Antes de mais nada, é importante que você saiba do que estamos falando quando nos referimos ao planejamento de mídia.
É um conceito bem simples: trata-se de fazer uma análise para entender quais plataformas ou veículos são melhores para seu negócio e como realizar ações.
Isso também inclui organizar dentro de um calendário adequado, bem como entender quais conteúdos serão melhor recebidos em quais momentos do dia e do mês. Para isso, é essencial que a equipe possa entender bem os dados que cercam o marketing.
Os conteúdos devem ser planejados para garantir que tenham o engajamento e a profundidade necessárias para chegar ao objetivo buscado pelo consultório médico. Assim, uma publicação sobre
dieta simples para emagrecer antes do Carnaval poderá dar certo.
Informações como quem é seu público-alvo e o que a concorrência tem realizado em termos de conteúdo são essenciais para planejar bem a estratégia do seu consultório, bem como ter uma atenção especial ao marketing sazonal.
Essa estratégia visa aproveitar momentos de importância no calendário médico, como meses de conscientização de enfermidades, para que se crie ações promocionais, garantindo não somente mais movimento naquele mês, como também captação de clientes.
Por isso, é primordial que o planejamento de mídia seja focado, com iniciativas nos momentos corretos para estimular a procura pelo serviço.
Se bem planejada, uma postagem bem feita pode aumentar seus pacientes buscando
rejuvenescimento do rosto, por exemplo.
Não existe fórmula obrigatória para que se realize o planejamento de mídia, mas alguns passos podem ajudar a chegar no resultado mais eficaz e garantir que você faça seu investimento em marketing da melhor forma.
Assim, alguns passos são importantes para levar em consideração nesse processo:
O plano de mídia torna-se então uma forma estratégica de conseguir os melhores resultados, portanto, quanto mais estruturado ele estiver, melhor será a execução e isso fará diferença no sucesso da estratégia.
Pensando nisso, o planejamento deverá ser feito para que o conteúdo seja bem aproveitado e que o consultório possa chegar a maior captação de clientes e ter mais relevância com uma estratégia de sucesso.
Para isso, trouxemos algumas dicas que você pode aplicar em seu negócio e que são voltadas para área médica, que tem algumas particularidades para a realização de divulgação, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Antes de mais nada, é importante que seja realizado um briefing bem explicado, que possa converter para a equipe de marketing quais são as intenções com a estratégia. Fixar seu objetivo é fundamental, pois ele norteará as ações realizadas.
Se seu foco é aumentar a procura por
check up geral exames, isso deve ser passado à equipe que trabalhará com o planejamento de mídia, para que as iniciativas sejam voltadas a esse objetivo em específico, sendo capazes de captar novos pacientes ou atrair antigos.
Após fixar qual é o motivo norteador da estratégia de marketing que está sendo colocada em curso, é fundamental entender muito bem quem é seu público-alvo e como esse tipo de pessoa se informa. Isso é a parte mais importante de se realizar um plano de mídia.
Quando se tem uma visão muito clara de quem é o público a ser atingido e como ele se comunica, pode-se optar pelos melhores canais para você falar diretamente com aquele que espera que seja seu paciente.
Isso tem um grande impacto em seu investimento, já que você poderá escolher bem quais mídias são as mais adequadas para que sua mensagem seja ouvida e que seu negócio tenha a procura que o consultório almeja.
Portanto, essa fase é fundamental para que se saiba exatamente o paciente com quem está lidando. Um dos recursos interessantes para isso é criar uma persona,
que será uma representação mais detalhada de quem é o cliente que você espera.
Se o público-alvo forem mulheres casadas de 30 a 39 anos, mães de dois filhos, que residem na cidade de Curitiba e profissionais liberais que gostam de cuidar da saúde, sua persona poderá ser:
“Cláudia, advogada de 32 anos, mãe de Luísa e João, moradora do centro de Curitiba. “
Será pensando em formatos que atendam as demandas de Cláudia que uma de suas estratégias de marketing será formada. Assim, é importante entender quais meios de divulgação são consultados diariamente por Cláudia.
Assim, se essa persona acessar sempre suas redes sociais pela manhã procurando por dicas de bem-estar e saúde, uma publicação relacionada à atenção para
rótulo alimentar que seja publicado logo cedo terá maior alcance entre esse público.
Quando se fala em planejamento de mídia, muitos pensam apenas em alinhar todas as redes sociais da marca para realização de postagens e ações que sejam comuns, alimentando todos os canais.
Isso, porém, nem sempre é a melhor estratégia, uma vez que é mais importante conseguir a atenção do público certo do que uma presença virtual excessiva. Por isso, com a persona, escolha bem quais serão seus canais e invista neles.
Se seu público não costuma acessar redes sociais, pode ser interessante contratar uma
empresa de motoboy
para entrega de uma revista mensal com seu conteúdo, por exemplo.
Quando se fala em formar um planejamento de mídia, estar atento à concorrência pode significar muitos passos a frente, uma vez que já haverá uma boa noção do que está sendo realizado e de que formas é possível gerar resultados.
É claro que o que estamos dizendo aqui não é para copiar o que seus concorrentes fazem, mas sim, aprender com a maneira que se colocam e com os resultados que conseguem. É importante também lançar um olhar quando se fala em público-alvo.
Caso você ainda não tenha sua clientela formada, é interessante pesquisar qual é o tipo de pessoa que procura seus concorrentes para entender de fato quem é o seu público e como é possível pensar na persona que será foco de sua estratégia de divulgação.
Além disso, aprender com o concorrente faz com que não haja repetição no conteúdo, e assim, é possível ter exclusividade no que é postado e no conteúdo exposto, o que faz toda a diferença para ter a relevância esperada.
É possível ainda realizar parcerias, por meio de
convites personalizados, para que profissionais da área da saúde contribuam com conteúdo próprio, como
guest posts ou participação em vídeos e
lives.
Aqui, deve-se prestar atenção em duas questões. A primeira é a necessidade de criação de um bom cronograma, que possa orientar quando as ações devem ser realizadas, bem como que conteúdo ficará melhor em cada momento.
Isso evita, por exemplo, que sejam realizadas muitas publicações com ideias similares, o que faz com que os usuários percam o interesse e não engajem em mais nenhum conteúdo que busque divulgar o seu consultório médico.
Manter uma boa variedade de temas abordados em determinados momentos estratégicos faz toda a diferença. Nisso, pode ser interessante perceber momentos como meses de conscientização para a realização de marketing sazonal.
Pode ser interessante realizar uma série de vídeos com
placas informativas personalizadas
com o tema de câncer de mama quando chegar o mês de outubro, que é o mês de campanha do “Outubro Rosa”.
Dessa forma, seu conteúdo fica conectado com o momento atual e o consultório médico pode conseguir maior engajamento e relevância.
Após toda a estruturação e planejamento de mídia que será aplicada para a divulgação de seu consultório, é fundamental que haja o acompanhamento firme de tudo que será realizado e qual é o resultado.
É essencial, dentro da lógica do planejamento de mídia, que haja uma forma de quantificar e monitorar as ações relacionadas com as iniciativas adotadas, para garantir que os resultados estão de acordo com o investimento.
Isso é considerado ROI (Retorno sobre Investimento), que consiste em calcular quanto é gasto em cada iniciativa em relação a quantidade de benefícios adquiridos dentro do objetivo esperado para a ação.
Portanto, se a ação tinha como proposta aumentar a procura por
especialista glaucoma e, ao final de um mês, os clientes do consultório cresceram em 50%, pode-se calcular, com base no valor obtido em proporção ao investimento, qual foi o retorno.
Com isso, fica clara a importância de fazer um bom planejamento e quantificar a eficiência das estratégias adotadas, não somente para entender melhor o retorno, mas também para gerar aprendizado sobre o que funciona para divulgação do consultório médico.
Dessa forma, mesmo um resultado negativo, terá seu valor quando se falar em aprendizado e geração de conhecimento para que novas e melhores estratégias sejam testadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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