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28 de maio de 2022

Como utilizar Inbound Marketing na área da saúde?

Como utilizar Inbound Marketing na área da saúde?

O Inbound Marketing trata-se de um conjunto de estratégias que têm como missão atrair e encantar clientes, e que utiliza de meios que prezam pela qualidade das ações.


Quando pensamos em marketing, logo nos lembramos de ações baseadas em interrupções, ou seja, quando as empresas interrompiam o que as pessoas estavam fazendo para mostrar um produto ou serviço.


Além disso, não era raro encontrar casos onde a qualidade da solução era bem duvidável, e o consumidor não podia fazer muita coisa em relação a isso, mas os tempos agora são outros.


A transformação digital e as mudanças no comportamento de consumo afetam o modo como as empresas atraem e conquistam clientes e, hoje em dia, milhares de marcas no mundo todo investem em estratégias de atração.


A área da saúde não pode ficar de fora, afinal, além de ter mais restrições em relação ao marketing, também precisa atrair as pessoas certas e que realmente se interessam por aquilo que ela faz.



Para entender um pouco mais sobre o inbound marketing na área da saúde, vamos explicar seu conceito e dar algumas dicas para que médicos, clínicas e outros atuantes da área possam aplicá-lo.

Entenda o conceito de inbound marketing

Inbound marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias que colaboram com a criação e o compartilhamento de conteúdos, pensados para um público-alvo e que conquistam a permissão das pessoas para se comunicar com elas de maneira direta.


Ao fazer isso, a marca estabelece um relacionamento duradouro com o cliente, o que ajuda a aumentar as oportunidades de negócios.


Tanto um fabricante de caderno personalizado quanto um hospital podem colocar essas ações em prática para que os clientes - ou no caso da área da saúde, os pacientes - se aproximem e se sintam atraídos pela mensagem.


Com isso, fica mais fácil apresentar as soluções e transformar as pessoas em clientes e promotores da marca. É justamente por isso que o inbound marketing também é conhecido como marketing de atração.



Seu objetivo é atrair as pessoas e não interrompê-las para falar sobre um produto ou serviço, e essa prática traz muitos benefícios para um consultório ou hospital.

Benefícios do inbound marketing

Profissionais da saúde e de muitas outras áreas devem investir em inbound marketing por várias razões, e dentre os principais benefícios trazidos por ele estão:

1 - Aproximar-se dos clientes

Não é à toa que essa estratégia também é conhecida como marketing de atração, pois oferecer um conteúdo de valor ajuda as pessoas de verdade, ao invés de simplesmente tentar empurrar um produto ou serviço para ela a qualquer custo.


Pode parecer que não, mas os consumidores percebem isso e quando notam que uma empresa de móveis sob medida está realmente interessada em ajudar, se sentem mais abertos a ouvir o que ela tem a dizer.

2 - Reduz o ciclo de vendas

O ciclo de vendas corresponde ao tempo que a empresa precisa para fechar uma venda, desde o primeiro contato do cliente com a marca.


Quanto mais tempo a organização leva para converter leads em clientes, maior será o ciclo, o que acaba encarecendo o custo de aquisição.


O inbound marketing ajuda a reduzir o tempo necessário para uma pessoa comprar, e isso acontece porque quando o material é realmente relevante e personalizado, e consegue movimentar rapidamente os potenciais clientes dentro do funil.


Tanto é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Martech, cerca de 50,4% das empresas que investem em inbound marketing conseguem reduzir o ciclo de vendas para menos de 30 dias.

3 - Fácil mensuração

Para que qualquer estratégia de marketing tenha sucesso, é fundamental acompanhar seus resultados em tempo real, pois isso ajuda a saber de maneira precisa o que funciona ou não.


De acordo com o HubSpot, 72% das companhias que calculam o retorno sobre os investimentos (ROI) notam que suas estratégias de marketing são muito mais eficazes com o inbound marketing.



Por essa razão, um fabricante de porta automática residencial precisa acompanhar os resultados de suas estratégias de perto, como no caso do marketing de conteúdo, e observar como está o seu planejamento geral de marketing.

4 - Alcança o público certo

Por fim, a maior vantagem do marketing de atração é o fato de que a marca passa a alcançar as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente se sentem atraídas pelos produtos e serviços vendidos.


Deste modo, a organização não vai investir em algo que vai atrair qualquer pessoa, mas sim, aquelas que realmente têm potencial para comprar algo no futuro.


Empresas que produzem uma quantidade maior de materiais, por exemplo, cerca de 13 ações por mês, conseguem receber quase 5 vezes mais visitas que as demais.



Entretanto, é importante dizer que quando uma empresa de limpeza investe na produção de conteúdos de valor, o que importa não é a quantidade de publicações, mas a qualidade delas.

Como aplicar inbound marketing?

Os estabelecimentos e profissionais da área da saúde, precisam investir em marketing digital, como no caso de:


  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Cuidadores;
  • Clínicas;
  • Hospitais;
  • Consultórios;
  • Casas de repouso.


Mas, a área da saúde possui algumas limitações quando o assunto é investir em marketing, por essa razão, não são todas as estratégias que podem ser utilizadas, mas o inbound marketing é a melhor opção.



Ele não fere as limitações dessa área, e traz uma série de ações que podem ser praticadas pelo setor, tais como:

Atrair pacientes

Para atrair pacientes, a melhor estratégia é o marketing de conteúdo, pois leva até as pessoas materiais úteis e com informações importantes sobre os mais variados assuntos.


Uma empresa de guarda corpo de vidro consegue atrair clientes e potenciais clientes, por meio do marketing de conteúdo, construção de uma boa presença online, criação de um blog e estratégias nas redes sociais.


O SEO (Search Engine Optimization) também é uma prática necessária porque otimiza as páginas, de modo que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.


Estar bem posicionado é a melhor forma de fazer com que mais pessoas encontrem o seu negócio, por isso, o SEO faz parte do marketing de atração. Da mesma forma, pode-se investir em vídeos no YouTube e outros materiais ricos.



Só que é muito importante ter em mente que os resultados não aparecem do dia para a noite, pelo contrário, são de longo prazo, mas de durabilidade muito maior.

Converter pessoas

Além de atrair visitantes para o site, é necessário convertê-los em leads, ou seja, em potenciais clientes.


Logo, uma empresa terceirizada de portaria, assim como um consultório médico, fazem as conversões por meio de uma landing page, uma página criada exclusivamente para oferecer um material e coletar informações dos visitantes.


Outro elemento que não pode faltar é o formulário de contato, que é onde o lead vai preencher informações sobre ele em troca de um material.



O CTA (chamada para ação) também precisa estar presente porque cumpre a função de incentivar uma ação, como preencher um formulário de contato, baixar um conteúdo e até comprar algum item.

Transformar os leads

O funil de vendas é constituído de três etapas: topo (pessoas que acabaram de descobrir um problema), meio (pessoas que estão procurando uma solução), fundo (pessoas que já consideram a compra).


Quem já está no meio do funil de uma empresa de embalagem papel cartão talvez já esteja considerando a possibilidade de uma compra, assim como um indivíduo pode estar pensando em agendar uma consulta.


Isso acontece porque o meio do funil costuma coincidir com a transformação, ou seja, a etapa onde o lead se transforma em paciente.


Para que esse momento seja mais agradável e positivo, procure se comunicar com a pessoa de várias formas, como mensagem, atendimento online, ligação, entre outras.



Por meio de recursos de agendamento online, os usuários podem marcar consultas a qualquer momento, inclusive aos fins de semana, feriados e outros períodos do tipo.

Fidelizar o cliente

Por fim, um estúdio fotográfico de ensaio gestante já conquistou os clientes, mas precisa fidelizá-los para que voltem mais vezes.


Da mesma forma, hospitais e outros estabelecimentos médicos precisam investir em fidelização, e uma das melhores ferramentas para isso é o e-mail.



Por meio dele, a organização consegue se manter em contato com as pessoas, de modo a se certificar em relação ao nível de satisfação e outras informações importantes.

Considerações finais

O inbound marketing é um conjunto de estratégias inteligentes, capazes de atrair as pessoas de maneira natural, além de posicionar o negócio como autoridade e especialista.


Neste artigo, você conheceu algumas das práticas mais importantes e todos os benefícios que o marketing de atração é capaz de trazer para a área da saúde.


São ações simples, mas que podem ser usadas tranquilamente pelos profissionais desse setor, para atrair pacientes e fidelizá-los.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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