As instituições médicas estão cada vez mais presentes no contexto da rede. Com a expansão da telemedicina, ações de marketing digital como o Google Ads para consultórios se tornará uma constante no que se refere à captação de clientes.
O serviço é uma das várias plataformas de anúncio pago disponibilizadas pelo Google, uma das maiores fontes de receita da empresa e um dos principais mecanismos de criação e distribuição de propaganda na internet.
O Google Ads está presente em quase toda a publicidade consumida em blogs, fóruns, plataformas de vídeos e sites de compras, um meio de remuneração para criadores de conteúdo e melhoria de competitividade para empresas de pequeno e médio porte.
Com uma interface intuitiva e ferramentas de fácil manuseio, o Google Ads oferece a flexibilidade de um instrumento destinado ao uso de todos, adaptável ao orçamento de campanhas em pequenas e grandes equipes de vendas.
Para o setor de serviços, o Google Ads é uma experiência mais peculiar, uma vez que seu modelo de operação envolve o fornecimento de produtos intangíveis, a execução de um trabalho altamente especializado, como um
pin personalizado.
Para os consultórios médicos, instituições consideradas essenciais e, por isso, de demanda constante, o relacionamento com a audiência da web é tão delicado que tornou-se alvo de diretrizes do Conselho Nacional de Medicina, por exemplo.
Essa complicada relação se estabelece pelo compartilhamento de dados sensíveis, necessários para o exercício da profissão médica.
Inclusive, o cuidado com a privacidade de pacientes e a integridade das informações é fundamental para uma boa reputação de marca.
Nesse artigo, conheça a importância do Google Ads para as empresas que trabalham no segmento da medicina, como investir nessa ferramenta e quais os valores recomendados para aqueles que iniciam nessa estratégia, contando com
brindes personalizados.
Inicialmente lançado como Google Adwords, o Google Ads é uma forma de pagar pelo primeiro lugar nos resultados de pesquisa da marca, detentora do buscador mais utilizado do mundo, capaz de indexar múltiplos links por meio de palavras-chave.
No entanto, esse primeiro lugar não é conquistado sem o esforço do anunciante. Como a plataforma de buscas precisa apresentar conteúdo de qualidade para manter-se na preferência do usuário, o Google Ads especifica alguns critérios de avaliação:
Assim, o Google Ads funciona sob o imperativo da segmentação de público, atraindo tráfego qualificado, o que na prática se traduz como a exibição do anúncio apenas ao usuário que busca informações compatíveis com a área ou o produto.
O anunciante de uma
bolsa ecobag personalizada, por exemplo, vai analisar as palavras-chave e temas mais prováveis buscados por um potencial cliente deste tipo de mercadoria.
Portanto, para consultórios médicos, o Google Ads representa um instrumento que pode adequar-se às suas necessidades, com benefícios que se manifestam para profissionais independentes, clínicas, consultórios e hospitais, nos seguintes pontos:
O mercado de serviços voltados para a saúde já apresenta um alto grau de competitividade na infraestrutura de redes, onde consultórios e clínicas se mobilizam em uma corrida tecnológica pelas melhores ferramentas de prospecção e atendimento ao público.
Por isso, é seguro afirmar que os potenciais concorrentes de um consultório ou clínica médica já utilizam ferramentas como o Google Ads para a expansão de seu negócio. Grandes conglomerados são apontados como principais clientes desse tipo de serviço.
Em uma ação de
benchmarking, os profissionais de um consultório médico são capazes de identificar quais são os recursos empregados para ações de marketing digital em sua área, decidindo quais são suas oportunidades e ameaças diante de concorrentes.
Uma das maiores vantagens do Google Ads é a capacidade de reunir um público amplo e diverso, capaz de agir, de maneira orgânica, em prol de determinada marca em muitos aspectos, não apenas na contratação direta de seus serviços.
Um público mais amplo representa maior autoridade de marca, um engajamento mais sólido nas publicações da empresa, uma reputação melhor e, consequentemente, mais recomendação orgânica, tornando usuários em embaixadores do negócio.
Para os consultórios e profissionais médicos, a criação de conteúdo é vista como fator de utilidade pública, atraindo uma audiência interessada e transformando a plataforma online em um negócio por si, estimulando o anúncio de anexos como
aventais personalizados.
Muitos profissionais desta área tornaram-se mais valiosos em seu mercado ao compartilhar informações com o público, qualificando a audiência e gerando um valor agregado que se traduz em melhores oportunidades e geração de receita.
A plataforma representa a maior e mais efetiva chance de alcançar o topo do Google, uma vez que as ferramentas mais orgânicas e gratuitas dependem de ações muito específicas, a nível profissional, para conquistar o mesmo resultado.
O Google Ads, ao contrário, simplifica e terceiriza grande parte do processo de criação de um anúncio, além de disponibilizar um extenso banco de dados, como o número de buscas por
coleta de recicláveis, por valores que variam de acordo com cada proposta.
Desta forma, a criação de uma audiência e a geração de tráfego torna-se mais intuitiva, mais próxima das necessidades e limitações de um profissional que não é especializado em marketing, trazendo soluções mais eficazes com maior autonomia.
O Google Ads é uma plataforma versátil de criação de campanhas na web. Entre suas muitas funcionalidades, a primeira experiência do usuário se dará na definição de certas especificidades e, por fim, na definição do valor de campanha.
Ao invés de uma taxa fixa, o Google Ads permite que o anunciante defina qual é o valor que está disposto a pagar, com um montante mínimo de R$ 20 por dia. A partir da limitação de um valor, a plataforma adapta seu serviço, como
uniformes sociais para empresas.
A principal métrica de remuneração pelos serviços do Google Ads é o custo por clique. O recurso define qual é o valor do clique de acordo com as palavras-chave escolhidas, usando como critério a competitividade entre elas.
Uma palavra muito buscada na ferramenta de pesquisa, como “loja”, apresenta um custo por clique mais elevado que termos mais específicos e de nicho. Isso acontece porque a escolha pelo anúncio que será veiculado acontece por meio de um leilão.
Considere que existem centenas ou mesmo milhares de anunciantes que desejam que seu link apareça nos primeiros lugares do Google pela pesquisa por uma palavra-chave. Assim, o que define qual proposta será aceita será um leilão por palavras-chave.
Em um cenário onde cada solicitante estipula seu valor de campanha, leva a proposta que esteja disposta a pagar mais pela palavra-chave. Por isso, é recomendado que um consultório médico de orçamento reduzido invista em palavras mais nichadas.
Levando essas questões em conta, teste palavras-chave mais associadas à sua especialidade, uma vez que esta parte do processo é gratuita. A plataforma vai disponibilizar, automaticamente, o CPC de cada termo digitado.
Portanto, opções de campanha mais baratas apresentam um nível de segmentação do público mais alto. Um consultório médico pode usar o nome dos procedimentos que oferece na hora de desenvolver a campanha.
Realizar um teste de palavras-chave é uma atividade importante de
brainstorming, preparando o anunciante para a execução do anúncio. As palavras-chave mais compatíveis com o orçamento devem ser incluídas no
briefing e passadas para redatores e
designers.
Uma vez definido o valor de campanha e vencido o leilão, o anunciante é cobrado de acordo com o resultado que recebe, isto é, pela quantidade de cliques projetada pela campanha. Assim, reduz-se o desperdício por uma campanha mal-sucedida.
É importante, no entanto, definir com exatidão o direcionamento que será dado a esses cliques, de maneira que o anúncio gere frutos a longo prazo. A estrutura do site para o qual o usuário será direcionado deve ser otimizada.
O Google Ads é uma parte do processo, apesar de sua importância. Como uma geradora de tráfego, cabe ao anunciante lapidar esse público já segmentado, de modo a completar a prospecção de clientes pela oferta de
caneca personalizada para empresa.
O Google Ads é uma das plataformas mais antigas da internet, presente desde sua adaptação para o consumidor doméstico. Responsável por grande parte das campanhas de anúncio pago na web, o espaço é fonte de remuneração para empresas e trabalhadores.
Um consultório médico deve considerar o posicionamento na internet como um modo de reforçar sua estrutura de captação de novos clientes. Com o avanço de mecanismos de compartilhamento de dados e realidade aumentada, essa simbiose se tornará regra.
As empresas, sejam estas do comércio ou serviço, independentemente de seu nível de relacionamento com o consumidor, que dão um passo à frente na inclusão digital, conquistam os melhores espaços para relacionar-se com seu público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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