Poucas vezes é possível conciliar uma grande tendência de venda com um grande segmento que está em curva de crescimento, ainda mais no Brasil. Mas é o caso do marketing digital para área da saúde, que concilia dois fenômenos incríveis.
De fato, cada vez mais o brasileiro tem buscado soluções na área de saúde, por meio de planos, convênios, clínicas especializadas e afins. Quem comprova isso são dados oficiais de relatórios da própria ANS, que é a Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Segundo a instituição, no último período o crescimento chegou perto dos 3%, o que pode parecer pouco falando assim, mas em números absolutos, já nos aproxima de um cenário em que mais de 50 milhões de brasileiros contam com plano de saúde.
O que pode incluir desde a busca por uma clínica de fisioterapia para um tratamento pontual, até os serviços mais básicos e universais de clínico geral e check-ups de rotina. Inclusive, os ramos transversais são muito importantes aqui.
Afinal, são eles que ajudam a aquecer esse mercado em termos comerciais e financeiros, como as lojas que vendem acessórios para maquinário hospitalar, ou mesmo aquelas que lidam com uniformes, luvas e todos os acessórios de EPIs e descartáveis.
Lembrando que EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual, o que no caso da medicina pode ser algo mortalmente sério. Até porque, não apenas os profissionais são colocados em risco ali, mas também os próprios pacientes.
Com a disseminação da internet, tanto esses setores paralelos quanto os principais da área da saúde também se tornaram mais acessíveis, o que os beneficia muito. Contudo, desse modo, a concorrência também cresce, e já não é tão fácil se destacar na multidão.
Ou seja, mesmo no mundo digital, já vivemos uma situação de concorrência muito acima do que se via alguns anos atrás, o que chega a saturar alguns segmentos. Claro que algumas soluções só tendem a crescer, como a de alimentação vegana.
Isso ocorre pois cada vez mais as pessoas buscam soluções desse tipo. Mas nem sempre é assim tão simples, daí a importância de mostrar melhor como funciona o marketing digital para a área de saúde, como nós propomos aqui.
Com isso, aproveitamos para explicar conceitualmente do que se trata o marketing médico, contextualizando seus principais desafios (inclusive em sentido legal), e listando seus benefícios e vantagens de curto e longo prazo.
Um ponto interessante de tudo isso é justamente o fato de que hoje o marketing digital evoluiu tanto que já pode auxiliar qualquer nicho da saúde, seja uma influencer fitness ou uma empresa constituída que faz aluguel de aparelhos de estética.
Dito isto, o leitor que quer compreender a fundo como funciona o marketing digital médico, junto entendendo como aplicá-lo de modo a fazer com que surjam novos pacientes todos os dias, precisa seguir adiante na leitura, até o fim deste artigo.
Nem todo mundo tem ciência, mas no Brasil há uma norma imposta pela própria Lei quando o assunto é o marketing ou a publicidade das áreas de saúde.
Quem normatiza, fiscaliza e faz valer essa lei é o próprio Conselho Federal de Medicina, por meio da Resolução CFM 1974/11, cujo foco central é evitar excessos ou abusos, promovendo uma atitude ética em relação aos serviços de saúde.
Por outro lado, se pouca gente sabe que essa lei existe, também há quem já tenha ouvido falar nela mas tenha entendido errado, pensando que todo e qualquer tipo de marketing ou de anúncio seja proibido para os médicos, o que não é verdade.
Na prática, a lei só quer evitar o famoso sensacionalismo, bem como a mercantilização do esforço médico, a autopromoção de alguns e, certamente, o prejuízo dos pacientes.
É claro que, ao comprar um simples porta caneta de acrílico, um cliente já precisa ser bem atendido, ter suas dúvidas retiradas e dialogar com transparência e ética.
Contudo, também é indiscutível que, no caso da medicina, isso é muito mais urgente, já que a maioria dos serviços que ela opera lidam diretamente com a vida ou com o bem-estar das pessoas, podendo ocasionar impactos irreversíveis e até mesmo graves.
Nesta linha, alguns exemplos clássicos do que o marketing médico não pode fazer, ou do que é obrigado a fazer, incluem o seguinte:
Enfim, são várias condutas que podem acontecer a qualquer profissional que não preste atenção. Razão pela qual o CFM criou um guia e um manual que servem como mapa para os médicos que desejam trabalhar legalmente.
Até porque, como dito antes, nenhum profissional está proibido de fazer divulgação de seu nome, de sua marca e de sua clínica, embora isso precise ser feito com cuidado.
Adiante veremos em detalhes como tudo isso funciona e o que se pode fazer a respeito. O que precisa ficar claro é que o marketing médico é um assunto delicado, cheio de exigências e pormenores, mas nem por isso é uma barreira ao crescimento.
Muitas pessoas ficam curiosas de saber o que afinal é liberado para a área da saúde, já que não é permitido explorar diferenciais como maquinários ou promoções.
Basta imaginar uma empresa de qualificação de desempenho, que facilmente poderia fazer campanhas mostrando como sua área de TI é mais avançada, e como seus preços e prazos são incríveis, além do atendimento excelente que é capaz de oferecer.
Olhando assim pode ficar difícil entender mesmo, porém, é preciso lembrar que todas essas investidas mais agressivas de venda se chamam outbound, que é uma prospecção ativa, pela qual a marca corre atrás de seus clientes.
Ora, já existe também o inbound marketing, que é o extremo oposto. Isto é, uma prospecção passiva, pautada no diálogo e no esforço por educar o público, como por meio de um blog ou das redes sociais.
Pois bem, é exatamente essa segunda modalidade que pode ajudar e muito o marketing médico. Trata-se de criar campanhas e fazer todo um esforço de atuação pautado no marketing de conteúdo, que lida com a criação de materiais de diversos tipos.
Ao falar sobre como funciona o marketing médico, precisamos detalhar a importância dos blogs, que permitem a qualquer marca criar uma conexão valiosa com seu público.
Até porque as novas gerações têm um perfil totalmente diferente dos consumidores de antigamente, preferindo muito mais uma relação de médio e longo prazo, pautada na experiência de valor, do que algo rápido e descartável.
Assim, uma agência que desenvolve projeto arquitetônico para empresas pode escrever os melhores artigos do seu segmento, logo tornando-se uma referência na área.
Uma dica de ouro para a área da saúde é não se limitar apenas a textos, mas recorrer também a áudios, e-books, vídeos, lives e podcasts, ampliando o portfólio de multimídia e alcançando muito mais pacientes e interessados.
Isso já revela uma vantagem significativa em relação à velha mídia ou aos velhos veículos de divulgação: o marketing de conteúdo é muito mais em conta.
No fundo, ele é de graça, mas talvez você queria pagar um redator ou revisor, bem como a edição de vídeo, o que já implica contratar e pagar por alguns profissionais. Ainda assim, trata-se de um excelente custo-benefício.
Além de o marketing médico digital tornar seu nome ou de sua clínica uma autoridade na área, ele também tem um alto potencial de aumentar sua visibilidade.
Ou seja, você vai impactar muito mais gente do que se não fizesse esse esforço estratégico. A prova disso são os motores de busca, nos quais as pessoas pesquisam desde dúvidas sobre cirurgia médica até onde comprar bloco de anotações atacado.
O bacana é que isso se une com a questão do blog, pois os artigos escritos serão bem posicionados nos motores de busca. Uma dica de ouro aqui é implementar o SEO, que faz a Otimização de Páginas para os Motores de Busca.
Por fim, se falar de serviços da área de saúde exige ética e transparência, podemos agradecer muito mais ao marketing médico digital.
Afinal, toda essa estratégia coloca o cliente no centro de tudo. O marketing de conteúdo já gera esse efeito, como uma empresa que vende totem fotografico e tenta entender as expectativas de seus consumidores.
A diferença na área da saúde é que o cliente é um paciente, o que pode tornar a relação muito mais humanizada e valiosa para ambas as partes.
Entender como funciona o marketing digital para a área da saúde é algo interessante para médicos, enfermeiros ou mesmo curiosos sobre o assunto.
Com as dicas e informações trazidas acima, fica bem mais fácil entender melhor do que se trata e já dar os passos certos rumo ao sucesso, com ética e conhecimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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