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agência de marketing médico
29 de novembro de 2021

Orçamento de marketing digital para médicos

Orçamento de marketing digital para médicos

Não é novidade para ninguém que o marketing médico é essencial para os profissionais que querem se promover e ter novos pacientes.


Quando falamos em estratégias de marketing digital para médicos, muitos profissionais torcem o nariz porque acreditam que essas práticas não estão em conformidade com as imposições do CFM.


Entretanto, o Conselho Federal de Medicina não proíbe os médicos de divulgarem seu trabalho, apenas impõe alguns limites para que isso seja feito. 


Isso significa que se você seguir as imposições, pode fazer um bom trabalho de divulgação.


Essa necessidade fica ainda mais evidente quando nos lembramos de que as pessoas procuram cada vez mais informações relacionadas à saúde na internet. 


Basta ter algum sintoma ou acontecer algo atípico, que lá estão elas buscando informações.


Muitos também gostam de saber um pouco mais sobre dicas para cuidar melhor da saúde, dentre outros assuntos relacionados a bem-estar, e é papel dos médicos oferecer esses conteúdos.


Se você é médico e quer começar a investir nessas ações, leia este conteúdo. Vamos explicar por que você deve investir em marketing para médicos e quanto custa esse investimento. Não deixe de conferir a leitura até o final.

Por que os médicos devem investir em marketing?

Existem muitas razões pelas quais um médico deve investir em estratégias de marketing, e dentre as principais estão:

É um ato socialmente responsável

Os profissionais da saúde precisam se posicionar publicamente em relação a diversos assuntos, por isso, seu trabalho é considerado uma responsabilidade social.


As pessoas sempre se interessam por assuntos relacionados à saúde e a internet é o principal canal de informação atual.


Assim como o fabricante de brindes corporativos diferenciados pode divulgar seus produtos para a sociedade, o médico pode esclarecer dúvidas, acabar com notícias falsas e informar a população sobre assuntos importantes.


O marketing de conteúdo é a principal estratégia nesse sentido, pois seu objetivo é levar informação de qualidade. 


As pessoas têm acesso a esses materiais de maneira gratuita e o profissional consegue melhorar sua reputação.


Com o passar do tempo, ele constrói autoridade em sua especialidade, e apesar de ser um trabalho de longo prazo, os resultados são muito positivos e permanentes.

Excelente custo-benefício

Quando começamos a trabalhar as estratégias de marketing, notamos a importância de dar tempo ao mercado. Com o passar do tempo, as práticas ajudam a alavancar a clínica ou consultório.


Além disso, por meio de boas estratégias, os retornos são consideravelmente bons e mantém o profissional em alta em seu mercado.


A melhor parte é que o investimento não pesa no bolso, assim sendo, uma clínica de fisioterapia melhora seu posicionamento, gastando muito menos do que gastaria com as estratégias de marketing tradicionais.


Os resultados são muito melhores porque todas essas práticas são segmentadas para um público-alvo específico, além de contar com as facilidades da mensuração de desempenho e resultados.

Maior interação com o público

Dentre os principais canais utilizados para investir em estratégias de marketing digital para médicos estão:


  • Site;
  • Blog;
  • E-mail;
  • Redes Sociais.


No caso das redes sociais, elas são muito importantes para os profissionais de saúde porque as pessoas estão presentes nela. 


E nesse sentido, se tornam ótimas plataformas para atrair novos pacientes e fidelizados que você já tem.


Entretanto, alguns profissionais acreditam que as redes sociais não se aplicam a qualquer especialidade, principalmente, aquelas com foco em pessoas idosas, o que não é verdade.


A mesma situação se aplica aos profissionais que atendem as crianças, mas devemos nos lembrar de que mesmo que esse público não acesse a internet, os parentes e responsáveis estão na rede.


Os pais de um bebê, por exemplo, são quem definem quem vai atender o pequeno, assim como os filhos de uma pessoa idosa também influenciam nessa decisão.


Assim como as pessoas procuram informações sobre diferentes assuntos, como restaurantes de alimentos veganos, elas também estão na internet para encontrar médicos.


Em resumo, quando elas percebem que você tem uma presença ativa nos canais digitais, se sentem mais seguras e propensas a entrar em contato.


Ademais, se sua presença é bem construída, o profissional terá mais credibilidade para atuar no mercado e vai conquistar a confiança de todos.


Você só precisa se lembrar de que essa interação deve ser feita de maneira e responsável, sempre respeitando o CFM.

Mais alcance profissional

Muitos médicos procuram as estratégias de marketing devido ao seu amplo alcance. Várias práticas, como anúncios no Google, Facebook, mídias sociais e marketing de conteúdo são capazes de atingir muitas pessoas.


Assim como no caso de uma empresa de serviços de certificação, os profissionais da saúde conseguem divulgar melhor o seu nome, assim como o nome de sua clínica, hospital ou consultório.


Tudo isso é feito com investimentos razoáveis e que ajudam a obter um resultado muito mais satisfatório, do que por meio das estratégias tradicionais.

Excelente retorno sobre os investimentos

O retorno sobre os investimentos (ROI) também é muito superior, mas tudo depende dos objetivos da sua estratégia e de que maneira ela é gerenciada.


De qualquer forma, os profissionais da saúde, assim como uma empresa de aluguel de aparelhos de estética, conseguem construir uma boa imagem no mercado, fortalecer o seu nome, aumentar a quantidade de pacientes, dentre outras possibilidades.


Todavia, também é fundamental que você saiba mensurar o desempenho de todas essas ações, incluindo a quantidade de visitas no site, mas curtidas em suas publicações nas redes sociais, quem está interagindo com você, dentre outras informações.


É dessa forma que o médico vai melhorar o ROI e otimizar os custos e esforços com as estratégias de marketing.

Para falar em custos, é muito importante saber o quanto você precisa investir para ter uma boa estratégia de marketing

Quanto custa investir em marketing médico?

Algo que todo profissional da saúde gostaria de saber é quanto custa investir em estratégias de marketing digital. 


Na verdade, os custos dependem muito do que você quer fazer e de quais são os seus objetivos.


Se você consegue fazer tudo por conta própria vai gastar menos do que alguém que vai contratar profissionais especializados.


Um escritório de assessoria contábil também baseia seus investimentos em marketing digital, tendo como base a frequência de suas estratégias.


Todavia, podemos estimar alguns custos de canais imprescindíveis para a construção da sua presença online. O site, por exemplo, demanda um certo investimento necessário.


No entanto, isso vai depender de sua estrutura, design e dos conteúdos que o médico pretende incluir. 


Além disso, leve em conta o fato de que o valor investido costuma ser único, exceto quando você quiser fazer alguma atualização.


No caso do blog, é perfeitamente possível contar com uma plataforma gratuita, entretanto, precisamos nos preocupar com os conteúdos que serão inseridos nela.


Se você puder se responsabilizar pela criação dos materiais, pode zerar os custos com essa prática.


Por outro lado, se quiser fazer como o mais como uma escola de curso profissionalizante e contratar empresa especializada, o valor cobrado pode ser um pouco mais alto. 


Assim sendo, a frequência de publicação vai determinar o orçamento, também é possível contar com uma agência especializada em gestão de redes sociais.


Afinal, você precisa se posicionar de maneira adequada perante o público nesses canais.


Você pode fazer isso por conta própria, mas também pode contar como uma empresa que vai planejar as publicações, criar a arte dos conteúdos, inserir os posts, conversar com seus seguidores, dentre outras tarefas.


Para contar com todos esses serviços, é necessário fazer um investimento que pode variar, o que também depende da quantidade de publicações.


Por fim, as campanhas que uma clínica de preenchimento na boca faz no Google ou Facebook Ads exigem bastante conhecimento técnico das plataformas.


O médico também pode fazer esse serviço por conta própria, mas contratar alguém especializado no assunto é muito mais seguro.


Criar campanhas assertivas reduz o desperdício desses serviços, o custo costuma ser menor, e mais os investimentos que você vai destinar às campanhas em si.

Conclusão

Como vimos, o marketing médico pode contar com vários tipos de estratégias, e todas elas estão em conformidade com as imposições do CFM.


Todavia, para que seu planejamento funcione, é necessário fazer alguns investimentos, visto que os profissionais da saúde, independentemente de sua especialidade, são bastante ocupados.


Isso dificulta a possibilidade de poder se dedicar integralmente aos serviços de marketing. 


Assim sendo, uma boa escolha é contar com uma agência especializada, e com base nas informações deste texto, você já tem uma boa ideia do orçamento necessário.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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