Primeiramente, nenhum cirurgião vai querer investir tempo e dinheiro em uma campanha de marketing para depois descobrir que ela não vai poder circular, pois ofende algumas das diretrizes do próprio CFM, o Conselho Federal de Medicina.
Por isso mesmo, a primeira grande pauta do marketing na medicina, seja para cirurgiões plásticos ou qualquer outro setor, é esse ponto fundamental, que é quem faz o controle, a definição e a normatização dos termos da profissão.
Porém, engana-se muito quem pensa que isso significa apenas restrição e maneiras de podar a criatividade das pessoas. Pelo contrário: ao cumprir seus deveres, o cirurgião ganha uma chance de aprimorar seu trabalho, gerando mais segurança para todos.
Por exemplo, um centro médico especializado pode se tornar muito mais conhecido e idôneo se deixar explícito que segue todas as normas previstas.
No caso da cirurgia plástica, além do CFM ainda existe Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que ajuda a clínica a se posicionar, propondo normas informativas e compartilhadas que passam pelos seguintes pontos principais:
Enfim, há uma série de diretrizes que podem parecer restringir a ação do cirurgião, mas que no fundo vão permitir que ele trabalhe de modo muito mais claro, ético e idôneo, como citado acima.
Além disso, todo mundo há de convir que a saúde ou mesmo estabilidade emocional de uma pessoa não pode ser tratada como um fato qualquer nessa dinâmica.
Quando falamos em anúncio, existe um sentido amplo da palavra, que é o de todo tipo de promoção ou publicidade em torno de uma marca, seja qual for o produto ou serviço.
Por outro lado, no universo do marketing os anúncios são um tipo muito específico de ação, que implicam a circulação de uma propaganda por um veículo midiático.
Por exemplo, um folder de apresentação é um modo de promover sua empresa, mas se você é quem faz a distribuição dele, isso é bem diferente de uma ação que utiliza o espaço de um veículo que vai gerar visibilidade ou tráfego para a sua marca.
Quando falamos nos anúncios nesse sentido principal, o Google Ads (sigla para Advertising, que é justamente “anúncio” em inglês) é a maior referência digital da atualidade.
No caso do cirurgião plástico, uma vez que você tenha seu site próprio e sua geração de conteúdos, dar o passo de promover isso pelo motor de busca é uma opção pessoal.
De fato, só o que ele faz a mais é ajudá-lo a atingir as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo, sem determinar em nada qual será o conteúdo de suas campanhas.
Uma das maiores vantagens de optar por anunciar em motores de busca como o Google é o fato de que você pode segmentar suas campanhas, seu público e até o seu orçamento.
Ou seja, você vai definir que tipo de pessoas quer impactar, como aplicar seu crédito de investimento orçamentário e até que tipo de conteúdo evidenciar.
Por exemplo, alguém pode pagar mais para dominar determinada palavra-chave, como clínica hiperbárica, de modo que o cliente em potencial encontre aquela página no topo da primeira página sempre que procurar.
Outra vantagem de fazer anúncios para cirurgiões plásticos nessa modalidade é que as métricas e estatísticas são facilitadas. Portanto, é muito fácil montar estratégias de curto, médio e longo prazo, trazendo melhorias constantemente.
Já se foi o tempo em que as mídias sociais serviam apenas para trocar fotos pessoais ou para postar e compartilhar vídeos do churrasco do fim de semana.
Na verdade, o que essas plataformas acabaram percebendo é que os usuários que circulam pelas redes são um público sedento por soluções que sejam apresentadas de modo criativo e customizado.
Assim, alguém que leia bastante sobre serviços gráficos e gere cliques em conteúdos desse segmento, pode muito bem começar a receber anúncios de empresas que prestam soluções nessa área, o que garante uma boa assertividade.
Ou seja, as redes sociais conseguem filtrar as pessoas que têm sinergia com seus serviços, como no caso das cirurgias plásticas. Como a demanda por elas cresce cada vez mais, fica ainda mais fácil segmentar esse perfil específico.
Dependendo do ponto de vista, as redes sociais são muito parecidas com as plataformas de busca, que têm no Google o maior exemplo de case de sucesso.
Já as mídias sociais são em um número maior, chegando a ter diferenças radicais entre os vários tipos diferentes de proposta.
Por exemplo, existem plataformas que priorizam a troca de mensagem dinâmica, outras aceitam textos médios e até grandes. Também há redes focadas em imagens e fotos, ou em vídeos, lives, stories e afins.
O grande segredo aqui para seu anúncio de cirurgia plástica fazer sucesso é estudar bem o seu público antes de sair investindo em todas as mídias.
Como a maioria das cirurgias não pode ter foto de clientes, talvez seja melhor uma rede que prioriza o texto, pelo qual você pode mostrar que presta serviços de certificação, aprovados pelo CFM e alinhado com todas as diretrizes.
Por outro lado, os vídeos também podem fazer sucesso, pois são um modo de explicar melhor como funcionam as plásticas para o cliente que ainda está seguro.
Por fim, não se esqueça que fazer anúncios pode incluir outras plataformas que vão diretamente ao ponto, como os marketplaces ou plataformas de nicho.
Famosos na venda de produtos ou intermediação de serviços, cada vez mais esses sites se voltam para soluções da área da saúde, com opções do tipo “Encontre o Cirurgião Mais Perto de Você”.
Aqui, você tem a vantagem de que pode fazer anúncios com poucos cliques, sem precisar gastar com a infraestrutura de um site próprio. O cirurgião apenas paga uma comissão ao
marketplace, mas já pode começar a conseguir pacientes/clientes no primeiro dia.
Falar em anúncios para cirurgiões plásticos é algo que exige vários tipos de cuidados, desde aqueles que vêm das próprias estratégias comerciais, até questões éticas.
Com os conceitos imprescindíveis e os conselhos práticos que trouxemos acima, vai ficar ainda mais fácil qualquer cirurgião dar os primeiros passos e manter as boas práticas da área, mudando radicalmente seus resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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