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agência de marketing médico
16 de dezembro de 2021

Empresa de marketing médico

Empresa de marketing médico

A importância de aplicar e investir em uma empresa de marketing médico por parte de clínicas e hospitais está ficando cada vez mais evidente nos últimos tempos, uma vez que auxilia no aumento da relevância dos seus serviços.


Sendo assim, torna-se aconselhável a contratação de um especialista no assunto, com o objetivo de criar estratégias que sejam efetivas, visando melhorar o alcance e fidelização dos pacientes. Saiba mais na leitura deste artigo.


Marketing médico: do que se trata?

Basicamente, o marketing médico se refere ao conjunto de ações realizadas para ajudar os pacientes de duas maneiras. Uma delas é através da produção de conteúdo de valor, ou seja, por meio do marketing de conteúdo.


Afinal, nos dias de hoje, uma pessoa que tem interesse em
aparelho auditivo invisível, ou até mesmo quer saber mais a respeito de um sintoma que está sentindo, vai fazer uma pesquisa nos principais buscadores, como o Google.


A segunda forma diz respeito a um marketing bem-feito, para criar uma relação mais estreita com a audiência, envolvendo as fases de captação, atendimento e pós-atendimento. 


Além dessas ações, o marketing médico se encarrega de revisar a qualidade dos equipamentos e da infraestrutura do estabelecimento, visando o bom atendimento, criação de uma identidade visual, qualificação da equipe para o atendimento, entre outros. 


Um outro exemplo é uma clínica que realiza seu engajamento em campanhas de prevenção de doenças ou auxílio, como a promoção de um evento para arrecadação de uma quantia, cujo dinheiro seria doado para comprar uma
cadeira elétrica para idoso


O conceito dessas estratégias é, na verdade, muito amplo e ultrapassa o simples conceito de divulgação, englobando diversas áreas e meios de chegar até o público-alvo. Assim, torna-se fundamental que tudo passe por um planejamento para atingir os objetivos. 


Quando se trata de marketing médico, há uma recomendação significativa para a contratação de um serviço profissional e especializado, uma vez que essas ações englobam diversas condições éticas que devem ser seguidas.


Inclusive, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece algumas condições para a divulgação do trabalho do médico, visando manter a credibilidade desses profissionais e a segurança dos pacientes.


Essa questão deve ser considerada em qualquer ação, principalmente devido ao fato de que, quando as condições impostas pelo CFM são descumpridas, o profissional pode acabar colocando em risco sua própria carreira.

Por quais razões aderir ao marketing médico?

Nesse contexto, é importante explicitar as razões que tornam a realização do marketing médico um ponto tão necessário para os profissionais da área. 


Por esse motivo, a seguir apresentamos os principais motivos para o seu consultório aderir a essa estratégia.

1 - A clínica é encontrada mais facilmente

É preciso levar em consideração que não adianta oferecer um serviço de qualidade e ter um estabelecimento incrível se as pessoas não têm conhecimento da sua existência, incluindo a sua presença na internet. 


Suponha que, se um especialista cria
projeto arquitetônico para empresas mas não está inserido no ambiente online, ele não está localizado no mundo dos seus compradores, fazendo com que eles não tenham acesso a ele.


Portanto, é preciso que, quando os pacientes buscarem por palavras relacionadas, eles encontrem como resultado a sua clínica ou informações profissionais, passando a se interessar, buscar por mais informações e fechem a consulta. 


Investir em ações que façam com que os buscadores o coloquem entre os primeiros resultados é fundamental para o aumento da atração de público já qualificado e interessado no assunto, afinal, eles pesquisaram por tal.


Elas são conhecidas como SEO (
Search Engine Optimization, ou Otimização dos Motores de Busca), que se refere a um conjunto de estratégias que visam melhorar o ranqueamento de um site nas plataformas de busca. 


Deste modo, se uma pessoa pesquisa por
moveis para consultório em um buscador, há grandes chances de ela acessar apenas as os primeiros links do resultado, uma vez que entenderá como uma indicação de relevância, o que diminui as opções da concorrência. 


Sendo assim, é muito importante que essas técnicas sejam aplicadas para que os novos pacientes consigam conhecer sobre o serviço e chegar até ele.

2 - Garante relevância e destaque

A mudança no comportamento dos consumidores modernos é evidente, o que fez com que os produtos e serviços precisassem fornecer mais do que apenas qualidade, abrangendo toda a sua experiência. 


Isso deve ser feito a partir da criação de valor para o profissional e auxílio perante suas dúvidas, antes mesmo dele identificar que tem um problema ou saber sobre a sua solução.


Para isso, existe o conhecido marketing de conteúdo, já mencionado, e que se trata da produção de materiais que educam e informam os usuários, passando para o seu público algo relevante e que seja útil para eles, como dicas ou mitos e verdades.


No marketing médico, é muito comum que os conteúdos sejam mais voltados para doenças ou sintomas, visando ajudar a preveni-las e sempre aumentar o conhecimento dos usuários, para que eles encontrem apoio naquele profissional. 


Com o tempo, os leitores passam a ver aquele profissional como alguém de confiança, uma vez que entende tanto o assunto a ponto de escrever diversas informações a respeito, tornando-se referência no assunto e atraindo mais pacientes.


Na prática, se uma marca de tecnologia escreve um artigo com “X dicas de como preservar um
computador novo”, deve entregar um material que auxilia os leitores de alguma forma e mostrar que ela entende do assunto.

3 - Melhor análise de resultados

Quando é criada alguma estratégia no mundo digital ou interação com os pacientes, é imprescindível que o profissional seja capaz de compreender os resultados de suas ações e quais pontos foram favoráveis.


Isso só pode acontecer com o marketing digital, pois ele entrega recursos que permitem ao produtor de conteúdos realizar uma análise e avaliação de todos os seus projetos, especificando suas falhas e vitórias em cada situação. 


Com isso, torna-se possível ter acesso a estratégias de maior eficiência, uma vez que o profissional compreende o que fez de errado e realiza os ajustes necessários, assim como consegue ouvir a opinião de seus clientes diretos e mudar. 


Dessa maneira, nas próximas estratégias que criar, até mesmo uma empresa de emissão de
laudo de inspeção predial saberá as qualidades e desejos preferidos de seus clientes, tornando-as muito mais assertivas. O mesmo ocorre com o marketing médico. 

4 - Aproxima-se dos pacientes

A implementação do marketing médico surge como uma forma de fidelizar os antigos pacientes, uma vez que é capaz de proporcionar maior interação entre o profissional e clientes, estreitando o relacionamento. 


Investir em fidelização é fundamental, porque essas pessoas são aquelas que testaram o serviço e se sentiram satisfeitas a ponto de se tornarem fiéis. 


Consequentemente, o serviço é indicado para seus conhecidos, aumentando o alcance do seu público, que deixam comentários positivos nas redes sociais e meios online, por exemplo. 


Assim, antes de um cliente comprar uma
agenda personalizada com nome pela internet e escolher uma marca, ele irá analisar as avaliações anteriores para saber se o produto é de qualidade ou se ela deve optar por uma empresa concorrente. 


O mesmo acontece para os serviços médicos, uma vez que é algo que necessita de um maior investimento,para que ele marque uma consulta com um profissional indicado e que tenha bons pós-atendimentos. 


Portanto, utilizar o marketing médico funciona como uma maneira de garantir que os pacientes atendidos se sintam tão satisfeitos com a experiência a ponto de se fidelizarem e proporcionarem todos os benefícios citados. 


Para isso, é fundamental se certificar de que eles interagem nas plataformas de contato com o médico, como no seu blog ou nas redes sociais, sempre respondendo seus comentários e fazendo-os desejar comentar algo. 


É preciso ter em mente que todo o processo de marketing deve estar voltado para a satisfação do cliente, e neste ponto não é diferente, afinal, ele só indicará um serviço que gostou de fato e o fez se sentir ouvido e valorizado. 

Por que contratar uma agência de marketing?

Depois de compreender a importância de investir em marketing médico, é necessário compreender como uma agência de marketing pode ajudar no desenvolvimento de todas essas estratégias. Portanto, alguns dos seus benefícios:


  • Profissionais com experiência e especializados;
  • Processo que demanda muito planejamento e análises;
  • Acesso a tecnologias e técnicas novas e promissoras;
  • Cuidado com o orçamento, agindo de acordo;
  • Melhor custo-benefício;
  • Ações alinhadas com a realidade do mercado;
  • A equipe pode focar em outras ações.


Todos esses benefícios, além do fato de que, no setor médico, a agência garante a integridade do profissional ao seguir todas as indicações dos órgãos responsáveis. 

Considerações finais

O marketing é um recurso essencial para qualquer empresa, desde uma loja de roupas infantis até de balão personalizado com nome, uma vez que suas ações são voltadas para o seu desenvolvimento. 


Essa situação também se enquadra no marketing médico, visto que esse setor demanda um bom posicionamento no mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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