Um bom plano de marketing digital é uma necessidade para qualquer negócio, inclusive para os consultórios médicos. Trata-se de um documento que conta com todos os objetivos e estratégias para alinhar todas as ações da clínica.
No entanto, para elaborar esse plano, é necessário seguir um passo a passo que vai desde o objetivo a ser perseguido até o modo como as estratégias serão executadas.
Mas não se engane: nenhum planejamento feito que você encontrar na internet vai trazer os resultados esperados.
Isso porque não existe uma fórmula pronta quando o assunto é marketing digital, e isso depende muito das características e da realidade do negócio.
Seria possível, por exemplo, adaptar um plano feito para uma empresa têxtil ao seu consultório? As peculiaridades da sua clínica, as soluções que ele oferece, o mercado ao qual está inserido e as necessidades dos seus clientes são diferentes.
É por conta disso que cada empresa precisa elaborar um plano de marketing exclusivo, o que pode ser ainda mais peculiar quando falamos de consultórios médicos.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é planejamento de marketing, como fazê-lo e quais são seus benefícios. Então, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura até o final.
O planejamento de marketing digital é um documento que orienta quanto a uma sequência de ações, canais que serão usados, dentre outras necessidades para divulgar uma empresa ou um profissional.
Em outras palavras, é um documento que te ajuda a estabelecer o que é necessário para alcançar os objetivos de marketing do seu consultório.
A internet está presente em nosso dia a dia de modo constante. Logo, se alguém precisa de adesivação de carros, pesquisa no Google e encontra várias empresas que prestam esse serviço o mais próximo de sua localização.
Se você tem um negócio mas não marca uma presença forte na web, fica mais difícil ser encontrado pelas pessoas certas, e acaba perdendo boas oportunidades de negócio.
Para se ter uma ideia da relevância do marketing digital nos dias de hoje, uma pesquisa do PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios) mostrou que 92,3% dos brasileiros usam seus smartphones para acessar a internet.
Esses aparelhos facilitaram o acesso, e por conta disso, os usuários estão mais conectados. É por esse motivo que cada vez mais empresas investem nas estratégias digitais.
Então, se você quer que o seu consultório atinja o público-alvo de um jeito eficiente, precisa saber como criar um bom plano de marketing, e vamos ensinar a fazer isso no próximo tópico.
O marketing digital não traz bons resultados se for feito de qualquer jeito. Ele depende de planejamento e de estratégias orientadas para funcionar. Portanto, seu consultório e até mesmo uma academia de pilates solo deve colocar em prática algumas etapas simples:
Não é possível transmitir uma boa mensagem ao público se você não sabe qual é a situação atual do seu consultório.
Verifique quais problemas podem estar atrapalhando os resultados, para aí sim saber quais são as melhores soluções para eles. Também é a melhor forma de definir metas e objetivos do planejamento de marketing.
As ações estabelecidas precisam seguir uma sequência, e cada uma delas deve ter um prazo, visto que é dessa forma que consegue-se implementar melhorias.
De que forma os outros consultórios se posicionam na internet? Pesquise o máximo que puder em relação a isso e anote as estratégias que mais chamam sua atenção, formando uma lista.
Para qualquer tipo de consultório ou clínica, como uma de dieta reeducação alimentar, é importante analisar a concorrência para ter ideias e descobrir ações que já foram testadas.
É uma forma de encontrar soluções que possam ser adaptadas (mas não copiadas) para o seu consultório, de acordo com a realidade dele, conquistando uma comunicação única e apropriada à sua identidade.
Pense quais são seus objetivos para o consultório. Pode ser aumentar o número de consultas em 20%, se tornar referência em sua especialidade, dentre outras possibilidades.
Assim fica mais fácil saber de que forma o seu planejamento vai te ajudar a alcançar seus objetivos. Além disso, é uma forma de sequenciar as ações, de acordo com o que se pretende alcançar com cada uma delas.
O planejamento deve ser mensurável para facilitar seu monitoramento, o que ressalta a necessidade de priorizar objetivos específicos.
O atendimento que seu consultório oferece atende a um público-alvo específico. Se você entrega um cartão de visita nutricionista para quem se interessa por esse profissional, vai direcionar suas estratégias de marketing para quem tem interesse.
Saber que é o seu público ajuda a definir as ações e quais canais digitais vai usar, e quanto mais você sabe sobre essas pessoas, mais simples se torna a comunicação com elas.
Já a persona é o nome dado a um personagem semi fictício que você cria para o seu consultório, mas que reúne as características dominantes do seu público-alvo.
Em linhas gerais, a persona é resultado de um estudo aprofundado sobre o público-alvo, em relação a dados como:
Quando reunimos todas essas informações, é possível saber que tipo de solução o cliente ideal está buscando. Não faz sentido direcionar seus esforços de marketing médico para alguém que está procurando stand para evento.
Além disso, saber quem é a sua persona permite escolher uma linguagem e um tom de voz apropriado, por meio dos canais que ela utiliza.
Seu consultório precisa ter um site institucional e um blog para compartilhar conteúdo, e ambas as plataformas dependem de boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo fazer com que o seu domínio apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.
Cada usuário que pesquisar a sua especialidade médica no Google vai encontrar suas páginas entre os primeiros resultados, e isso é fundamental para gerar oportunidades de negócio.
Para saber se suas estratégias de SEO estão dando bons resultados, um
médico domicílio utiliza ferramentas como o Google
Analytics. Por meio dela, é possível ter acesso a dados que mostram o desempenho das ações.
O planejamento de marketing é muito benéfico para os consultórios médicos, visto que a partir dele, a clínica é capaz de se posicionar melhor.
A partir do momento em que você analisa o mercado e entende as necessidades e desejos de seu público-alvo, consegue traçar estratégias para se comunicar melhor com essas duas vertentes.
As oportunidades de negócio também melhoram, e isso é fundamental, visto que sabemos o quanto a área médica está cada vez mais concorrida.
O marketing digital tem suas estratégias pensadas de modo a ajudar qualquer empresa, como uma gráfica que produz banner colorido, a se destacar em meio aos concorrentes.
Ao ter uma boa comunicação com seu público, seu consultório expande as oportunidades, fazendo com que mais pacientes se sintam confiantes para marcar uma consulta.
Lembre-se de que o médico é um profissional em quem as pessoas precisam confiar, e isso é feito por meio de diálogo e de um relacionamento positivo que o marketing digital ajuda a construir.
O plano de marketing também é benéfico porque ele otimiza seus recursos financeiros. Trata-se de um documento que considera diversas variáveis para qualquer ação.
Sendo assim, tudo é bem calculado, com vistas a reduzir os riscos para os investimentos que seu consultório fizer em marketing digital.
Da mesma forma, uma clinica de fisioterapia para gestantes reduz erros estratégicos, pois o planejamento detalha informações que devem ser consideradas, tanto no cenário interno quanto externo.
Isso possibilita que o médico entenda completamente o andamento de cada ação, tomando decisões mais assertivas acerca da divulgação de seu consultório, sempre dentro das normas do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Por fim, o plano também ajuda a controlar mais os investimentos em marketing, além de valorizar cada centavo aplicado para essa finalidade.
Todo valor é direcionado e mensurado, o que permite saber se as estratégias escolhidas são ou não suficientes.
Assim como qualquer outra empresa, os consultórios médicos também precisam divulgar os seus serviços. O marketing digital oferece práticas assertivas e que respeitam os limites impostos pelo CFM.
No entanto, para que todas as estratégias funcionem e até mesmo para que um consultório saiba quais usar, primeiramente deve-se montar um plano de marketing.
Ele pode ser maior ou menor do que os passos que mostramos aqui, entretanto, precisa ser elaborado de acordo com o seu consultório e com os objetivos dele. Assim, ele se tornará mais conhecido e novas oportunidades surgirão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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