A busca por uma agência de marketing para hospitais é crescente conforme se aprofunda a noção de sua importância.
O marketing é um segmento da administração que pode ser encaixado em qualquer empreendimento, não importa sua área de atuação.
Todas as empresas precisam de uma estratégia de marketing, isso se justifica no fato da área atingir todas as demais, não se restringindo à publicidade, como pensa o senso comum.
Pensar em marketing é pensar em produção, atendimento, logística, entre muitas outras.
A atuação da área no contexto da saúde pode soar estranha aos olhos de muitos, uma vez que os serviços voltados para o bem-estar do corpo e da mente não são vistos, pela população, como uma mercadoria como qualquer outra.
O valor agregado dos produtos da saúde é evidente, mais do que em qualquer outro, uma vez que há um profundo envolvimento emocional de quem procura por esta área.
Seus clientes não são chamados de consumidores, mas de pacientes.
O indivíduo que procura por consultas médicas, especialmente, no que tange à abordagem corretiva, se vê em uma posição de vulnerabilidade e portanto de menor autonomia e poder se comparado a outros tipos de consumo, como a escolha de um papel de parede.
Por isso, o valor do marketing voltado para a área da saúde vai além do aumento de receita destes estabelecimentos, passa por uma devoção em educar o público em prol da construção de relações mais saudáveis com a medicina.
Investir em estratégias de marketing para os estabelecimentos de saúde, como hospitais, consultórios, clínicas e outros empreendimentos, é fundamental para a melhoria do desempenho financeiro e das interações entre profissional e paciente.
O trabalho de marketing é fundamentado na compreensão das características que movem a empresa e movem o consumidor, de modo a construir uma ponte que viabilize a compatibilidade entre ambos.
No contexto do atendimento médico, a sincronia entre interesses da equipe médica e do paciente, bem como suas expectativas, é essencial para uma experiência agradável.
Por esta razão, investir em marketing para a saúde se traduz em benefícios como:
O marketing culmina em uma ação de comunicação, ou seja, em termos práticos, uma estratégia de marketing pode nascer no interior da empresa, em suas ações de segurança do trabalho, mas sempre se expande ao meio externo, ao contato com o indivíduo.
As atividades deste setor são responsáveis por criar canais de interação que auxiliam o público a entender questões vitais, como:
É uma posição unânime a necessidade percebida de melhorar a comunicação entre profissionais e pacientes.
Um dos setores com maior taxa de reclamações é a saúde, e para além do cliente, a equipe médica também emite queixas quanto a esta interação.
Sua grande maioria pode ser resumida como uma incompatibilidade de expectativas quanto ao atendimento.
O profissional da saúde, a depender do setor, reconhece que cada caso é distinto, provocando evoluções de quadro clínico que são, até certo nível, imprevisíveis.
Especialmente no que compete à medicina corretiva, a busca por profissionais de saúde exclusivamente quando há um problema grave é uma das principais queixas de especialistas. Quanto aos pacientes, lentidão e falta de informações estão no topo.
O marketing pode atuar nestas questões como um canal de comunicação efetivo para compartilhar estes anseios.
Uma boa estratégia pode educar o público a ponto de calibrar seu comportamento a um cotidiano mais realista da atividade médica.
Um dos pilares das operações de marketing, a segmentação da audiência de uma campanha é uma minuciosa pesquisa que busca dissecar os interesses de seu público-alvo, bem como as necessidades que ainda não foram supridas.
Um serviço que exibe anúncios para cuidador de idosos particular, recomenda conteúdo com base nos padrões de comportamento do usuário, uma detecção possível por meio da tecnologia digital, que facilita a coleta e armazenamento de grandes volumes de dados.
Assim, o marketing para hospitais pode auxiliar na compreensão das necessidades de cada paciente, influenciando mudanças no atendimento e na realização de exames médicos em busca de melhor adequação às preferências de cada perfil.
Uma equipe médica que conhece seu paciente é mais eficiente na redução do desconforto, no arrefecimento de comportamento desafiante ou mesmo na aversão a busca por atendimento especializado, o que enriquece a experiência.
Conforme se desenvolvem os serviços voltados para a saúde, mais intensa é a concorrência experimentada por hospitais, consultórios e clínicas.
O investimento nas agências especializadas em marketing contribui com a geração de receita.
O caixa deste tipo de empreendimento é muito sensível a variações no poder de compra da população, um efeito que pode ser notado com maior intensidade em determinados segmentos. O custo de implementação do serviço, na contramão, pode manter-se alto.
Assim, os estabelecimentos do setor são pressionados a reduzir os valores de seus serviços, ainda que a altos custos.
A criação de brindes promocionais é apenas um dos recursos de marketing que podem contornar este quadro.
Os ganhos em termos de atendimento, próprios da inserção de estratégias de marketing eficazes, provoca um aumento de receita como consequência, um desdobramento do maior posicionamento de marca e autoridade percebida naquele empreendimento.
As agências de marketing se distinguem entre si em termos das diversas bifurcações presentes nessa área.
Com foco na publicidade para espaços virtuais, a principal recomendação é a abordagem de marketing digital.
O marketing digital é responsável por desenvolver estratégias, pesquisas e conteúdo voltado para web.
De modo a garantir a segmentação do público, a comunicação personalizada com o cliente ideal e a prospecção de vendas ou contratos.
No cenário de saúde, a terceirização de serviços de marketing pode beneficiar hospitais e consultórios na inserção de atendimentos de telemedicina, marcação de consultas remotas e triagem mais rápida, além da construção de canais robustos de suporte.
Entre os fatores citados, os benefícios de contratar uma agência especializada de marketing digital para o segmento de saúde podem ser listados como:
O processo de automação do atendimento ao público é alvo de profundo interesse, por parte das empresas, desde o surgimento das primeiras ferramentas de indexação, produção e impulsionamento de conteúdo na internet.
As tecnologias mais recentes desta área variam desde APIs integradas a plataformas terceirizadas até bots de mensagens instantâneas e bancos de dados.
Muitas destas medidas estão diretamente ligadas às estratégias de marketing.
A intimidade entre marketing e atendimento pode ser explicada pela necessidade de gerar boas impressões para o consumidor, desde sua prospecção, até a entrega.
Este conceito é melhor expresso pelas metodologias de atração do cliente.
Empreendimentos que trabalham com locais físicos podem, por vezes, ser limitados pela abrangência geográfica de seu endereço.
Esta configuração estrangula o potencial de receita e construção de pacientes fidelizados.
Investimentos em uniforme hospitalar, equipamentos e muitos outros podem estar comprometidos caso o potencial de lucros se mantenha estagnado.
A abordagem de marketing para a web garante a fluidez e escalabilidade do negócio.
As agências de marketing vendem os resultados que adquirem com estratégias bem sucedidas, esta é sua principal moeda de troca.
Sendo assim, os gestores de hospitais e centros médicos possuem, em mãos, um modo orgânico de medir a efetividade.
Terceirizar o serviço, além de reduzir custos despendidos com a implementação de um departamento de marketing, fornece maiores garantias de efetividade nas técnicas empregadas, diminuindo os riscos de falha de uma campanha.
Como contratam-se empresas especializadas em
cenografia para eventos, as agências de marketing são ideais para os empreendimentos não relacionados ao setor, uma vez que contam com consultores, profissionais experientes e
know-how
na área.
Uma agência especializada, diferente do que muitos gestores inexperientes fariam, conhece a importância de uma estratégia personalizada ao negócio.
Fatores como o orçamento disponível, a especialidade e o tipo de público devem ser considerados.
Os estabelecimentos de marketing possuem uma estrutura adequada para a realização de robustas pesquisas no segmento, fase fundamental para definir quais técnicas serão empregadas, como e para quem.
Assim como um vendedor de
gesso decoração analisa qual o seu tipo de público, as agências especializadas buscam detectar qual é o usuário perfeito de seu serviço, em escala muito maior do que em iniciativas mais independentes.
Resumindo, o marketing é um setor indispensável para a boa gestão de qualquer negócio.
Para a saúde, sua importância move-se em tendência de crescimento, uma vez que se intensifica a migração de serviços médicos para plataformas digitais.
Portanto, contratar uma agência especializada para cuidar do marketing de qualquer estabelecimento médico é tão valioso.
A área pode beneficiar a experiência de médicos com pacientes e vice-versa, gerando benefícios para a qualidade de vida como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO