Hoje em dia, a comunicação tem auxiliado inúmeras empresas a se conectarem com seus clientes, não apenas divulgando produtos e serviços, mas também trabalhando para garantir o encantamento do público, a fidelização e a criação de valor dentro do mercado.
Não é à toa que cada vez mais corporações têm investido em equipes de comunicação e marketing para trabalhar especialmente seus canais de mídia e elaboração de campanhas.
Ainda que esta prática se torne progressivamente mais comum nos negócios, como em uma empresa de
entrega via motoboy, alguns empreendimentos ainda percorrem caminhos iniciais de entendimento e valorização da comunicação e da divulgação.
Dentro destes, podemos dizer que os principais são aqueles que trabalham com a área da saúde, um segmento que deve seguir algumas restrições do Conselho Federal de Medicina (CFM) e ainda sofreu transformações relevantes e altamente significativas.
Por exemplo, sempre foi muito comum que médicos e espaços de saúde, como um
centro de especialidades médicas, estivesse sempre com clientes na palma da mão, tendo em vista que a preocupação com o corpo e mente sempre foram algo da base dos cuidados.
Entretanto, bem como outras áreas, o setor da saúde passou a ser um espaço altamente competitivo, e aqueles profissionais considerados referências, acabaram em escanteio.
Isso tornou a preocupação com a divulgação de serviços e contato com clientes uma ação cada vez mais importante para a sobrevivência das clínicas, que apesar de competentes, tiveram que provar ainda mais sua utilidade e importância aos pacientes.
Os neurocirurgiões, por exemplo, são especialistas que precisam se adaptar a tais estratégias, de modo a criarem uma relação e oferecerem informações a potenciais pacientes.
Dentro dessa área, a relevância com questões que envolvem a cabeça, bem como a compreensão de sinais que podem apontar algum tipo de problema fatal é fundamental.
Por exemplo, a epilepsia, um problema neurológico considerado grave, muitas vezes não é entendido pelos seus pacientes e familiares, tendo em vista que a informação acaba não chegando de forma prática ao público ideal, ainda mais sobre um assunto tão específico.
Em meio a essa condição, se faz essencial o trabalho de profissionais com
jaleco médico, em suas clínicas, por meio de espaços de comunicação e boas estratégias de marketing, esclarecer possíveis dúvidas, por exemplo.
Para tal, donos de clínicas neurológicas e até mesmo profissionais autônomos passaram a exercer suas funções junto com o trabalho de comunicação em canais próximos do público, como é o caso das redes sociais, blogs, sites, anúncios ou ainda aplicativos de mensagem.
Como vimos, implementar o marketing médico nas clínicas de neurocirurgia nada mais é do que uma maneira de garantir o interesse de pacientes por essa área, além de informar a população em geral sobre tópicos que devem ser considerados preocupantes.
O primeiro ponto de prioridade nesse sentido é o início do contato com pacientes que fazem
manipulação de medicamentos e que devem conhecer os serviços da especialidade.
No entanto, podemos dizer que um dos benefícios de trabalhar o marketing dentro de uma clínica especializada é o reconhecimento do público interessado pelos serviços, bem como as informações que são trabalhadas nas redes ou pelos canais de comunicação.
Ainda que o setor de neurocirurgia seja uma área que pode interessar a todas as pessoas, tendo em vista que problemas que envolvem o sistema nervoso podem atingir a todos, existem algumas especificações sobre as pessoas que buscam por essas informações.
Por exemplo, por meio de uma pesquisa de marketing dentro de uma clínica com
cama hospitalar automatica, é possível encontrar algumas informações sobre o público, como:
Tudo isso, feito pela equipe de marketing competente dessa clínica, pode priorizar os contatos e as produções de conteúdos para pessoas ideias, pacientes que podem ser mais importantes e mostrar uma maior probabilidade de marcar a sua cirurgia.
Outro ponto que ajuda bastante o trabalho de um neurocirurgião é a maneira de alcance de pacientes, o que é essencial para a sobrevivência do negócio, de modo geral.
Isso porque, para que a clínica possa ter um aumento de suas consultas e alcançar um maior retorno financeiro, é preciso investir em meios de informar e comunicar com o público, seja em meio a um formato online ou por formatos tradicionais, como o offline.
Para isso, é essencial começar comunicando esse paciente a partir das questões que envolvem esse trabalho, fazendo com que este entenda se precisa ou não da clínica.
Afinal, no contexto de uma
comunicação visual, um ponto de prioridade podem ser sintomas de um problema cerebral, que deve ser o foco para que uma pessoa vá até um neurologia e, em seguida, consulte um neurocirurgião em uma cidade.
O mesmo vale para uma clínica que oferece estes e outros serviços, contribuindo para que possíveis pacientes tenham informações necessárias para que possam, ativamente, procurar ajuda com um profissional capacitado o mais rápido possível.
Ademais, um tópico de investimento do marketing, tão importante quanto os outros benefícios já citados, é a valorização desse possível paciente, fazendo com que ele se torne cada vez mais fiel.
Isso acontece, em grande parte, a partir de estratégias voltadas ao contato, ainda que fora dos principais canais de comunicação, como por e-mail marketing, campanhas em sites e buscadores de pesquisas e até mesmo por meio de ações presenciais.
Sobretudo, podemos dizer que o marketing contribui para a compreensão de um negócio, sabendo seus principais pontos favoráveis e de possíveis riscos na empresa.
Entender bem como trabalhar com o marketing, a partir de suas principais estratégias é, de certo, uma das formas mais assertivas para se alcançar maiores resultados.
Considerando os aprendizados relacionados ao marketing para clínicas de neurocirurgia, a seguir vamos entender algumas das melhores estratégias, que não podem ficar de fora da atuação de sua equipe de marketing em uma clínica para fazer exame demissional.
A análise SWOT é uma estratégia que verifica as fraquezas, fortalezas, oportunidades e até mesmo as ameaças que são possíveis para uma empresa, fazendo um entendimento completo sobre as principais ferramentas e melhorias a serem agregadas em um negócio.
Compreender esses pontos concede uma firmeza a qualquer ação que seja viabilizada, sobretudo com a certeza de aspectos que podem melhorar ou causar problemas.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas, tendo em vista que trabalha em cima dos principais canais de comunicação de um negócio, e seu objetivo é entregar conteúdos de valor para os clientes a respeito de determinado assunto.
O ideal para os conteúdos da área da saúde, é trabalhar com pontos de informações, que tragam a potência de procurar um médico especializado.
O funil de vendas, representado por uma pirâmide invertida, é a visualização de como conteúdos e estratégias devem ser bem distribuídas a partir do interesse de um público, começando por possíveis pacientes que acabam de ter um contato com a clínica.
Aqui, é interessante investir nesse ponto para que haja uma educação do público, guiando-o até o momento em que ele reconhece uma solução por parte do negócio e considera uma compra que, no caso das clínicas, é uma consulta com o neurocirurgião.
O marketing é a ferramenta-chave para o sucesso de muitas empresas, tendo em vista que reconhece as principais oportunidades em relação ao cliente e trabalha isso por meio da comunicação, fazendo com que haja uma procura pelos serviços do negócio.
Para profissionais da saúde, como especialistas em neurocirurgia, o marketing aparece como uma solução em relação à procura de clínicas por potenciais pacientes, valorizando o estabelecimento médico.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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