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agência de marketing médico
23 de novembro de 2021

Como colocar um médico em primeiro lugar no Google?

Como colocar um médico em primeiro lugar no Google?

O topo do Google é um local disputado por muitos criadores de conteúdo, o que inclui indivíduos comuns que desejam expressar suas ideias, empresas e profissionais independentes, representando alguns dos desafios para o marketing médico


O desenvolvimento da tecnologia digital impulsionou uma abordagem distinta do exercício da medicina, especialmente no que tange ao contato com o paciente. O indivíduo das sociedades conectadas exige uma experiência personalizada em tudo o que consome. 


Considerando que a atividade médica atua sobre temas sensíveis, como o estado vulnerável de seus pacientes e os riscos biológicos envolvidos no trato de doenças, o cuidado com o atendimento torna-se ainda mais essencial nesta área. 


Para oferecer uma experiência personalizada, é necessário chegar até o cliente de maneira personalizada. As ferramentas da web permitem um nível de segmentação do público jamais acessível antigamente, e o Google figura entre suas estrelas. 


A ferramenta de busca nasceu com a perspectiva de oferecer resultados precisos a pesquisas por palavras-chave, indicando não apenas conteúdo relacionado ao tema, mas de relevância e qualidade, tanto em termos de informação quanto em navegabilidade. 


Por isso, observar tão importante elemento no uso doméstico da internet é fundamental para o marketing voltado a médicos, sem a qual as perspectivas de atração de pacientes e posicionamento de marca são severamente comprometidas. 


Este artigo é um manual para profissionais independentes e estabelecimentos da área, como consultórios médicos e clínicas de
alimentação vegana. Além de tudo, suas dicas se encaixam em qualquer especialidade, salvando as devidas adaptações. 

A ascensão do marketing médico

O marketing médico é uma área que passou a ser vista com maior atenção desde o aumento do uso de ferramentas digitais no contexto diário de indivíduos comuns. A prática passou a ser vista como um aliado no relacionamento médico-paciente. 


As ações de marketing médico tem como finalidade principal a educação do público quanto a importância dos mais diversos produtos da saúde disponíveis, a transformação de postura diante da busca por este serviço e as condições patológicas mais comuns. 


Tudo isso opera sob a instrução do público que é o receptor da mensagem. Para crianças, aspectos relacionados à nutrição e à vacinação correta, e ao desenvolvimento de alergias e doenças respiratórias são prioridades no marketing médico. 


Para adolescentes, os temas de maior expressão podem ser listados em
bloco de notas colorido, e dizem respeito a mudanças da puberdade, variação hormonal, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). 


Cada tema pode ser afetado pela idade do paciente, bem como outras informações demográficas. Indivíduos com predisposição ou quadro desenvolvido de hipertensão, por exemplo, apresentam uma procura maior por especialidades cardiovasculares. 


A área médica é também movida pela concorrência, um fenômeno que pode ser sentido com mais força por profissionais independentes, como consultórios administrados por um só médico. Por isso, o marketing médico pode trazer vantagens, tais como: 

Fidelização de clientes

O paciente sempre prefere se consultar com um profissional ou equipe de sua confiança, uma vez que encontra-se em estado de vulnerabilidade e deseja garantias de que o serviço será executado com as melhores práticas do mercado.


Desse modo, a fidelização de clientes é um efeito que, apesar de presente em toda a indústria, adquire um patamar diferenciado nos serviços médicos. Uma estratégia de marketing acertada não apenas atrai novos clientes, como mantém antigos. 


Este poder se dá por seus muitos campos de atuação, aprimorando o atendimento em termos de prospecção e suporte. Uma abordagem de marketing pode influenciar a adoção de novas tecnologias, como
aluguel de aparelhos de estética


A fidelização de clientes é fundamental para o sucesso de longo prazo de pequenos consultórios médicos, como um alicerce capaz de sustentar o negócio em momentos de crise interna e externa, suportando diversas variações.

Integração à tecnologia

Aplicar técnicas de marketing para o ranqueamento de consultórios médicos no Google é uma experiência que garante um nível maior de maturidade digital para o negócio. Isso acontece porque estudar a ferramenta auxilia a entender a procura de conteúdo na web. 


Para posicionar-se no topo do Google, é necessário estudar o funcionamento dos algoritmos indexadores, além da infraestrutura de sites, links e aplicativos, um estudo que leva para a análise de redes sociais. 


A integração à tecnologia que pode surgir com estratégias de ranqueamento rapidamente se expande em métricas de desempenho, uso de outros produtos da Google, ferramentas de automação para centrais de atendimento e suporte, entre outros. 


Um
especialista em massoterapia abre uma vantagem inegável ao aumentar seu nível de maturidade digital. Além dos efeitos diretos do marketing voltado ao ranking do Google, é possível sincronizar indicadores que fornecem uma visão completa do mercado. 

Posicionando-se no topo do Google

Estabelecendo a importância do marketing digital para os profissionais da saúde, é necessário traçar um ponto de partida em uma série de dicas práticas para conquistar a posição mais cobiçada do Google. 


As técnicas listadas se misturam entre alternativas gratuitas e pagas, que podem ser usadas em conjunto ou não, selecionadas de acordo com as necessidades e orçamento da estratégia traçada para cada profissional ou negócio na área.

1 - Marketing de conteúdo

Um dos pilares das ações de posicionamento no Google é a produção de conteúdo, posto que a indexação de conteúdo é realizada pela frequência, qualidade e potencial de influência das publicações. As principais formas de conteúdo, são: 


  • Artigos informativos; 
  • Chamadas para ação do consumidor; 
  • Sorteios e ações promocionais; 
  • Imagens publicitárias e infográficos; 
  • Vídeos de curta e longa duração. 


O marketing de conteúdo trabalha com a produção multimídia, isto é, explorando todas as opções mais consumidas de modo a maximizar as chances de alcance do conteúdo. Um artigo rico em imagens é melhor ranqueado se comparado a um artigo exclusivo de texto. 


Por isso, a técnica busca otimizar cada publicação aos algoritmos do Google, às plataformas utilizadas e ao usuário para quem está direcionado o conteúdo, examinando a
qualificação de desempenho com base na relevância do tema abordado. 

2 - Link Building

O Link Building é uma prática de SEO, ou seja, a otimização para motores de busca, muito difundida entre o marketing digital para as empresas. Sua popularidade consiste em sua atuação diante do PageRank, o principal algoritmo do Google. 


O funcionamento do
PageRank pode ser explicado como um sistema de recomendações, como uma grande teia comunicativa onde, quanto mais um nome é citado, maior é sua relevância. No contexto do Google, esta teia é formada por links. 


Cada link pode ser mencionado, incorporado em um texto ou palavra-chave, um fenômeno que é visto e computado pelo
PageRank. Se a sua página é mencionada, ela recebe um voto de relevância, que pode ser maior conforme a autoridade de quem a mencionou. 


Por isso, Link
Building é formado por um sistema de práticas internas e externas, denominadas onpage e offpage


As técnicas
onpage dizem respeito ao encadeamento de páginas internas visando a melhoria da experiência do usuário. 


Investir em encadeamento interno, como um
chaveiro personalizado acrílico, reduz a taxa de rejeição do site, métrica que analisa quantos acessos, entre o total, saíram do site pela mesma página que entraram, sem visitar outros conteúdos. 


Já as práticas
offpage focam na construção de autoridade mútua com base em parcerias. Criadores de conteúdo de um mesmo segmento citam um ao outro em suas publicações, transferindo pontos de relevância que auxiliarão no ranqueamento pelo Google. 

3 - Uso de UX/UI 

Esta sigla pode ser facilmente resumida como “experiência do usuário”. Tratam-se de acrônimos que denotam estes termos, em inglês: User Experience/User Interface, respectivamente, e reúnem metodologias voltadas para a navegabilidade de um site. 


Além do conteúdo de qualidade, é necessário que a arquitetura do site vinculado ao médico seja de fácil entendimento. Botões,
landing pages, centros de cadastro, controle de acesso e qualquer interface virtual deve funcionar perfeitamente. 


Os algoritmos do Google também analisam a navegabilidade do endereço web no momento de avaliar a relevância daquele link para a pesquisa ao assunto correspondente. A técnica UX/UI adapta códigos-fonte, escrita e
layout para melhorar o ranqueamento da página. 

4 - Cadastro em plataformas anexas

O Google mantém diversas plataformas anexas ao seu motor de busca, muitas delas gratuitas e de fácil configuração. Desde a ferramenta Analytics, que viabiliza o monitoramento do tráfego de página, até o cadastro no Meu Negócio. 


Como um
balão personalizado com nome, as plataformas anexas reúnem informações de endereço, avaliações e outros dados, facilitando o encontro de seu estabelecimento durante a pesquisa, exibindo a marca no primeiro lugar dos resultados. 

Conclusão

Colocar um médico no topo do Google é uma ação possível graças à multiplicidade de ferramentas disponíveis online, muitas delas sendo gratuitas e de fácil domínio. Desenvolver o SEO de sites e redes sociais é uma tarefa acessível. 


O marketing digital voltado para o médico é um pilar do desenvolvimento do comércio virtual, um segmento que cresce na velocidade em que surgem novas tecnologias que auxiliam no atendimento, na entrega de produtos ou na execução de serviços. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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