Os profissionais da saúde, bem como clínicas e consultórios, precisam divulgar seus serviços, assim como qualquer outra empresa, isso inclui os cirurgiões plásticos.
A internet trouxe diversas mudanças para a maneira como as empresas divulgam sua marca, produtos e serviços. Um fabricante de brindes corporativos diferenciados, por exemplo, pode investir em várias práticas na web.
Os médicos também contam com várias possibilidades, mas nem todas são bem aproveitadas e, geralmente, isso acontece porque o profissional não tem conhecimento das estratégias ou não sabe como investir.
O mercado de cirurgias plásticas deve ser transmitido para o público de maneira clara e inteligente, uma vez que estamos falando da saúde e da aparência física de cada um.
Para vender os seus serviços como cirurgião plástico, existem algumas estratégias de marketing que não podem faltar no seu planejamento. São elas:
O site é a base das suas estratégias de marketing, e ele precisa ser atraente e ter um design moderno para agradar os pacientes e futuros pacientes.
Funciona como seu cartão de visitas na internet, por isso, deve conter todas as informações para esclarecer as dúvidas das pessoas em relação aos procedimentos que você realiza, qualificação profissional, horário de atendimento, entre outros.
É uma plataforma fundamental para realizar conversões, tendo em vista que orienta, incentiva, motiva e educa os visitantes por meio de conteúdos e estratégias que levam as pessoas a agendarem consultas.
Um dos pilares do marketing digital é o marketing de conteúdo, que nada mais é do que a criação de materiais ricos e relevantes sobre assuntos relacionados ao seu mercado, e eles podem assumir diversos formatos, como:
Uma clínica de estética pode falar, por exemplo, sobre espaço de massoterapia e outros assuntos pertinentes ao seu universo.
O cirurgião plástico deve oferecer conteúdo de valor e qualidade referente ao seu trabalho, para que as pessoas conheçam melhor esses procedimentos.
Além de atrair as pessoas e esclarecer suas dúvidas, esses conteúdos mostram sua autoridade no assunto e trazem mais credibilidade para o profissional.
Assim, você consegue melhorar sua percepção de marca, estimular a interação e estar cada vez mais conectado com seu público.
Os links patrocinados são ótimos para quem deseja ou precisa de exposição imediata, levando até as pessoas os melhores conteúdos do site.
É por meio deles que as suas páginas são colocadas entre os primeiros resultados de busca, de maneira estratégica. Essa prática traz retornos rápidos, visto que direciona seus anúncios para as pessoas certas e no momento ideal.
Por exemplo, se uma pessoa busca informações sobre instalação de internet, vai encontrar entre os primeiros resultados links de empresas que prestam esse serviço.
A mesma situação se aplica para quem está buscando algum tipo de cirurgia plástica. Se você não investe nesse tipo de anúncio, esse usuário vai encontrar o seu concorrente e ele terá chances de converter o usuário em paciente.
As redes sociais são plataformas acessíveis e um ótimo caminho para investir em marketing médico. São sites gratuitos e usados pela maioria das pessoas no Brasil.
Os usuários costumam acessá-las para interagir e se relacionar com marcas, pessoas e profissionais. Atualmente, há diversas plataformas e você deve estar presente naquela em que seu público está.
Existem empresas dos mais diferentes segmentos trabalhando o marketing nas redes sociais, como no caso de estabelecimentos que fazem locação de aparelhos esteticos.
Dentre as plataformas mais usadas estão o Facebook, Instagram e YouTube, mas independentemente de qual você escolher, além de investir em anúncios para divulgar seus serviços, precisa trabalhar em conteúdos de qualidade.
É dessa forma que você esclarece as dúvidas e necessidades de sua audiência, para então atrair essas pessoas para o seu consultório.
As redes sociais também são ótimos canais para se relacionar com o seu público e interagir com aqueles que têm interesse em seus serviços.
Uma das atitudes mais comuns dos usuários é procurar uma empresa nas redes sociais para esclarecer dúvidas.
Logo, se você precisa comprar
moveis para consultório, pode procurar por um fabricante nas redes sociais e enviar uma mensagem solicitando um orçamento.
A gestão de marca também é uma estratégia fundamental de marketing, pois ela molda a maneira como as pessoas enxergam o seu trabalho.
O profissional realiza ações com o objetivo de se tornar mais conhecido em seu mercado e criar uma percepção positiva na mente das pessoas.
Alguns médicos são mais lembrados do que outros por conta de sua personalidade e de seu propósito, e isso gera identificação com os interessados e seus objetivos de vida. É com isso que são geradas recomendações e conquista de pacientes.
Para desenvolver boas estratégias de marketing médico, você deve humanizar seu consultório ou clínica para despertar sensações positivas e criar uma conexão com as pessoas. Isso vai influenciar suas decisões de maneira positiva.
As pessoas procuram tudo o que desejam comprar na internet, e elas podem encontrar informações sobre todo tipo de produto ou serviço na web.
Se você quiser saber sobre empresas que fabricam agenda personalizada com nome para seu consultório, basta digitar no Google para encontrar diversas opções.
Portanto, quem está interessado em procedimentos de cirurgia plástica também vai procurar essas informações nas plataformas da web, como no caso das redes sociais.
Tendo isso em vista, é fundamental que você, enquanto profissional cirurgião, tenha um site otimizado e que ofereça informações completas sobre seus serviços e seu consultório.
Nas redes sociais, o cirurgião precisa investir em boas publicações para que elas consigam atrair novos pacientes. É a partir disso que é estabelecida uma comunicação com essas pessoas.
Algumas práticas, como a otimização para sites de busca (SEO), ajudam seu consultório a atrair tráfego qualificado para o site, e isso aumenta ainda mais sua credibilidade.
Assim como no caso de uma empresa especializada em serviços gráficos, você também pode criar um perfil no Google Meu Negócio.
As estratégias de marketing ajudam esses profissionais a ampliarem sua atuação e com isso induzir as pessoas a realizarem procedimentos estéticos.
Um bom exemplo disso é o marketing de conteúdo com publicações em um blog, que mostra para os usuários todas as vantagens da cirurgia plástica.
Essas postagens esclarecem dúvidas e fazem com que as pessoas se sintam mais seguras e decidam realizar um procedimento. Isso acontece porque elas criam autoridade para o profissional e mostram suas competências.
Existem muitos outros recursos que podem ser utilizados pelos cirurgiões plásticos e profissionais de diversas áreas, como os que realizam procedimentos de corrente russa para celulite.
Um desses recursos são as lives nas redes sociais. Com elas, o médico faz transmissões ao vivo para colocar assuntos importantes em pauta, interagir com sua audiência e esclarecer dúvidas em tempo real.
Embora muitas estratégias de marketing estejam disponíveis para os médicos, todas elas precisam seguir o código ético da profissão. Se isso for respeitado, você consegue alavancar o seu negócio e atender às necessidades do público
Vivemos na era da informação e, por conta disso, os profissionais da saúde já não podem mais trabalhar apenas com as estratégias antigas de divulgação.
A internet oferece caminhos para a divulgação de seus serviços, de maneira ética e respeitosa, levando informação para as pessoas.
Por meio dessas práticas, você divulga o seu trabalho, conquista novas oportunidades e pode ajudar muitas pessoas a se sentirem bem consigo mesmas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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