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28 de setembro de 2021

Estratégias de SEO para clínicas médicas

Estratégias de SEO para clínicas médicas
Na atualidade, o SEO é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas e considerada importante, afinal, as empresas que investem em inbound marketing sabem o quanto a otimização de páginas é fundamental para as estratégias.

Para quem está começando agora e não entende muito sobre o assunto, pode ser difícil compreender a necessidade de aplicar essas práticas no site ou blog, principalmente para clínicas médicas, que devem seguir o código de ética médica estabelecido pelo CFM.

Em primeiro lugar, é importante dizer que as pessoas procuram tudo o que precisam na internet. Pesquisamos não apenas assuntos relacionados àquilo que desejamos comprar, mas também recorremos ao Google quando temos uma dúvida.

Dentro da relação de compra e venda, essa mudança de comportamento tornou o consumidor moderno mais exigente.

As pessoas entraram em um fluxo de busca constante por informação, mas só consegue atrair a atenção delas quem aparece nas primeiras páginas de resultados.

É exatamente aqui que entram as estratégias de SEO, pois elas fazem com que as páginas do seu negócio apareçam entre os primeiros resultados quando os usuários fizerem pesquisas relacionadas ao seu mercado.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de SEO, sua importância para os negócios e quais estratégias são recomendadas para as clínicas médicas, que estão dentro das disposições do Conselho Federal de Medicina. Acompanhe!

O que é SEO, afinal?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português chamamos de “otimização para motores de busca”.

Trata-se de um conjunto de estratégias que são utilizadas para melhorar as páginas de um site ou blog, com intuito de fazer com que elas apareçam entre os primeiros resultados das pesquisas.


Se você procurar, por exemplo, sobre serviços de certificação no Google, vai encontrar entre os primeiros resultados os anúncios e as páginas consideradas relevantes pelos algoritmos deste buscador.


Existem dois tipos de estratégias que você pode adotar para aparecer entre os primeiros resultados, que são os anúncios pagos e as ações orgânicas.


O SEO se encaixa entre as ações orgânicas, e é a melhor forma de você provar que o site da sua clínica oferece as melhores respostas para os usuários.


O Google, assim como outros sites de busca, trabalha com algoritmos que servem justamente para analisar a qualidade do material oferecido pela sua plataforma,  bem como a qualidade da experiência para o usuário, dentre outras características.


Logo, as estratégias de SEO reúnem as principais exigências desses sites para que as páginas possam ser moldadas de acordo com aquilo que eles consideram ideal.


Uma vez que o site ou blog da sua clínica possibilita esses atributos, vai aparecer de maneira orgânica entre os primeiros resultados e se tornar mais relevante para o público-alvo.


O principal objetivo do SEO é fazer com que sua página seja relevante para uma pesquisa, portanto, ele é formado por estratégias que buscam oferecer a melhor resposta para a pergunta do usuário.


Sendo assim, a importância dessa estratégia, tanto para uma loja de computador novo quanto para uma clínica médica, é fazer com que esses estabelecimentos conquistem os resultados almejados.


Se o seu objetivo é fazer com que o seu domínio na internet receba mais visitas, para que assim sua clínica venha a ser notada e se torne uma referência na área em que atua, é fundamental investir em SEO.


No entanto, para funcionar, você precisa conhecer práticas mais adequadas para os consultórios, principalmente tendo em vista as imposições do Conselho de Medicina, apresentadas no próximo tópico.

Como utilizar SEO em sites de clínicas médicas

O SEO reúne diversas práticas que podem ser aplicadas pelos mais diferentes tipos de negócios. Entretanto, existem algumas que são mais recomendadas para clínicas e consultórios médicos. São elas:

1 - Investir em conteúdo de qualidade

Vamos começar por essa dica porque, conforme apresentado anteriormente, as pessoas estão sempre em busca de informação, principalmente quando estão com algum sintoma ou desejam realizar algum procedimento médico.


O marketing de conteúdo é, certamente, um dos principais meios para a criação de materiais de qualidade para um determinado público.


Se você pesquisar sobre escritório planejado na internet, vai encontrar conteúdos que falem sobre dicas para decorar um consultório, vantagens de investir em móveis planejados, entre outros assuntos relacionados ao que você buscou.


Todos eles são conteúdos criados para entregar uma informação relevante para o usuário, e assim conquistar autoridade e credibilidade para a empresa.


Quando o assunto é saúde, as pessoas procuram informações sobre vários assuntos, como uma maneira de esclarecerem suas dúvidas ou até mesmo encontrar profissionais em quem possam confiar.


Aqui, encontramos o ponto mais importante de investir em conteúdos de qualidade para o seu site ou blog. Se você mostrar que domina determinado assunto, vai mostrar para o seu visitante que ele pode confiar em você.


Ele vai perceber que a sua clínica tem condições de atendê-lo e pode ajudá-lo com seu problema.


Por exemplo, se uma pessoa que precisa de cadeira de rodas adaptada descobre, por meio de seu conteúdo, que sua clínica oferece esse equipamento, ela vai se sentir mais segura.


O objetivo desses materiais é atrair as pessoas e construir uma imagem de autoridade para a empresa, e eles podem assumir diversos formatos, como:


  • Vídeos;
  • Textos;
  • Áudios;
  • Infográficos;
  • Imagens.

Portanto, além de você falar sobre os assuntos de interesse das pessoas, ainda pode adotar diferentes tipos de materiais para melhorar ainda mais a compreensão delas.


Para produzir bons conteúdos, é necessário que você conheça o seu público-alvo e descubra quais pautas eles estão interessados, quais são suas dúvidas, necessidades e problemas.

2 - Utilizar linguagem acessível

Os profissionais da saúde, principalmente os médicos, possuem uma linguagem mais técnica. O que uma pessoa conhece como massagem redutora de medidas, para um massagista ou esteticista, ela pode ter outro nome que não é de conhecimento do público.


Desse modo, ao criar materiais para o seu público, estes devem ser escritos de uma maneira que as pessoas possam entendê-los. Caso contrário, você não atingirá o seu objetivo.


Além de usar uma linguagem acessível, também é essencial que você saiba qual o tom de voz adequado para o seu público e o tipo de linguagem que deve usar.


Isso também implica no quanto você conhece as pessoas que precisam dos seus serviços, portanto, mais uma vez, para utilizar uma linguagem acessível e apropriada à sua audiência, primeiro você precisa conhecê-la.


Uma boa forma de fazer isso é acessar conteúdos de seus concorrentes e até de seus colegas de trabalho que atuam na mesma área que a sua clínica.


Independentemente do assunto, seja sobre massagem holística ou algo mais complexo, como uma cirurgia do coração, verifique de que forma eles abordam esse assunto e os termos que utilizam.

3 - Investir em um site responsivo

Hoje em dia, ninguém mais precisa esperar chegar em casa ou no trabalho para acessar a internet. Os dispositivos móveis que carregamos no bolso ou na mochila, como tablets e celulares, são os principais recursos para acessar a internet atualmente.


Dessa maneira, é fundamental que o site da sua clínica possa ser perfeitamente acessado, sem prejudicar a experiência do usuário, tanto por meio de um computador quanto através de dispositivos móveis.


Para fazer isso, uma clínica médica integrada precisa que o seu site tenha um layout responsivo. Trata-se de um tipo de site que pode ser acessado por qualquer tamanho de tela, que ele vai se ajustar perfeitamente, sem prejudicar seus elementos.


Ter um site responsivo ainda é um quesito para estar entre os primeiros resultados do Google, também pelo fato de que o carregamento de suas páginas será muito mais rápido.

4 - Fazer um levantamento e inserir palavras-chave

As palavras-chave são os termos que as pessoas utilizam para fazer uma pesquisa na internet. Elas devem estar presentes nos conteúdos que você cria e ao longo das páginas do seu site, fazendo total sentido no contexto.


Para saber quais são as palavras chaves que as pessoas utilizam, você também precisa conhecer o seu público-alvo, e pode fazer uma pesquisa no Google para ver quais são as sugestões apresentadas pelo próprio buscador.


Se você descobriu que uma das palavras utilizadas é harmonização facial definitiva, por exemplo, então deve criar materiais relacionados ao assunto, encaixando esse termo ao longo do conteúdo, incluindo títulos e subtítulos.

Conclusão

Toda organização, incluindo os consultórios e clínicas médicas, precisam construir a sua presença na internet, mas isso não significa que você deve desenvolver a sua plataforma online e esperar que as coisas aconteçam.


Existem estratégias adequadas, como o SEO, que potencializam as chances de suas páginas serem encontradas pelos usuários.


Seu site é a porta de entrada para atrair novos pacientes, mas você só vai conseguir fazer isso se ele aparecer entre os primeiros resultados de busca e responder às dúvidas da sua audiência.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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