O AMP é um recurso importante para o site de qualquer empresa, inclusive para as páginas de consultórios médicos, clínicas, hospitais e afins.
Essa é uma sigla para Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis), com o intuito de fazer com que elas carreguem de maneira simplificada e praticamente instantânea, quando acessadas por dispositivos móveis.
Essa facilidade é uma iniciativa do Google, Twitter, LinkedIn e Pinterest, e desde que os smartphones começaram a fazer parte de vez da vida dos usuários, em meados de 2008, o acesso à tecnologia foi democratizado.
Hoje em dia, esses aparelhos são indispensáveis em nossas rotinas e nos ajudam nas mais diversas necessidades, sendo tão importantes quanto à roupa que vestimos.
Para você ter uma ideia da expansão, em 2012, a parcela de brasileiros usando smartphones era de 14%, mas em 2016 esse número saltou para 62%. Um crescimento rápido e que só tende a continuar aumentando.
Em vista disso, as pessoas passaram a acessar a internet muito mais pelo celular do que pelo computador, tornando a otimização das páginas uma necessidade.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é AMP, por que usá-lo em sites médicos e qual a sua importância. Acompanhe a leitura!
AMP trata-se de páginas que são otimizadas para que carreguem de modo simples e instantâneo quando acessadas por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Refere-se então a um projeto de código aberto dos maiores editores de conteúdo e empresas de tecnologia para melhorar o acesso aos conteúdos através desses aparelhos.
Se o site médico de um nutricionista esportivo possui páginas AMP, tem uma arquitetura que conta com velocidade de carregamento de página.
Ela é dividida entre AMP HTML, AMP JS e Google AMP Cache. O primeiro é um código HTML diferente, com restrições e extensões. Possui tags normais de HTML, mas algumas são substituídas por modelos específicos de AMP.
O segundo garante a renderização rápida das páginas, tornando assíncrono tudo o que é externo, evitando que elementos da página bloqueiem a renderização de outros.
O terceiro tipo é opcional, porém, tem capacidade para armazenar todas as páginas em AMP HTML em cache nos servidores do Google, o que acaba por melhorar o seu desempenho automaticamente.
Quando o usuário faz uma busca no Google usando seu celular, as páginas AMP são identificadas pela sigla. Se o usuário clica nela, seu carregamento é rápido, praticamente instantâneo.
Assim, os sites médicos precisam contar com páginas AMP, uma vez que aquelas que demoram muito para carregar estão recebendo marcações, devido ao problema. Consequentemente, o usuário pode resolver não clicar nela.
Quando o site de um consultório de plano alimentar para emagrecer configura suas páginas, por exemplo, elas recebem uma segunda versão AMP. Seu conteúdo permanece inalterado, apenas o link é marcado pela sigla ao final dele.
Entretanto, para evitar problemas com conteúdos duplicados, é necessário incluir um canonical tag na página AMP, para indicar ao Google a versão original do conteúdo.
Além disso, para que o buscador identifique que a página possui uma versão dessas, é preciso incluir uma marcação no código original da página.
Resumidamente, o AMP serve para que as páginas carreguem rapidamente nos dispositivos móveis, garantindo a melhor experiência para o usuário.
Agora que você já entendeu o conceito dessa tecnologia e para quê ela serve, vamos expor algumas razões para usá-la em sites médicos. São elas:
Se uma pessoa deseja obter informações sobre algum procedimento, como limpeza de pele profunda com extração de cravos, ela quer respostas rápidas, afinal, a internet está aí para otimizar nosso tempo.
De modo geral, os usuários prezam pela velocidade da navegação, principalmente quando utilizam seus dados móveis. Tenha em mente que o tempo na web é outro e ele é muito mais rápido do que o nosso, e o AMP pode ajudar nisso.
Para o Google, um dos fatores mais importantes de ranqueamento é a velocidade com que uma página carrega. De nada adianta investir nas melhores práticas de SEO se as páginas do seu consultório demoram para abrir.
Em vista da disseminação do acesso à internet por meio dos dispositivos móveis, quanto mais rápido os conteúdos rolarem nesses aparelhos, mais chances seu site tem de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
No Brasil, a internet ainda deixa muito a desejar, principalmente para pessoas que não têm como arcar com os custos de uma boa velocidade.
Só que todo mundo, em algum momento, precisa de um médico ou de informações para entender uma bula e até mesmo um rótulo alimentar.
As páginas AMP driblam essa e outras limitações, oferecendo aos usuários versões mais simples, porém completas, dos conteúdos que seu consultório publica na web, democratizando o acesso à informação.
Se suas páginas carregam rapidamente, seus visitantes terão uma boa experiência com o site. Dessa forma, eles conseguem encontrar as respostas que procuram e voltarão mais vezes, sempre que precisarem.
Consequentemente, vão indicar suas páginas para outras pessoas, o que ajuda a aumentar o seu tráfego orgânico. É dessa forma que seu consultório se tornará mais conhecido e terá a oportunidade de interagir com mais pessoas.
O Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que tem como objetivo otimizar as páginas de um site, para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
De modo geral, todas as ações de SEO atendem às exigências dos algoritmos do Google, que têm como finalidade melhorar a experiência do usuário.
Se uma clínica ou até mesmo uma empresa de motoboy entregador inserir o código AMP em suas páginas, o Google passa a dar preferência a elas.
Você pode tirar a prova disso fazendo qualquer pesquisa na internet. Imediatamente verá que nos primeiros resultados estão os sites responsivos que contam com páginas AMP.
Ter credibilidade é o objetivo de qualquer negócio ou profissional, e no caso dos médicos, ela é ainda mais imprescindível. Os maiores portais da internet usam o código AMP, sendo assim, seu domínio não pode descartar essa tecnologia.
Portanto, faça uma visita aos principais sites de notícias, tanto os nacionais quanto os internacionais, acesse os portais de grandes empresas e visualize as redes sociais. Todos eles já contam com esse código.
Desde agosto de 2016 já havia mais de 150 milhões de aplicações do código, e seu crescimento se mantém em alta até os dias atuais. Mais do que isso, ele se tornou um parâmetro de qualidade.
Com seu smartphone, realize uma busca sobre qualquer assunto, como por exemplo, “oftalmologista pediátrico mais próximo”. Nos resultados de busca, será possível visualizar os conteúdos que usam AMP por meio de uma marcação.
Os sites que contam com essa tecnologia aparecem em formato carrossel, formando uma sequência que você pode conferir deslizando a tela para a esquerda.
Clique em qualquer um deles e note a velocidade incrível de carregamento. A página chega para você praticamente toda aberta.
O acesso mobile deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Para se ter uma ideia, já em 2018, 98,1% das pessoas com mais de 10 anos acessavam a internet por meio de seus dispositivos móveis.
Logo, tanto consultórios médicos quanto qualquer outra empresa precisam se atentar a isso para garantir uma boa experiência de navegação e não perder boas oportunidades.
Pode ter certeza de que, se alguém quer pesquisar sobre clínicas de emagrecimento, vai fazer isso pelo celular. Ou seja, ninguém mais espera chegar em casa ou no trabalho para ligar o computador e acessar a internet.
Se você quer alavancar o número de consultas, precisa investir na tecnologia AMP, que além de fazer com que suas páginas sejam mais rápidas, promove benefícios como:
Isso é fundamental, visto que a segurança da navegação também é um fator de peso para o ranqueamento do Google. Seu domínio será todo configurado para que seja mais funcional e possa estar onde o usuário está.
Em linhas gerais, por meio dessa tecnologia, seu site vai sair na frente e mais pessoas vão
agendar consulta oftalmologista e outras especialidades oferecidas pelo seu consultório, clínica ou hospital.
O acesso mobile é uma realidade inegável que todos nós estamos vivenciando, seja como usuário ou como empresa, portanto, ele é irrefutável.
O melhor a se fazer é acompanhar as tendências e garantir que o seu domínio atenda às exigências do Google e dos próprios internautas.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o código AMP, por que investir nele e qual a sua relevância nos dias atuais. Ao trabalhá-lo, terá a certeza de que seu site médico receberá muito mais cliques.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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