A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) calcula que a demanda aumentou 82% nos consultórios de todo o país.
Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Paulo, o número de pessoas atendidas passou de 24 mil em setembro de 2019 para 52 mil em outubro de 2020.
Trata-se de um aumento de 116%, em todos os 95 centros espalhados pelo estado.
Com o aumento da instalação de internet devido à expansão do trabalho home office, o movimento nos consultórios particulares também aumentou, principalmente, a busca por terapia online.
De acordo com a ABP, entre os meses de agosto e novembro de 2020, houve um aumento surpreendente de 82% de novos casos de transtornos mentais.
Sendo assim, de acordo com o mesmo estudo, 70% que já haviam recebido alta, precisaram voltar para a terapia em 2020.
Apesar de você estar imaginando que essa demanda tenha crescido por conta da pandemia, de acordo com a secretaria municipal de saúde, não é possível comprovar que o aumento da procura esteja relacionado a ela.
Mesmo assim, profissionais de saúde enxergam uma relação clara entre o aumento e a crise de saúde enfrentada no último ano.
Independentemente de qual seja o fator que está provocando esse aumento na busca por terapia, é fato que a terapia online ganhou espaço, permitindo que os psicólogos e psiquiatras possam atender seus pacientes por meio de um computador novo ou celular.
Portanto, se há um aumento na demanda, este é o momento de divulgar os seus serviços por onde ele acontece: na internet.
Isto posto, no próximo tópico, vamos mostrar como fazer isso, acompanhe a leitura.
Muitos profissionais e pacientes, com razão, preferem a terapia pessoal.
De fato, ela possibilita maior proximidade entre as partes envolvidas, mas isso não diminui as possibilidades trazidas pela terapia online.
Por meio dela, o psicólogo pode atender um número maior de pacientes, além disso, elas são mais acessíveis para as pessoas, principalmente aquelas que moram em outras cidades, estados e países.
Com o aumento da demanda, aumentou também a oferta, ou seja, muitos outros profissionais estão investindo na divulgação da terapia online. Portanto, eles usam estratégias, como:
Escrever conteúdos sobre os temas de sua área que você domina é uma maneira ética e responsável de atrair novos pacientes e divulgar o seu trabalho.
Por exemplo, se o seu foco são adolescentes com transtorno de ansiedade, pode escrever sobre isso em um blog. É uma forma, inclusive, de atrair escolas para formar parcerias.
Todo material criado precisa ser direcionado ao público certo e isso é algo que as empresas seguem à risca.
Por exemplo, uma gráfica de banner para eventos utiliza uma linguagem determinada e fala sobre assuntos de interesse de seu público.
Faça a mesma coisa, utilize uma linguagem adequada ao público que poderia se interessar pelo trabalho e aborda temas relevantes para ele.
Forme parcerias com empresas que têm o mesmo público-alvo que o seu. Por exemplo, um psicólogo infantil pode ser parceiro de uma escola.
Mas, existem muitas outras opções, como:
A escolha vai depender de sua especialização, mas o fato é que uma boa parceria junto com um bom posicionamento na internet pode fazer toda a diferença.
É preciso se relacionar bem com o mundo ao redor para que possamos atrair mais pacientes.
Essa relação leva um fabricante de carimbo médico personalizado ao conhecimento de profissionais que possam se interessar pelo seu produto.
Ao construir o seu networking, esteja aberto para falar sobre o que você faz e esteja sempre disponível para tirar dúvidas.
Portanto, pode pedir para que amigos e familiares indiquem o seu trabalho e usar todo o poder da sua rede de contatos.
A internet é tudo hoje em dia, é por meio dela que mais pessoas vão encontrar você.
Por isso, crie perfis profissionais nas redes sociais e faça publicações relevantes sobre sua área de conhecimento.
Inclusive, as redes sociais são excelentes possibilidades para divulgar os conteúdos que você publica em seu site ou blog.
Além disso, invista em imagens de qualidade e varie o formato das publicações, de acordo com o objetivo da rede social.
Visto que se construir uma sólida presença na internet, vai melhorar a sua imagem profissional.
A tecnologia é fundamental para qualquer negócio, desde um escritório de arquitetura que elabora sala privativa para consultórios até os mais variados tipos.
E pelo fato de o atendimento online ser uma modalidade crescente, invista em ferramentas de qualidade para atender seus pacientes.
Aos poucos, você se acostuma com o manuseio delas e poderá atender de qualquer lugar do mundo.
Durante a divulgação de seu trabalho como psicólogo, existem alguns pontos que merecem atenção, tais como:
Em um cartão de visita psicologo só podemos inserir as informações de contato, como nome, e-mail e telefone.
Mas, no caso dos conteúdos, você pode e deve falar sobre o que as pessoas querem saber, de maneira abrangente.
Mostre a elas de que forma pode ajudá-las, o seu nível de qualificação, seu licenciamento e se oferece algum tratamento especial.
Diga, com clareza, o que as pessoas podem esperar de uma sessão com você. É uma forma de mostrar o quanto o seu trabalho é valioso e o valor que ele pode agregar à vida dessas pessoas.
Mas, tudo isso deve ser feito com atenção à escrita. Seja descritivo, mas sem causar a impressão de que o visitante está lendo uma biografia.
Uma descrição de sucesso é aquela que permite ao futuro paciente se imaginar em uma sessão com você.
Equilibre os pontos na hora de escrever, ou seja, utilize uma escrita de fácil compreensão.
O site de um psicólogo, apesar de profissional, não possui a mesma estrutura ou os mesmos elementos do site de uma empresa que presta serviço de entrega motoboy.
Por isso, inclua uma foto, os canais pelos quais as pessoas podem entrar em contato com você, de que forma os seus serviços vão resolver o problema delas e a sua localização.
Mesmo que você atenda apenas por meios digitais, é interessante que o futuro paciente saiba de onde você está trabalhando, a não ser que você atenda de casa.
Nós falamos aqui sobre a importância de produzir conteúdo relevante, mas eles devem ser publicados em seu blog.
Mas, esse canal não exclui a importância e a necessidade de ter um site profissional.
Portanto, se você pesquisar sobre um bloco de pedido personalizado na internet, vai encontrar as páginas institucionais das empresas que oferecem esse produto.
Sendo assim, qualquer pessoa que pesquisar um psicólogo, vai querer encontrar, no mínimo, um site bem elaborado e que transmita confiança e credibilidade.
O site é como o seu cartão de visitas visual, portanto, ele é indispensável.
Portanto, a terapia online é uma realidade hoje em dia, mas apesar de todas as mudanças trazidas por ela, possibilitam que as pessoas possam ser atendidas por você de qualquer lugar do mundo.
Sendo assim, para atrair clientes, nada melhor do que divulgar o seu trabalho, e neste artigo, você aprendeu a fazer isso.
Assim, vai crescer profissionalmente e atender ao propósito da sua função: ajudar pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO