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agência de marketing médico
29 de março de 2022

Como fazer marketing para médicos?

Como fazer marketing para médicos?

O apelo ao uso do meio digital na promoção de marcas aos consumidores se tornou comum nos últimos anos a diferentes segmentos, mas poderiam as estratégias serem aplicadas no contexto de marketing para médicos?


O marketing para médicos contempla ações que abordam desde o atendimento a clientes, neste caso pacientes, até mesmo na experiência durante e após a realização de consultas médicas.


No entanto, o marketing médico requer postura diferente ao lidar com o consumidor e seu público. 


Aliás, o marketing por si só necessita que adequações sejam feitas de modo que os anúncios chamem atenção do público ideal.


Quando se trata do marketing médico, é preciso ter em mente o delicado cenário enfrentado por pacientes, exigindo que as estratégias considerem tal delicadeza e sejam humanizadas, visando o bem-estar dos pacientes.


Atrelado a isso, a experiência do paciente deve ser o foco do marketing médico. São vastas as possibilidades para proporcionar uma experiência positiva ao consumidor, porém, é primordial estar atento às expectativas de seu público em seu nicho.


Estruturar processos é necessário, todavia, mais importante ainda é personalizar soluções de modo que o paciente se sinta bem. 


O cuidado para com o tratamento em consultórios deve ser o norte para a tomada de decisões.

Marketing convencional e marketing médico

O marketing convencional nada mais é do que o marketing tradicionalmente usado por empresas com a finalidade de potencializar os negócios, envolvendo processos como o ciclo de vendas e prospecções ativas.


O marketing médico por sua vez, embora seja realizado dentro de organizações com fins lucrativos, deve ter como pauta a valorização do bem-estar de seus consumidores. Impactando inclusive no tratamento com o mesmo.


Se no mundo dos negócios é comum se referir ao público como cliente e consumidor, no âmbito da saúde o termo correto a ser utilizado é paciente.


Pacientes são pessoas que necessitam de cuidados médicos, e por muitas vezes, podem estar enfrentando questões delicadas, como fortes sintomas decorrentes de doenças, problemas pessoais, questões no trabalho e uma série de dificuldades.


Ao se dirigirem ao atendimento médico, a expectativa dos pacientes é receber o cuidado de pessoas qualificadas e preparadas para lidar com as questões abordadas acima.


Ter foco no cuidado com pacientes é o contrário de atender a todos os seus pedidos. O cuidado deve ser voltado para atitudes que visem o bem-estar, segurança e saúde dos pacientes, seguindo as recomendações de conselhos especializados na saúde.


Não é possível, por exemplo, seguir as etapas de atendimento em consultório que também sejam seguidas por empresas de auto elétrica


Certos pontos devem ser considerados premissas, como:


  • Atendimento humanizado;
  • Entendimento de questões na saúde;
  • Cordialidade;
  • Cumprimento de normas de saúde.


Por meio das premissas devem ser firmadas as estratégias de marketing médico.

Atendimento humanizado

O atendimento é a primeira impressão que o paciente terá acerca do cuidado da equipe do consultório com seu público. 

Por intermédio de um bom atendimento acontece o estreitamento de relações, fidelizando pacientes e atraindo um número maior de pessoas com comentários positivos acerca do consultório e referências através dos próprios pacientes em seu núcleo de conhecidos.


De mesmo modo, um mau atendimento é capaz de comprometer a reputação de um consultório, chamando atenção inclusive de órgãos reguladores no ramo da saúde, algo passível de penalidades inclusive.


Para ter um bom atendimento, o processo deve ser humanizado. Levando em consideração o cenário difícil em que pacientes podem estar enfrentando e garantir uma experiência positiva.


A maior frustração dos pacientes, sem dúvidas, é a marcação de consultas e retornos. Fatores como a demanda dificultam o atendimento, porém, investimentos são necessários para apresentar melhorias nesse sentido.


Além de central de pabx é ideal que as clínicas venham a contar com o apoio de ferramentas que automatizam o atendimento. 


É válido dispor do atendimento via WhatsApp ou com atendente virtual, de modo que os dados importantes sejam armazenados e os atendentes tenham mais tempo hábil para entender e atender as necessidades.


O atendimento humanizado com o apoio de ferramentas de automatização tem sido frequentemente usado no ramo da saúde, não só por consultórios como também por farmácias.


Focando no atendimento mais solícito aos pacientes, é comum vermos farmácia de manipulação delivery para suprir as necessidades de pacientes com dificuldade de locomoção e que não estejam em condições de um atendimento físico.

Estrutura do consultório

Tão importante como o primeiro contato com os pacientes, é a impressão que o consultório irá transmitir no momento de atendimento.


Dispor de acessibilidade, por exemplo, deve ser considerado requisito obrigatório aos consultórios, para evitar constrangimentos de pacientes com dificuldade de locomoção. 


Isso porque tais constrangimentos são recorrentes em diversos estabelecimentos. Todavia, deve ser prioridade dos consultórios proporcionar experiência diferenciada.


Uma opção para ter acessibilidade desde a entrada do consultório é contar com porta automática para loja, solução ideal que permite o trânsito despreocupado de pessoas com dificuldade de locomoção, conferindo mais autonomia na ida ao consultório.


Não só a acessibilidade deve ser uma preocupação como também a segurança. A segurança dos pacientes é essencial para o cumprimento da ética médica e atua na prevenção de acidentes.


Para consultórios médicos que tenham uma ala específica para atender emergências, por exemplo, colocar portas blindadas e com isolamento acústico tratá não só segurança, mas também conforto para os pacientes durante o atendimento.


Como consequência dos avanços da pandemia ocasionada pela COVID-19 a preocupação com higiene básica se tornou prioridade dentro e fora dos consultórios.


Sabendo como doenças como o coronavírus podem ser letais e de fácil transmissão, ainda em termos de segurança, os consultórios devem ter constante higienização e manutenção de equipamentos.


Por isso, para ter uma estrutura adequada visando o marketing médico impactante, cuidados como a higienização a seco de estofados deve ser frequente em consultórios médicos, como prevenção da transmissão de doenças aos pacientes.

Decoração adequada

Certamente a decoração é o cartão postal de qualquer empresa, independente de sua linha de negócio. 

No caso de clínicas, em que o atendimento ao cliente é feito de maneira direta, os cuidados com a decoração devem ser redobrados.


Inclusive no tocante ao marketing, vale ressaltar que a decoração adequada é capaz de proporcionar boa impressão aos pacientes, de fato marcando as características de um consultório ou clínica.


Para ter uma decoração adequada, revestimentos como a adesivação de parede personalizado são a solução ideal para usar a decoração como meio de encantar clientes, neste caso, encantar pacientes.


O respeito ao cenário deve acontecer, considerando que no ambiente médico as cores neutras são as mais indicadas, transmitindo a sensação de seriedade ao ambiente, mas sem deixar o aconchego de lado.


Tais mecanismos devem ser usados para a construção do marketing médico.

Investir em ferramentas de marketing digital

O marketing digital é a ferramenta ideal a ser utilizada na atualidade, isso pois a sua flexibilização é cabível a empresas de diversos segmentos e tamanhos. 


Considerando que muitas pessoas estão na internet, é verdade que o marketing digital aplicado no cenário médico será capaz de apoiar clínicas a maximizarem seus atendimentos.


O uso de ferramentas como SEO, sigla do inglês que se refere a otimização de ferramentas de pesquisa permitem que o marketing médico seja realizado com a produção de conteúdos destinados aos pacientes na internet.


Com uma linguagem mais simplificada, os conteúdos têm a finalidade de chamar atenção do público primeiro entregando informação, e em segundo momento apresentando as modalidades de atendimento do consultório.


O SEO otimiza as ferramentas de pesquisa com o emprego de palavras-chave, as quais devem ser identificadas com o apoio de um estudo de mercado, alinhando a demanda do público e adaptando-a em conformidade com os serviços prestados.


Além do SEO, os conteúdos podem ser publicados a partir das redes sociais, com a finalidade de interagir com os pacientes e apresentar as vantagens competitivas a novos pacientes.

Marketing médico como posicionamento

O posicionamento de empresas no mercado está atrelado com sua missão, visão e valores e expressa seus interesses. 

Compreendendo o marketing médico como um conjunto de medidas para chamar atenção de pacientes com o cuidado para com o bem-estar, as clínicas e consultórios devem contar com o marketing médico como o embasamento de seus interesses.


Certamente que para atingir objetivos as estratégias devem possuir um fundamento, respeitar as regras e recomendações é imprescindível no momento de definir as estratégias e aplicá-las.


Soluções assertivas como a entrega de resultados com a contratação de empresa de entrega de motoboy são o tipo de ações que são vistas com bons olhos pelos pacientes e representam inovação ao mercado.


Sendo assim, o marketing médico deve ser o posicionamento utilizado para que clínicas e consultórios médicos possam se mostrar ao mercado e se relacionar com os pacientes.

Considerações finais

O marketing médico é a forma de posicionamento de empresas do ramo para o mercado e também a maneira como essas conquistam novos clientes e se relacionam com clientes fidelizados.


Sabendo da flexibilização das estratégias de marketing, a personalização para o segmento médico deve ocorrer para que, de fato, o posicionamento de mercado e o engajamento com pacientes siga em conformidade com as recomendações de órgãos regulamentadores.


Além disso, o atendimento antes, durante e após a ida ao consultório é o mecanismo pelo qual se constrói o marketing médico. 


Com isso, investimentos para cada uma das etapas são necessários para garantir um bom atendimento.

Por fim, estar atento às necessidades dos pacientes e alinhar expectativas são os principais tópicos a serem considerados antes mesmo de adotar estratégias de marketing.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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