A área da saúde, por ser um segmento que atua em grande parte com questões emergenciais, que demandam um cuidado prioritário dentro das rotinas, a qualidade e a potência de negócios sempre foi algo inabalável, por mais novo que fosse o negócio.
Por exemplo, é o caso de uma clínica de
exame admissional de sangue, que mesmo que fosse recente, conseguia um público considerável pela função que exercia.
No entanto, mesmo que esta ainda seja uma realidade em muitos lugares, a alta concorrência no setor e novas formas de consumo por parte dos pacientes, que também são clientes, passaram a exercer mudanças significativas na atuação destes negócios.
O primeiro ponto em meio a isso surge na importância da conquista do paciente. Hoje, captar uma pessoa vale muito mais do que conseguir outros resultados em uma clínica.
Isso porque a conquista nada mais é do que uma questão baseada na confiança e também na aprovação de atitude ou ação feita por um cliente, que passa a ser muito mais do que um usuário de produtos ou serviços, mas sim, um disseminador daquela marca.
No contexto de um viés na área da saúde, ainda que com algumas mudanças de termos, o mesmo acontece. Logo, uma clínica de
médicos osteopatas deve se preocupar com o paciente desde o momento em que ele entra em contato com a rede social da empresa.
É no momento do reconhecimento da empresa, o que impulsiona um teste de qualidade feito presencialmente, em uma consulta, que a identificação pela clínica acontece.
Isso garante não apenas mais um paciente para aquela empresa de saúde, mas também a garantia de um retorno em breve, bem como a indicação para um familiar ou amigo.
Afinal, na área médica e principalmente no setor de consultas que resolvem problemas específicos, como um
tratamento para engravidar de gêmeos, a confiança e a indicação baseada na máxima satisfação pode ajudar uma reputação a subir muito.
Da mesma maneira, sem essa conexão, o trabalho com o paciente é constante, desde as suas primeiras experiências com a clínica, e esse pode ser um ponto que venha a decair.
Mas para começar a trabalhar esse quesito, trazendo muito mais benefícios e uma sobrevivência muito maior à empresa de saúde, nada melhor do que desenvolver estratégias voltadas ao relacionamento com este paciente.
Abaixo, vamos entender algumas das principais estratégias que podem ser utilizadas por negócios na área da saúde para priorizar a relação com pacientes, transformando consultas em conexões duradouras, repletas de indicações e da construção de valor da clínica:
A prioridade em relação às estratégias que serão firmadas por uma clínica de serviços de medicina do trabalho é o reconhecimento do paciente ideal, da pessoa mais adequada para ser o foco daquela empresa em relação aos serviços e atendimentos oferecidos, como:
Neste exemplo, é possível que o paciente ideal venha a partir da indicação direta de empresas, sendo estas o foco principal das estratégias de aproximação.
Dessa forma, sabendo melhor sobre quem são essas empresas, quais as suas prioridades e os principais resultados que desejam ser obtidos com a contratação destes serviços, torna-se muito mais simples entregar o ideal e também comunicar da forma mais correta.
As redes sociais são os canais que melhor aproximam pessoas nos dias de hoje, o que acaba sendo utilizado por empresas para iniciar um relacionamento próximo com seus pacientes, ainda mais em um momento de reconhecimento de serviços oferecidos.
Neste sentido, nada melhor do que iniciar a partir da interação com seguidores e com a audiência geral desses canais, por meio de conversas e respostas contínuas.
É a partir da criação desse ambiente que uma clínica de
exames médicos demissionais consegue, a princípio, aparecer com mais frequência nesses espaços, criando um autoridade e um reconhecimento maior do que aquele que seria feito presencialmente.
No contexto de um tema que envolve a relação por meio de canais de comunicação, é importante entrar em contato com formas de produção de conteúdo, em especial os informativos, que propõem um olhar e uma ajuda para potenciais pacientes da clínica.
A área da saúde é um dos setores mais comentados em redes sociais e na internet em si, gerando altas quantidade de dúvidas entre os internautas, que ficam preocupados.
Por isso, entrar em contato com essas pessoas, propondo informações de qualidade, feitas por autoridades e informando aquilo que o paciente precisava, seja para ter mais tranquilidade ou para averiguar com um profissional, torna a clínica mais desejada.
Uma maneira eficaz de trazer mais pessoas para uma clínica médica, trabalhando essencialmente o relacionamento com essas pessoas, é a partir da indução de condições especiais e benefícios, seja para pacientes ou para quem ainda não se consultou.
Dessa forma, além de proporcionar uma vantagem, que pode ser interessante aos olhos de quem ainda não teve uma experiência com a clínica, é uma maneira de agregar um relacionamento fortalecido com pacientes, o que colabora para a possível fidelização.
Nesse sentido, uma sugestão é viabilizar uma vantagem exclusiva, que possa ser a porta de entrada na empresa e também um ganho eventual para dias comuns.
Hoje em dia, sem uma boa parceria, qualquer negócio pode ter problemas ou dificuldades ainda maiores de crescer. Isso porque, de forma conjunta, duas empresas, mesmo sem ou com algum tipo de similaridade na atuação, podem auxiliar uma a outra com seus clientes.
No caso de clínicas, por exemplo, pensar em parcerias, como com uma gráfica de
impressão de folder pode trazer resultados mais rápidos, além de uma economia.
O ideal é trabalhar com seus pacientes pontos que podem aumentar a interatividade e investir na presença constante da clínica na rotina destes pacientes.
As clínicas que promovem ações e pensam em estratégias voltadas à fidelização podem agregar não apenas uma maior movimentação dentro de seus consultórios, mas também projetar o crescimento e valorização do nome de seus profissionais no mercado.
A principal importância nesse sentido é a preocupação com a valorização do nome do espaço médico, tendo em vista que grande parte das indicações priorizam esse quesito.
Outro aspecto relevante nesse trabalho contínuo pela fidelização do paciente é a continuidade de tratamentos e de consultas em
medicina hiperbárica e demais especialidades, mesmo em meio à concorrência.
Para médicos e outros profissionais da área da saúde, a prioridade em seus serviços é a resolução de problemas diversos, que devem ser bem acompanhados em uma janela de tempo hábil, determinada pelo profissional capacitado.
Essa continuidade só é possível por meio da confiança e da preservação de um relacionamento entre ambas as partes, o que só pode ser possível a partir da compreensão do valor e da função que aquela clínica exerce.
As clínicas médicas, assim como tantas outras empresas nos dias atuais, precisam trabalhar na valorização e fidelização de seus pacientes, ainda mais em um mercado altamente competitivo, com profissionais capacitados e altamente sedutores.
O ideal é pensar em estratégias que não apenas trazem esses clientes para perto das clínicas, mas que reforcem o valor do trabalho dos profissionais, o que pode ser viabilizado por meio de informações e interações contínuas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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