Layout do blog

agência de marketing médico
24 de novembro de 2021

Marketing digital para dentistas

Marketing digital para dentistas

Fazer marketing digital para dentistas é tão importante quanto fazer ele para qualquer outro tipo de empresa ou profissional.


O mercado odontológico é bastante concorrido, principalmente, no Brasil onde as pessoas gostam de cuidar da saúde bucal. 


Todavia, atualmente, não basta apenas caprichar na fachada do seu consultório e utilizar as estratégias de marketing tradicional.


As pessoas procuram tudo o que precisam na internet, o que inclui os serviços de um dentista, portanto, você precisa construir uma boa presença online para chegar até seus futuros pacientes.


O marketing digital se tornou o principal recurso para fazer isso, e por meio dele podemos promover marcas, produtos e serviços, de maneira rápida, prática e inteligente.


Existem diferentes estratégias que os dentistas podem utilizar e todas elas são importantes para construir a sua imagem profissional e despertar a confiança do público.


Aliás, uma das principais premissas do marketing pela internet é justamente ajudar as empresas e os profissionais a construírem uma imagem de confiança, e ao longo deste conteúdo você vai descobrir como.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing odontológico, a importância dele para os dentistas e os benefícios que pode trazer.

O que é marketing odontológico?

Antigamente, o marketing era visto como um conjunto de estratégias agressivas e que podiam descredibilizar os profissionais da saúde, como no caso dos dentistas.


Atualmente, com a chegada do marketing digital, essa ideia mudou radicalmente e passou a trazer muitos benefícios para os usuários.


Além de promover produtos e serviços dos mais variados tipos, como cadeira de rodas adaptada, essas práticas também ajudam a humanizar a empresa.

O marketing odontológico se caracteriza por aproximar dentistas e pacientes, ajudando a solucionar dúvidas e estabelecendo uma relação promissora e de confiança entre as duas partes.


Por meio do marketing de conteúdo, por exemplo, podemos esclarecer dúvidas nos mais variados tipos e nos anteciparmos às necessidades do público.


Consequentemente, você vai criar uma relação de confiança com as pessoas e diferenciar o seu consultório da concorrência.


Isso é muito importante tendo em vista que, segundo o Conselho Federal de Medicina, o Brasil é o país com maior número de dentistas do mundo.


Esses profissionais estão inseridos em um mercado saturado, por isso, precisam investir em estratégias que os ajudem a se destacar.


Por meio das estratégias de marketing digital para dentistas, as técnicas utilizadas geram credibilidade e autoridade de maneira natural.


Você passa a ser reconhecido pelos seus pacientes e até mesmo por outras pessoas inseridas em seu mercado. 


E assim como no caso de uma confecção de camisa personalizada empresa, é possível alcançar o tão desejado marketing boca a boca.


De acordo com Código de ética Odontológica, existem algumas práticas que são permitidas para esses profissionais. 


Nesse sentido, antes de investir em qualquer estratégia, é necessário ler esse documento.


Por outro lado, existem algumas ações de marketing odontológico que são até mesmo recomendáveis, como:


  • Vídeo marketing;
  • Avaliações de outros pacientes;
  • Participação em eventos;
  • Ter um site otimizado.


Você pode investir na criação de vídeos para transmitir informações complexas e aprofundadas relacionadas aos mais diferentes assuntos você é um mercado.


O vídeo está entre os formatos preferidos das pessoas, pois ele facilita a compreensão da pauta e ainda cria uma sensação de proximidade com você, o que ajuda a despertar a confiança do seu possível paciente.


É possível publicar esses materiais em diferentes canais, como YouTube e IGTV no Instagram. E dentre as pautas que você pode abordar estão os tratamentos que oferecem e os procedimentos mais indicados para cada caso.


Você também pode pedir para que seus pacientes façam avaliações sobre o seu atendimento em diferentes plataformas, como seu perfil no Facebook, no seu blog ou até mesmo em seu site profissional.


Outra possibilidade é participar de eventos, pois por meio deles você pode encontrar outros profissionais da sua área e assim aumentar a sua rede de contatos.


Você pode utilizar camisetas personalizadas para eventos para mostrar qual é a sua especialidade. E uma vez que você cria conexões, esses outros profissionais podem indicar você para tratamentos específicos aos seus pacientes.


Por fim, o site é importante porque ele funciona como um cartão de visitas, transmitindo o seu profissionalismo e sua credibilidade.


Mas, não basta apenas criar o seu site, você precisa garantir uma boa experiência para os visitantes e oferecer funções úteis para seus pacientes.


Por exemplo, permita que eles possam agendar consultas, solicitar prescrições e fazer pagamentos. Inclua um breve resumo sobre seu histórico profissional e seus contatos.


Com base nessas características, podemos começar a compreender a importância do marketing digital para dentistas, mas vamos nos aprofundar um pouco mais sobre isso.

Importância do marketing digital para dentistas

Assim como no caso de um centro de especialidades médicas, o marketing digital para dentistas é importante porque ajuda a fortalecer a sua marca na web.


Nossa sociedade está cada vez mais conectada e as pessoas procuram informações sobre todo tipo de assunto no Google. 


Por meio das estratégias de marketing, você será facilmente encontrado, o que ajuda a captar novos pacientes.


Todas as estratégias de marketing digital são segmentadas, por essa razão, você vai falar com as pessoas certas e no momento mais adequado. Consequentemente, os custos são reduzidos e os retornos são muito maiores.


As ações que você coloca em prática são facilmente mensuradas, inclusive, é possível fazer isso em tempo real.


Por exemplo, quando você publica alguma coisa no Facebook, pode avaliar o número de curtidas, de onde elas vieram, o gênero de quem mais interage com você, em qual horário a interação é maior e o custo de cada resultado.


E assim como no caso de uma empresa de comunicação visual, essa mensuração é importante porque te ajuda a selecionar que traz ou não bons resultados para o seu consultório.


Tendo em vista que o mercado odontológico é cada vez mais competitivo, é muito importante investir em práticas que te ajudam a se destacar. 


A partir disso, conseguimos compreender os benefícios do marketing odontológico.

Benefícios do marketing digital para dentistas

Com base em todas as informações que você leu até aqui sobre o marketing odontológico, não é difícil imaginar os seus benefícios, e dentre os principais e que mais se destacam estão:

Facilidade em fidelizar pacientes

Por meio das estratégias certas, um consultório de harmonização facial homem consegue garantir a satisfação de seus pacientes. Todavia, para isso, é necessário superar as expectativas das pessoas.


O marketing digital ajuda a surpreender o seu público, pois ele humaniza o tratamento, traz um discurso mais adequado, estuda as inovações e se antecipa às necessidades das pessoas.


Por meio de algumas estratégias, você também pode tornar o seu atendimento mais eficiente, principalmente por meio de ferramentas de automação.


Outra possibilidade é educar o seu público, ensinando as pessoas sobre higiene bucal, procedimentos mais comuns, doenças que podem aparecer, dentre outras informações úteis que ajudam a construir a credibilidade do seu consultório.

Ajuda a identificar pacientes

Antes de pensar nos brindes para clientes que você vai distribuir em seu consultório, é necessário conhecer as características do seu público.


Por meio das ferramentas de marketing, você descobre qual é o perfil dessas pessoas e por isso consegue entrar em contato com elas. 


Desse modo, atraímos as pessoas certas, o que ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Aumenta o tempo de contratação do plano

Muito mais do que atrair e fidelizar clientes, as estratégias de marketing digital fazem com que seus pacientes adquirem planos mais longos e completos com você.


As premissas de sua prática são a sinceridade para com o público e fazer com que eles compreendam o valor dos serviços odontológicos.


Assim como no caso de um fabricante de jaleco personalizado, você vai se comunicar com as pessoas certas e elas vão entender as vantagens de investir em tratamentos mais completos para o seu caso.


Em linhas gerais, esse tipo de marketing é muito útil para o seu consultório, uma vez que você é capaz de segmentar as pessoas me encontrar pacientes que já tenham feito algum tratamento, o que possibilita uma abordagem personalizada.

Conclusão

Em resumo, se você quiser se destacar em meio à concorrência e se tornar um profissional procurado pelo seu público, precisa divulgar o seu trabalho para as pessoas certas e no momento mais adequado.


O marketing digital funciona exatamente dessa maneira, o que beneficia tanto os dentistas quanto os pacientes.

Isso porque, além de você conseguir encontrar as pessoas que têm perfil para ser seus pacientes, elas encontram o profissional ideal para suas necessidades.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO NAS REDES!

QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO

WHATSAPP

CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO

Dicas para criar um site médico que converte visitantes em pacientes
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
Para criar um site médico que converte, invista em design atraente, SEO eficiente, informações claras e uma experiência de usuário otimizada para aumentar conversões.
Como o SEO pode aumentar a visibilidade da sua clínica médica no Google
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
O SEO é essencial para melhorar o ranqueamento da sua clínica no Google, atraindo mais pacientes por meio de estratégias de otimização eficazes.
Como divulgar uma clínica médica
Por Renan Quintanilia 28 de outubro de 2024
Para divulgar uma clínica médica com eficiência é necessário apostar em estratégias de intenção, como o Google.
Marketing digital para médicos que querem privacidade
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para médicos que preferem privacidade e querem captar pacientes sem usar redes sociais
Como médicos podem atrair pacientes sem usar redes sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Para médicos que querem evitar as redes sociais, há estratégias eficazes como SEO e Google Ads que garantem atração de pacientes sem a necessidade de aparecer.
Estratégias de Marketing para Neurocirurgiões que Não Têm Tempo de Gerenciar Redes Sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para neurocirurgiões que não querem aparecer nas redes sociais.
Como os dermatologistas fazem para atrair pacientes
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Dermatologistas utilizam estratégias de marketing digital, com ênfase no Google, para atrair mais pacientes e aumentar a visibilidade de seus consultórios
Sou médico e quero abrir uma clínica
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que desejam abrir uma clínica precisam entender desde a estrutura legal até o marketing digital para garantir o sucesso e a visibilidade da nova empresa
Sou médico e preciso de um site
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de um site otimizado para captar pacientes e aparecer no Google podem contar com agências especializadas que garantem visibilidade e resultados de primeira página
Sou médico e preciso de ajuda com marketing
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de ajuda com marketing podem contar com especialistas para criar estratégias eficazes de divulgação sem precisar aparecer em vídeos.
Mais Posts
Share by: