Layout do blog

agência de marketing médico
17 de setembro de 2021

Como fazer anúncios para cirurgiões plásticos?

Como fazer anúncios para cirurgiões plásticos?
Já não é possível ignorar o papel do marketing digital no crescimento de qualquer negócio, seja qual for o segmento. No entanto, no caso de clínicas, especialistas ou cirurgiões plásticos, é preciso levar vários outros fatores em conta.

De fato, cada segmento ou nicho tem suas próprias especificidades, sendo que um dos maiores erros que as marcas cometem é justamente generalizar as estratégias, esquecendo esse ponto e deixando de conseguir resultados por conta disso.

Se pensarmos em um nutricionista esportivo, por exemplo, certamente ele tem um tipo de público que é totalmente diferente de uma fábrica que produz produtos e soluções para essa mesma área, só que voltada para o comércio B2B.

Ou seja, mesmo dentro de um segmento específico, pode haver mudanças significativas unicamente se considerarmos os tipos de modelo de negócio que podem existir, o que por sua vez exige abordagens totalmente diferentes e customizadas.

Por outro lado, é preciso lembrar que, nos últimos anos, o setor de procedimentos cirúrgicos foi um dos que mais cresceram no Brasil. No caso do público jovem, nosso país é simplesmente o líder mundial em termos de quantidade de cirurgias.

Isso pode ir desde uma simples drenagem linfática masculina até a colocação de prótese e outras intervenções mais delicadas. Os dados são da própria SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), que indica um crescimento de 140% nos últimos anos.

Por isso escrevemos este artigo, trazendo aqui não apenas como fazer anúncios para cirurgiões plásticos e clínicas da área, mas também a questão da ética médica, que se aplica a qualquer setor que lide diretamente com a saúde humana.

Assim, conseguimos conciliar as boas práticas do marketing com a conduta médica mais adequada, sem que haja apelos indevidos, infrações ou mesmo crimes cometidos por parte de profissionais da área que tenham sido mal instruídos.

O ponto mais interessante é que muitas das dicas e conselhos práticos realmente servem para todo setor que lide com a saúde e o bem-estar, seja um profissional de cirurgia plástica ou um especialista em acupuntura, que também precisa fazer marketing.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como é possível elevar seus resultados e fortalecer a marca da sua clínica sem cometer qualquer ato indevido ou apelativo demais, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

O código de ética médica

Primeiramente, nenhum cirurgião vai querer investir tempo e dinheiro em uma campanha de marketing para depois descobrir que ela não vai poder circular, pois ofende algumas das diretrizes do próprio CFM, o Conselho Federal de Medicina.


Por isso mesmo, a primeira grande pauta do marketing na medicina, seja para cirurgiões plásticos ou qualquer outro setor, é esse ponto fundamental, que é quem faz o controle, a definição e a normatização dos termos da profissão.


Porém, engana-se muito quem pensa que isso significa apenas restrição e maneiras de podar a criatividade das pessoas. Pelo contrário: ao cumprir seus deveres, o cirurgião ganha uma chance de aprimorar seu trabalho, gerando mais segurança para todos.


Por exemplo, um centro médico especializado pode se tornar muito mais conhecido e idôneo se deixar explícito que segue todas as normas previstas.


No caso da cirurgia plástica, além do CFM ainda existe Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que ajuda a clínica a se posicionar, propondo normas informativas e compartilhadas que passam pelos seguintes pontos principais:


  • Informação da titulação acadêmica;
  • Não usar fotos de pacientes como propaganda;
  • O paciente tem direito total à autonomia;
  • Cumprimento do sigilo entre as partes;
  • Não dar entrevistas de teor marqueteiro;
  • A equidade e direito universal das pessoas;
  • Não fazer ou divulgar promoções apelativas;
  • Atuação auditável e não maleficente;
  • Não explorar diferenciais tecnológicos.


Enfim, há uma série de diretrizes que podem parecer restringir a ação do cirurgião, mas que no fundo vão permitir que ele trabalhe de modo muito mais claro, ético e idôneo, como citado acima.


Além disso, todo mundo há de convir que a saúde ou mesmo estabilidade emocional de uma pessoa não pode ser tratada como um fato qualquer nessa dinâmica.

O poder do Google Ads

Quando falamos em anúncio, existe um sentido amplo da palavra, que é o de todo tipo de promoção ou publicidade em torno de uma marca, seja qual for o produto ou serviço.


Por outro lado, no universo do marketing os anúncios são um tipo muito específico de ação, que implicam a circulação de uma propaganda por um veículo midiático.


Por exemplo, um folder de apresentação é um modo de promover sua empresa, mas se você é quem faz a distribuição dele, isso é bem diferente de uma ação que utiliza o espaço de um veículo que vai gerar visibilidade ou tráfego para a sua marca.


Quando falamos nos anúncios nesse sentido principal, o Google Ads (sigla para Advertising, que é justamente “anúncio” em inglês) é a maior referência digital da atualidade.


No caso do cirurgião plástico, uma vez que você tenha seu site próprio e sua geração de conteúdos, dar o passo de promover isso pelo motor de busca é uma opção pessoal.


De fato, só o que ele faz a mais é ajudá-lo a atingir as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo, sem determinar em nada qual será o conteúdo de suas campanhas.

Por que motores de busca?

Uma das maiores vantagens de optar por anunciar em motores de busca como o Google é o fato de que você pode segmentar suas campanhas, seu público e até o seu orçamento.


Ou seja, você vai definir que tipo de pessoas quer impactar, como aplicar seu crédito de investimento orçamentário e até que tipo de conteúdo evidenciar.


Por exemplo, alguém pode pagar mais para dominar determinada palavra-chave, como clínica hiperbárica, de modo que o cliente em potencial encontre aquela página no topo da primeira página sempre que procurar.


Outra vantagem de fazer anúncios para cirurgiões plásticos nessa modalidade é que as métricas e estatísticas são facilitadas. Portanto, é muito fácil montar estratégias de curto, médio e longo prazo, trazendo melhorias constantemente.

Por dentro das redes sociais

Já se foi o tempo em que as mídias sociais serviam apenas para trocar fotos pessoais ou para postar e compartilhar vídeos do churrasco do fim de semana.


Na verdade, o que essas plataformas acabaram percebendo é que os usuários que circulam pelas redes são um público sedento por soluções que sejam apresentadas de modo criativo e customizado.


Assim, alguém que leia bastante sobre serviços gráficos e gere cliques em conteúdos desse segmento, pode muito bem começar a receber anúncios de empresas que prestam soluções nessa área, o que garante uma boa assertividade.


Ou seja, as redes sociais conseguem filtrar as pessoas que têm sinergia com seus serviços, como no caso das cirurgias plásticas. Como a demanda por elas cresce cada vez mais, fica ainda mais fácil segmentar esse perfil específico.

Escolhendo a melhor mídia

Dependendo do ponto de vista, as redes sociais são muito parecidas com as plataformas de busca, que têm no Google o maior exemplo de case de sucesso.


Já as mídias sociais são em um número maior, chegando a ter diferenças radicais entre os vários tipos diferentes de proposta.


Por exemplo, existem plataformas que priorizam a troca de mensagem dinâmica, outras aceitam textos médios e até grandes. Também há redes focadas em imagens e fotos, ou em vídeos, lives, stories e afins.


O grande segredo aqui para seu anúncio de cirurgia plástica fazer sucesso é estudar bem o seu público antes de sair investindo em todas as mídias.


Como a maioria das cirurgias não pode ter foto de clientes, talvez seja melhor uma rede que prioriza o texto, pelo qual você pode mostrar que presta serviços de certificação, aprovados pelo CFM e alinhado com todas as diretrizes.


Por outro lado, os vídeos também podem fazer sucesso, pois são um modo de explicar melhor como funcionam as plásticas para o cliente que ainda está seguro.

Considere os marketplaces

Por fim, não se esqueça que fazer anúncios pode incluir outras plataformas que vão diretamente ao ponto, como os marketplaces ou plataformas de nicho.


Famosos na venda de produtos ou intermediação de serviços, cada vez mais esses sites se voltam para soluções da área da saúde, com opções do tipo “Encontre o Cirurgião Mais Perto de Você”.


Aqui, você tem a vantagem de que pode fazer anúncios com poucos cliques, sem precisar gastar com a infraestrutura de um site próprio. O cirurgião apenas paga uma comissão ao marketplace, mas já pode começar a conseguir pacientes/clientes no primeiro dia.

Conclusão

Falar em anúncios para cirurgiões plásticos é algo que exige vários tipos de cuidados, desde aqueles que vêm das próprias estratégias comerciais, até questões éticas.


Com os conceitos imprescindíveis e os conselhos práticos que trouxemos acima, vai ficar ainda mais fácil qualquer cirurgião dar os primeiros passos e manter as boas práticas da área, mudando radicalmente seus resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO NAS REDES!

QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO

WHATSAPP

CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO

Dicas para criar um site médico que converte visitantes em pacientes
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
Para criar um site médico que converte, invista em design atraente, SEO eficiente, informações claras e uma experiência de usuário otimizada para aumentar conversões.
Como o SEO pode aumentar a visibilidade da sua clínica médica no Google
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
O SEO é essencial para melhorar o ranqueamento da sua clínica no Google, atraindo mais pacientes por meio de estratégias de otimização eficazes.
Como divulgar uma clínica médica
Por Renan Quintanilia 28 de outubro de 2024
Para divulgar uma clínica médica com eficiência é necessário apostar em estratégias de intenção, como o Google.
Marketing digital para médicos que querem privacidade
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para médicos que preferem privacidade e querem captar pacientes sem usar redes sociais
Como médicos podem atrair pacientes sem usar redes sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Para médicos que querem evitar as redes sociais, há estratégias eficazes como SEO e Google Ads que garantem atração de pacientes sem a necessidade de aparecer.
Estratégias de Marketing para Neurocirurgiões que Não Têm Tempo de Gerenciar Redes Sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para neurocirurgiões que não querem aparecer nas redes sociais.
Como os dermatologistas fazem para atrair pacientes
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Dermatologistas utilizam estratégias de marketing digital, com ênfase no Google, para atrair mais pacientes e aumentar a visibilidade de seus consultórios
Sou médico e quero abrir uma clínica
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que desejam abrir uma clínica precisam entender desde a estrutura legal até o marketing digital para garantir o sucesso e a visibilidade da nova empresa
Sou médico e preciso de um site
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de um site otimizado para captar pacientes e aparecer no Google podem contar com agências especializadas que garantem visibilidade e resultados de primeira página
Sou médico e preciso de ajuda com marketing
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de ajuda com marketing podem contar com especialistas para criar estratégias eficazes de divulgação sem precisar aparecer em vídeos.
Mais Posts
Share by: