Para quem não entende muito do assunto, há quem diga que estratégias de marketing são aplicadas apenas para a compra e venda de uma marca do qual o consumidor irá vestir. Esse conceito pode até ter começado desta forma, mas aos poucos foi se alterando.
Diferente dos demais, uma estratégia de marketing com foco na área da saúde vai um pouco além de uma técnica para outro segmento, posto que não se trata apenas de oferecer pacotes de planos de saúde ou clínicas particulares.
Diz respeito ao fato de priorizar, acima de tudo, o conforto e o bem-estar de um paciente em algumas situações, e não está em seu planejamento obter algo nessa área.
Como exemplo, podemos pegar a propaganda de uma sessão de acupuntura para ansiedade, que tem o foco de relaxar e diminuir os sintomas do paciente, e deve ser de forma em que ele se sinta à vontade para adquirir o tratamento.
Não somente para comprá-lo, mas também em prolongá-lo e para querer consumir os produtos que o acompanha, como essências e medicamentos que podem ser um método para relaxamento.
Ao se montar uma estratégia de marketing na área da saúde, é fundamental ter em mente que esta deve ser feita com algum tipo de sensibilidade.
Afinal, tudo o que um paciente e sua família desejam em momentos delicados com o qual estão passando é de algo que vá além de um produto sendo vendido, e que de certa forma haja conforto, principalmente em casos de necessidade de
cirurgias gerais.
Quando voltado para a área da saúde, as estratégias devem ser planejadas de modo que passem segurança para quem for utilizar o serviço, e de maneira clara ao ponto que não fiquem quaisquer dúvidas aos pacientes.
Por exemplo, ao passar em consulta em uma
clínica de fonoaudiologia através do serviço pago de saúde, é importante ter conhecimento se os exames estão ou não inclusos no pacote para não haver surpresas.
Não deixe dúvidas sobre o que está sendo contratado e o que pode ser utilizado, e o mesmo vale para seus familiares, caso eles sejam dependentes do plano de saúde.
Por isso, tenha em mente que, ao elaborar uma estratégia, o paciente deve obter informações como:
Assim, aos poucos é possível gerar maior confiança entre os profissionais e serviços já existentes na área, além de uma autoridade no assunto, quando a clínica ou consultório forem mencionados alguma vez.
Com a tecnologia bastante presente no cotidiano das pessoas, é um fato que boas áreas foram alavancadas ao utilizar este departamento como maneira de trazer visibilidade para o seu produto, ou até mesmo serviços, como uma empresa terceirizada de limpeza.
No entanto, na área da saúde, o foco é atrair pacientes e convencê-los a adquirir serviços clínicos que foram encontrados na internet por meio de pesquisas nos buscadores ou até por meio de divulgações nas redes sociais.
Já que muitos sites de busca online permitem encontrar próximos da localidade onde uma pessoa está os serviços que ali existem, tudo isso por meio da tecnologia de geolocalização presente em smartphones e afins.
Assim, ao pesquisar por suporte de extintor, um usuário é capaz de encontrar os estabelecimentos mais próximos de sua região, da melhor qualidade e preço.
Com a área da saúde não é muito diferente, principalmente se tratando de hospitais ou clínicas particulares, ou até mesmo profissionais que trabalham por conta própria em seus consultórios.
Por isso, crie um método para atrair pacientes. Um site que passa confiança, por exemplo, pode ser bastante útil, assim como as redes sociais, que são compostas por curiosidades em postagens, que funcionam tanto para captar quanto para informar.
Além disso, por ser uma audiência mais diversa, os modos de abordagem devem ser distintos. Ao criar algo focado no público adulto, deve-se ter mais atenção aos detalhes e sanar dúvidas internas que podem ser geradas futuramente.
Já em uma abordagem para uma faixa etária infanto-juvenil, a estratégia deve ser voltada para os pais ou para quem tem a tutela do menor, pois são eles os responsáveis que irão atrás das informações.
Portanto, de qualquer maneira, as dúvidas devem ficar sempre claras para ambos os públicos.
As tecnologias são grandes auxiliares tanto para ajudar sua clínica a ser encontrada, como também para armazenar os dados dos pacientes.
Por exemplo, o software CRM (Customer Relationship Management) trata-se de um programa de atualização prático e acessível a qualquer hora, que se dispõe de métodos para salvar informações sobre os clientes.
Nesse programa, é possível a criação de pastas personalizadas, desde um portfólio completo com todas as informações dos adultos ou até mesmo algo mais sucinto como um crachá de identificação infantil para o público de menor idade.
O armazenamento de um CRM ainda auxilia em detalhes que possam ser esquecidos por pacientes e podem ser guardados no formato nuvem, assim, torna-se algo mais leve de ser utilizado, além de ser econômico.
Como o maior interessado a ser captado neste serviço, o paciente ou sua família devem observar e ficar atentos se o que lhe é oferecido é de fato posto em prática para não cair em procedimentos errados, especialmente se há algo implícito nas entrelinhas.
Sendo assim, não hesite em perguntar para quem está lhe fazendo a oferta sobre o que aconteceria em determinadas situações que precisasse do serviço de modo emergencial.
Ou ainda, se pode ser atendido em qualquer horário ou local que o plano de saúde cobre, por exemplo, ou se é em determinado hospital ou clínica médica.
Se necessário, busque se o que está sendo ofertado possui algum feedback nas redes sociais ou no site institucional.
Afinal, muitas das vezes, ao ler o depoimento de outras pessoas ou ver as avaliações a respeito de algo, como floral quântico para ansiedade, pode acabar nos transmitindo uma espécie de segurança.
O marketing não é restrito somente para quem está entrando no mercado ou quer ganhar algum foco, mas também para quem já está nele há algum tempo e quer se consolidar ainda mais.
Veja bem, um profissional da saúde com mais de vinte anos de carreira e que em outros tempos tinha seus serviços sendo indicados através do “boca a boca” de conhecidos, pode usar seus conhecimentos para atrair outros públicos.
Talvez até os mais jovens pelas redes sociais ou outros meios eletrônicos, podendo até mesmo garantir alguma forma de fidelização com os desconhecidos que realizam o atendimento.
Não somente como forma de atrair, mas também pode ser visto como um modo de possibilitar ensinamentos para quem está começando na área da saúde.
Aumentando ainda mais a sua consolidação na área, o que significa que existem somente fatores positivos em situações como essas.
Tenha em mente a seguinte situação: Um sócio de um clube de ginástica e está em busca de um novo cardiologista para atletas mas não sabe onde encontrar um profissional que tenha especialidade e referência nessa área.
Então, ele vai até sites de buscas ou redes sociais para encontrar alguém nesse ramo, e assim que o encontra, e vê que o profissional é bem recomendado, acaba entrando em contato tendo em mente a contratação dos serviços dele.
Desse modo, o marketing digital acabou cumprindo o seu propósito.
Pois com a necessidade de um serviço, cardiologista, e os meios para se encontrar alguém que seja especialista na área, a internet, acaba por fim ligando ao resultado que se espera, a obtenção dos serviços.
A área da saúde é uma das mais procuradas, levando em conta a formação de novos profissionais, assim como a quantidade e necessidade de seus serviços por diferentes tipos de público ou faixas etárias.
Por isso, o investimento nesse segmento deve ser feito de vários modos, que vão desde o princípio com o atendimento com equipamentos de melhor qualidade para serem usados pelos profissionais, quanto os que são utilizados pelos pacientes.
Ao se preparar o marketing na área da saúde não deve ser restringido somente a consultas, a estratégia tem que abranger cada etapa que o paciente ou sua família possam ter que passar.
Isso é capaz de estabelecer uma base sólida de segurança, tranquilidade e conforto para ambas as partes envolvidas nesse processo.
Portanto, mire nas oportunidades que irão gerar lucro, da mesma forma que visa mais saúde e bem-estar para o paciente.
Com isso, o retorno do serviço ofertado será aproveitado de uma melhor maneira pelo profissional, que será beneficiado financeira e profissionalmente, assim como para o paciente que o adquiriu.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO