Como vimos, o marketing de indicação não se limita a esta ou aquela época. Também assim, ele pode ocorrer tanto no mundo offline quanto no mundo online, por isso, precisamos entender melhor do que se trata.
Alguns dizem que sua origem está no referral marketing, que nada mais é do que um marketing de referência. Outros dizem que está no buzz marketing, que é um tipo de divulgação pautada no “murmurinho”, algo como a “viralização” atual.
Seja como for, é certo que o marketing de referência surgiu como uma solução mais acessível, democrática e econômica do que outros canais de mídia, como a televisão e o rádio. De fato, ele depende apenas da interação entre as pessoas.
Imagine uma empresa nova de serviço de entrega motoboy, que simplesmente não tem grandes orçamentos para investir em publicidade e divulgação. Certamente, poder contar com uma tática tão poderosa como essas, pode ser um grande diferencial.
Isso já começa a destacar um aspecto fundamental: embora seja democrático e bastante promissor, o marketing de referência não acontece de maneira totalmente espontânea. Na prática, é preciso racionalizar a estratégia e traçar várias metas e propósitos.
Por mais que qualquer negócio possa ter indicações naturalmente, isso não vai significar uma cultura de marketing de referência, que é mais ou menos do que estamos tratando aqui, como algo abrangente e de alcance no médio e longo prazo.
Portanto, essa tática nada mais é do que uma estratégia de marketing focada na otimização máxima dos custos de investimento, com base em retornos palpáveis e também intangíveis, que ocorrem a partir do fortalecimento da marca.
Daí que o método sirva para qualquer segmento, seja uma indústria ou um médico ao domicílio. Tudo isso com base em simplesmente conseguir mais clientes, amparado nos clientes atuais e na qualidade do seu serviço prestado.
Portanto, seja chamando de
buzz, de
referral, de marketing de referência ou de algum outro nome, a essência da proposta é sempre a mesma, em qualquer lugar.
Até aqui já é possível imaginar as vantagens que o marketing de referência é capaz de trazer para uma marca, mas também é preciso salientar como ele depende de outros fatores ligados à rotina, à gestão e à administração geral do negócio.
Um modo de conseguir abraçar todas essas frentes, e muitas outras, amparado em um único ponto, é este: foque no atendimento e no suporte ao cliente. Seja como especialista glaucoma ou como nutricionista, o grande benefício está no paciente.
Hoje vivemos a época das culturas corporativas, na qual as empresas já não vendem apenas produtos e serviços, mas soluções customizadas. Também assim, os clientes buscam experiências que sejam marcantes e memoráveis, como algo que agrega valor.
Então, um modo de se sobressair em um mercado tão competitivo e concorrido é focar na excelência do atendimento. Uma dica de ouro bastante prática é dividir o esforço entre seu próprio atendimento e o dos funcionários.
Invista em cursos, palestras e até coachings que ajudem você a se comunicar melhor, trabalhando de modo mais centrado e consciente. Ao mesmo tempo, invista na formação dos colaboradores, para que eles também encarnem essa nova filosofia da marca.
Assim você torna sua clínica um ambiente agradável tanto para si mesmo, quanto para funcionários e para clientes, que passam a ver seu negócio com outros olhos.
Na hora de contar com um atendimento de excelência, a tecnologia pode ajudar de várias maneiras, como com programas, softwares ou simples e-mails que podem facilitar o dia a dia dos clientes, tornando-os mais suscetíveis ao boca a boca.
Portanto, este é outro benefício da proposta. Às vezes, permitir que o cliente mande mensagens de SMS, ou que ele se expresse por meio de um aplicativo de mensagem instantânea, já adianta para o lado dele.
Vamos supor que ele tenha uma dúvida simples, antes ou depois da consulta, como saber se a bota imobilizadora substitui o gesso (isto é, se a bota ortopédica removível é tão eficiente quanto a imobilização feita por gesso). Como atendê-lo em tempo útil?
Aí é que entram os canais de comunicação e a tecnologia como modo de facilitar, para que ele faça contado do modo como preferir.
Atualmente, as empresas mais antenadas têm até aplicativos próprios, que fazem uma ponte com o smartphone e a rotina mais imediata do paciente.
Já vimos que o segredo é trabalhar a excelência, ou seja, o encantamento dos clientes. Isso pode ir desde a voz de um funcionário da recepção que fala ao telefone, até a entrega de brindes e planos de fidelização.
O que precisa ficar claro é que hoje engajamento é sinônimo de encantamento. Ou seja, você precisa pensar nas redes sociais e no mundo digital como um todo. Existem sites coletivos de qualificação, que podem criar ou destruir uma reputação em poucas horas.
Isso vale para qualquer segmento, sejam as clínicas ou uma gráfica que faz cartão de visita colorido. Qualquer pessoa pode emitir sua opinião sobre o modo como foi atendida, impactando diretamente no marketing de referência da marca.
Portanto, a excelência e o encantamento vão muito além do momento imediato em que você ou algum funcionário se relaciona com o cliente. Por isso, ter alguém dedicado a essas plataformas e mídias sociais é algo que faz cada vez mais sentido.
Segundo pesquisa da Nielsen Media Research, mais de 90% dos clientes se sentem confiantes ao contratar um serviço (ou comprar um produto) quando fazem isso por indicação de alguém, seja uma pessoa próxima ou qualificações de plataformas.
Isso diz muito sobre os impactos de médio e longo prazo que o marketing de referência pode causar em um negócio. Deste modo, os benefícios e as vantagens mais salientes são os seguintes:
A força da publicidade social; Escreva uma descrição para este item da lista e inclua informações de interesse dos visitantes do site. Por exemplo, você pode descrever a experiência de um membro da equipe, o que torna um produto especial, ou um serviço exclusivo que você oferece.
Botāo de texto Item de lista 1O aumento no número de negociações; Escreva uma descrição para este item da lista e inclua informações de interesse dos visitantes do site. Por exemplo, você pode descrever a experiência de um membro da equipe, o que torna um produto especial, ou um serviço exclusivo que você oferece.
Botāo de texto Item de lista 2A melhoria no valor da marca; Escreva uma descrição para este item da lista e inclua informações de interesse dos visitantes do site. Por exemplo, você pode descrever a experiência de um membro da equipe, o que torna um produto especial, ou um serviço exclusivo que você oferece.
Botāo de texto Item de lista 3A otimização de tarefas e esforços; Escreva uma descrição para este item da lista e inclua informações de interesse dos visitantes do site. Por exemplo, você pode descrever a experiência de um membro da equipe, o que torna um produto especial, ou um serviço exclusivo que você oferece.
Botāo de texto Item de lista 4O domínio do horizonte de longo prazo; Write a description for this list item and include information that will interest site visitors. For example, you may want to describe a team member's experience, what makes a product special, or a unique service that you offer.
Item LinkA ótica sobre inovações tecnológicas. Write a description for this list item and include information that will interest site visitors. For example, you may want to describe a team member's experience, what makes a product special, or a unique service that you offer.
Item LinkEnfim, toda a cultura organizacional da clínica pode ser impactada positivamente, assim como a realidade de qualquer outro negócio que saiba aplicar a estratégia, inclusive no caso de profissionais autônomos, freelancers e afins.
Assim, além de incluir qualquer segmento de mercado, também inclui qualquer modelo de negócios. Por exemplo, a relação B2C (de empresa para consumidor), ou a B2B (de empresa para empresa), como em montagem de stands para feiras.
Com isso chegamos ao fim, deixando claro que o marketing médico de indicação traz benefícios enormes para qualquer clínica. Com as dicas que demos acima, você já pode até dar os primeiros passos nessa direção.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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