Boa parte dos profissionais pensam que basta abrir as portas do consultório, criar um perfil em uma rede social, imprimir alguns cartões de visita e aguardar os pacientes.
Se você já tentou seguir essa linha de raciocínio, certamente percebeu que essas ações pontuais não trazem resultados, e sabemos que isso pode ser bem frustrante.
Uma divulgação de sucesso depende de um conjunto bem estruturado de esforços, de forma que as ações não sejam aleatórias e improdutivas.
Provavelmente você já ouviu falar sobre engajamento e posicionamento, dois termos que ganharam força com o desenvolvimento do "novo marketing”, e que resumem bem os objetivos dos esforços publicitários atuais.
A questão é que o comportamento do consumidor mudou radicalmente, e é preciso estar ciente e preparado para lidar com isso.
O engajamento se refere ao desenvolvimento de uma relação ativa entre marca e público, que deve ser humanizada, direta e personalizada.
Já o posicionamento é quase uma consequência do engajamento, designando a fixação de uma marca na cabeça de um cliente.
Ou seja, ao criar uma relação de proximidade, automaticamente você se tornará a primeira referência quando uma pessoa precisar de qualquer tipo de atendimento odontológico, seja para uma limpeza, tratamento ou correção, como o uso de aparelho dental.
Essa foi uma introdução básica para simplificar e facilitar a assimilação das próximas dicas, uma vez que esses princípios estão por trás de toda e qualquer estratégia para a atração do público.
Toda a construção do seu planejamento é feita em cima do público-alvo, logo, esse é o primeiro passo a ser considerado. Afinal, não é possível criar uma relação e estabelecer um diálogo sem saber com quem se fala.
Na área odontológica existem diversas especialidades, e cada uma conta com seu público específico, conforme suas necessidades.
Esse é um momento para se fazer questionamentos, como qual o perfil pretende atrair, quais dores e necessidades seu serviço pode suprir, e assim, começar a definir os melhores meios para isso.
Ao definir o público, principalmente ao tratarmos de marketing digital, pode-se então segmentar as ações e esforços, ou seja, direcionar cada campanha, exatamente para quem ela foi desenvolvida.
Falaremos adiante sobre a importância de desenvolver um planejamento criterioso de marketing, mas ele depende da definição do público para ser desenvolvido.
Existem diversas possibilidades de segmentação, e tudo depende de seus objetivos. Algumas informações fundamentais a serem consideradas nesse processo, para a construção geral da estratégia, possibilitando diálogos e convites personalizados, são:
Essa primeira análise permite uma boa visualização de dados, para que então você defina e invista em suas buyer personas. Esse conceito vai além do público-alvo e refere-se a personificação do cliente ideal.
Uma persona bem definida potencializa qualquer estratégia, pois apenas com essa compreensão é possível oferecer soluções personalizadas.
Aconselhamos evitar um número grande de personas, uma vez que a ideia aqui é afunilar esforços. Tenha foco, pois o ponto central não é quantidade de público atingido, e sim, qualidade da ação desenvolvida, com alta geração de impacto.
Nessa construção, vale usar questionários, enquetes, entrevistas, entre outras ferramentas. O que não pode é construir sua estratégia considerando achismos ou aquilo que você gostaria que fosse verdade, portanto, baseie-se em dados reais.
Ao encarar o seu consultório odontológico como um empreendimento, certamente você estará no caminho certo. Assim, será necessário desenvolver-se como empreendedor, ou seja, ter um planejamento estratégico e agir de forma inovadora.
Tratando-se de negócios, tudo é estratégia: desde a definição da localização e do mobiliario urbano em sao paulo para o consultório, estudo da persona e do mercado, até a elaboração do plano de negócio, com especial atenção para o plano diretor de marketing.
Faça um estudo detalhado e analítico sobre os seus objetivos e princípios profissionais, seu público, o segmento e as oportunidades do mercado da saúde no qual você se insere, os concorrentes, orçamentos e cronogramas.
Todos esses detalhes serão norteadores para as estratégias e ações a serem tomadas, tanto a curto e médio, quanto à longo prazo. Então, no
checklist
de objetivos, inclua “atrair mais pacientes”.
Branding é o termo técnico utilizado profissionais do marketing para se referir a identidade de uma marca, ou seja, todas as características que definem, literalmente, a personalidade do seu consultório.
Esse é outro ponto a ser definido no planejamento, mas pela sua importância, deve-se destacar em um tópico especial, afinal, sua identidade precisa estar estruturada para a geração de uma conexão natural entre os canais utilizados, tanto físicos quanto digitais.
Mas, ao investir no marketing tradicional, principalmente ao cogitar uma estratégia mais ousada e sofisticada, como um stand promocional, que requer maiores investimentos, ter o branding definido e fortalecido é básico para não ter prejuízos.
A construção da sua marca, desde identidade visual até a definição dos pilares do negócio que inclui a missão, visão e valores do consultório, é chave e base para todas as suas ações publicitárias.
O valor da experiência relacionada a marca chega a pesar mais que outros fatores, como o espaço físico ou até mesmo a localização.
Na verdade, de acordo com o comportamento do novo consumidor, essa experiência com a marca quase sempre é mais importante que o serviço ou produto oferecido.
Aqui, tenha atenção, visto que não estamos falando que a qualidade do serviço não seja importante. É fundamental, até mesmo para o desenvolvimento da própria identidade.
Principalmente para um profissional da área da saúde, o profissionalismo, zelo e ética são essenciais, assim como a utilização de instrumentos como uma cureta dental. Invista em uma equipe capacitada e busque por feedbacks constantemente.
Mais do que em qualquer outro segmento, ganhar a confiança do público é essencial, então preze pela excelência no atendimento, desde o primeiro contato com o cliente.
Atente-se para os canais de atendimento, recepção e espera, e claro, pela qualidade do seu próprio serviço.
As indicações feitas pelos próprios pacientes ainda são o melhor e o mais simples canal para atrair novos pacientes.
Você pode estimular essa prática, criando campanhas de bonificação por indicação, como descontos ou premiações.
É a sua performance, desenvoltura e formação, que compõem o diferencial como profissional, e será importante integrar muitos conceitos da psicologia ao seu dia a dia.
Um alicate de dentista pode ser realmente assustador para muitas pessoas, assim como o som das brocas, o que faz com que muitas pessoas adiem suas consultas apenas para urgências.
Dessa forma, é fundamental trabalhar pela educação do público em relação à sua saúde bucal, o que nos leva ao próximo item.
Faça ações de publicidade tradicionais, uma vez que elas são muito válidas e familiares para o público em geral, como um belo panfleto inauguração e banners distribuídos em pontos estratégicos de sua cidade.
Mas também aposte muito na publicidade online, nas ferramentas e recursos do Inbound Marketing, como o marketing de conteúdo, de redes e mídias sociais, de relacionamento, de performance, SEO e e-mail marketing.
Na verdade, existem muitas outras possibilidades e práticas no âmbito digital que visam a atração do público, de forma natural:
Bons e promissores investimentos são o desenvolvimento de um blog e de um canal no YouTube. Desenvolva também seu
networking, faça parcerias e aproveite todas as funcionalidades e facilidades da comunicação digital à favor do seu negócio.
Trabalhar na criação de uma marca forte, coerente com os serviços prestados é essencial.
A contratação de uma empresa especializada em marketing digital, que orientará todo o processo, também é uma opção, garantindo estratégias direcionadas e com retorno rápido. O custo-benefício e o retorno sobre o investimento são altos e comprovados.
Ademais, não se esqueça que além de boas estratégias, o atendimento humanizado deve prevalecer. Um paciente deseja ter seus problemas resolvidos, portanto, atender com excelência é a chave para a atração de mais pessoas para o consultório.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO