Atualmente, diversos dentistas podem ter como problema a adesão de novos clientes em sua clínica odontológica, que em algumas épocas do ano podem estar com baixa demanda de procura por tratamentos e poucas visitas no site odontológico.
Isso se deve à adesão a estratégias de marketing tradicionais, que já não possuem o mesmo impacto que tinham antigamente, como a distribuição de panfletos, anúncios na televisão e jornais, outdoors, entre outros.
Afinal, hoje o marketing digital tem ganhado destaque nas técnicas mais bem-sucedidas de publicidade, visto que a internet, principalmente as redes sociais e buscadores como o Google, estão entre as preferências dos usuários.
Sabe-se que o Google é a plataforma de busca mais utilizada pelas pessoas, mas se o seu site não está posicionado nos primeiros resultados de pesquisa, a probabilidade dele cair no esquecimento é alta.
Quando se trata do site de seu negócio, seja uma clínica de odontologia ou clínica de fonoaudiologia, quando não se está na primeira página, você está efetivamente no escuro.
Portanto, ao longo deste artigo, entenda algumas estratégias para posicionar o site de sua clínica nas primeiras posições do Google, garantindo uma maior conquista de clientes e alavancando seus resultados.
Uma página na web é importante para aumentar a quantidade de clientes e transmitir mais profissionalismo.
Para uma clínica odontológica, a criação de um site tem o poder de atrair mais pacientes, pois o endereço e o telefone para contato serão encontrados mais facilmente.
Além de transmitir maior autoridade, aumentando a credibilidade dos seus serviços e demonstrando aos pacientes a seriedade e os serviços oferecidos por sua equipe de dentistas ou de outras áreas, como fazem as empresa de treinamentos CIPA.
Com o passar dos anos, as clínicas estão deixando de utilizar os meios tradicionais de marketing, como os panfletos, a televisão, entre outros.
Inclusive, um site odontológico é uma estratégia de marketing digital que pode trazer uma série de benefícios, entre eles:
Com um site, é possível colocar o endereço da clínica odontológica, que poderá ser encontrado diretamente no Google Maps, tornando mais fácil para os clientes encontrarem o consultório.
Afinal, a quantidade de clientes em clínicas odontológicas que possuem sites é muito maior do que em dentistas que utilizam apenas as estratégias de marketing tradicionais.
Além disso, é possível realizar processos seletivos de dentistas capacitados e renomados, devido ao aumento da visibilidade clínica, que demandará uma expansão do consultório.
Um exemplo claro são de clínicas que realizam exame neurológico para tdah, com um processo seletivo adequado, o sucesso pode ser aproveitado para captar novos pacientes.
Inclusive, com uma boa divulgação da seleção de contratação, é possível até mesmo fazer o marketing da sua marca, o que alcança um público maior de pacientes.
Muitos dentistas desperdiçam o orçamento de marketing e publicidade utilizando a estratégia de tentativa e erro. Pode ser que, em alguns casos, essa ação seja assertiva e novos pacientes sejam atraídos, mas, em contrapartida, pode ser que não.
Além de que é uma técnica demorada e custosa. Então, é o momento de colocar na balança e se questionar como seus pacientes encontrarão sua clínica em um bom posicionamento nas pesquisas.
A maioria das pessoas utilizam o Google como principal ferramenta de pesquisa, entretanto, há outras opções, como o Bing, o Yahoo! e o Ask Brasil, bem como outras plataformas que variam de país e região.
Quando seus pacientes estão usando o Google, eles inserem primeiro uma palavra-chave. Estas tratam-se de elementos que acionam os algoritmos do Google para exibir tópicos de acordo com essas palavras.
Os resultados que os pacientes obtêm no Google variam de acordo com as palavras-chave que eles usam para alcançar seus objetivos. Geralmente, as palavras-chaves mais utilizadas são:
Ou seja, os pacientes sempre estão procurando por clínicas perto de sua residência ou de fácil acesso, além de serviços específicos, como cirurgia de pálpebras e retirada de catarata.
Quando os pacientes vêem seus resultados de pesquisa no Google, quase sempre clicam nos três primeiros links da primeira página.
Caso o seu site odontológico não for facilmente encontrado no topo dos resultados, os possíveis pacientes terão dificuldade em encontrar sua clínica e visitá-la.
Uma série de estudos comprovam que, de maneira geral, os usuários preferem clicar em links que estão na primeira página do Google, considerando menor relevância às informações nas demais páginas.
Quando os pacientes digitam os termos para realizar uma pesquisa, aparecem três tipos de resultados, que são a publicidade paga por clique (PPC), SEO local (Google Maps) e o SEO orgânico (busca no Google).
A dúvida que surge para muitas pessoas é o significado desses termos, quais são as ferramentas de posicionamento de site e como utilizá-las para obter o sucesso.
Para ser um bom profissional da odontologia, não basta apenas usar um lindo jaleco bordado, é necessário ganhar popularidade e destaque na internet.
Existem diversas plataformas e ferramentas do próprio Google para posicionar a sua página de maneira correta e eficaz, alguns exemplos são:
Você já se perguntou como os sites ficam em primeiro lugar nas pesquisas do Google? Normalmente é através do Google Ads, uma plataforma de anúncios do Google, conhecido anteriormente como Google AdWords.
Os anúncios do são anúncios de texto, imagem ou vídeo exibidos pelo Google em sua página de resultados do mecanismo de busca, em sites e aplicativos, bem como no YouTube.
Quando uma pessoa digita uma consulta de busca no Google, o que aparece no topo dos resultados são os anúncios do
Google, acionados com base nas palavras-chave escolhidas, seu lance máximo e sua pontuação de qualidade.
Esses anúncios são pagos através de um serviço chamado Google Ads. Portanto, ao invés de investir em propagandas tradicionais, direcione seu dinheiro para essa plataforma do Google.
Você pode investir em três tipos de anúncios: textos, imagens ou vídeos curtos. Basta escolher o que for da sua preferência e o que caber no seu orçamento.
Os textos são baseados em redes de buscas. Geralmente, os anúncios em texto são exibidos na parte superior da página de resultados do mecanismo de busca do Google.
As imagens, também conhecidas como rede de display, são anúncios em forma de imagens que aparecem ao longo das páginas dos sites.
Também é possível optar por campanhas através de vídeos curtos, exibidos durante os vídeos do YouTube, como propagandas de petrifilme durante clipes de músicas.
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa Mecanismo para Otimização de Busca.
Trata-se de um conjunto de táticas para aumentar a posição de seu website nos resultados de busca local, como no Google Maps.
Em alguns casos, seus pacientes digitam uma consulta de busca no Google quando estão procurando informações.
Outras vezes, seus pacientes digitam uma consulta na barra de pesquisa à procura de uma empresa ou serviço local.
O principal fator que aumenta o SEO é ter um perfil completo e preciso do Google My Business, um serviço gratuito que lhe permite reivindicar e gerenciar seu Perfil Comercial que aparece no Google Maps.
Sua conta Google My Business é a sede online para gerenciar sua estratégia local de otimização para mecanismos de busca, que determina onde seu website será colocado nos mapas do Google.
O buscador gerencia um banco de dados de listagens de empresas de várias fontes online e offline, e organiza essas listagens com base no endereço e número de telefone.
Por fim, elas são exibidas no Google Maps quando seus pacientes realizam uma pesquisa com intenção local, como o uso das palavras-chave serviço de limpeza terceirizado na cidade X, por exemplo.
Assim, aqueles sites que possuem mais cliques aparecem em primeiro lugar na aba de pesquisas.
O Google classifica os websites com base em dois fatores principais: relevância e popularidade.
Em outras palavras, o buscador apresenta sites que são relevantes ou úteis para a consulta de busca de seu paciente. Em seguida, ele classifica esses sites com base em sua popularidade.
Busque sempre trazer conteúdos relevantes para o seu site, falando sobre inovações no ramo odontológico e mostrando como a sua clínica é atual.
Além disso, é essencial abordar assuntos que estão nos trends, isto é, que são tendências, como palestras de segurança do trabalho, que ultimamente vem ganhando destaque em todos os ramos.
Como visto ao longo deste artigo, um site odontológico bem posicionado pode trazer diversos benefícios para uma clínica, como o aumento do número de pacientes e reconhecimento geral.
O próprio Google oferece ferramentas para você obter sucesso em seu posicionamento, portanto, comece agora mesmo a investir nessas dicas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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