Layout do blog

agência de marketing médico
1 de maio de 2021

Site para médicos: 10 dicas para melhorar a comunicação com seus pacientes

Seja o seu negócio novo, antigo, lucrativo, deficitário ou sem importar o ramo: você precisa de um website para dar cara ao seu negócio. Assim funciona também com um site para médicos. 

Visto que esses profissionais têm alta procura e precisam disso para se manterem, precisam assim se juntar ao mercado do marketing e da comunicação.

Os profissionais de medicina precisam tratar os sites de seus consultórios e clínicas assim como tratam os seus pacientes, e isso tem tudo a ver com a confecção do site. 

Um website forte, com design agradável e com todas as informações necessárias ajudam a dar autoridade e confiança para os pacientes que acessam a página.

Além disso, ter um site eficaz e rápido pode ajudar a agilizar agendamentos e facilitar a comunicação dos pacientes por meio de chats, seja com atendentes humanos ou robôs. 

Separamos aqui algumas dicas para construir um site que esteja de acordo com o seu perfil e que torne a autoridade que você quer ser para gerar confiança aos pacientes e também trazer novos clientes.

1 - Site bom, funcional e bonito gera credibilidade

Quando você tem um site bom, moderno, com uma aparência agradável e profissional, automaticamente o que vem na cabeça dos pacientes é credibilidade. 


Por outro lado, quando se tem um site ruim, com mau funcionamento e visualmente feio, isso pode afastar a clientela. 


Certifique-se que, além da parte mais visual, as informações dispostas estejam coerentes, como colocar todas as biografias dos médicos do consultório.


Assim como, conteúdos educacionais sobre as especialidades e principais motivos de atendimento para
aparelho auditivo interno, certificações e prêmios e referências da imprensa em relação a você ou ao seu consultório.

2 - Site responsivo para smartphones

Para a maioria das empresas, a usabilidade compatível com os dispositivos móveis já é realidade. 


No entanto, caso ainda não esteja no seu site, certifique-se de arrumar o mais rápido possível. Cada vez mais as consultas na internet são via celular.

3- Deixe claro o que o seu consultório atende

Comunique suas áreas de atuação de forma clara, concisa, mas que explique o mínimo para os usuários entenderem o que você realmente faz e se as expectativas dos pacientes serão atendidas. 


Por exemplo, caso você tenha um forte apelo à
terapia manual em seu atendimento, explique em algum conteúdo na página de seu site como funciona esse tratamento, por que você utiliza, quais são os benefícios. 


Assim, o paciente saberá se o que ele está procurando tem sentido em relação à sua prática, se valerá a pena investir tempo e dinheiro, entre vários outros pontos que devem ser levantados do lado dos pacientes.


Se você for um cirurgião plástico, por exemplo, procure abordar temas da moda que estão à tona, como o uso de
botox natural para o rosto


Isso ajudará bastante o usuário a entender também quais vertentes você utiliza em seus métodos. 

4 - Marketing de conteúdo é um ótimo caminho

O marketing de conteúdo é aquele tipo de divulgação em que você informa, educa e entretém os usuários que passam pelo seu website e suas redes sociais.


A fim de trazê-los para perto do negócio de, por exemplo,
reeducação alimentar para emagrecer, e convertê-los, eventualmente, em clientes. 


Normalmente, se começa com um blog ou uma breve seção de notícias. Podem ser uma forma bastante eficiente de se comunicar com os pacientes, tirar dúvidas, revelar seus posicionamentos.


E lembre-se de que a frequência para alimentar com conteúdos é bem importante. Escrever apenas uma, duas ou três vezes ao mês um
banner informativo parece muito pouco e isso não dará credibilidade, pelo contrário. Parecerá um site “largado”. 


Ao ter o blog mais consolidado e postando com regularidade, integre essa comunicação com a criação de perfis nas redes sociais. 


Com o tempo e com a frequência de postagens, naturalmente os
leads, curtidas e compartilhamentos dos potenciais clientes virão. 


E além de texto, o que costuma dar muito certo e engajar mais ainda são os vídeos. 


Faça você e a equipe de médicos do seu consultório alguns experimentos ao contratar uma produtora terceirizada, por exemplo, para fazer um especificamente sobre
braquetes autoligados.

5 - SEO é essencial

Dos itens que falamos até aqui, Search Engine Optimization (SEO) talvez seja a ferramenta menos conhecida entre os sites da classe médica. 


No entanto, assim como o marketing de conteúdo, é muito importante. E são estratégias complementares.


Por exemplo, de que adianta escrever bons conteúdos em seu blog se ninguém os acessa em seu site? O SEO resolve justamente isso. 


Essas práticas de otimização de texto, se forem bem utilizadas por um especialista, conseguem colocar a classificação das páginas do seu site nas primeiras posições da primeira página do Google.


Isso implica em:


  • Os usuários passam a encontrar mais fácil seu site;
  • Maior tráfego é gerado por causa disso;
  • Mais autoridade você construirá; 
  • E possivelmente mais clientes você terá. 


O primeiro passo para esses pontos acontecerem é mapear as principais palavras-chave que definem o seu negócio e que as pessoas podem procurar. 


Isso lhe ajudará a focar na criação de conteúdos voltados e otimizados para SEO, aliados com uma boa procura por parte dos pacientes.

6 - Encontre o melhor prestador para fazer seu site

Pesquise o melhor fornecedor ou agência para projetar e desenvolver seu site. Um bom indicativo é se essa equipe contratada já entender como integrar marketing e tecnologia para o site. 


Isso afeta bastante a rapidez do carregamento das páginas, a forma como o conteúdo será distribuído no site, a experiência do cliente ao usar. Então, este passo é muito importante.


Separe um bom tempo para pesquisar com calma até que você se sinta confiante com alguém


Se esse prestador já fez sites como o seu ou de
médico ao domicílio e tem um portfólio vasto com isso, vale a pena separá-lo para avaliar melhor todos os outros aspectos.

7 - Tenha um bom publicador

Lembra que falamos de marketing de conteúdo? Aqui, nesta dica, é como você publicará o conteúdo. 


É a partir dele que você escreverá e montará grande parte do seu site e dos seus textos de engajamento com os clientes e potenciais clientes.

8 - Utilize outras tecnologias para otimizar o negócio

Pense no seu site como uma área em que os clientes e pacientes encontrarão tudo o que puderem para facilitar a vida deles em seu site. 


Na página do consultório, veja se vale a pena ter uma área logada em que o paciente entra, vê suas consultas, agendamentos, guias médicas, pedidos,
entrega de documentos, reembolsos de planos de saúde, entre outros. 


Isso pode ser um chamariz muito legal para novas visitas dos pacientes, que, certamente, irão valorizar essa experiência por pensarem que houve zelo da parte dos médicos em dar o melhor atendimento possível.


Considere também outra tecnologia: um
software de agendamento. A partir dele, os pacientes podem agendar ali no site mesmo suas consultas de acordo com as agendas e disponibilidade de cada médico.

9 - Delegue a manutenção do seu site para um especialista

Não adianta fazer tudo certo até a confecção do site e depois largar a mão. Verifique com a mesma empresa que fez o site do zero se ela poderia fazer a manutenção periódica do site. 


Dessa forma, você garante que tudo estará atualizado e os pacientes não terão nenhuma experiência ruim, caso o site venha a ter algum problema.


10 - Tente melhorar suas estratégias com base em dados

Por fim, certifique-se de medir o que está acontecendo em seu site. Só assim você conseguirá ver o que está dando de errado para melhorar e otimizar 


Confira, por exemplo, como estão as visitas, o quanto as pessoas ficam no site, visualizações de página, taxa de rejeição, bem como quais páginas e conteúdo estão sendo mais visualizados. 


Saiba também de que forma sua estratégia de SEO está dando certo para sempre ter seu site nas primeiras posições do Google. Isso é fundamental.


Quanto mais você entender sobre seu site e o comportamento dos visitantes, mais fácil será fazer alterações ao longo do tempo que agregue valor para seus pacientes e que faça, de fato, o seu consultório crescer em termos de engajamento, mais clientes e mais receita.

Considerações finais

Você provavelmente não quer entrar no rol de médicos que optaram por aquele consultório antigo em que ele tem uma secretária, um telefone e mais nada, nem sequer um site. 


Isso mostra exatamente  a importância do que vimos aqui e da necessidade de ter uma página estruturada para o seu negócio. 


Pois, a partir disso que virá o crescimento, clientes exponenciais e um atendimento compatível com o que os clientes procuram hoje em dia. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO NAS REDES!

QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO

WHATSAPP

CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO

Dicas para criar um site médico que converte visitantes em pacientes
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
Para criar um site médico que converte, invista em design atraente, SEO eficiente, informações claras e uma experiência de usuário otimizada para aumentar conversões.
Como o SEO pode aumentar a visibilidade da sua clínica médica no Google
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
O SEO é essencial para melhorar o ranqueamento da sua clínica no Google, atraindo mais pacientes por meio de estratégias de otimização eficazes.
Como divulgar uma clínica médica
Por Renan Quintanilia 28 de outubro de 2024
Para divulgar uma clínica médica com eficiência é necessário apostar em estratégias de intenção, como o Google.
Marketing digital para médicos que querem privacidade
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para médicos que preferem privacidade e querem captar pacientes sem usar redes sociais
Como médicos podem atrair pacientes sem usar redes sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Para médicos que querem evitar as redes sociais, há estratégias eficazes como SEO e Google Ads que garantem atração de pacientes sem a necessidade de aparecer.
Estratégias de Marketing para Neurocirurgiões que Não Têm Tempo de Gerenciar Redes Sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para neurocirurgiões que não querem aparecer nas redes sociais.
Como os dermatologistas fazem para atrair pacientes
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Dermatologistas utilizam estratégias de marketing digital, com ênfase no Google, para atrair mais pacientes e aumentar a visibilidade de seus consultórios
Sou médico e quero abrir uma clínica
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que desejam abrir uma clínica precisam entender desde a estrutura legal até o marketing digital para garantir o sucesso e a visibilidade da nova empresa
Sou médico e preciso de um site
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de um site otimizado para captar pacientes e aparecer no Google podem contar com agências especializadas que garantem visibilidade e resultados de primeira página
Sou médico e preciso de ajuda com marketing
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de ajuda com marketing podem contar com especialistas para criar estratégias eficazes de divulgação sem precisar aparecer em vídeos.
Mais Posts
Share by: