A primeira etapa consiste em definir quais são os principais objetivos da sua estratégia de marketing. Para isso, leve em consideração as necessidades do seu consultório, já que cada estabelecimento possui a sua especificidade.
Normalmente, alguns dos principais objetivos são:
● Aumentar o número de pacientes;
● Alcançar maior reconhecimento no mercado;
● Divulgar o seu consultório no mundo online;
● Agendar uma quantidade maior de consultas;
● Melhorar o relacionamento com os pacientes.
Todo planejamento é elaborado de acordo com os objetivos. Assim, ao defini-los, você já consegue ter uma ideia de qual estratégia é mais efetiva, como fazer uma gravação de áudio para propaganda ou investir em redes sociais.
Saber quem é o seu paciente é outro ponto fundamental para o seu plano de marketing. Digamos que o objetivo é aumentar o número de consultas, mas quem se interessaria pelo seu serviço?
Ao responder essa pergunta, você já tem uma ideia do perfil do paciente, sendo possível direcionar as estratégias de marketing digital para um usuário específico, com boas chances de agendar uma consulta.
Ora, de nada adianta criar um banner informativo que não é segmentado, pois quem realmente interessa para o seu consultório, pode nem chegar a ver o conteúdo.
Por essa razão, é muito mais produtivo direcionar as suas campanhas do que sair por aí “atirando para todos os lados”, mas sem atingir ninguém.
Para conhecer o perfil do seu paciente, o seu consultório pode realizar uma pesquisa de mercado, levantando os dados do público, ou mesmo coletando informações de pessoas que já são clientes.
Lembre-se: quanto mais informações você tiver, mais direcionado é o seu planejamento e, consequentemente, melhores são as chances de atingir o seu objetivo.
Depois de definir o seu público e os objetivos, é o momento de pensar quais estratégias e ações devem ser feitas para alcançar as metas pretendidas. Ou seja, é o momento de lidar com a parte prática do seu planejamento de marketing.
Aqui, você pode planejar se é oportuno fazer placas informativas personalizadas, investir na criação de um blog, estratégias de divulgação em redes sociais, entre outras iniciativas.
Também é o momento de precificar os serviços, já que essas ações têm um custo, especialmente se você vai contratar profissionais especializados. Por isso, é fundamental ter uma lista com possíveis parceiros e colaboradores envolvidos.
Vale lembrar que o marketing não é algo restrito à comunicação. Esse é apenas um dos aspectos da estratégia, portanto, é necessário investir em um planejamento cada vez mais amplo e completo.
Na definição das estratégias, também é importante escolher quais canais você irá utilizar para as campanhas do seu consultório. Tenha como base as mídias que são mais usadas pelo seu público.
Afinal de contas, se você quer produzir um cartão de visita preto e branco, é necessário verificar se os seus pacientes irão, de fato, consumir esse material.
Ao definir o meio escolhido, além do perfil do público, considere também a linguagem de cada canal. Dependendo da plataforma, é preciso adaptar a estratégia, principalmente quando estamos falando de redes sociais.
Por exemplo, uma publicação do Twitter tem características diferentes de uma postagem no Instagram. Isso deve ser levado em consideração na hora de montar o planejamento de marketing digital.
Como dito no começo do artigo, o Conselho Federal de Medicina dispõe sobre o marketing médico, trazendo algumas recomendações para a propaganda de consultórios, clínicas, hospitais e dos próprios médicos.
Portanto, antes mesmo de alugar um projetor de vídeo portátil para iniciar a divulgação da sua campanha, é preciso verificar se a iniciativa está de acordo com as disposições do CFM. Caso contrário, você pode prejudicar a sua imagem profissional.
De acordo com o conselho, algumas proibições em relação ao marketing médico envolvem:
● A promoção de conteúdos sensacionalistas e técnicas milagrosas;
● A autopromoção falaciosa (melhor profissional do Brasil, por exemplo);
● A divulgação de depoimentos que identificam instituições;
● A divulgação de depoimentos pessoais;
● A divulgação de produtos e marcas;
● A transmissão de dados incorretos
● A realização de consultas em canais de divulgação;
● A garantia de cura por algum medicamento ou equipamento.
Esses são apenas alguns pontos, mas há outras recomendações do CFM quanto ao marketing médico.
Sendo assim, uma dica é fazer um levantamento dos principais pontos, antes mesmo de fazer a entrega de documentos do plano de marketing. Dessa forma, é possível direcionar melhor as estratégias, sem descumprir o Código de Ética.
Diante de todas as recomendações do CFM, uma das melhores estratégias para os consultórios médicos é investir no Inbound Marketing.
A metodologia prevê a oferta de conteúdo de qualidade, com a intenção de atrair potenciais pacientes para o seu estabelecimento.
Isso não quer dizer que você precisa investir só em materiais informativos. Dá para divulgar uma foto da mesa de escritório para duas pessoas e das demais instalações do seu consultório. Porém, o foco deve ser a oferta de conteúdo relevante, não a propaganda.
A vantagem é que o Inbound pode ser aplicado em diversas ações, como na produção de conteúdo para blogs e redes sociais.
Além disso, uma das principais iniciativas de Inbound Marketing é o SEO (otimização para os mecanismos de busca), que melhora a classificação do seu site nos buscadores, especialmente o Google.
O SEO também envolve a produção de conteúdo (marketing de conteúdo) original, com foco em informações verídicas e direcionadas ao público.
Além disso, o SEO conta com o uso de palavras-chave para indexação, que devem ser inseridas de modo natural ao longo do conteúdo.
Com a busca cada vez maior por materiais do segmento de saúde, o SEO e o marketing de conteúdo surgem como excelentes alternativas para a divulgação do seu consultório.
Ter um plano de marketing é algo fundamental para o seu consultório médico. Porém, é importante acompanhar os seus resultados, já que o planejamento não é algo fixo.
Por esse motivo, a partir da mensuração é possível saber se os seus objetivos estão sendo alcançados. Caso contrário, é possível reforçar as ações mais efetivas e remodelar as iniciativas que não surtiram o efeito desejado.
Além disso, a adaptação do plano de marketing pode ser feita a qualquer momento. Caso perceba alguma mudança disruptiva ou qualquer outra, pode ser o momento de fazer a adequação do seu planejamento.
Uma dica é separar os principais indicadores para fazer a análise das suas campanhas, que podem ser definidos conforme os objetivos.
Por exemplo, se a meta do seu consultório é aumentar o número de pacientes, o indicador deve ser justamente a quantidade de pessoas que entraram em contato para agendar uma consulta.
Assim, ao perceber um crescimento, um significado possível é que a estratégia está dando certo.
Por mais que você tenha conhecimento em marketing, as campanhas para consultórios médicos são muito específicas, muito por conta das recomendações do CFM.
Além do mais, para aplicar as iniciativas de modo efetivo, é necessário ter conhecimento aprofundado de marketing. Por isso, a dica é contratar profissionais especializados para realizar o planejamento, bem como aplicar as campanhas.
O planejamento de marketing é um documento essencial para as campanhas de divulgação da sua empresa. Tanto que, hoje em dia, ele faz parte do plano de negócios de muitos empreendimentos.
Para os consultórios médicos, a premissa não é diferente. No entanto, é preciso focar em um plano assertivo e que respeite as recomendações do CFM.
Ao longo deste artigo, você pode conhecer algumas dicas para montar o plano de marketing digital para o seu consultório. Dessa forma, fica mais fácil alcançar melhores resultados e colaborar com o sucesso e reconhecimento do seu trabalho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO