Quando sentimos algum sintoma diferente em nosso corpo, é automático entrarmos em sites de buscas e clicar no site médico que aparece melhor descrevendo como estamos, sendo similar até mesmo a uma espécie de “atendimento” online.
Mas, isso não é a solução caso esteja com algum sintoma diferente do habitual ou até mesmo doença, o recomendado mesmo é sempre falar com um especialista no assunto, de preferência pessoalmente para ser examinado.
Porém, não há nada de ruim que uma clínica ginecológica queira ter a sua página em destaque nas plataformas de buscas, por ser uma das possibilidades de mostrar melhor o seu serviço.
Essa prática de divulgação dos serviços pela internet se tornou bastante comum de uns tempos para cá, e com isso, a disputa de um “lugar ao sol” em meio a comunidade online fez com que milhares de páginas surgissem com os mais diversos anúncios.
Desde onde se inscrever para treinamentos CIPA, até o tutorial de como fazer yoga em locais fechados ou abertos.
Os sites médicos são um grande exemplo de crescimento, já que os profissionais ao verem que muitos pacientes realizavam um pré-diagnóstico antes de consultá-los, o que muitas vezes poderia estar errado porque nem sempre o conteúdo era feito por um especialista.
Levando isso em conta, médicos e profissionais da saúde resolveram criar páginas na web para atender ao público de uma maneira mais segura do que simples informações postadas em blogs ou fóruns onlines.
Foi assim então que as primeiras páginas temáticas na área da saúde surgiram e ganharam força ao longo do tempo, mostrando que os médicos poderiam também fazer uma espécie de publicidade da área da saúde.
E ao ver que esses profissionais também usavam a internet ao seu favor, empresas como de calibração de equipamentos médicos, começaram a fazer publicidade de seus serviços na web, atraindo assim profissionais da área e redes de hospitais para contratação.
Fator que se tornou benéfico para ambas as partes com o passar do tempo.
A criação de um site é uma forma de mostrar que você também pode ser encontrado na internet e uma maneira de marcar presença, determinar que para aquele assunto, existe um profissional por trás disposto a ajudar os pacientes.
Por uma página na web não ter hora de funcionamento para abrir e fechar, diferentemente de um estabelecimento físico, se tornou uma forma fácil de captação de clientes por mais tempo.
O que se torna uma boa forma de atraí-los até o seu consultório particular ou a clínica em que trabalha, demonstrando um pouco dos serviços oferecidos.
Se a página fornecer um modo de marcar as consultas via internet, se torna um fator positivo e relevante, chegando até mesmo na possibilidade de divulgação entre redes sociais ou no meio em que o paciente vive.
Um modelo de site voltado para a área da saúde também permite que a população tire dúvidas de forma mais segura, visto que é algo comum e cotidiano fazermos uma autoavaliação antes de uma consulta em si.
Por ser uma época onde fake news (notícias falsas) são bastante compartilhadas e questões sanitárias ou de doenças são muito distorcidas, um site médico com informações verídicas pode ser de utilidade pública e se tornar um parâmetro entre o certo e o errado.
Alimentando assim, provas contra o conteúdo malicioso que está sendo compartilhado por aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais.
Automaticamente, um conteúdo seguro e confiável traz à tona o profissional do qual a página pertence, gerando um aumento em sua credibilidade.
Quando estamos procurando por algo que temos curiosidade ou desejamos naquele momento, rapidamente abrimos a tela de um aparelho que tenha acesso a internet e realizamos a busca.
O que pode nos levar a milhões de resultados em pequenos segundos.
E por mais que se tenha longas páginas com os mesmos produtos ou assuntos do qual foram buscados, somente alguns aparecem em destaque na primeira página, que automaticamente, se tornam os primeiros a serem clicados.
Isso acontece por conta da prática de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca), que facilita o site a ser encontrado graças ao uso de palavras-chaves na pesquisa terem relação com o texto.
Portanto, quanto maior for a avaliação da página no site, maior as chances delas aparecerem no topo da pesquisa.
Exemplificando: se uma clínica de fertilização usar as palavras certas em seu conteúdo e ela receber boas avaliações dos pacientes, ou ter um grande número de acesso, o site irá aparecer em quaisquer pesquisas que tenham relação com o assunto.
Ganhar destaque em sites de busca pode levar um pouco mais de tempo do que se espera, afinal existem palavras-chaves que acabam trazendo mais de cinquenta páginas como resposta ao termo pesquisado.
Se possível, realize a contratação de profissionais da comunicação para ajudar em questões mais estratégicas que lhe dê foco, mas se deseja fazer por conta própria, é necessário um planejamento para isso ocorrer.
Uma das formas de ganhar destaque é através de anúncios pagos, que ganham uma indicação no topo ao lado do nome.
Se uma farmácia de manipulação florais remunerar a plataforma, o seu nome ficará no topo da lista.
Agora se deseja subir nos resultados de forma orgânica, é preciso saber que quem irá avaliar a página são o que é denominado de bot, abreviação do termo robot (robô em inglês), por meio de códigos e textos.
Portanto, para se destacar entre os inúmeros conteúdos pagos ou os diversos gratuitos deve-se levar em conta investir em:
Algumas dessas técnicas permitem a criação de pasta catalogo personalizada nas programações do site de busca, que podem acabar linkando o seu conteúdo com os relacionados.
E aos poucos, pode acabar fazendo a sua própria presença digital e despertar o respeito dos colegas de profissão.
Que a plataforma do Google é uma das mais acessadas ninguém pode-se negar.
Desde que foi criado em setembro de 1998 e se tornou uma das plataformas mais visadas no mundo, virou responsável por grandes mudanças em empresas e no empreendedorismo.
Afinal, estar em destaque no Google não é para qualquer um, não é mesmo.
Nele, somos capazes de encontrar dicas ou tutoriais em vídeos ou textos de pessoas que indicam como gerir um negócio, estratégias que valem a pena serem tentadas e riscos que devem ser evitados.
Tanto em áreas de comércio como em áreas da saúde, essa plataforma se tornou um ponto norte para assuntos dos mais variados segmentos, podendo-se encontrar locais que realizam exame de sangue admissional, restaurantes temáticos e entre outros.
Pensando nesse assunto, a plataforma criou em 2014 o My Bussiness (Meu Negócio) que ajuda no gerenciamento e perfil do seu empreendimento, permitindo a criação de sites que interajam com os clientes.
Permitindo que o portfólio de fotos seja de modo profissional ou em modelo 360°, o modelo My Business coloca literalmente a sua empresa no mapa, pois a localização caso haja um ponto físico, pode ser encontrado no GPS Maps da plataforma.
E tudo de maneira gratuita, bastando apenas realizar um cadastro com as informações pedidas.
Após esse processo, a plataforma disponibiliza um pequeno tutorial para a criação de site, uploads de fotos, vídeos e tudo o que se julgar necessário como estratégia de publicidade.
E o impacto que essa plataforma causa pode mudar o rumo de muitos empreendimentos, por que como um efeito dominó, a visibilidade proporcionada pode aumentar o número de vendas, contatos, e muitas outras viabilidades.
Ter destaque em páginas de busca, como o Google, de forma orgânica pode ser visto como uma consolidação do seu nome no mercado e na internet.
Visto que esses programas levam em conta as avaliações dos feedbacks de quem utiliza o serviço.
Porém, também vale a pena estender um pouco mais a busca e descobrir outros tipos de conteúdos nas demais páginas da plataforma, que podem ser tão válidas quanto as que se destacam assim que é aberta a pesquisa.
Caso planeje se estabelecer solidamente nesta plataforma, faça um investimento em conteúdos e diretrizes que lhe diferencie no mercado dos demais já existentes, o sucesso dessa estratégia pode vir mais rápido do que se imagina.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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