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agência de marketing médico
18 de fevereiro de 2022

Agência especializada em marketing médico

Agência especializada em marketing médico

O número de agências focadas em marketing cresce a cada dia no mercado, e muitas optam por diferentes estratégias quando se trata da captação de clientes que almejam atingir o seu público-alvo.


A maioria das pessoas supõe que uma agência de marketing só pode prestar serviços para grandes marcas, ou grandes empresas que querem anunciar da melhor forma, por exemplo, quais serão os futuros projetos de arquitetura.


Mas, o que muitos não sabem é que uma agência há a possibilidade de realizar serviços que sejam focados na área da saúde, por meio do marketing médico.


Independentemente da área de atuação do profissional, existem profissionais do ramo da comunicação que dispõem os seus serviços para cuidar, monitorar e fazer com que o especialista ganhe um certo destaque na internet.


Seja por intermédio das redes sociais, sites ou até mesmo por pequenos anúncios nos cantos laterais ou superiores de páginas da web.


Citando uma clínica que faz labioplastia a laser, pode precisar de uma agência de marketing na criação e manutenção de um site explicativo de uma maneira que tire todas as dúvidas sobre o que é para quem vai fazer o procedimento estético. 



Personalizando a página com a cara da clínica de modo que o paciente possa se sentir acolhido antes mesmo de realizar uma visita presencial ao ambiente.

Qual é a finalidade do marketing médico?

Antes de ter em mente que deseja captar clientes como outros segmentos que necessitam de marketing, o que é voltado para a área da saúde precisa de um pouco mais de sensibilidade por se tratar de pacientes.


E também deve ser mais informativo, tendo como exemplo, uma rede social de clínica de nutrição.


Além de querer atrair para que sejam pacientes do local, podem criar posts que tiram pequenas dúvidas e interagem com o público.


Como dicas de exercício para fazer diariamente que sejam benéficos a saúde e como ter uma alimentação balanceada com os pratos certos, até mesmo dar dicas e receitas simples de frutas secas para dieta do café da manhã ou jantar.



São detalhes assim que podem fazer a diferença entre cativar os pacientes e levá-los a fidelização do serviço do profissional, um efeito dominó que com o tempo, ocorre as indicações entre família, amigos e pela internet.

Dicas de onde e como fazer sua propaganda

Talvez por ser um modo de divulgação que possa gerar dúvidas nos profissionais da saúde de como fazer, o que usar e o que deve ser postado. 


Para isso que existem as estratégias de marketing focadas em cada método, citando como exemplos: 


  • Redes sociais;
  • Sites;
  • Plataformas de vídeo;
  • Email.


Dando o exemplo de que o especialista possui uma clínica de psicoterapia infantil, neste caso, existem alguns meios que o médico pode atrair a atenção dos pais ou tutores da criança e fazer a publicidade ao mesmo tempo.


Pelas redes sociais é um dos primeiros passos mais certeiros para se ter uma maior popularidade e serem mais acessadas, pode ser por lá o local mais indicado para se plantar a primeira semente da estratégia de marketing.


Adicionando o fato de ser uma forma mais fácil para o próprio especialista da saúde mexer ou organizar no tempo vago que possuir, dando um ar de familiaridade para ele também ao que será feito em outras plataformas. 


Se um especialista tiver a iniciativa de dar dicas da importância de fazer sessões de acupunturas auriculares e os benefícios para a saúde desse procedimento, crie postagens que desperte o interesse e que incentivam a tal prática.


Por um site se tratar de algo que leva um maior tempo e maior dedicação, aposte na contratação de agências de marketing para eles, assim suas atualizações e manutenção ficam em mãos que deixem a plataforma com um ar profissional.


Os vídeos são uma maneira mais dinâmica para responder assuntos ou algumas questões que podem ser deixadas nos comentários ou em caixas de mensagens. Prepare vídeos curtos em formatos de série para falar do assunto.


Ou também realize as famosas lives em uma determinada periodicidade de tempo, em um horário em que sabe que possa ter um bom número de visualizações.


Abra espaço para bate-papo e rodas de discussões ocasionais com outros profissionais da área, uma forma de debater temas que podem acabar tirando as dúvidas dos seguidores. 


Formule uma agenda se for contar com esse método de comunicação e divulgue-a, abrindo espaço para que quem assistir possa enviar perguntas ou até mesmo, participar de forma ativa caso esteja disposto.


O marketing por email deve ser feito com uma maior atenção, porque se os conteúdos enviados por ele forem de cunho cansativo e extenso, quem recebeu pode jogá-los na caixa de spam.


Aposte em emails no formato de newsletter, que são mandados com uma frequência através de uma assinatura que pode ser gratuita como uma forma de aproximar os pacientes.


Um bom e marcante layout no início da newsletter pode ser algo que deixa o público interessado e reconfortado ao receber aquilo, despertando um interesse nos demais conteúdos que virão ao longo da inscrição.


E é importante garantir a inclusão social de algum modo nesses métodos exemplificados. 

Por isso, prepare conteúdos sonoros, visuais com legendas e todas as possíveis formas de gerar um alcance para todos. 

Os cuidados que se deve ter na criação da publicidade

Como se trata de um profissional da saúde, é essencial que durante as estratégias de marketing que forem ser realizadas deva ter, de forma visível, o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico junto a sua especialidade.


Esse número obrigatório é o que valida um especialista na área da saúde para a sua aptidão em exercer plenamente as suas funções, seja com consultas particulares ou até mesmo na realização de cirurgias gerais.


E não são todas as publicidades que podem ser feitas nesta área. O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Código de Ética Médica estabelecem regras que devem ser seguidas pelos especialistas que querem ter um foco em comunicação.


E o responsável por avaliar esse método de conteúdo é o Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) da região. 


Pois, em postagens médicas, não se devem ser estabelecidos orçamentos, descontos ou as formas de pagamento que o serviço permite ao ser adquirido.


Outro cuidado que se deve ter é nas palavras que irão ser descritas, não podendo haver expressões sobre o serviço daquele profissional ser o melhor da região ou o único que realiza com sucesso um tratamento para TOC, por exemplo.


Desta forma, se o profissional fizer conteúdos de cunho apelativo, pode responder processos das entidades administrativas de medicina.


A estratégia de marketing também não deve causar pânico na sociedade, e nem proliferar assuntos e alegações antiéticas da profissão.

Onde eu encontro uma agência de marketing?

Encontrar uma agência pode ser algo que leve menos tempo do que se espera, afinal a cada dia mais, elas estão crescendo pelo mercado com pontos físicos ou de modo online, o que deixa as opções ainda mais amplificadas.


Não hesite em pedir ajuda e recomendações de algumas agências que algum conhecido possa haver contato ou conhecimento, use e abuse do modo de conexão conhecido como networking para contratar os serviços.


Mais uma forma de achar esses profissionais é através de sites de buscas onlines, que permitem serem vistas avaliações e feedbacks de pessoas que utilizaram os serviços, além do contato telefônico ou virtual que se possa ter com eles.


Algumas agências produzem catálogo online sobre os serviços oferecidos, faça uma busca ou entre em contato com o que tem em mente para ver a proposta que eles podem lhe oferecer.

Considerações finais

Portanto, a internet é uma ferramenta pela qual cada vez mais ganha espaço e se torna uma opção para que se destaque em determinado assunto, seja de forma informal ou de modo profissional.


Alavancar uma carreira pode ser muito complexa, então se você possui em mente atingir os objetivos, não hesite em procurar profissionais de comunicação qualificados para isso, que sabem o que fazer e o que usar para atingir o público-alvo.


Usufruindo dos métodos que chamam a atenção no mercado ou no ramo pelo qual o profissional atua, seja com o CRM (Customer Relationship Manager) para dados, práticas de SEO (Search Engine Optimization) para buscas e redes sociais para engajamento.


São os pequenos detalhes como estes que podem fazer a diferença, e os resultados podem vir em menos tempo do que se imagina ou se espera.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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