Quando você tem um site bom, moderno, com uma aparência agradável e profissional, automaticamente o que vem na cabeça dos pacientes é credibilidade.
Por outro lado, quando se tem um site ruim, com mau funcionamento e visualmente feio, isso pode afastar a clientela.
Certifique-se que, além da parte mais visual, as informações dispostas estejam coerentes, como colocar todas as biografias dos médicos do consultório.
Assim como, conteúdos educacionais sobre as especialidades e principais motivos de atendimento para
aparelho auditivo interno, certificações e prêmios e referências da imprensa em relação a você ou ao seu consultório.
Para a maioria das empresas, a usabilidade compatível com os dispositivos móveis já é realidade.
No entanto, caso ainda não esteja no seu site, certifique-se de arrumar o mais rápido possível. Cada vez mais as consultas na internet são via celular.
Comunique suas áreas de atuação de forma clara, concisa, mas que explique o mínimo para os usuários entenderem o que você realmente faz e se as expectativas dos pacientes serão atendidas.
Por exemplo, caso você tenha um forte apelo à
terapia manual
em seu atendimento, explique em algum conteúdo na página de seu site como funciona esse tratamento, por que você utiliza, quais são os benefícios.
Assim, o paciente saberá se o que ele está procurando tem sentido em relação à sua prática, se valerá a pena investir tempo e dinheiro, entre vários outros pontos que devem ser levantados do lado dos pacientes.
Se você for um cirurgião plástico, por exemplo, procure abordar temas da moda que estão à tona, como o uso de
botox natural para o rosto.
Isso ajudará bastante o usuário a entender também quais vertentes você utiliza em seus métodos.
O marketing de conteúdo é aquele tipo de divulgação em que você informa, educa e entretém os usuários que passam pelo seu website e suas redes sociais.
A fim de trazê-los para perto do negócio de, por exemplo,
reeducação alimentar para emagrecer, e convertê-los, eventualmente, em clientes.
Normalmente, se começa com um blog ou uma breve seção de notícias. Podem ser uma forma bastante eficiente de se comunicar com os pacientes, tirar dúvidas, revelar seus posicionamentos.
E lembre-se de que a frequência para alimentar com conteúdos é bem importante. Escrever apenas uma, duas ou três vezes ao mês um
banner informativo parece muito pouco e isso não dará credibilidade, pelo contrário. Parecerá um site “largado”.
Ao ter o blog mais consolidado e postando com regularidade, integre essa comunicação com a criação de perfis nas redes sociais.
Com o tempo e com a frequência de postagens, naturalmente os
leads, curtidas e compartilhamentos dos potenciais clientes virão.
E além de texto, o que costuma dar muito certo e engajar mais ainda são os vídeos.
Faça você e a equipe de médicos do seu consultório alguns experimentos ao contratar uma produtora terceirizada, por exemplo, para fazer um especificamente sobre
braquetes autoligados.
Dos itens que falamos até aqui, Search Engine Optimization (SEO) talvez seja a ferramenta menos conhecida entre os sites da classe médica.
No entanto, assim como o marketing de conteúdo, é muito importante. E são estratégias complementares.
Por exemplo, de que adianta escrever bons conteúdos em seu blog se ninguém os acessa em seu site? O SEO resolve justamente isso.
Essas práticas de otimização de texto, se forem bem utilizadas por um especialista, conseguem colocar a classificação das páginas do seu site nas primeiras posições da primeira página do Google.
Isso implica em:
O primeiro passo para esses pontos acontecerem é mapear as principais palavras-chave que definem o seu negócio e que as pessoas podem procurar.
Isso lhe ajudará a focar na criação de conteúdos voltados e otimizados para SEO, aliados com uma boa procura por parte dos pacientes.
Pesquise o melhor fornecedor ou agência para projetar e desenvolver seu site. Um bom indicativo é se essa equipe contratada já entender como integrar marketing e tecnologia para o site.
Isso afeta bastante a rapidez do carregamento das páginas, a forma como o conteúdo será distribuído no site, a experiência do cliente ao usar. Então, este passo é muito importante.
Separe um bom tempo para pesquisar com calma até que você se sinta confiante com alguém
Se esse prestador já fez sites como o seu ou de
médico ao domicílio
e tem um portfólio vasto com isso, vale a pena separá-lo para avaliar melhor todos os outros aspectos.
Lembra que falamos de marketing de conteúdo? Aqui, nesta dica, é como você publicará o conteúdo.
É a partir dele que você escreverá e montará grande parte do seu site e dos seus textos de engajamento com os clientes e potenciais clientes.
Pense no seu site como uma área em que os clientes e pacientes encontrarão tudo o que puderem para facilitar a vida deles em seu site.
Na página do consultório, veja se vale a pena ter uma área logada em que o paciente entra, vê suas consultas, agendamentos, guias médicas, pedidos,
entrega de documentos, reembolsos de planos de saúde, entre outros.
Isso pode ser um chamariz muito legal para novas visitas dos pacientes, que, certamente, irão valorizar essa experiência por pensarem que houve zelo da parte dos médicos em dar o melhor atendimento possível.
Considere também outra tecnologia: um
software
de agendamento. A partir dele, os pacientes podem agendar ali no site mesmo suas consultas de acordo com as agendas e disponibilidade de cada médico.
Não adianta fazer tudo certo até a confecção do site e depois largar a mão. Verifique com a mesma empresa que fez o site do zero se ela poderia fazer a manutenção periódica do site.
Dessa forma, você garante que tudo estará atualizado e os pacientes não terão nenhuma experiência ruim, caso o site venha a ter algum problema.
Por fim, certifique-se de medir o que está acontecendo em seu site. Só assim você conseguirá ver o que está dando de errado para melhorar e otimizar
Confira, por exemplo, como estão as visitas, o quanto as pessoas ficam no site, visualizações de página, taxa de rejeição, bem como quais páginas e conteúdo estão sendo mais visualizados.
Saiba também de que forma sua estratégia de SEO está dando certo para sempre ter seu site nas primeiras posições do Google. Isso é fundamental.
Quanto mais você entender sobre seu site e o comportamento dos visitantes, mais fácil será fazer alterações ao longo do tempo que agregue valor para seus pacientes e que faça, de fato, o seu consultório crescer em termos de engajamento, mais clientes e mais receita.
Você provavelmente não quer entrar no rol de médicos que optaram por aquele consultório antigo em que ele tem uma secretária, um telefone e mais nada, nem sequer um site.
Isso mostra exatamente a importância do que vimos aqui e da necessidade de ter uma página estruturada para o seu negócio.
Pois, a partir disso que virá o crescimento, clientes exponenciais e um atendimento compatível com o que os clientes procuram hoje em dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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