Quem é da área da saúde sabe que a regulamentação do marketing médico é muito clara no Brasil, exigindo que certas práticas jamais sejam executadas por qualquer profissional da área.
Com isso, o CFM tem autoridade para regular, normatizar e até fiscalizar as ações publicitárias. Mas isso não significa que os médicos não possam fazer nenhum tipo de divulgação ou de publicidade.
Na verdade, a intenção é apenas garantir as boas práticas e até mesmo facilitar a comunicação entre a medicina e o público, sem que isso venha a cercear liberdades ou prejudicar os profissionais.
Assim, há uma série de táticas que uma clínica de especialidades médicas pode colocar em prática sem descumprir as exigências, inclusive fomentando a disseminação das soluções médicas e educando seu público sobre as soluções prestadas.
Assim, se por um lado não se pode usar fotos de pacientes ou explorar a tecnologia de modo apelativo e psicológico, por outro lado, é possível escrever artigos e fazer vídeos que expliquem melhor os serviços prestados e os benefícios que trazem.
Também assim, se é obrigatório o uso de titulação acadêmica e uma ação não maleficente, ao mesmo tempo é possível ativar o Google Meu Negócio com funcionalidades de geolocalização, que trazem um diferencial interessante ao site médico.
Esse motor de busca tem vários modos de colocar um site na primeira página, como ainda veremos abaixo. Porém, o principal deles é promovido pela própria plataforma, ao contrário de outros buscadores, que lidam apenas com as pesquisas.
Ou seja, além do ranqueamento que faz você ficar bem na SERP (Search Engine Results Page), que são as Páginas de Resultados de Mecanismos de Pesquisa, é possível contar com funcionalidades integradas e pensadas individualmente.
Esse é o Google Meu Negócio, que permite que um site médico como um blog de cirurgia de bichectomia em homens se cadastre no próprio buscador, ativando funções que podem ser gerenciadas, tais como:
Assim, quando um paciente ou cliente em potencial pesquisar pelos seus serviços, ele não encontrará apenas um link onde clicar na SERP, mas todas essas funções ativadas.
Se ele pesquisar pelo celular, por exemplo, a função de Google Maps e de GPS já é acionada automaticamente, facilitando a ida dele até sua clínica.
Para ativar tudo isso, basta criar uma conta no Gmail, entrar na página do Google Meu Negócio e iniciar o processo de verificação da sua empresa e dos seus dados básicos.
Agora precisamos falar das maneiras tradicionais de dominar as primeiras páginas do Google, que dizem respeito à disputa que as marcas fazem entre si, como modo de responder aos algoritmos e parâmetros de qualidade dos buscadores.
Essas estratégias remetem ao famoso SEO (Search Engine Optimization), que é justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca.
Assim, quando o paciente pesquisa por harmonização facial, aparecem como prioridades as páginas que atendem o maior número de parâmetros.
Os mais importantes dizem respeito aos links das páginas, que comprovam que ela tem relevância, pois está bem inserida no seu segmento, fazendo e recebendo links de outros sites que já são uma referência no setor.
Mas também é preciso pensar na assertividade da palavra-chave, na usabilidade da página (como a responsividade
mobile, que permite abrir a página em celulares) e em pontos semelhantes, que ainda ficarão mais claros.
A melhor maneira de criar conteúdos originais e relevantes, conseguindo assim colocar seu site médico na primeira página do Google, é por meio do marketing de conteúdo.
Portanto, nada de copiar e colar informações de outros portais. Ademais, é necessário criar conteúdos com frequência, trazendo assuntos que atraem seu público-alvo e que realmente agregam valor a ele.
Sendo assim, se a clínica lida com luz pulsada olheiras, que tal escrever um “Top 10 motivos para fazer luz pulsada em olheiras”?
Ou, ainda, artigos e blog posts que explicam melhor como esse serviço funciona, abrindo o campo de perguntas e interação para conversar melhor com seu público.
Uma dica de ouro aqui é não se limitar apenas a textos, mas fazer também e-books, infográficos, áudios e até vídeos que enriqueçam os artigos escritos.
Tudo isso vai contar como parâmetro e vai enriquecer sua pontuação, permitindo um ranqueamento cada vez melhor, até que você domine o topo das primeiras páginas.
Já mencionamos que os links estão entre os algoritmos mais importantes para um site dominar a primeira página, mas é necessário aprofundar nesse ponto.
Aí é que entram as estratégias de link building, que nada mais são do que uma gestão de links. De fato, ficar apenas esperando que os leitores venham até seu site ou mesmo que alguém indique seus artigos não é a melhor estratégia.
Você precisa propor parcerias, como a do
guest post, em que você troca conteúdos com outros sites que já são uma autoridade no setor, assim gerando links com eles e aumentando sua própria autoridade.
Os links patrocinados são modalidades de anúncio pago, que também permitem que você apareça com destaque nas primeiras páginas, de modo até mais rápido.
Essa estratégia tem várias vantagens, como permitir uma alta customização das campanhas. É possível personalizar o público que você quer atingir, o orçamento que será usado e até em que região e horário seus anúncios devem aparecer.
Hoje, outra grande vantagem é que os buscadores vão além da primeira página. Assim, o site de um nutricionista esportivo pode dominar também a Rede de Display, que espalha banners por milhões de sites, caixas de e-mail e até aplicativos de celular.
Por fim, se os motores de busca são poderosos para gerar tráfego, também é preciso lembrar das redes sociais, que são outro pilar fundamental do marketing digital.
Se abrir o campo de perguntas no blog é importante, fazer links com as mídias sociais pode favorecer ainda mais a interação dinâmica com seu público. Isso gera mais leitura, curtidas, compartilhamento e engajamento real.
Além disso, contar com essa integração já é um fator de otimização, que também vai gerar uma pontuação melhor e ranquear sua página na frente das que não fazem isso.
Além de clínicas, hospitais e planos de saúde, há vários médicos e profissionais da saúde que podem colocar em práticas estratégias idôneas de marketing
.
Colocar o site na primeira página do Google é uma delas, mas, para isso, é preciso otimizar, criar conteúdos, fazer cadastro na própria plataforma e até integrar-se com as redes sociais.
Com as dicas práticas e os conceitos que trouxemos acima, vai ser ainda mais fácil você dar os passos certos nesse sentido e conseguir resultados satisfatórios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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