumidor moderno é muito exigente e está atento a tudo o que acontece, uma vez que o acesso à informação é facilitado por conta da internet. Além disso, existe o fato de as pessoas estarem preocupadas com a saúde de maneira geral.


O Google se tornou uma verdadeira ferramenta de consulta também para as questões do corpo, visto que os usuários adquiriram o hábito de pesquisar sobre os sintomas e, com isso, encontrar especialistas nos mais variados assuntos.


Para os profissionais da saúde, assim como consultórios, hospitais e clínicas, é a chance de atrair pacientes e fidelizá-los por meio de estratégias de marketing.


Mesmo diante das limitações impostas pelo conselho de medicina, existem muitas ações na web que ajudam a divulgar o trabalho desses profissionais, dentro das imposições éticas impostas pelo Conselho Federal de Medicina.


As agências especializadas têm um papel muito importante nesse processo. Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing médico e falar um pouco sobre os benefícios de contratar esse tipo de agência. Confira!

Marketing médico: entenda o conceito

Marketing médico é um conjunto de ações que ajudam a promover profissionais da saúde e empresas relacionadas à medicina, para que possam conquistar pacientes e melhorar o faturamento.


Essas estratégias melhoram a percepção do público em relação aos serviços, constroem autoridade no segmento e ainda ajudam a se destacar em meio aos concorrentes.


Assim como uma empresa de divisória drywall com porta pode divulgar seus produtos na internet, os médicos também têm autorização.


Em resumo, o marketing médico é tudo o que esses profissionais precisam para atrair pacientes novos e fidelizar aqueles que já frequentam os consultórios e clínicas. Assim sendo, são ações de marketing que ajudam os médicos a alcançarem seus propósitos.


Para muitos profissionais da saúde, o marketing boca a boca funciona muito bem, além dos catálogos de convênios onde os usuários podem encontrar telefones e outros meios de contato desses profissionais.


Esses dois caminhos garantem um bom número de consultas, e é por isso que muitos ponderam a real necessidade de investir em marketing. Contudo, essas vias não ajudam as pessoas como a internet é capaz de fazer.


O marketing médico não auxilia apenas a atrair mais pacientes, mas esclarece as dúvidas das pessoas. Uma das formas de isso acontecer é por meio da produção de conteúdo relevante.


Quando alguém procura por uma informação, como no caso de alguns sintomas que vem apresentando, pode encontrar um artigo que esclareça as principais possíveis causas.


Em outras palavras, ela vai encontrar esclarecimentos de valor, diretamente de um profissional que possa esclarecer um pouco suas dúvidas.


Além disso, se um centro de cirurgia veterinária investe em boas estratégias de marketing, consegue construir uma relação estreita com o público, independentemente de serem pacientes ou não.


Eles vão se sentir mais confiantes, além de reagirem melhor aos tratamentos e soluções. O médico conquista mais pacientes para a sua área e ainda pode encontrar oportunidades profissionais muito melhores.


Só que para divulgar o trabalho e ao mesmo tempo respeitar as imposições do Conselho de Medicina (CFM) do Brasil, é fundamental contar com profissionais especializados no assunto.

Por que vale a pena contratar uma agência de marketing?

Existe uma grande variedade de estratégias de marketing para os profissionais da saúde, mas justamente por não serem especialistas no assunto, podem sentir muita dificuldade em colocar essas ações em prática.


A melhor saída para fazer valer o investimento nessas práticas é contratar uma agência especializada nesse tipo de marketing, e dentre as vantagens trazidas por elas, estão:

1 - Equipe concentrada nas necessidades do cliente

A equipe de uma agência de marketing digital é totalmente focada nas necessidades de seus clientes, pois o objetivo é criar estratégias compatíveis com o negócio e com a atividade do profissional.


Desse modo, se um consultório quer criar uma campanha segurança do trabalho, é preciso contar com uma equipe especializada em estratégias de comunicação para impactar o público certo.


O médico terá acesso ao trabalho executado pela agência, visto que sua participação é muito importante nas decisões e nas tarefas que serão realizadas.


A parceria entre um hospital e uma agência, por exemplo, é fundamental para alcançar os objetivos do estabelecimento. Aliás, este é um dos pontos mais relevantes a serem considerados na hora de terceirizar esse serviço.


A equipe também avalia a reputação do profissional no mercado, sua experiência naquilo que faz e a qualidade do atendimento.

2 - Foco nas principais práticas do mercado

Estamos vivendo na era da transformação digital, e por essa razão, nenhum tipo de profissional ou negócio pode ficar estagnado.


Uma empresa de aluguel de uniformes precisa se manter em movimento, renovar sua linguagem, encontrar novos posicionamentos e trabalhar boas estratégias de marketing.


Só que tudo muda muito rápido, inclusive as estratégias de comunicação e vendas. As agências de marketing médico estão sempre atentas às tendências e inovações, uma vez que elas observam a concorrência e encontram maneiras de ir mais longe.


O foco da equipe é alcançar os resultados propostos e garantir a presença dos profissionais da saúde em eventos e outros acontecimentos que reforçam ainda mais a presença deles no mercado.


Trabalhar com uma agência de marketing é a melhor maneira de garantir que seu consultório esteja alinhado com as principais práticas, sempre acompanhando as tendências.

3 - Excelente custo-benefício

Para muitas empresas é complicado estruturar um departamento de marketing digital, o que pode ser ainda mais difícil para profissionais autônomos e estabelecimentos da área da saúde.


Uma farmácia manipulação pode até achar que as plataformas digitais são muito simples, mas precisa de profissionais que trabalham constantemente para disponibilizar os conteúdos e focar nas principais ações, como:


  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Otimização de páginas;
  • Presença nas redes sociais.


É muito trabalho e ele precisa ser bem feito para que a companhia tenha uma boa performance em diferentes pontos de contato.


Montar um time interno é sinônimo de muitos gastos e investimentos, e esses valores podem ficar ainda mais caros com o aumento da demanda. Sem falar no fato de que esses profissionais podem levar um tempo até se alinharem ao negócio.


No entanto, por meio de uma agência de marketing, a companhia consegue se libertar da burocracia envolvida nesse trabalho e em tudo o que envolve a manutenção de um departamento.


Consequentemente, o retorno sobre os investimentos é muito maior e o médico vai gastar muito menos, ao mesmo tempo em que terá uma equipe especializada trabalhando para ele.

4 - Valorização do orçamento

Para um estabelecimento que vende albumina em pó para academia ou uma clínica, contratar uma empresa de marketing também é uma forma de melhorar a mensuração de resultados.


É possível medir praticamente tudo o que existe na internet, como monitorar o comportamento da audiência, fazer testes, entre outras possibilidades que aumentam a conversão.


Mas as informações são muitas e elas podem confundir os profissionais que não estão acostumados com esse tipo de trabalho.


As agências de marketing contam com analistas que identificam pontos relevantes entre esses elementos. Eles fazem uma boa administração dos dados, conseguem capturar leads e garantem um controle maior das estratégias.

5 - Acesso a tecnologias inovadoras

Os profissionais de marketing lidam com sistemas e softwares o tempo todo, pois seu trabalho depende muito disso.

Se o profissional da saúde deseja fazer uma boa divulgação de seu consultório e deseja fazer isso por conta própria, precisa investir em várias ferramentas de marketing digital, o que acaba pesando um pouco no orçamento.


No caso de uma empresa de análise de energia elétrica que trabalha em cima de suas próprias estratégias de marketing, além dos sistemas, também investem em treinamento de profissionais para utilizá-los.


Por outro lado, as agências de marketing trabalham com vários projetos, e por isso possuem todos os softwares necessários para isso.


O médico consegue centralizar todas as suas estratégias em um único lugar, sem precisar contratar ferramentas e profissionais para trabalhar com elas.

6 - Serviços especializados

Por fim, contratar uma agência especializada em marketing médico é a melhor forma de contar com profissionais especializados no assunto.


Eles sabem como falar com as pessoas, o que elas procuram e quais estratégias realmente atendem às necessidades do profissional da saúde e de seus pacientes e futuros pacientes.


Se uma empresa de porta automática para loja investe em uma agência de marketing porque sabe que ela vai trabalhar exatamente aquilo que o público deseja, e a mesma situação se aplica às empresas de saúde.

Considerações finais

Lidar com um público que procura informações sobre sua saúde e que deseja se comunicar com médicos, clínicas e hospitais é um trabalho complexo e que envolve a necessidade da ação de profissionais especializados.


As agências de marketing são a chave para auxiliar um profissional ou estabelecimento da área da medicina a se comunicar com essas pessoas do jeito certo, atraindo cada vez mais pacientes e fidelizando aqueles que você já tem.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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