Antes de descobrir como fazer o marketing hospitalar que realmente atinge os objetivos, é preciso entender como funciona o processo de marketing para potencializar os hospitais e a comunicação dos seus profissionais. Primeiro você precisa ter um site eficiente capaz de converter visitantes em pacientes; depois fazer do seu site um verdadeiro portal de informações para a população, levando o seu site às primeiras páginas do Google em diversas especialidades.
A Agência Médico potencializa toda a comunicação de um hospital em diversos canais da internet para que os pacientes recebam informações precisas sobre determinadas especialidades. Nossa missão é estar na primeira página do Google para diversas respostas diferentes para que todos possam tirar dúvidas e, assim, gerar credibilidade para o hospital, mostrando conhecimento técnico e segurança com a qualidade dos profissionais.
Para resumir, vamos dividir em quatro etapas a resposta de como fazer marketing para hospitais.
Para saber como fazer site para hospitais, primeiro entenda que o hospital precisa ter um site de atração completamente móvel e não preso em uma programação. Quando você for contratar uma agência de marketing de hospitais para criação de sites hospitalares, você precisa saber sobre a mobilidade e facilidade do site para realizar alterações.
O que acontece é que o marketing hospitalar é extremamente dinâmico e informativo e, se um hospital está preso em uma estrutura tecnológica estática, ele não consegue acompanhar a demanda do seu próprio público. É preciso ter mobilidade e facilidade para o hospital estar preparado para todos os momentos, bons e ruins.
Portanto, siga esta lista antes de contratar uma empresa de sites para hospitais.
O site de um hospital precisa ser responsivo para todos os tipos de aparelhos possíveis, como celular, computador, tablet, entre outros. Além disso, ele precisa ser rápido a ponto de um paciente conseguir acessar de qualquer conexão, pois você nunca sabe em que momento o paciente está acessando o seu site, e a demora pode ser desesperadora para ele.
A dinâmica e agilidade que uma estratégia de marketing hospitalar precisa ter não cabem em ações estáticas. Quando falamos do site de atração, ele precisa estar preparado para mudar a qualquer momento ... e bem rápido.
Além de um layout agradável para gerar segurança e credibilidade ao hospital, o site hospitalar precisa ter uma tecnologia estratégica para transformar visitantes em pacientes. Existem ações importantes e ações indispensáveis em um site de hospital. Confira:
O paciente que navega por um site hospitalar precisa ter à disposição um link de agendamento a qualquer momento, esteja ele em uma página qualquer do site ou em um artigo do BLOG, por exemplo. Mostre que você está a disposição dele o tempo todo.
Além de ser super importante ter um link de agendamento online no site para determinadas especialidades, o hospital precisa oferecer diversas oportunidades de agendamento. Existem pessoas que preferem agendar online, mas existem aquelas que querem agendar por Whatsapp, por ligação, por email, etc. O hospital precisa estar preparado para receber esse público da maneira que melhor lhe interessa.
De nada adianta um paciente navegando por informações do seu site e agendar em outro hospital. A todo momento do seu site precisa estabelecer uma estratégia tecnológica de conversão. Como por exemplo um pop-up de agendamento, um Guia de informação sobre determinada especialidade, uma geolocalização caso ele esteja próximo de você, entre outras.
De nada adianta um paciente que quer informações sobre tireoide entrar em uma página que tem informações sobre intestino. Cada especialidade precisa ter, necessariamente, sua própria Landing Page. Quando o paciente chegar ao site ele não pode ficar procurando informações, a comunicação precisa estar clara sobre o que ele procura.
Quando você contratar uma agência de publicidade para hospitais para criação de site de hospital, a primeira pergunta que você deve fazer é se ela garante a primeira página do Google. Um hospital ele tem que estar na primeira página do Google, e isso não é tão difícil assim pois os mecanismos de buscas e os algoritmos querem que os hospitais respondam perguntas sobre saúde. As agências de marketing hospitalares precisam garantir este resultado.
Por falar em estrutura de SEO para hospitais, é bom a gente reforçar que os algoritmos dos mecanismos de buscas adoram as campanhas de marketing hospitalares. Fazer o SEO de um hospital requer muito mais disciplina do que qualquer outra coisa. Se você utilizar as técnicas certas, não tem como não atingir o topo das pesquisas do Google.
O Google quer oferecer a melhor resposta para aquela pesquisa e, quando falamos de saúde, ninguém melhor que um hospital para responder estas questões. Mas fazer SEO hospitalar requer algumas atenções quanto às estratégias, do qual vamos citar abaixo.
Se você não é uma grande rede hospitalar espalhada pelo Brasil, de nada adianta você ter milhares de acesso de pessoas que estão muito longe da sua localização. Quando se fala de hospitais regionais, é preciso apostar em SEO Local. Para isso, é sempre importante colocar os títulos das páginas com o nome do bairro, cidade ou região.
Muita gente aposta apenas em estratégia de SEO hospitalar informativo e educativo, e poucos apostam na pesquisa de intenção. Aqui está um dos grandes erros de SEO e uma das grandes oportunidades para hospitais em marketing. Aposte nas pesquisas de como as pessoas buscam determinadas especialidades ou determinados tratamentos. Por exemplo, agora, você está lendo um artigo de intenção.
Aproveite o conhecimento dos seus médicos e ofereça informações educativas e informativas capazes de ajudar navegantes da internet que precisam de respostas para as suas pesquisas.
Se você quer descobrir o como fazer Google Ads para hospitais em uma campanha específica, primeiro esqueça tudo que você já viu e ouviu em campanhas de Google Ads para consultórios médicos ou clínicas de saúde. O Google Ads para campanhas de marketing hospitalares é bem diferente de uma operação normal.
Diferentemente dos consultórios médicos, uma campanha de Google Ads hospitalar enfrenta diversas políticas de anúncios restritos da plataforma. Qualquer anúncio que seja direcionado para agendamentos diretos, por exemplo, vai sofre com as restrições e não atingirá o máximo da sua performance.
Quando falamos em campanhas de Marketing Google para hospitais, a informação e materiais educativos sopram ao nosso favor, seja em SEO ou Google Ads. Quando fazemos anúncios de forma a induzir um paciente a ir à um hospital por situação X ou Y, sofremos com as rígidas e necessárias políticas das plataformas.
Por isso, foque em conteúdos educativos e informativos inclusive nos títulos dos anúncios de Google Ads hospitalar. As descrições não podem conter palavras como: “agende já”, “marque agora”, “conheça o hospital”, entre outras relacionadas.
Nas campanhas de Google Ads você paga por clique na rede de pesquisa ou views em ações de display ou vídeo. Portanto, não existe um valor fixo para uma campanha de Google hospitalar. Pode-se dizer que, para o resultado ser satisfatório, uma campanha de Google Ads para hospitais é preciso investir o mínimo de R$10 mil em anúncios, sendo o ideal para grandes metrópoles o investimento de pelo menos R$40 mil.
Mas não se assuste se você não está acostumado com esses números. Uma campanha de Google Ads de hospitais se paga e é quase que improvável ter ROI negativo se você utilizar as técnicas certas e, claro, contratar uma agência especializada em hospitais.
O que é mais importante em uma ação de Google para hospitais em tráfego pago do Google é que para toda especialidade existe um CPA (Custo por Aquisição). Os valores de CPA em uma campanha de marketing de hospitais pode variar consideravelmente de acordo com cada especialidade.
Entender a lógica do CPA é entender que você precisa pagar para que a pessoa escolha o seu hospital para determinada consulta ou tratamento. Então, se você paga, por exemplo, R$30 para que um paciente escolha o seu hospital, você passa a ter resultados proporcionais ao seu investimento. Como as consultas e tratamentos são bem mais altos que os CPAs, uma campanha dificilmente não dá o lucro necessário. É só fazer as contas.
Como falamos alguns parágrafos acima neste tópico, os valores que você paga em anúncios de Google Ads é por clique ou visualização da campanha. Quando se trata de marketing hospitalar no Google Ads, isso pode ser dividido em três etapas de ações, sendo a rede de pesquisa a principal delas.
A rede de pesquisa é atrair as buscas do Google sobre especialidades ou informações para o seu site, mas é preciso fazer as otimizações certas e segmentas para não investir para o público errado. Também é importante, quando se fala de marketing hospitalar, direcionar os anúncios para a página de cada especialidade, e não para a home do site do qual o paciente precisa caçar informações.
As campanhas de rede de display são para os parceiros do Google, focado no Marketing de atenção para pessoas que estão pesquisando sobre determinado tratamento, especialidade ou consulta. O hospital pode criar campanha de remarketing de pessoas que acessaram as páginas do site, viram um vídeo, interagiram com uma campanha, entre outras.
Sabe aqueles anúncios do YouTube? Então, eles também são feitas pelo Google ADS. O hospital pode criar um canal para tirar dúvidas, potencializar comunicação e dar credibilidade aos profissionais. Além disso, com o Google Ads você paga centavos por visualizações e consegue atingir o público certo.
Conforme falamos no capítulo anterior, toda campanha de tráfego pago de marketing digital hospitalar possuí um custo por aquisição (CPA) para fazer o paciente escolher o seu hospital. Mas e depois que você conquista esse paciente, você vai ter que pagar esse CPA pra ele de novo? Claro que não (pelo menos não da mesma forma). E quando você já tem uma cartela grande de pacientes que já conhecem o seu hospital, o que fazer?
A maioria dos hospitais investem alto em campanhas desnecessárias para obter pacientes que já conhecem ou realizaram alguma consulta, exame ou tratamento no hospital. Esse é um dos maiores erros de marketing hospitalar. Você gasta duas vezes o mesmo valor para obter o mesmo paciente.
Quando você tem pessoas que já foram pacientes do seu consultório, você tem que manter o marketing de relacionamento com eles por meio de uma estratégia de inbound marketing. Trata-se de uma campanha de mensagens continuas durante determinados períodos para sempre fazer o paciente lembrar que você existe, fazendo com que ele fale bem de você ou volte quando precisar.
Trata-se da estratégia mais eficaz para o marketing de relacionamento, que pode ser feito por email, Whatsapp e até redes sociais. Abaixo uma breve demonstração de como funciona o inbound marketing hospitalar.
Para fazer inbound marketing para hospitais, você tem que contratar ferramentas específicas para criar esta operação, seja ela por email, WhatsApp ou mesmo redes sociais. Mas entenda que, apesar da facilidade, nada adianta gerar uma campanha de inbound marketing hospitalar sem uma estratégia adequada, para manter uma frequência qualificada e não se tornar um pesadelo na vida das pessoas. O intuito tem que sempre ser de ajudar.
É a melhor estratégia de inbound para hospitais que querem manter um relacionamento saudável e não invasivo com os pacientes. Para isso, você vai precisar contratar uma ferramenta de automação de emails e criar uma estratégia tecnológica, que a gente divide em algumas ações.
Quando o paciente fez uma busca ou um cadastro e não completou a ação. Significa que ele está precisando de alguma coisa e precisa realizar rapidamente. Portanto, você criar uma estratégia de ações quentes com frequências altas para esse tipo de lead, pois o momento dele é de realizar algo, e se não for no seu hospital será em outro.
Quando o paciente não realizou as ações mesmo após as ações quentes do inbound marketing. No caso, a frequência passa a ser menor, mas possuí mais chamadas de ações.
Quando o paciente não realiza uma ação com o seu hospital faz tempo e não tem interações com seu inblound marketing. Esse paciente não pode ser descartado de jeito nenhum, pois ele precisa lembrar de você quando precisar. Entretanto, as ações frias são conteúdos de inbound hospitalar contendo mais informações e materiais educativos, e com baixa frequência de envios.
O Inbound para hospitais por WhatsApp precisa ser utilizado com cautela e disparado só para quem tem alguma interação quente com o hospital. É preciso ter muita atenção com esta estratégia para não ser um marketing invasivo e até desnecessário. Ele também ´é utilizado por ferramentas específicas para isso.
Na verdade o Inbound marketing para hospitais por redes sociais é quase que uma estratégia de remarketing. Você pode subir uma lista de determinada especialidade para o gerenciador de anúncios do facebook, e acompanhar o paciente que não realizou uma ação, mas acessou o seu site ou já possuí algum tipo de cadastro.
Para descobrir como fazer o hospital ser reconhecido, primeiro você precisa desapegar de métodos tracionais de marketing hospitalar institucional. Muitos hospitais ainda não entenderam o poder do mundo digital, e acaba gastando fortuna em anúncios de televisão, revistas e jornais que não chegam nem perto de um impacto de uma campanha de mídia digital de hospital bem sucedida.
Tanto o Google quanto as mídias sociais permitem anúncios fundamentais de reconhecimento de marca que, se utilizados das estratégia certas, conseguem resultados astronômicos para que um hospital seja reconhecido por toda uma cidade, região e estado (em caso de redes estaduais).
Você não precisa mais gastar fortunas em marketing tradicional para ser o hospital mais reconhecido da cidade ou região. Além disso, as campanhas tradicionais não oferecem uma mensuração clara do seu investimento. Apostar em campanhas de reconhecimento de marca nas mídias sociais e no Google são os melhores caminhos para você ser reconhecido.
Abaixo algumas dicas importantes para criar uma campanha de marketing digital de hospitais.
Com um orçamento baixo, o seu hospital pode ser o mais reconhecido e falado da cidade com apenas uma campanha dentro do seu gerenciador de anúncios. Apenas por selecionar os métodos de campanhas: reconhecimento de marca ou alcance, você consegue ser lembrado por tantas vezes que as pessoas do seu público-alvo serão impactadas com a campanha.
A campanha de reconhecimento de marca para hospitais nas mídias sociais é indicada quando você tem outros anúncios relacionados ou campanhas ativas. Assim, o impacto do público-alvo é duas vezes maior, fazendo com que ela realize uma ação por já ter intimidade com a marca.
A campanha de alcance é indicada quando você quer atingir o máximo número de pessoas do seu público-alvo. A campanha funciona muito bem para inaugurações, novidades e novas campanhas do hospital.
A campanha de reconhecimento de marca no display do Google é como se você estivesse seguindo o seu público-alvo por onde ele for na internet. São várias peças publicitárias que ficam acompanhando o seu target por onde ele for, com o objetivo de conseguir uma ação a médio e longo prazo.
Os algoritmos do Google e das redes sociais estão loucos para que o site do seu hospital se torne um verdadeiro portal de informações confiáveis, mas, para isso, você tem que utilizar as técnicas certas e as tecnologias certas. Contratar uma agência de marketing hospitalar experiente vai te ajudar a encontrar os melhores caminhos para aumentar a credibilidade do seu hospital.
A Agência Médico está a disposição para ajudar departamentos de marketing de hospitais, proprietários e sócios e diretores que querem ver o crescimento da instituição. Entre em contato e agende uma reunião.
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