O marketing digital é uma área que cresce com a expansão da web nos mais diferentes contextos. Um cirurgião de cabeça e pescoço pode descobrir, neste artigo, como essa estratégia tão comum pode ser valiosa em seu dia a dia.
Com metodologias que focam na atração do público que navega por sites, aplicativos e redes sociais, o marketing digital é diverso e pode ser aplicado de maneira prática em qualquer segmento, se comportando bem em meio à especialização.
As subespecialidades da cirurgia enfrentam características muito distintas em termos de mercado, especialmente por se tratar de uma área com poucos profissionais e altíssimo nível de educação na formação destes.
Um cirurgião de cabeça e pescoço deve enfrentar duas residências médicas, em média. A primeira é a Cirurgia Geral, que dura três anos e se inicia após o final do curso superior em Medicina, que dura 6 anos.
Um dos maiores tempos de formação gera um profissional capaz de identificar e intervir em condições que afetam a região da cabeça e do pescoço, como tumores, danificações em estruturas nervosas, aneurismas e outras doenças.
Em geral, as condições de saúde que exigem o envolvimento de um cirurgião de cabeça e pescoço são graves, com o óbito como resultado direto da falta ou do atraso no tratamento adequado. Isso põe os profissionais em uma posição delicada.
Portanto, um dos desafios mais importantes desse segmento é conscientizar o público em relação à importância desta área e da abordagem preventiva em relação a ela, uma vez que as doenças que afetam o sistema nervoso estão no epicentro das taxas de mortalidade.
O marketing digital é um subsegmento da Administração e da Publicidade, um método que aplica teorias destas e de várias outras áreas para estabelecer pontes entre uma empresa de limpeza de poço artesiano e seu consumidor.
As plataformas digitais diminuíram a distância entre indivíduos, permitindo a comunicação instantânea entre pessoas de diversas partes do mundo. As organizações que entram no mercado digital buscam compreender e atrair o cliente de maneira mais efetiva.
É fácil compreender como o marketing digital e os profissionais de cirurgia de cabeça e pescoço convergem em seus interesses. Além do retorno financeiro, as metodologias de marketing digital aprimoram as capacidades de comunicação neste setor.
Tudo passa a girar em torno da adaptabilidade. As agências de marketing digital tem como proposta adaptar o tom da conversa, em forma e aparência, para a audiência que é alvo do conteúdo, garantindo o entendimento e a tração deste público.
Como um crachá de identificação funcional, as ferramentas de marketing digital reúnem utilidade e personalidade em uma única expressão, suprindo necessidades da empresa e do consumidor. Alguns meios valiosos para este fim, são:
As mídias sociais são espaços que se tornaram multitarefa nos últimos anos, graças ao potencial expandido de bancos de dados e ferramentas de segurança, que permitem transações financeiras e transmissões ao vivo com qualidade.
O
smartphone é também um grande contribuinte nessa questão. A facilidade em transportar o aparelho para qualquer lugar, a quantidade de funcionalidades reunidas e o acesso rápido aos sinais remotos de rede viabilizam a conexão ininterrupta com essas plataformas.
Atualmente, as redes sociais reúnem serviços análogos ao telefone, canais de mensagem de texto instantâneas, transmissões ao vivo, edição e publicação de audiovisual e interação com notícias e anúncios de
acupuntura para emagrecer, de maneira gratuita.
As recentes atualizações focam no mercado financeiro como a nova aposta de extensão, com opções que sincronizam carteiras virtuais e cartões de crédito de uso único, transferências bancárias diretas e outros serviços de pagamento.
Assim, as redes sociais se tornam cada vez mais estratégicas para as empresas, que se instalam nesses locais para atrair mais clientes, divulgar sua identidade de marca ou estabelecer um canal rápido para assessoria de imprensa.
Não apenas as organizações do setor de comércios, que vendem diretamente um produto ou de serviços de tecnologia, mas vários segmentos podem se beneficiar com essas plataformas, desde uma
empresa terceirizada de limpeza
até uma clínica particular.
Para tal, é necessário investir na criação de conteúdo otimizado. O modelo de publicações para as redes sociais deve ser adaptado de acordo com sua dinâmica, considerando critérios de perfil do usuário e de algoritmos, como:
No marketing digital, esses pilares vão definir qual será a abordagem correta para cada plataforma, maximizando resultados e entregando ao público o que ele deseja ver nesse tipo de espaço.
O tráfego orgânico consiste na geração de visitas a um site por métodos pouco invasivos, permitindo que o usuário seja o ente que toma iniciativa e faz o primeiro contato com uma marca. Nessa prática, os algoritmos que regem os sites de busca são centrais.
Ao aplicar o marketing digital para uma especialidade médica, é importante fazer o seguinte exercício de imaginação: o que um paciente que necessita de uma consulta por um cirurgião na área digitaria em um site de pesquisas?
Para auxiliar nesse exercício criativo, as plataformas de buscas disponibilizam ferramentas que permitem o acompanhamento, em tempo real, das pesquisas por qualquer palavra-chave digitada, com dados de localização e frequência em relação ao tempo.
Uma estratégia de tráfego orgânico para um centro médico que oferece
exame de imagem da garganta envolve SEO, o famoso mecanismo de otimização para algoritmos de indexação.
As técnicas que envolvem a prática analisam a disposição de links em uma página, a qualidade da navegação e a relevância de seu site a partir da menção em outras plataformas. Vale ressaltar que, para isso, é vital criar um site oficial da empresa.
No momento da criação de sites, o cirurgião pode considerar a dimensão de seus serviços para a web, criando espaços para o contato com o público, a marcação de consultas, a retirada de dúvidas, a publicação de artigos e outros elementos.
Os anúncios pagos são produtos provenientes de plataformas de criação de conteúdo voltados para exibir links, imagens ou vídeos de maneira aleatória a um usuário com potencial de interesse no produto patrocinado.
Esses anúncios surgem na forma de links impulsionados em resultados de pesquisa ou propagandas em plataformas de vídeo e redes sociais. Os locais que oferecem esse tipo de serviço são numerosos, bem como seus preços e condições de uso.
Uma indústria de
corte a laser em chapa de aço está na mesma posição competitiva de um centro médico de neurologia, uma vez que os critérios para contratar um anúncio pago se guardam na qualidade da proposta e na relevância das palavras-chave escolhidas.
Por isso, o mesmo anúncio não é exibido para ambos os públicos. O processo de definição do setor já separa a audiência que será alcançada através de seus interesses.
A telemedicina cresce a passos largos no cenário nacional, desde que ganhou sinal verde do Conselho Federal de Medicina, que liberou a prática com a observância de critérios que protejam a integridade dos dados do paciente.
Apesar de suas limitações, a telemedicina é um componente importante para acelerar o atendimento e compartilhar prontuários, criando uma ação conjunta entre hospitais, clínicas e laboratórios.
A prática também permite o estabelecimento de um
balcão promocional, em função dos gastos reduzidos com as fases iniciais da admissão de pacientes. É necessária a criação de um banco de dados e a conexão com uma plataforma de transmissões em vídeo.
O funil de vendas é uma metodologia do marketing de atração que se encaixa perfeitamente nas necessidades da internet. O método consiste na criação de uma estrutura que guie a audiência de um site até a compra, nutrindo seu interesse em fases.
Traçando um triângulo invertido, define-se o funil de vendas em topo do funil, meio do funil e fundo do funil, onde acontece a conversão em cliente. O processo se inicia quando o usuário insere voluntariamente, dados de contato nos canais da marca.
Esta é a geração de leads, a parcela de uma audiência com nível de interesse elevado em um produto, como um
suporte para extintor de incêndio. Esse público deve também ser compatível com o perfil ideal de consumidor analisado pela organização.
O marketing digital é um segmento importantíssimo para o desenvolvimento das empresas na era contemporânea, onde tudo converge para os sites cadastrados na rede. Adaptar-se às novas demandas é o que vai definir o futuro das empresas.
No setor da saúde, o cenário não é muito diferente. Para um profissional ou empreendimento na área, saber se comunicar com o paciente no meio digital é vital para agilizar diagnósticos e tratar condições com maior eficácia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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