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16 de julho de 2021

Como chamar pacientes para seu consultório odontológico?

Como chamar pacientes para seu consultório odontológico?
A odontologia é uma área de grande concorrência, principalmente no Brasil, onde existe a maior concentração de profissionais dentistas de todo o mundo. Desse modo, é preciso descobrir as melhores formas de atrair pacientes para seu consultório odontológico.

Para sobreviver no mercado, é fundamental a estruturação da sua clínica como uma empresa e investir em marketing para a promoção do negócio.

O fato é que, para o sucesso profissional, ser um bom dentista e promover um atendimento de excelência é fundamental, mas apenas isso não basta se você não souber se posicionar e atrair clientes, tornando seu negócio rentável e sustentável.

Muitos profissionais não estão familiarizados com ferramentas e práticas publicitárias, e uma boa gestão depende da busca de informações, atualização constante e planejamento para acompanhar o comportamento do público.

É importante estar tão atento à fidelização dos pacientes existentes quanto à captação de novos, para ampliar a clientela. 

Nesse artigo, trazemos várias dicas estratégicas para você desenvolver sua ação de marketing promocional, aumentar a visibilidade e a credibilidade do seu consultório, além de garantir uma agenda cheia. Continue lendo e confira nossas dicas!

Entendendo engajamento, posicionamento e publicidade

Boa parte dos profissionais pensam que basta abrir as portas do consultório, criar um perfil em uma rede social, imprimir alguns cartões de visita e aguardar os pacientes. 


Se você já tentou seguir essa linha de raciocínio, certamente percebeu que essas ações pontuais não trazem resultados, e sabemos que isso pode ser bem frustrante. 


Uma divulgação de sucesso depende de um conjunto bem estruturado de esforços, de forma que as ações não sejam aleatórias e improdutivas.


Provavelmente você já ouviu falar sobre engajamento e posicionamento, dois termos que ganharam força com o desenvolvimento do "novo marketing”, e que resumem bem os objetivos dos esforços publicitários atuais.


A questão é que o comportamento do consumidor mudou radicalmente, e é preciso estar ciente e preparado para lidar com isso.


O engajamento se refere ao desenvolvimento de uma relação ativa entre marca e público, que deve ser humanizada, direta e personalizada. 


Já o posicionamento é quase uma consequência do engajamento, designando a fixação de uma marca na cabeça de um cliente. 


Ou seja, ao criar uma relação de proximidade, automaticamente você se tornará a primeira referência quando uma pessoa precisar de qualquer tipo de atendimento odontológico, seja para uma limpeza, tratamento ou correção, como o uso de aparelho dental.


Essa foi uma introdução básica para simplificar e facilitar a assimilação das próximas dicas, uma vez que esses princípios estão por trás de toda e qualquer estratégia para a atração do público.

1. Conheça seu público-alvo

Toda a construção do seu planejamento é feita em cima do público-alvo, logo, esse é o primeiro passo a ser considerado. Afinal, não é possível criar uma relação e estabelecer um diálogo sem saber com quem se fala. 


Na área odontológica existem diversas especialidades, e cada uma conta com seu público específico, conforme suas necessidades.


Esse é um momento para se fazer questionamentos, como qual o perfil pretende atrair, quais dores e necessidades seu serviço pode suprir, e assim, começar a definir os melhores meios para isso.


Ao definir o público, principalmente ao tratarmos de marketing digital, pode-se então segmentar as ações e esforços, ou seja, direcionar cada campanha, exatamente para quem ela foi desenvolvida.


Falaremos adiante sobre a importância de desenvolver um planejamento criterioso de marketing, mas ele depende da definição do público para ser desenvolvido.


Existem diversas possibilidades de segmentação, e tudo depende de seus objetivos. Algumas informações fundamentais a serem consideradas nesse processo, para a construção geral da estratégia, possibilitando diálogos e convites personalizados, são: 


  • Faixa etária;
  • Renda;
  • Escolaridade;
  • Localização;
  • Interesses, dúvidas e tratamentos que procuram;
  • Dificuldades, dores e desafios para o acesso aos tratamentos;
  • Linguagem e meios de comunicação utilizados;
  • Expectativas.


Essa primeira análise permite uma boa visualização de dados, para que então você defina e invista em suas buyer personas. Esse conceito vai além do público-alvo e refere-se a personificação do cliente ideal.


Uma persona bem definida potencializa qualquer estratégia, pois apenas com essa compreensão é possível oferecer soluções personalizadas.


Aconselhamos evitar um número grande de personas, uma vez que a ideia aqui é afunilar esforços. Tenha foco, pois o ponto central não é quantidade de público atingido, e sim, qualidade da ação desenvolvida, com alta geração de impacto. 


Nessa construção, vale usar questionários, enquetes, entrevistas, entre outras ferramentas. O que não pode é construir sua estratégia considerando achismos ou aquilo que você gostaria que fosse verdade, portanto, baseie-se em dados reais.

2. Desenvolva um plano

Ao encarar o seu consultório odontológico como um empreendimento, certamente você estará no caminho certo. Assim, será necessário desenvolver-se como empreendedor, ou seja, ter um planejamento estratégico e agir de forma inovadora.


Tratando-se de negócios, tudo é estratégia: desde a definição da localização e do mobiliario urbano em sao paulo para o consultório, estudo da persona e do mercado, até a elaboração do plano de negócio, com especial atenção para o plano diretor de marketing.


Faça um estudo detalhado e analítico sobre os seus objetivos e princípios profissionais, seu público, o segmento e as oportunidades do mercado da saúde no qual você se insere, os concorrentes, orçamentos e cronogramas.


Todos esses detalhes serão norteadores para as estratégias e ações a serem tomadas, tanto a curto e médio, quanto à longo prazo. Então, no checklist de objetivos, inclua “atrair mais pacientes”.

3. Defina seu branding

Branding é o termo técnico utilizado profissionais do marketing para se referir a identidade de uma marca, ou seja, todas as características que definem, literalmente, a personalidade do seu consultório.


Esse é outro ponto a ser definido no planejamento, mas pela sua importância, deve-se destacar em um tópico especial, afinal, sua identidade precisa estar estruturada para a geração de uma conexão natural entre os canais utilizados, tanto físicos quanto digitais.


Mas, ao investir no marketing tradicional, principalmente ao cogitar uma estratégia mais ousada e sofisticada, como um stand promocional, que requer maiores investimentos, ter o branding definido e fortalecido é básico para não ter prejuízos.


A construção da sua marca, desde identidade visual até a definição dos pilares do negócio que inclui a missão, visão e valores do consultório, é chave e base para todas as suas ações publicitárias. 


O valor da experiência relacionada a marca chega a pesar mais que outros fatores, como o espaço físico ou até mesmo a localização. 


Na verdade, de acordo com o comportamento do novo consumidor, essa experiência com a marca quase sempre é mais importante que o serviço ou produto oferecido.

4. Invista na qualidade do atendimento

Aqui, tenha atenção, visto que não estamos falando que a qualidade do serviço não seja importante. É fundamental, até mesmo para o desenvolvimento da própria identidade.


Principalmente para um profissional da área da saúde, o profissionalismo, zelo e ética são essenciais, assim como a utilização de instrumentos como uma cureta dental. Invista em uma equipe capacitada e busque por feedbacks constantemente.


Mais do que em qualquer outro segmento, ganhar a confiança do público é essencial, então preze pela excelência no atendimento, desde o primeiro contato com o cliente. 


Atente-se para os canais de atendimento, recepção e espera, e claro, pela qualidade do seu próprio serviço.


As indicações feitas pelos próprios pacientes ainda são o melhor e o mais simples canal para atrair novos pacientes. 


Você pode estimular essa prática, criando campanhas de bonificação por indicação, como descontos ou premiações.


É a sua performance, desenvoltura e formação, que compõem o diferencial como profissional, e será importante integrar muitos conceitos da psicologia ao seu dia a dia.


Um alicate de dentista pode ser realmente assustador para muitas pessoas, assim como o som das brocas, o que faz com que muitas pessoas adiem suas consultas apenas para urgências.


Dessa forma, é fundamental trabalhar pela educação do público em relação à sua saúde bucal, o que nos leva ao próximo item.

5. Aposte no marketing digital

Faça ações de publicidade tradicionais, uma vez que elas são muito válidas e familiares para o público em geral, como um belo panfleto inauguração e banners distribuídos em pontos estratégicos de sua cidade. 


Mas também aposte muito na publicidade online, nas ferramentas e recursos do Inbound Marketing, como o marketing de conteúdo, de redes e mídias sociais, de relacionamento, de performance, SEO e e-mail marketing.


Na verdade, existem muitas outras possibilidades e práticas no âmbito digital que visam a atração do público, de forma natural:


  • Esteja presente nas redes;
  • Tenha um site;
  • Mantenha frequência em suas postagens;
  • Interaja com o público;
  • Possibilite canais alternativos de contato;
  • Ofereça conteúdo rico, informativo, original e relevante. 


Bons e promissores investimentos são o desenvolvimento de um blog e de um canal no YouTube. Desenvolva também seu networking, faça parcerias e aproveite todas as funcionalidades e facilidades da comunicação digital à favor do seu negócio.

Considerações finais

Trabalhar na criação de uma marca forte, coerente com os serviços prestados é essencial. 


A contratação de uma empresa especializada em marketing digital, que orientará todo o processo, também é uma opção, garantindo estratégias direcionadas e com retorno rápido. O custo-benefício e o retorno sobre o investimento são altos e comprovados.


Ademais, não se esqueça que além de boas estratégias, o atendimento humanizado deve prevalecer. Um paciente deseja ter seus problemas resolvidos, portanto, atender com excelência é a chave para a atração de mais pessoas para o consultório.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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