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17 de dezembro de 2021

Google Ads para clínicas médicas

Google Ads para clínicas médicas

O Google Ads para clínicas médicas é uma estratégia de marketing digital que promove anúncios na plataforma do Google.


A ferramenta foi lançada há mais de duas décadas, mas até hoje domina o mercado de anúncios pagos pela internet. Por meio do Ads, uma empresa consegue fazer anúncios em diferentes plataformas.


Desse modo, um usuário da web, com certeza faz pesquisas no Google e obtém como resultado alguns links que são identificados como anúncios. Da mesma forma, ao acessar um blog, você já deve ter visualizado um banner anunciando algum produto ou serviço.


Mas, sem dúvida nenhuma, você também já visualizou algum tipo de anúncio, antes, durante ou depois de algum vídeo no YouTube.


Esses 3 exemplos são algumas das possibilidades de anunciar pelo Google Ads, que servem tanto para as empresas quanto para outros tipos de negócios e profissionais, como no caso dos médicos.


Entretanto, para trabalhar com a plataforma de anúncios do Google, é fundamental saber como ela funciona, principalmente no caso dos médicos que precisam seguir algumas restrições impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de Google Ads e todos os benefícios dessa ferramenta para os profissionais da saúde. Confira!

Entenda o conceito de Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de anúncios do maior buscador do mundo, e sua primeira versão foi lançada em 2000. Na época, ela era conhecida como Google AdWords e desde então é um dos recursos de marketing digital mais utilizados.


Esse recurso é usado pelas empresas que querem se destacar nos resultados de busca. Mas não pense que você vai aparecer para uma grande quantidade de usuários.


O grande diferencial desse recurso é entregar os anúncios para um público segmentado. Por exemplo, um fabricante de cama hospitalar automatica terá seus anúncios veiculados para pessoas que se interessam por seu produto.


No caso dos médicos, esse recurso é bastante recomendado porque as pessoas criaram o hábito de pesquisar sobre seus sintomas no Google. Além disso, elas também pesquisam profissionais diretamente nessa plataforma.


Supondo que um ginecologista faça um anúncio segmentado no buscador, se o usuário procurar, por exemplo, por um ginecologista na cidade X, ele vai aparecer entre os primeiros resultados.


Em outras palavras, você não paga para aparecer mais, mas sim para ser evidenciado para uma audiência qualificada e que tenha relação com o seu consultório médico.


Isso é vantajoso porque seria inútil para uma loja de roupas plus size ter seus anúncios visualizados por pessoas que não usam esse tamanho de roupa.


Com base nisso, o principal objetivo do Google Ads é fazer com que os seus anúncios cheguem para as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço.


Isso acontece por meio de uma palavra-chave, como uma confecção de roupas escolhe camisa uniforme empresa como keyword para o seu anúncio.


Assim, toda vez que um usuário digitar esse termo ou algo muito semelhante, vai visualizar o anúncio da confecção, e de acordo com a plataforma, existem 4 meios de anunciar, que são:


  • Rede de pesquisa;
  • Rede de display;
  • Anúncios no YouTube;
  • Anúncios em aplicativos.


Os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa são o tipo mais comum e mais utilizado pelos médicos e diferentes tipos de empresa.


Também é um formato útil para alcançar pessoas que buscam uma solução específica, por meio de produtos e serviços. Assim, uma das maiores vantagens dessa opção é o fato de que o anunciante só paga quando o usuário clica no resultado.


Por meio da rede de display, os anúncios serão exibidos em sites, blogs e páginas de notícias, pois essas plataformas formam essa rede. Ela é capaz de alcançar 90% dos usuários de internet no mundo todo, por isso, é muito vantajosa.


Uma casa de repouso para idosos pode escolher entre mais de dois milhões de sites e cerca de 650 mil aplicativos.

Se você quiser anunciar por meio de formatos gráficos, terá acesso a opções especiais como informações demográficas, remarketing e palavras-chave.


Assim, um consultório médico pode incentivar os clientes a notar seus serviços e realizar diferentes tipos de ação, como preencher um formulário de contato.


Os anúncios no YouTube, por sua vez, são vídeos transmitidos antes, durante e depois dos conteúdos exibidos nessa plataforma.


Ela é muito vantajosa porque reúne cerca de um bilhão de usuários, o que permite selecionar o público-alvo que você quer alcançar, com base em informações como localização, idade e gênero.


Tanto um nutricionista esportivo quanto qualquer outra empresa têm como vantagem o fato de que só vão pagar pelo anúncio se os usuários interagirem com a campanha de alguma forma.


Por fim, os anúncios por aplicativos têm como foco aumentar o alcance da empresa na plataforma. Depois que a campanha for configurada, ela estará disponível para mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.


Com base nessas informações, você já pode imaginar quais são as

Benefícios do Google Ads para médicos

O Google Ads é um recurso muito interessante para profissionais da saúde que têm o objetivo de captar novos pacientes, sem precisar investir muito.


Hoje em dia, você não precisa mais distribuir rios de panfletos e cartões de visita para atrair essas pessoas. O acesso à internet é bastante amplo e os usuários pesquisam sobre diversos assuntos relacionados à saúde.


Cada vez que alguém pesquisar alguma coisa referente à sua área é uma oportunidade que você tem de atraí-la como paciente. Por essa razão, investir na plataforma de anúncios do Google traz muitas vantagens, como:

1 - Fácil mensuração dos resultados

Uma das principais marketing digital é o fato de que suas estratégias só vão trazer bons resultados se elas forem devidamente mensuradas.


Analisar as práticas é a oportunidade de fazer mudanças ou até mesmo excluir ações que não estão trazendo bons resultados para o seu consultório.


Dentre todas as possibilidades que um centro de especialidades médicas tem para atrair e divulgar o seu negócio, sem dúvidas, o Google Ads é a mais fácil de ser analisada.


Todas as ações executadas pelo profissional de saúde nessa plataforma podem ser mensuradas e otimizadas de maneira prática e rápida. Com isso, você faz os investimentos valerem a pena e obtém ótimos resultados.

2 - Excelente custo-benefício

O anunciante decide o que vai pagar quando trabalha com o Google Ads. Ou seja, você resolve o quanto vai gastar a cada mês, podendo ajustar o investimento em seu orçamento com base nos resultados obtidos em suas campanhas.


Se os anúncios de uma clínica de exame periódico empresa estão trazendo bons resultados, ela pode simplesmente aumentar o investimento para captar mais pacientes e com isso aumentar seus lucros.

3 - Resultados mais rápidos

Caso você precise urgente melhorar o faturamento da sua clínica ou consultório, é possível contar com o Google Ads para alcançar esse objetivo.


Essa ferramenta é muito rápida e tudo o que você precisa fazer é configurar uma campanha no ar e começar a obter resultados.


O investimento é seguro porque você pode analisar o desempenho de suas estratégias, por meio da integração da plataforma com o Google Analytics, outra ferramenta oferecida pelo próprio buscador.


Com base em suas informações, se o anúncio de uma empresa de comunicação visual está trazendo resultados, ela pode mantê-lo no ar.


Agora, se você analisou a sua campanha e percebeu que ela não está tendo o desempenho desejado, pode fazer todas as mudanças necessárias imediatamente.

4 - Aumenta a visibilidade do consultório

Bilhões de pessoas pesquisam alguma coisa no Google todos os dias e muitas delas representam oportunidades de tornar o seu consultório médico mais conhecido.


Tudo o que você precisa fazer é checar o volume de busca mensal sobre termos relacionados à sua especialidade, assim, eles podem ser utilizados em seus anúncios.


Por exemplo, se uma escola de cursos profissionalizantes descobriu que um dos termos mais buscados pelos usuários que possam se interessar pelos seus serviços é “curso de informática”, ela pode utilizá-lo como palavra-chave de seu anúncio.


Assim, se você utiliza um termo que tem cerca de 1.000 pesquisas mensais, então mil pessoas podem visualizar a sua campanha.

Considerações finais

O Google Ads é uma plataforma de anúncios muito útil e importante para qualquer tipo de negócio, o que inclui os médicos e seus consultórios, afinal, é preciso divulgar o seu serviço para ter um bom faturamento.


Você pode utilizar essa ferramenta para anunciar o seu consultório e seus canais de comunicação, como o blog onde você esclarece o público sobre diversos assuntos.


Dessa forma, mais do que anunciar a prestação de serviços, é possível fazer com que mais pessoas conheçam seus conteúdos e construa uma imagem de prestígio e credibilidade em seu mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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