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agência de marketing médico
15 de setembro de 2021

Como colocar um site médico na primeira página do Google?

Como colocar um site médico na primeira página do Google?
Já é um conhecimento público e notório o fato de que o Google é o maior motor de busca do mundo, sendo usado por bilhões de pessoas diariamente. Por isso, quando uma empresa aparece na primeira página, ela obtém várias vantagens.

Contudo, entre saber isso e dominar estratégias realmente eficientes para colocar a própria marca nesse estágio, existe uma grande diferença. Por esse motivo que muitos negócios tentam atingir esse nível e acabam não conseguindo.

Por exemplo, uma empresa de controles de acesso pode conseguir aumentar consideravelmente sua autoridade se tiver bons artigos bem ranqueados na primeira página, além de com isso aumentar também as vendas e os resultados gerais.

Até porque as novas gerações de clientes passam boa parte do tempo conectadas, e quase sempre pesquisam produtos e serviços pelo Google antes de comprarem, o que revela uma mudança de comportamento que é fundamental.

Daí a importância de as marcas compreenderem essas novas tendências, conciliando um perfil bem definido do seu público-alvo com as boas práticas do motor de busca, que tem seus próprios algoritmos e parâmetros como exigência.

Ou seja, não basta a um site médico ser especialista em massoterapia, além disso ele vai precisar dominar as diretrizes do marketing digital e dos buscadores. Só assim é possível se destacar da concorrência e garantir seu espaço.

Lembrando que existe um Código de Ética Médica que regula toda e qualquer ação publicitária por parte de profissionais da área da saúde, o que inclui sites de médicos, clínicas, hospitais, planos de saúde e vários outros do mesmo segmento.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores dicas realmente válidas para um site médico dominar a primeira página do Google. Tudo isso sem cometer infrações e de modo inteiramente sólido e sustentável.

Assim, os médicos e cirurgiões conseguem atestar que prestam serviços de certificação, com reconhecimento do Conselho Federal de Medicina (CFM), trazendo segurança para seus pacientes, idoneidade para o mercado e vantagens para o próprio negócio.

Em suma, é um modo de conciliar o aspecto ético com o comercial. Sendo assim, se você quer entender de uma vez por todas como exatamente isso é possível, mudando a história da sua carreira por meio do Google, basta seguir adiante na leitura.

O Google e o Código de Ética

Quem é da área da saúde sabe que a regulamentação do marketing médico é muito clara no Brasil, exigindo que certas práticas jamais sejam executadas por qualquer profissional da área.


Com isso, o CFM tem autoridade para regular, normatizar e até fiscalizar as ações publicitárias. Mas isso não significa que os médicos não possam fazer nenhum tipo de divulgação ou de publicidade.


Na verdade, a intenção é apenas garantir as boas práticas e até mesmo facilitar a comunicação entre a medicina e o público, sem que isso venha a cercear liberdades ou prejudicar os profissionais.


Assim, há uma série de táticas que uma clínica de especialidades médicas pode colocar em prática sem descumprir as exigências, inclusive fomentando a disseminação das soluções médicas e educando seu público sobre as soluções prestadas.


Assim, se por um lado não se pode usar fotos de pacientes ou explorar a tecnologia de modo apelativo e psicológico, por outro lado, é possível escrever artigos e fazer vídeos que expliquem melhor os serviços prestados e os benefícios que trazem.


Também assim, se é obrigatório o uso de titulação acadêmica e uma ação não maleficente, ao mesmo tempo é possível ativar o Google Meu Negócio com funcionalidades de geolocalização, que trazem um diferencial interessante ao site médico.

Diferenciais da plataforma Google

Esse motor de busca tem vários modos de colocar um site na primeira página, como ainda veremos abaixo. Porém, o principal deles é promovido pela própria plataforma, ao contrário de outros buscadores, que lidam apenas com as pesquisas.


Ou seja, além do ranqueamento que faz você ficar bem na SERP (Search Engine Results Page), que são as Páginas de Resultados de Mecanismos de Pesquisa, é possível contar com funcionalidades integradas e pensadas individualmente.


Esse é o Google Meu Negócio, que permite que um site médico como um blog de cirurgia de bichectomia em homens se cadastre no próprio buscador, ativando funções que podem ser gerenciadas, tais como:


  • Detalhes sobre os serviços;
  • Resumo sobre a empresa;
  • Geolocalização e Google Maps;
  • Qualificação dos pacientes;
  • Atendimento virtual e telemedicina;
  • Horário de funcionamento;
  • Imagens e diagramas com funções explicativas.


Assim, quando um paciente ou cliente em potencial pesquisar pelos seus serviços, ele não encontrará apenas um link onde clicar na SERP, mas todas essas funções ativadas.


Se ele pesquisar pelo celular, por exemplo, a função de Google Maps e de GPS já é acionada automaticamente, facilitando a ida dele até sua clínica.


Para ativar tudo isso, basta criar uma conta no Gmail, entrar na página do Google Meu Negócio e iniciar o processo de verificação da sua empresa e dos seus dados básicos.

Entenda a influência da otimização

Agora precisamos falar das maneiras tradicionais de dominar as primeiras páginas do Google, que dizem respeito à disputa que as marcas fazem entre si, como modo de responder aos algoritmos e parâmetros de qualidade dos buscadores.


Essas estratégias remetem ao famoso SEO (Search Engine Optimization), que é justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca.


Assim, quando o paciente pesquisa por harmonização facial, aparecem como prioridades as páginas que atendem o maior número de parâmetros.


Os mais importantes dizem respeito aos links das páginas, que comprovam que ela tem relevância, pois está bem inserida no seu segmento, fazendo e recebendo links de outros sites que já são uma referência no setor.


Mas também é preciso pensar na assertividade da palavra-chave, na usabilidade da página (como a responsividade mobile, que permite abrir a página em celulares) e em pontos semelhantes, que ainda ficarão mais claros.

Invista em marketing de conteúdo

A melhor maneira de criar conteúdos originais e relevantes, conseguindo assim colocar seu site médico na primeira página do Google, é por meio do marketing de conteúdo.


Portanto, nada de copiar e colar informações de outros portais. Ademais, é necessário criar conteúdos com frequência, trazendo assuntos que atraem seu público-alvo e que realmente agregam valor a ele.


Sendo assim, se a clínica lida com luz pulsada olheiras, que tal escrever um “Top 10 motivos para fazer luz pulsada em olheiras”?


Ou, ainda, artigos e blog posts que explicam melhor como esse serviço funciona, abrindo o campo de perguntas e interação para conversar melhor com seu público.


Uma dica de ouro aqui é não se limitar apenas a textos, mas fazer também e-books, infográficos, áudios e até vídeos que enriqueçam os artigos escritos.


Tudo isso vai contar como parâmetro e vai enriquecer sua pontuação, permitindo um ranqueamento cada vez melhor, até que você domine o topo das primeiras páginas.

Por dentro do link building

Já mencionamos que os links estão entre os algoritmos mais importantes para um site dominar a primeira página, mas é necessário aprofundar nesse ponto.


Aí é que entram as estratégias de link building, que nada mais são do que uma gestão de links. De fato, ficar apenas esperando que os leitores venham até seu site ou mesmo que alguém indique seus artigos não é a melhor estratégia.


Você precisa propor parcerias, como a do guest post, em que você troca conteúdos com outros sites que já são uma autoridade no setor, assim gerando links com eles e aumentando sua própria autoridade.

Sobre pagar para aparecer

Os links patrocinados são modalidades de anúncio pago, que também permitem que você apareça com destaque nas primeiras páginas, de modo até mais rápido.


Essa estratégia tem várias vantagens, como permitir uma alta customização das campanhas. É possível personalizar o público que você quer atingir, o orçamento que será usado e até em que região e horário seus anúncios devem aparecer.


Hoje, outra grande vantagem é que os buscadores vão além da primeira página. Assim, o site de um nutricionista esportivo pode dominar também a Rede de Display, que espalha banners por milhões de sites, caixas de e-mail e até aplicativos de celular.

Não se esqueça das redes sociais

Por fim, se os motores de busca são poderosos para gerar tráfego, também é preciso lembrar das redes sociais, que são outro pilar fundamental do marketing digital.


Se abrir o campo de perguntas no blog é importante, fazer links com as mídias sociais pode favorecer ainda mais a interação dinâmica com seu público. Isso gera mais leitura, curtidas, compartilhamento e engajamento real.


Além disso, contar com essa integração já é um fator de otimização, que também vai gerar uma pontuação melhor e ranquear sua página na frente das que não fazem isso.

Conclusão

Além de clínicas, hospitais e planos de saúde, há vários médicos e profissionais da saúde que podem colocar em práticas estratégias idôneas de marketing

.

Colocar o site na primeira página do Google é uma delas, mas, para isso, é preciso otimizar, criar conteúdos, fazer cadastro na própria plataforma e até integrar-se com as redes sociais.


Com as dicas práticas e os conceitos que trouxemos acima, vai ser ainda mais fácil você dar os passos certos nesse sentido e conseguir resultados satisfatórios.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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