Já não é mais possível ignorar o impacto que a esfera digital vem causando em nosso dia a dia, tanto no sentido pessoal quanto profissional. Nesse cenário é que surgem as estratégias de marketing médico para quem é da área.
Claro que essa táticas também podem envolver uma ou outra ação offline, que siga na linha do marketing fora da internet, como panfletagem e anúncio em rádios ou mesmo na televisão local. Contudo, o foco principal sempre acaba recaindo na internet.
Por exemplo, se um profissional quer divulgar seus serviços odontológicos, já não basta distribuir panfletos na região. Ele também precisa estar presente no motor de busca, que tem geolocalização e indica sua clínica para quem está mais próximo.
Por outro lado, isso gera uma facilidade bem maior e acaba democratizando o acesso à divulgação online, ao mesmo tempo acaba criando uma concorrência muito maior, o que exige algum diferencial daqueles que quiserem se destacar.
Lembrando que as novas gerações são cada vez mais exigentes quando o assunto é relação com marcas e universo comercial. Por isso, não basta fazer promoções arrasadoras e ficar esperando o cliente ideal bater na porta.
Imagine um centro de especialidades médicas, que conta com uma gama bastante diversificada de soluções da área da saúde. Se ele quiser estreitar laços com todos os perfis do seu público-alvo, vai precisar entender melhor as expectativas de cada um.
Afinal, se tem algo que os clientes não gostam é de generalizações e de empresas que tratam todos do mesmo modo, sem levar em conta as especificidades de cada um. Aliás, na área médica isso se torna ainda mais gritante e urgente.
Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores dicas sobre como desenvolver estratégias de marketing médico hoje em dia. Além disso, falamos sobre as diretrizes do CFM (Conselho Federal de Medicina), que tem força de lei.
Assim, nenhum profissional da área vai perder tempo e dinheiro, ou mesmo ser penalizado, por investir em ações e campanhas que são proibidas para o setor médico. Por outro lado, o mais bacana é que esse mesmo setor tem vários nichos diferentes.
Por esse motivo, as estratégias detalhadas abaixo podem ser aplicadas por qualquer empresa da área da saúde, seja um cardiologista de renome ou uma clínica nova que está investindo para divulgar seu serviço de harmonização facial homem.
Sendo assim, se você quer compreender de uma vez por todas como o marketing médico pode revolucionar sua carreira, por meio de estratégias simples e acessíveis que podem começar a ser colocadas em prática hoje mesmo, basta seguir adiante na leitura.
No Brasil, diferentemente de outros países como os EUA, há leis que regulam a atividade publicitária em vários setores, como o dos advogados e o dos médicos.
No fundo a intenção é boa, e consiste em salvaguardar os clientes e a ética da área, de modo que o comércio não acabe se sobressaindo a alguns valores básicos.
Portanto, isso não quer dizer que esses profissionais não possam fazer ações de marketing, usar banners personalizados e tantos outros recursos, mas sim, que precisam evitar certos apelos que possam induzir a clientela emocionalmente.
Alguns dos principais tópicos proibidos são:
Claro que alguns pontos vão se ajustando com o tempo, como no caso do tratamento a distância, que após a pandemia de 2020 foi revisto. Ainda assim, é proibido prometer que a cura será feita a distância, o que cai em dolo da fé pública.
A lei que regula isso é a de número 4.113/42, sendo que a resolução específica se encontra no Manual de Publicidade Médica emitido pelo próprio CFM, sob a resolução 1.974/11.
Seja como for, se prestarmos atenção vemos que essa listagem já aponta para as estratégias que se abrem como possibilidade, e que são muitas mesmo.
Realmente não há motivos para ficar desanimado com as restrições do marketing médico, até porque, das possibilidades que permanecem em aberto temos uma que é excelente, que é o content marketing (marketing de conteúdo, em tradução direta).
De fato, as maiores marcas do mundo hoje investem nessa tática, já que ela está 100% alinhada com as expectativas das novas gerações de consumidores, que são cada vez mais exigentes e buscam experiências marcantes.
Por exemplo, se uma gráfica que faz serviços gráficos quer crescer, ela não fica divulgando apenas promoções, mas também artigos, vídeos e postagens em geral, do tipo “Entenda melhor os 10 principais serviços de uma gráfica”.
No caso do marketing médico o céu é o limite, já que há uma gama enorme de soluções que as pessoas ainda não entendem, o que pode gerar posts, vídeos, áudios, e-books e todo tipo de material educacional.
A grande vantagem é que enquanto você educa seu público, vai fortalecendo sua imagem, gerando leads e abrindo oportunidades novas todos os dias.
Outra vantagem que não fere em nada o manual do CFM é a de poder otimizar seus conteúdos, por meio de estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
Pelo contrário, por remeter a um crescimento orgânico, ela também é uma das mais indicadas, já que por sua própria natureza ela não se torna apelativa.
Então, ao escrever seus melhores artigos, leve em conta os algoritmos e padrões de excelência dos grandes buscadores como o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil, que são os mais usados em nosso país.
Logo, antes de usar uma palavra-chave como clínica de exame admissional, pesquise sua assertividade e não deixe de aplicar uma variante, caso seja mais interessante.
Também assim, garanta que a palavra-chave esteja presente na URL da página, no título, no primeiro parágrafo e em todos os demais campos devidos.
Outras dicas incluem fazer bom uso de links internos e externos, além de garantir que seu site seja responsivo, isto é, compatível com smartphones, tablets e afins.
Se ajudar seus conteúdos a serem melhor ranqueados nos motores de busca não é uma infração para o marketing médico, as mídias sociais podem ir no mesmo caminho.
Afinal, você pode utilizar essas plataformas tão populares apenas como modo de promover seu conteúdo, fazendo eles atingirem mais pessoas de modo mais rápido.
Inclusive, fazer esse link com as redes sociais é um fator de otimização, de modo que assim todos seus veículos começam a crescer conjuntamente, um ajudando o outro.
Um modo prático de fazer isso é adaptando os conteúdos gerados no blog para o formato das redes, que realmente pede modelos um pouco diferentes.
Primeiro você pode fazer o famoso post-link, que apenas leva seu seguidor da rede social para o blog. Mas também é possível reduzir o texto ou fazer um carrossel com várias fotos que ilustrem o tema, mantendo o seguidor naquele próprio canal.
Falando em redes sociais, se tem um modo de crescer rápido no marketing médico é conseguir parceiros com quem trocar conteúdos, experiências e até entrevistas.
São as famosas lives, que agregam muito valor graças à naturalidade e espontaneidade dos participantes, que aproximam o público e criam uma conexão bem maior.
Se o assunto é sobre cuidador idosos particular, por exemplo, o público ainda pode interagir e tirar dúvidas ao vivo, gerando uma espécie de marketing de conteúdo ao vivo e a cores.
A grande vantagem das parcerias é que os dois lados podem crescer juntos, de modo que os seguidores de um tendem a migrar também para o outro, como uma indicação.
Afinal, se um profissional consagrado faz uma
live com você, as pessoas entendem que ele está chancelando também o seu serviço.
Por fim, não é possível falar sobre marketing médico sem mencionar os indicadores de desempenho, que são os famosos KPIs (Key Performance Indicator).
Com esses indicadores, é possível aplicar ou mesmo criar táticas de monitoramento de resultados, conforme os objetivos de cada ação empreendida.
Com isso, uma empresa de limpeza hospitalar pode mensurar quantos acessos um artigo teve, quanto tempo os leitores permaneceram na página, qual o custo por lead conquistado, quais soluções têm feito mais sucesso entre o público, e assim por diante.
Assim, as estratégias futuras se tornam muito mais assertivas, permitindo aprender com o erro, tirando o que está ruim e dando continuidade ao que funcionou bem.
Cada vez mais as pessoas têm buscado soluções na área médica, seja para fins estéticos ou de saúde, o que abre um mar de possibilidades para os profissionais da área.
Para aproveitar melhor esse cenário e conseguir resultados realmente sólidos e que se perpetuam no tempo, basta aplicar as dicas de marketing médico aprofundadas acima.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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