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21 de novembro de 2021

Marketing digital para ortopedia

Marketing digital para ortopedia

Investir em um bom marketing digital para a sua empresa pode ser um ponto decisivo no seu desenvolvimento, e o mesmo acontece para os outros setores da saúde, exigindo a aplicação de um marketing para ortopedia e outras áreas. 

Ao que se refere o marketing médico?

Primeiramente, é importante compreender o significado do marketing médico e suas aplicações. 


Ele se refere a todas as ações realizadas com o objetivo de estruturar o atendimento e atender seus pacientes. 


Para isso, ela precisa englobar todas as fases dessas ações, desde a captação de clientes em potencial, o atendimento deles e a realização de estratégias de pós-atendimento, visando a manutenção e fidelização deles. 


Um exemplo mais prático, uma clínica especializada em exames demissionais precisa encontrar formas de conseguir aumentar o seu alcance de público, uma vez que, como consequência, ela conseguirá aumentar as suas vendas e número de clientes.


Em relação ao marketing médico em geral, existem diversas ações que podem ser aplicadas ao cotidiano para tal objetivo, variando desde ações mais simples até atos mais complexos, como:


  • Assessoria de imprensa ou publicidade;
  • Revisão das estruturas e equipamentos;
  • Criação de uma identidade visual;
  • Análise das influências na internet;
  • Qualificação e capacitação da equipe para atendimento aos clientes;
  • Engajamento em campanhas relacionadas;
  • Contratação de uma agência de marketing;
  • Elaboração de um plano estratégico;
  • Alinhamento dos objetivos gerais para aumentar a visibilidade.


Dessa forma, o conceito é algo bem amplo e que abrange conceitos e estratégias mais complexas do que apenas a divulgação da clínica, tendo influência em todos os seus pontos de aplicação. 


É preciso, no entanto, conhecer suas ações de forma mais aprofundada, para que cada um deles consiga se encaixar da maneira certa e todo o conjunto seja capaz de caminhar para o alcance do objetivo final desejado, independente de qual seja ele. 


Por exemplo, para que o marketing tradicional funcione em uma empresa de serviços terceirizados, ela deve ter um conhecimento sobre o seu público, condizente com a sua identidade visual e o seu arquétipo criado para que ela consiga alcançá-los eficientemente. 

Como implementar as estratégias?

A primeira coisa a fazer para a implementação de estratégias de marketing médico é estudar as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM), para que todas as divulgações e aplicações estejam de acordo, sem infringir nenhuma regra. 


Essa ação irá garantir que a clínica e o profissional passam credibilidade para os seus pacientes e potenciais, além da segurança de seus clientes. 


Em geral, ela será a principal responsável por construir um trabalho sério, profissional e incontestável. 


Em seguida, é essencial entender que no marketing médico, as pessoas não são vistas apenas como compradores, mas sim como pacientes de fato, os quais precisam que eles solucionem seus problemas com qualidade e humanismo. 


Em relação a sua aplicação na internet, a forma médica entrega conteúdo às pessoas que  procuram por ele, o que faz com que suas estratégias sejam mais simples e assertivas, pois chega a exatamente quem deseja. 


Isto é, um indivíduo que busca por informações sobre um exame clínico admissional irá encontrar de forma direta o material de saúde e auxílio especializado, o que diminui a necessidade de a clínica tentar alcançar um público geral.


O conceito de marketing médico se aplica a todas as áreas de atuação da medicina, desde os clínicos gerais até os especialistas ortopédicos, gastrointestinais, pediátricos e os outros, sem a necessidade de mudança de acordo. 

Quais dicas podem ser importantes?

Nesse contexto, existem algumas dicas que podem ser muito importantes durante a aplicação do marketing médico. 

Visando um auxílio para as clínicas ortopédicas, algumas delas serão analisadas a seguir.

Invista na criação de um bom site 

É preciso ter em mente que a forma pela qual o paciente irá chegar na clínica é por meio da internet e do site da clínica, o que exige a existência de um site de qualidade e que seja fácil de mexer, sem uma utilização excessiva de jargões médicos.

 

Além disso, é importante que ele seja um site responsivo, ou seja, capaz de se adaptar às diferentes telas, esteja o usuário acessando a partir de um computador, tablet, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico. 


Isso porque é um ponto diferencial e que irá garantir a maior estadia do paciente no site, acessando suas diferentes páginas e informações, sem que ele ache a experiência ruim e desista de navegar por ela. 


Em um consultório de ortopedia, ademais, é essencial que ele esteja sempre atualizado sobre as novas informações da área, da localização do estabelecimento e telefone, garantindo ao cliente a capacidade de entrar em contato com ele. 


Um exemplo prático, uma empresa de serviços de comunicação visual que possui o site responsivo, assim que o cliente entrar na página pelo seu celular, ele conseguirá acessar com facilidade e adaptação, valorizando a sua experiência em geral. 

Crie uma boa identidade visual

A identidade visual nada mais é do que todos os elementos formais responsáveis por representar uma marca visualmente, ou seja:


  • Seu nome;
  • Logotipo;
  • Cores;
  • Tipografias.


Além de outros elementos que permitem ao cliente relacioná-los àquela marca específica. 


Por exemplo, uma rede de empresas de engenharia ambiental que possui determinadas cores e uma fonte de letra específica em seu logotipo permite que, assim que o consumidor visualizar essas características, ele se lembre dela de cara. 


No ramo da ortopedia, é essencial definir com clareza esses pontos para que os pacientes consigam identificar a clínica com facilidade, sem optar pela concorrência, pois terá essa na sua mente especificamente, surgindo como um ponto de destaque perante a concorrência. 

Adicione depoimentos de pacientes

Um ponto essencial quando se trata de marketing digital para ortopedistas é a necessidade de adicionar depoimentos de pacientes que já fizeram parte do tratamento e experimentaram a experiência. 


Dessa forma, os novos interessados conseguem se sentir mais seguros para utilizar os serviços e ficam mais suscetíveis a tal ação devido ao fato de possuírem recomendações e relatos de experiências próprias. 


Por exemplo, é de conhecimento geral que uma empresa que vende brindes personalizados que possui uma série de avaliações positivas em seu site terá um número de consumidores interessados maior. 


Isso porque eles experimentaram o produto por si mesmos e gostaram tanto da experiência a ponto de indicar para outras pessoas e deixar a sua opinião no site. O mesmo funciona para as clínicas de ortopedistas. 


É preciso entender que o reconhecimento de pacientes que já sentiram o serviço serve como um meio muito útil de conversão de outros pacientes. 


É o estabelecimento de uma reputação responsável por influenciar futuros interessados. 


Para isso, não se deve ter vergonha de pedir a essas pessoas por um feedback ou um depoimento sobre como foi o uso do serviço e as impressões deixadas, pois esses comentários positivos serão estímulos para os próximos. 

Esteja presente nas redes sociais

A forma mais eficiente de realizar o marketing digital nos dias atuais é se baseando nas redes sociais e criando conteúdo de verdade para esses meios.


Uma vez que é o local de maior concentração do público e é uma forma mais simples de atrair pacientes. 


Isso porque, quando é publicado conteúdo útil e relevante para as pessoas, elas passam a acompanhar as publicações de quem seguem e a interagir com elas, possibilitando a criação de um relacionamento mais próximo e de qualidade. 


Por exemplo, uma empresa que vende adesivo transparente personalizado e possui uma conta nas redes sociais com muitos seguidores, ela dará a impressão de autoridade e de ser uma autoridade na área, aumentando o seu destaque, a partir de material de qualidade.


No universo das clínicas ortopédicas, uma ideia de conteúdo relevante seria postar dicas de cuidado com os ossos ou como cuidar em casa de lesões mais simples, oferecendo material que permita aos seguidores aprenderem alguma coisa. 

Combine com e-mail marketing

O e-mail marketing é outra ação fundamental para o marketing digital de qualidade. 


Ele é realizado a partir do envio de conteúdo de qualidade através do e-mail e serve como uma forma de relembrar o paciente sobre o seu serviço ou marca. 


Para isso, é essencial que esse envio seja realizado com certa frequência sem abusar dos seus envios.


Uma vez que é preciso que as pessoas se lembram dessa marca, mas sem exagero a ponto de incomodar seus contatos. 


Outra exigência é que possua o link do site ao final do e-mail, visando que o paciente consiga ter fácil acesso para a página se desejar entender mais sobre o assunto e sobre a clínica em si. 

Conclusão

Em suma, já é fato que o marketing digital é essencial para qualquer tipo de empresa, seja ela uma loja de necessaire brinde ou um negócio de projetos financeiros, uma vez que ele irá ajudar no desenvolvimento dela. 


Contudo, ao que se refere à área de ortopedia, é imprescindível a aplicação dessas estratégias para que o profissional consiga se destacar em meio aos concorrentes e alcançar resultados cada vez melhores. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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