Primeiramente, é preciso desfazer uma confusão muito comum quando o assunto são os motores de busca como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil. Trata-se do papel que eles podem ter nas vendas e fechamentos de negócios.
Geralmente, as opiniões sobre isso oscilam entre extremos: alguns acham que sem eles é impossível ter um negócio sustentável, outros acham que se trata de algo inútil. No fundo, a verdade é que podem ser os dois, só depende de quem os utiliza.
Antes de tudo é preciso entender o funcionamento dessas plataformas.
Hoje, quando você pesquisa por algo como notebook escritório, que obviamente é um produto e não um tipo qualquer de pesquisa, a tendência é abrir uma aba de shopping nos resultados.
Alguns pensam que somente o que aparecer ali, na aba “Shopping”, terá resultados comerciais. Não é verdade, pois o SEO também tem um poder enorme de captação e conversão de leads em clientes e consumidores.
Aí é que entra o papel do ranqueamento, que depende integralmente da geração de conteúdo que cada site ou marca faz. Assim, o modo tradicional de conseguir um bom posicionamento é abrindo um blog e fazendo ele obter sucesso.
Assim é que o Google ajuda a vender. Quando uma pessoa pesquisa por algo como banner impressão digital, ela vai ler os sites que aparecem nas primeiras páginas e posições, e aquele que tiver um melhor conteúdo vai acabar ganhando sua preferência.
Isso unido às estratégias comerciais do marketing digital, que vão do SEO, passando pelo funil de vendas, até gatilhos mentais de fechamento, pode mudar consideravelmente a capacidade da marca de gerar novas oportunidades.
Portanto, é disso que se trata a importância dos grandes motores de busca: gerar os melhores conteúdos para conseguir um bom posicionamento, atraindo a atenção de cada vez mais gente que busca soluções no seu segmento.
Com o que dissemos até aqui já ficou claro o seguinte: toda pesquisa começa com a pessoa digitando uma palavra-chave (keyword) na barra de busca das plataformas.
Isso consiste em um ponto fundamental que pode ser considerado um dos primeiros passos para um SEO médico de sucesso. Afinal, quais são as keywords mais importantes do seu segmento?
É preciso ser objetivo e perceber que, por mais que já tenhamos um conhecimento grande sobre nosso próprio segmento, o marketing digital pode nos surpreender. Quem diria, por exemplo, que “cartão de visita nutricionista” é uma busca alta?
Na verdade, é uma keyword que tem mais de 2000 buscas por mês. Quem diz isso é um programa do próprio Google, o Keyword Planner, cuja existência já demonstra a importância desse fator para a prática de SEO.
Para utilizá-lo é muito simples, basta você fazer uma conta no Gmail, logar no site do Google Keyword Planner, e começar a busca as palavras-chave mais importantes do seu segmento.
Depois de descobrir quais são as principais keywords do seu nicho de mercado, é hora de criar os conteúdos que vão estar atrelados a elas, e que vão atrair os leads que você quer.
Aqui entra o papel fundamental do marketing de conteúdo, que no fundo é a alma dos grandes buscadores. Como dissemos acima, as novas gerações estão sedentas por informações de qualidade, então é isso que você precisa trazer.
Na prática os sites mais bem posicionados são aqueles que têm um conteúdo original e realmente relevante para o público. Todos os algoritmos de SEO giram em torno do esforço de identificar quais são esses sites.
Se o blog trabalha com locação de espaço comercial, o que importa é a capacidade que ele tem de engajar seu público, fazer com que ele fique bastante tempo na página, comente e compartilhe aquele material.
Uma dica de ouro para o SEO médico é atualizar sempre os conteúdos. Mantenha cada artigo atualizado pelo menos mensalmente, pois isso vai dar um destaque para sua produção, mostrando que ela está antenada e tem mais relevância.
Outra dica é utilizar as redes sociais para divulgar os materiais, fazendo links para cada novo artigo, e favorecendo a comunicação entre essas mídias e o blog, o que aumenta e muito o tráfego da página, e o poder de compartilhamento.
Outro ponto incrivelmente importante para o SEO médico é conseguir criar uma rede de conexão entre o seu site e os demais portais da área, que já têm autoridade.
O modo como os buscadores calculam isso é por meio dos backlinks, que são os links que outros sites fazem levando até sua página. Mas, não pense que você precisa ficar esperando alguém citar seu trabalho, pois há um modo de fomentar isso.
Se a empresa trabalhasse com gravação de áudio, por exemplo, ela poderia fazer parceria com influencers digitais do setor audiovisual. Além disso, poderia contatar fabricantes de equipamentos de gravação, e trocar conteúdo com eles.
Essa troca é o que se chama guest post, que consiste em você mencionar aquela marca em um artigo seu, por meio de um link direito, e ela fazer o mesmo, de modo que ambos ganham em termos de SEO e ranqueamento.
Acima elencamos os principais pontos de SEO médico, que já vêm surtindo efeito há anos e que são infalíveis para qualquer negócio que tenha começado agora ou queira apenas melhorar seus resultados.
Mas, há pontos mais modernos, que também podem ajudar, como a mobilidade e a responsividade. Neste caso, seu site precisa ser compatível com celulares e tablets, atualizando-se sozinho caso a pessoa acesse seus conteúdos assim.
Se uma imobiliária tem um blog responsivo sobre sala de reunião escritório, quando as pessoas pesquisarem essa palavra-chave ela vai sair na frente daquelas que não têm.
Se quiser dar um passo a mais, além da responsividade é preciso que o site tenha uma usabilidade positiva, o que pode incluir:
Enfim, tudo isso precisa ser pensado de modo que a experiência do visitante seja positiva, rápida e eficiente. Isso deixa claro que fazer SEO médico vai além de ter um bom conteúdo.
Com isso chegamos ao fim, mostrando como o SEO pode ajudar nas estratégias de marketing médico para qualquer consultório.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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