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24 de março de 2021

Marketing médico de indicação: quais benefícios traz para as clínicas?

Marketing médico
Já não é possível negar a importância da publicidade, sobretudo depois do advento da internet, que aumentou consideravelmente a concorrência. Mas alternativas como marketing médico de indicação costumam ficar de lado.

De fato, no Brasil não é tão comum ouvir falar dessa estratégia, e mesmo quando ela é praticada, geralmente costuma ser feita de modo equivocado, como se fosse apenas uma ação isolada, e não uma campanha ou cultura que a marca precisa aderir.

Seja no caso de serviços, ou mesmo de venda de produtos como pulseira de indicação médica, a indicação continua sendo uma das ferramentas mais poderosas que podem fortalecer uma marca e disseminá-la no mercado.

Como vivemos a era das soluções digitais, alguns têm preconceito com o marketing de indicação, simplesmente porque ele faz lembrar o antigo “boca a boca”. Na verdade, existe uma série de erros nesse tipo de interpretação.

O principal deles é sobre a natureza do “boca a boca” e da indicação, que não se limitam de modo algum a esta ou aquela época. No fundo, o marketing digital não exclui isso, pois hoje as pessoas ainda podem indicar uma marca, de modos diretos e indiretos.

Indiretamente isso ocorre quando a empresa sabe utilizar, por exemplo, o famoso gatilho da autoridade, que se baseia em abrir para o público as críticas positivas que seu produto ou serviço tem recebido, o que é muito comum nas redes sociais.

De modo mais direto, a indicação pode ocorrer quando uma pessoa participa de algo como um sorteio, e precisa compartilhar o anúncio daquela campanha com uma quantidade pré-determinada de amigos, colegas e seguidores em geral.

Esse tipo de ação tem se popularizado cada vez mais, e realmente pode fazer maravilhas quando se trata de uma venda popular, como de produtos naturais em capsulas para emagrecer. Ora, no fundo, a lógica que está operando aí é a do “boca a boca”.

Por isso decidimos escrever este artigo, mostrando como essa estratégia está mais viva do que nunca, como o marketing de indicação precisa ser uma constante na cultura da empresa, e como tudo isso pode ser aplicado de modo especial às clínicas médicas.

Então, se você quer mudar seu negócio de patamar e realmente competir com as grandes marcas do seu segmento clínico, basta seguir adiante na leitura.

Marketing de referência: do que se trata?

Como vimos, o marketing de indicação não se limita a esta ou aquela época. Também assim, ele pode ocorrer tanto no mundo offline quanto no mundo online, por isso, precisamos entender melhor do que se trata.


Alguns dizem que sua origem está no referral marketing, que nada mais é do que um marketing de referência. Outros dizem que está no buzz marketing, que é um tipo de divulgação pautada no “murmurinho”, algo como a “viralização” atual.


Seja como for, é certo que o marketing de referência surgiu como uma solução mais acessível, democrática e econômica do que outros canais de mídia, como a televisão e o rádio. De fato, ele depende apenas da interação entre as pessoas.


Imagine uma empresa nova de serviço de entrega motoboy, que simplesmente não tem grandes orçamentos para investir em publicidade e divulgação. Certamente, poder contar com uma tática tão poderosa como essas, pode ser um grande diferencial.


Isso já começa a destacar um aspecto fundamental: embora seja democrático e bastante promissor, o marketing de referência não acontece de maneira totalmente espontânea. Na prática, é preciso racionalizar a estratégia e traçar várias metas e propósitos.


Por mais que qualquer negócio possa ter indicações naturalmente, isso não vai significar uma cultura de marketing de referência, que é mais ou menos do que estamos tratando aqui, como algo abrangente e de alcance no médio e longo prazo.


Portanto, essa tática nada mais é do que uma estratégia de marketing focada na otimização máxima dos custos de investimento, com base em retornos palpáveis e também intangíveis, que ocorrem a partir do fortalecimento da marca.

Daí que o método sirva para qualquer segmento, seja uma indústria ou um médico ao domicílio. Tudo isso com base em simplesmente conseguir mais clientes, amparado nos clientes atuais e na qualidade do seu serviço prestado.


Portanto, seja chamando de buzz, de referral, de marketing de referência ou de algum outro nome, a essência da proposta é sempre a mesma, em qualquer lugar.

A importância do atendimento e suporte

Até aqui já é possível imaginar as vantagens que o marketing de referência é capaz de trazer para uma marca, mas também é preciso salientar como ele depende de outros fatores ligados à rotina, à gestão e à administração geral do negócio.


Um modo de conseguir abraçar todas essas frentes, e muitas outras, amparado em um único ponto, é este: foque no atendimento e no suporte ao cliente. Seja como especialista glaucoma ou como nutricionista, o grande benefício está no paciente.


Hoje vivemos a época das culturas corporativas, na qual as empresas já não vendem apenas produtos e serviços, mas soluções customizadas. Também assim, os clientes buscam experiências que sejam marcantes e memoráveis, como algo que agrega valor.


Então, um modo de se sobressair em um mercado tão competitivo e concorrido é focar na excelência do atendimento. Uma dica de ouro bastante prática é dividir o esforço entre seu próprio atendimento e o dos funcionários.


Invista em cursos, palestras e até coachings que ajudem você a se comunicar melhor, trabalhando de modo mais centrado e consciente. Ao mesmo tempo, invista na formação dos colaboradores, para que eles também encarnem essa nova filosofia da marca.


Assim você torna sua clínica um ambiente agradável tanto para si mesmo, quanto para funcionários e para clientes, que passam a ver seu negócio com outros olhos.


Aprendendo a aproveitar a tecnologia atual

Na hora de contar com um atendimento de excelência, a tecnologia pode ajudar de várias maneiras, como com programas, softwares ou simples e-mails que podem facilitar o dia a dia dos clientes, tornando-os mais suscetíveis ao boca a boca.


Portanto, este é outro benefício da proposta. Às vezes, permitir que o cliente mande mensagens de SMS, ou que ele se expresse por meio de um aplicativo de mensagem instantânea, já adianta para o lado dele.


Vamos supor que ele tenha uma dúvida simples, antes ou depois da consulta, como saber se a bota imobilizadora substitui o gesso (isto é, se a bota ortopédica removível é tão eficiente quanto a imobilização feita por gesso). Como atendê-lo em tempo útil?


Aí é que entram os canais de comunicação e a tecnologia como modo de facilitar, para que ele faça contado do modo como preferir. 


Atualmente, as empresas mais antenadas têm até aplicativos próprios, que fazem uma ponte com o smartphone e a rotina mais imediata do paciente.


Pense e invista nas redes e mídias sociais

Já vimos que o segredo é trabalhar a excelência, ou seja, o encantamento dos clientes. Isso pode ir desde a voz de um funcionário da recepção que fala ao telefone, até a entrega de brindes e planos de fidelização.


O que precisa ficar claro é que hoje engajamento é sinônimo de encantamento. Ou seja, você precisa pensar nas redes sociais e no mundo digital como um todo. Existem sites coletivos de qualificação, que podem criar ou destruir uma reputação em poucas horas.


Isso vale para qualquer segmento, sejam as clínicas ou uma gráfica que faz cartão de visita colorido. Qualquer pessoa pode emitir sua opinião sobre o modo como foi atendida, impactando diretamente no marketing de referência da marca.


Portanto, a excelência e o encantamento vão muito além do momento imediato em que você ou algum funcionário se relaciona com o cliente. Por isso, ter alguém dedicado a essas plataformas e mídias sociais é algo que faz cada vez mais sentido.


Os impactos de curto e de longo prazo

Segundo pesquisa da Nielsen Media Research, mais de 90% dos clientes se sentem confiantes ao contratar um serviço (ou comprar um produto) quando fazem isso por indicação de alguém, seja uma pessoa próxima ou qualificações de plataformas.


Isso diz muito sobre os impactos de médio e longo prazo que o marketing de referência pode causar em um negócio. Deste modo, os benefícios e as vantagens mais salientes são os seguintes:

Lista de serviços

Enfim, toda a cultura organizacional da clínica pode ser impactada positivamente, assim como a realidade de qualquer outro negócio que saiba aplicar a estratégia, inclusive no caso de profissionais autônomos, freelancers e afins.


Assim, além de incluir qualquer segmento de mercado, também inclui qualquer modelo de negócios. Por exemplo, a relação B2C (de empresa para consumidor), ou a B2B (de empresa para empresa), como em montagem de stands para feiras.


Com isso chegamos ao fim, deixando claro que o marketing médico de indicação traz benefícios enormes para qualquer clínica. Com as dicas que demos acima, você já pode até dar os primeiros passos nessa direção.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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