Como referido acima, é fundamental entendermos primeiro o universo dos consultórios e das clínicas, só depois falarmos do Google Meu Negócio.
A inversão entre essas premissas é que costuma fazer com que a estratégia perca em termos de efetividade e assertividade de público-alvo.
Por exemplo, muitos profissionais da área têm medo do famoso Decreto Lei de nº 4.113, que regula a propaganda das seguintes frentes de atuação:
Incluindo aí também todas as “casas de saúde” e os “estabelecimentos congêneres”, o que pode chegar até à classe dos farmacêuticos. A aplicação dessa lei ficou conhecida, depois, como marketing médico.
De fato, não podemos comparar um profissional que faz uma cirurgia cardíaca com uma entrega de documentos. Porém, o termo marketing médico é interessante porque já demonstra que as regulamentações legais não impedem a propaganda.
Na verdade, elas apenas exigem que não haja apelos emotivos e afins. Portanto, um consultório pode sim fazer divulgações do seu próprio trabalho, especialmente em plataformas como a do Google Meu Negócio.
Muitas vezes, só o que ele vai fazer é expor o estabelecimento, a clínica ou o consultório, apenas facilitando a comunicação e uma ponte entre o profissional e os seus pacientes.
Essa plataforma foi criada em 2014, focando sobretudo o negócio local, que pode ser beneficiado pelo buscador quando ele indica a geolocalização, abrindo outras funções que facilitam a interatividade.
O fato é que todo consultório ou clínica é um negócio local. Mesmo quando se trata de uma rede, cada estabelecimento terá um endereço específico, então é em cima disso que devemos trabalhar.
Além do mais, todo consultório precisa fazer atendimentos presenciais, embora alguns possam ser digitais. Ou seja, ele é diferente de um escritório de marketing, que pode fazer serviços de flyer digital e nunca chegar a ver seus clientes presencialmente.
Então, a pergunta importante aqui é se ao escrever as palavras-chave do seu segmento, quando estiver bem perto do seu estabelecimento, o cliente em potencial vai encontrar seu site, com os destaques que só o Google Meu Negócio garante.
Caso isso não aconteça, saiba que você está perdendo dinheiro e oportunidades.
Se tem um traço básico das plataformas digitais da atualidade é o de que todas elas tentam ser intuitivas, de modo que qualquer pessoa que tenha fluência na internet consegue utilizá-las.
Com o Google Meu Negócio não é diferente, então basta criar uma conta de e-mail no Google, ir até a aba Meu Negócio, e clicar no maior botão da tela, que diz “comece agora”.
Na sequência você já preenche um formulário básico com dados como o nome da empresa, o país, o endereço completo da localidade, horários de funcionamento, a categoria de atuação e mais.
Esse procedimento é universal, seja para uma imobiliária que aluga sala comercial pequena ou para os estabelecimentos da área de saúde.
Outras opções do formulário incluem a funcionalidade da sua empresa, como dizer se você atende os clientes onde estiverem (seja por delivery ou fazendo entregas mais técnicas, que exigem instalação), ou apenas no seu estabelecimento.
Aqui também é comum os profissionais de consultórios e clínicas cometerem um pequeno erro, que é o de deixar o espaço em branco, esquecendo-se de que há uma infinidade de profissões da área que podem atender a domicílio.
Isso vai desde trabalhadores da área
fitness, que cresce a cada dia que passa, até profissionais mais tradicionais como ortopedistas, fisioterapeutas, enfermeiros e tantos outros.
Uma palavra cara aos motores de busca é a otimização. De fato, é fundamental que você siga algumas diretrizes ou algoritmos para ter destaque entre os demais do seu segmento.
Aliás, antes de falar em parâmetros e linguagem técnica, um passo simples para fazer a diferença é manter sua página constantemente atualizada.
Aqui há duas frentes diferentes, sendo a primeira a das informações básicas. Afinal, imagine se o seu horário de funcionamento muda e você deixa de atualizar, fazendo um cliente em potencial perder a viagem.
Outra frente é a dos conteúdos que você gera, que também podem ser atualizados constantemente como modo de ganharem destaque.
Se um blog que publica sobre mobiliario urbano em sao paulo já precisa fazer esse tipo de otimização, imagine um portal da área de saúde.
Além de precisar, até por questões de segurança, como as mudanças de posologia de uma determinada medicação, ele já pode aproveitar a própria dinâmica da área como mote para fazer atualizações constantes.
Um diferencial bacana do Google Meu Negócio é o das qualificações, que vão de 0 até 5 estrelas, além do campo de comentários.
Como o mundo se digitaliza cada vez mais, as pessoas tendem a confiar nesses feedbacks tanto quanto se fosse uma indicação que elas recebem de uma pessoa.
Portanto, estimule seus clientes a deixarem boas avaliações ali, além de ficar de olho para que as negativas sejam resolvidas rapidamente, e se possível alteradas.
Outro erro comum é deixar de usar a plataforma no máximo de seus recursos. Talvez isso seja tão grave quanto simplesmente preencher o formulário inicial e nunca mais aparecer para atualizar a ferramenta.
Por isso, foque em pelo menos três recursos bacanas, que incluem postagens, troca de mensagens e agendamento. O primeiro permite fazer postagens que ficarão 7 dias no ar, por isso o ideal é anunciar eventos especiais e novidades.
É possível compartilhar essas postagens, integrando com e-mail marketing e até com mídias sociais, o que obviamente aumenta o alcance. Já a troca de mensagens vai abrir um ícone bem grande na sua conta Meu Negócio, permitindo um chat com os clientes.
O diferencial do agendamento é incrivelmente prático. Ele também aparece com destaque, mais ou menos como se fosse um banner informativo, permitindo a consultórios e clínicas que os clientes ou leads tenham acesso direito à agenda do estabelecimento.
Ninguém ignora a importância da internet nos dias de hoje, porém, é preciso ir além e fazer algo prático, como cadastrar-se no Google Meu Negócio.
Ele é tão essencial que pode colocar seu consultório ou clínica no radar do cliente que está em momento de compra, pronto para se tornar um paciente seu. Além disso, vai fortalecer o seu nome no segmento, tornando-o uma autoridade.
Com os conceitos e conselhos que aprofundamos aqui, vai ser ainda mais fácil conseguir tudo isso, então agora basta colocar a mão na massa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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