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agência de marketing médico
29 de março de 2022

Qual a importância do SEO para consultório médicos?

Qual a importância do SEO para consultório médicos?

A cada ano que passa surgem novas táticas e estratégias de marketing que as empresas em geral precisam levar em conta, seja qual for seu segmento, é o caso do SEO para consultório médicos, como algo que precisa de muita atenção.


De fato, é muito comum ver profissionais da área da saúde que se esquecem do fato de que seu trabalho também tem um aspecto comercial. E que portanto é preciso falar sobre receita, lucro, fluxo de caixa, sustentabilidade e afins.


Afinal, um consultório ou mesmo um hospital pode chegar a fechar as portas, caso não saiba fazer uma boa administração de seus recursos. 


Ao passo que se souber fazer isso, pode não apenas se manter, mas crescer e ampliar suas unidades.


Sendo assim, há aspectos de uma clínica médica que respondem a leis que são idênticas às de uma empresa de impermeabilização de estofados


Lembrando que a área de saúde tem sua ética de abordagem ao paciente, e lida com algo mais importante, mas não é só isso.


Tanto que existem as diretrizes do marketing médico, definidas pelo próprio CFM (Conselho Federal de Medicina). Mas, o problema é que recentemente muitos profissionais têm confundido essas regras, como se elas proibissem todo tipo de divulgação.


Contudo, quando vamos ler a Resolução 1.974, do ano de 20011, que é o documento que regula esse setor, percebemos que não é bem assim. 


O foco ali é que não haja abusos por parte de profissionais mal intencionados, como ludibriar a boa fé do povo.


Por exemplo, fazer um anúncio explorando os benefícios de determinado equipamento médico é algo que pode soar apelativo demais. Ou ainda, um médico dizer que é bem melhor que qualquer outro profissional, ou mesmo garantir resultados.


Tudo isso são exemplos drásticos de como pode haver abuso por parte do profissional, e naturalmente, prejuízo por parte de certos pacientes. 


No entanto, não é difícil notar que isso impede apenas a prospecção ativa, que é eminentemente comercial.


Mas, no marketing existe também a prospecção passiva, que é quando uma empresa de construção civil residencial abre um blog ou marca presença nas redes sociais. Neste caso, ela está apenas gerando conteúdos gratuitos para atrair interessados.


É precisamente aí que o SEO entra em cena, Sigla para Search Engine Optimization, o que esse conjunto de estratégias faz é justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca, como o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil.


Não se trata, portanto, de nenhuma prospecção ativa ou de nenhum apelo comercial, como aqueles anúncios que tentam forçar o cliente a comprar logo. 


Pelo contrário, o SEO só vai posicionar as páginas do seu website ou blog, seja qual for o conteúdo.


Assim, os buscadores lidam com algoritmos e parâmetros que filtram o quanto aquela página é relevante para o seu público. O aspecto da ética e da legislação médica continua operando em paralelo, sem prejuízo dos seus valores éticos.

Vale lembrar que esse tipo de marketing de conteúdo não vale apenas para segmentos fiscalizados pela lei. 


Hoje as maiores marcas do mundo investem nesse tipo de recurso, como modo de criar laços mais duradouros com a clientela.


Daí que seja tão interessante e pertinente escrevermos este próprio conteúdo, explicando melhor qual é a importância do SEO para consultórios médicos, de modo que eles tenham tanto resultado quanto uma loja virtual que vende ar condicionado.


Ao dizer que o marketing de conteúdo e os buscadores podem ajudar a criar laços com o público, remetemos ao fato de que ele se trata de uma racionalização ou aprimoramento da jornada de compra, como auxílio para as pessoas fazerem essa travessia.


Basicamente, os motores de busca se tornaram a maior vitrine do mundo em termos de pesquisa e cotação de produtos e serviços. 


Portanto, os médicos que souberem dialogar por meio deles, vão acabar saindo na frente e virando referência na área.


Lembrando que ficar bem ranqueado nas buscas é algo essencial, pois os visitantes costumam abrir apenas os primeiros links, sem chegarem à segunda ou terceira página, o que naturalmente vai alterar os resultados para as empresas.


Neste sentido, seja para posicionar uma clínica de tratamentos estéticos ou um serviço de climatização ambientes farmacêuticos, é fundamental que haja um domínio dos conceitos e das exigências principais de SEO, como trazemos aqui.


Consequentemente, se o seu desejo mais urgente enquanto leitor é justamente o de compreender de uma vez por todas como a otimização de páginas pode mudar a rotina de um consultório médico, então, é só ficar por aqui até a última linha do texto.

O que é o SEO, afinal?

lida com parâmetros e algoritmos, mas é preciso aprofundar este ponto.


Para começar, precisamos entender que o Google é a grande referência nessa área, pois foi ele quem revolucionou o segmento de buscas, trazendo a inteligência artificial para as plataformas, de modo a melhorar a experiência dos visitantes.


Ou seja, o grande interesse de um buscador é oferecer os melhores conteúdos para seus usuários. Ou melhor, canalizar esses conteúdos, de modo que os sites que quiserem um destaque ali precisam, eles sim, criar tais conteúdos.


Assim, tanto a clínica ou consultório médico quanto uma empresa que vende aquecedor a gás com instalação, ambos precisam focar seus esforços em gerar páginas originais, gratuitas e que realmente agreguem valor para a vida do seu público.


Essa é a grande regra de um SEO eficiente. Contudo, depois de compreender isso, é preciso assimilar os demais pilares da boa otimização, tais como:


  • Definição da palavra-chave;
  • Link building (gestão de links);
  • Navegabilidade da página;
  • Responsividade da página.


Enfim, sem negligenciar a qualidade que o conteúdo deve ter, é preciso pensar em vários outros fatores técnicos, que ficarão mais claros adiante.


Sendo que todos eles não passam de prospecção passiva, sempre esperando que o cliente ou paciente em potencial é que tome a sua iniciativa. 


Portanto, nada disso fere a ética do marketing médico perante o Conselho Federal de Medicina. Ao mesmo tempo em que pode fazer toda diferença, comercialmente falando.

Sobre as palavras-chave

Ao abrir um motor de busca e se deparar com a barra de pesquisa, já fica claro que a palavra-chave que vamos digitar ali é, realmente, o início de tudo.


Não apenas para os usuários da plataforma, mas também para os desenvolvedores de conteúdo, que precisam começar escolhendo as palavras mais assertivas.


Afinal, não adianta um site impermeabilização de fachadas desenvolver os melhores materiais caso eles não estejam trabalhando a palavra-chave certa.


Por isso, use o próprio Google Keyword Planner para descobrir quais são as que seu público realmente procura, então insira elas no título da página e das fotos, no primeiro parágrafo, na URL e daí em diante.


Isso vai ajudar o buscador a escanear seu site e indexar as páginas conforme o real conteúdo que está sendo tratado ali, melhorando seu posicionamento nas buscas.


Uma dica a mais aqui é aplicar a palavra-chave também nas meta tags e nas meta descriptions, ou seja, naquele resuminho da página que fica abaixo do link na busca, o que ajuda consideravelmente os leitores.

Por dentro do link building

A gestão de links é outro aspecto fundamental para uma boa otimização de páginas, já que é algo que realmente impacta na leitura e no aproveitamento geral.


Basta imaginar um blog de banner impressão digital que vai gerando links em cada palavra estranha que o público talvez não conheça, explicando o que significam.


No caso do consultório médico isso pode ser ainda mais importante, para que o leitor realmente tire o melhor proveito do material. Lembrando que esse é o link interno, mas é preciso contar com links externos também.


Sendo assim, é preciso que outros sites grandes indiquem sua página de algum modo, quanto mais isso acontecer, melhor.

Portanto, procure parceiros dispostos a isso, como no caso do guest post, em que você pode trocar conteúdos e links com eles.

O papel da navegabilidade

Por fim, você precisa pensar em como é navegar na sua página, inclusive sendo sincero ao dizer se você mesmo gostaria de frequentar seus conteúdos.


Um exemplo clássico de navegabilidade é o do design, que precisa ser agradável e ajudar o leitor com um visual estimulante. 


Outro é a velocidade de carregamento, que também precisa ser ágil, ou as pessoas vão abandonar sua página.


Também é aqui que entra a responsividade, que é quando um site de câmera de segurança pode ser aberto tanto pelo computador quanto pelo celular ou pelo tablet, respondendo às dimensões da tela mobile.


Lembre-se que, no fim das contas, a clínica ou consultório médico que atender o maior número de algoritmos nesse sentido é a que vai sair na frente.

Considerações finais

Sendo assim, poucas estratégias de marketing digital são tão importantes atualmente quanto a de SEO, e poucas trazem tanto resultado quanto ele.


Acima detalhamos qual é a importância dessa otimização para consultórios médicos, junto trazendo dicas práticas que podem ajudar especialmente esse segmento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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