Todo negócio precisa aprender a lição básica de como atrair novos clientes, pois sem isso, não é possível sobreviver, seja qual for o segmento. O que poucos entendem é que o mesmo vale para pacientes, como é o caso de um consultório.
É claro que as soluções da área da saúde exigem um atendimento mais humanizado e um comprometimento muito grande com o público. É uma questão de idoneidade, de ética e muitas vezes de legislação, pois o Estado exige isso de alguns serviços.
Por exemplo, o marketing médico tem várias normas e diretrizes impostas pelo próprio Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Assim, ao fazer um anúncio sobre preenchimento de boca é preciso cumprir algumas exigências.
Então, não é só questão de bom-senso ou de transparência, mas também de ficar em dia com as leis vigentes, o que também diz respeito à sustentabilidade do negócio, pois atuar fora da legislação é pedir para acabar sendo autuado e penalizado.
Ainda assim, mesmo dentro da legalidade, existe uma margem de excelência que não é todo mundo que atinge. Daí que faça diferença atender uma clientela de pacientes de maneira diferenciada, como modo de vencer a concorrência.
Só o que precisa ficar claro ao falar sobre isso, é que ver o paciente como um cliente é algo tão normal, que hoje até o contrário já ocorre. Dito de outro modo, uma indústria da área de elevador de acessibilidade também precisa humanizar seu atendimento.
De fato, hoje as grandes marcas do mundo todo, de qualquer segmento, buscam tratar seus clientes de tal modo para se destacar no meio da concorrência, que é preciso atender todo mundo com a excelência da área da saúde.
Nem se trata de uma questão de opinião, pois o perfil das novas gerações o comprova de modo indiscutível. Sendo que as pessoas nascidas de 1980 e 2000 para cá têm um perfil extremamente exigente, bem informado e crítico.
As plataformas digitais que permitem qualificar e negativar as marcas estão aí para comprovar, mostrando que qualquer negócio pode ser destruído da noite para o dia se tiver muitas reclamações dos clientes ou pacientes na esfera digital.
Nesse contexto maior é que surge o questionamento do título: como é possível converter mais pacientes para o meu consultório? Para responder à pergunta vamos listar algumas dicas práticas, além de conceitos e características que são fundamentais ao tema.
Um ponto interessante é que hoje esses recursos já estão tão evoluídos, que podem ajudar empresas de qualquer segmento e clínicas de qualquer nicho, sejam as que fazem Exame de vista para CNH ou aquelas focadas em fitness e afins.
Por isto mesmo, se o seu interesse é entender de uma vez por todas como converter mais pacientes para o seu consultório, fidelizando esse pessoal e fazendo com que indiquem sua clínica, então basta seguir adiante na leitura.
Até aqui, já ficou claro que não há problema nenhum em ver os pacientes como clientes, já que de fato eles são consumidores do seu negócio, seja ele voltado, ou não, para a área da saúde.
Há vários motivos para isso, sendo que o mais óbvio é que essa ação é natural. Ou seja, uma empresa só se constitui para poder apresentar sua solução ao mercado, tanto vendendo produtos quanto prestando serviços.
Assim, o aspecto de solidez e sustentabilidade é um dos que mais fazem sentido. Tanto que hoje qualquer empresa nova ou mesmo startup que quiser acessar um fundo de investimento ou um crédito para crescimento, precisará comprovar que pode crescer.
O único modo de crescer é convertendo mais clientes constantemente. Afinal, se você apenas mantivesse os consumidores que já tem, não necessariamente isso garantiria seu crescimento, embora pudesse manter a segurança por um tempo determinado.
Portanto, quando uma empresa de balão metalizado (que trabalha com festas e afins) consegue captar mais leads e converter mais clientes, aí é que ela tem certeza de que está fazendo sua parte e tornando seu negócio interessante.
Os estágios exatos para essa atração costumam ser os seguintes:
O que também deixa claro outro motivo para atrair clientes ou pacientes, que é o fato de que eles são apenas o começo do funil de vendas.
Então se formos considerar a jornada da compra, há vários outros estágios que precisam ser cumpridos, o que obviamente resulta na perda de alguns leads, pois é preciso ter muitos contatos comerciais para conseguir converter alguns.
Por fim, outro motivo para atrair mais clientes é que isso aumenta a autoridade natural da sua marca, pois eles é que vão atestar que você realmente sabe do que está falando.
Com um mercado tão competitivo e desafiador como o atual, é preciso contar com os próprios clientes para atestarem a relevância de cada marca.
Um ponto fundamental que todo negócio precisa fazer hoje, seja uma clínica, consultório ou qualquer outra empresa, é conhecer a fundo seus clientes.
Ocorre que antes era preciso ter muito dinheiro para fazer isso, contratando grandes empresas e instituições de estudos demográficos e censos culturais, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Hoje, basta fazer um estudo de mercado pela internet, explorando as redes sociais, o blog e demais plataformas digitais da concorrência, para entender o comportamento do consumidor.
Ao mesmo tempo, se uma escola de cursos profissionalizantes já tem seu próprio público, ela pode fazer enquetes, quizzes e pesquisas de mercado por conta, mantendo-se sempre antenada.
Sendo que conhecer os pacientes de uma clínica ou consultório é algo que passa pelas mesmas etapas. Idealmente, o mais interessante é quando a clínica oferece alguma retribuição para quem responder à pesquisa.
Assim, a pessoa fica mais à vontade para ser sincera na resposta, e na próxima vez que vier, pode contar como um desconto ou abatimento no valor da consulta.
O esforço do marketing sempre foi o de marcar presença no lugar certo, na hora certa, para atrair as pessoas certas, que são aquelas que fazem parte do seu público-alvo.
Hoje em dia, boa parte desse “local” é a própria internet, portanto, é preciso entender como exatamente se dá a presença dos pacientes e das marcas nesse universo.
Primeiramente, é preciso construir um blog anexado ao site institucional do consultório. Isso ocorre pois já foi-se o tempo em que bastava ter um website no ar, mais ou menos como se ele fosse um cartão de visitas ou um flyer.
Com um blog, qualquer empresa, como uma indústria de elevador hidráulico automotivo, consegue não apenas dialogar com o seu público, mas também oferecer algum valor a ele.
Trata-se do marketing de conteúdo, que realmente tem o poder de atrair multidões para qualquer marca, ajudando a captar mais leads e converter mais pessoas.
Outro exemplo são as redes sociais, processo que também faz parte de estar onde o cliente está. Para isso, é preciso identificar qual mídia social tem mais sinergia com seu nicho, se é a de textos, de fotos, de vídeos e daí em diante.
Nos últimos, anos as soluções da área de saúde passaram por verdadeiras revoluções, sendo que algumas áreas que não podiam praticar a telemedicina, agora já podem.
Ao mesmo tempo, se elas podem fazer, obviamente se tornam quase que obrigadas a fazer. Não por força de lei, mas sim pelo fato de que a concorrência começa a oferecer a opção, então você também precisa pensar nisso.
Como na área de placa solar, se uma empresa apenas vende e a outra faz a instalação de placa solar, obviamente a segunda vai acabar tendo mais clientes.
No caso do seu consultório, é possível facilitar as consultas iniciais, investindo um pouco em tecnologia e dando todo conforto ao paciente, por meio da telemedicina.
Por fim, depois de falar sobre investir em tecnologia e sobre a importância de marcar presença nos blogs e redes sociais, é preciso lembrar do aspecto humano de tudo.
De fato, é fundamental que uma clínica tenha uma boa equipe de recepção, bem como bons atendentes no telefone, no site, no e-mail e daí em diante.
Ou seja, não adianta ter os melhores artigos sobre sua área, se ao chegar o cliente não tiver um totem sinalização que o ajude a ser encaminhado para o local correto.
Daí que seja fundamental investir na parte humana, dando treinamentos constantes para os funcionários e trazendo melhorias que sempre tornem a permanência do paciente ali algo menos estressante do que o motivo que o leva ao consultório.
Falar sobre a conquista de novos clientes não é algo exclusivo deste ou daquele segmento, mas algo necessário para toda empresa, seja da saúde ou não.
Com as dicas e informações que trouxemos acima, fica bem mais fácil qualquer consultório converter mais pacientes e fidelizá-los com mais eficiência, extraindo disso os melhores resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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