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27 de maio de 2022

Descubra qual a importância de engajar o paciente?

Descubra qual a importância de engajar o paciente?

Engajar o paciente é importante para que ele perceba o valor do serviço oferecido pela clínica, consultório ou hospital e volte sempre que precisar.


Em outras palavras, o engajamento resulta na fidelização e pacientes fiéis são importantes para gerar uma receita recorrente e mais previsibilidade de lucros.


Mas, é necessário investir em estratégias que fidelizam as pessoas, pois além de ajudar o profissional a atender mais pacientes, faz com que esses médicos se tornem empreendedores.


De acordo com um estudo realizado, fidelizar é muito importante porque a competitividade dentro do mercado da saúde é cada vez maior.


As pessoas exigem uma qualidade cada vez mais superior, mas a qualidade é extremamente importante na área da saúde porque esse setor lida diretamente com a vida das pessoas.


Mas, isso não depende apenas de um consultório bem equipado, com equipamentos e móveis modernos, na verdade o engajamento e a fidelização acontecem também por meio de outras práticas.



Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de fidelizar o paciente e mostrar algumas técnicas que você pode utilizar.

Importância de fidelizar o paciente

Fidelizar o paciente é um passo fundamental, pois garante o funcionamento da clínica ou consultório, além de colaborar com a divulgação do serviço prestado. Sem falar que pacientes fiéis se relacionam muito melhor com os profissionais da saúde.


Investir nesse trabalho é importante por diversas razões, uma delas para manter a agenda sempre cheia de consultas. Se o médico quer oferecer o melhor atendimento aos pacientes, precisa preencher sua agenda.


Todo tipo de empreendimento, como um especializado na criação de endereço fiscal com inscrição estadual, tem a oportunidade de se conectar com seus clientes.


No caso dos profissionais da saúde, isso acontece quando o médico atende o indivíduo e oferece algo humanizado e que destaca seu diferencial.


Outros pontos de contato entre o paciente e o consultório não devem ser ignorados, como o tratamento recebido na recepção ou o atendimento recebido ao entrar em contato por telefone.


Se o consultório é capaz de oferecer um excelente atendimento médico, uma recepção agradável e um atendimento rápido na hora de agendar consultas, o paciente vai perceber o consultório como uma referência.


Se ele se sentir satisfeito, vai comentar sobre isso com outras pessoas, que futuramente podem procurar o médico para uma consulta.


Lembre-se de que as pessoas procuram serviços de qualidade, principalmente quando se trata de sua saúde, e qualquer estabelecimento que ofereça essas condições, têm mais facilidade para fidelizar os pacientes.


As estratégias de fidelização usadas por uma clínica de drenagem linfática barriga também trazem como benefício o reconhecimento positivo pelos serviços que oferece.


Para saber como está o nível de satisfação das pessoas que te procuram, recomenda-se fazer uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score), que avalia de zero a 10 o nível de satisfação dos pacientes com o atendimento.


Se preferir, pode deixar um espaço exclusivo para comentários e sugestões, de modo a identificar pontos de melhorias e o que realmente funciona ou não.


Depois de fazer essa pesquisa, as informações coletadas podem ser usadas para melhorar estratégias que divulgam o consultório e até mesmo mostrar para as outras pessoas o nível de satisfação de seus pacientes.


As práticas de fidelização também melhoram o engajamento das pessoas. Os pacientes não costumam se enxergar como um agente importante em sua própria saúde, por isso, voltam suas expectativas para os médicos.


Para fidelizar quem se consulta com você, uma dica é incentivar o indivíduo a se perceber como responsável por sua saúde. Também é possível trabalhar com práticas que ajudam a melhorar a relação entre médico e paciente, praticadas durante o atendimento.


Quando se trata de uma empresa comum, como um fabricante de corrimão de aço galvanizado, o engajamento é importante para conquistar verdadeiros fãs da marca.


Mas, para os profissionais da saúde, além de aumentar a fidelidade dos pacientes, o engajamento também é benéfico para eles, pois se comprometem mais com o tratamento, tendo em vista o quanto confiam no profissional.


A fidelização também é muito mais barata do que a atração, visto que atrair pessoas depende de investimentos em estratégias de divulgação, e o profissional da saúde precisa provar a qualidade do seu serviço.


Por outro lado, um paciente fiel vai falar sobre o consultório com outras pessoas naturalmente e isso vai levar pacientes por meio do marketing boca a boca, sem que o profissional da saúde precise fazer algum tipo de investimento.


Por fim, trabalhar para fidelizar as pessoas que se consultam com o médico é fundamental para melhorar a relação entre as duas partes.


Quando uma empresa terceirizada de jardinagem investe em estratégias de fidelização, seu propósito é aumentar os rendimentos financeiros e favorecer o relacionamento com os consumidores.


A mesma situação se aplica aos profissionais da saúde, pois sua missão é cuidar dos pacientes e para continuar oferecendo uma experiência positiva e atrair mais pessoas, a fidelização é crucial.



É uma forma de manter os pacientes que já conhecem o consultório, fazê-los manter o acompanhamento e melhorar a saúde cada vez mais. Só que para ter acesso a todos esses benefícios, é necessário saber fidelizar.

Dicas para fidelizar os pacientes

Portanto, se já sabe que uma clínica médica, assim como qualquer outro tipo de empresa, precisa de clientes, o que se tornou um desafio constante, tendo em vista a competitividade no mercado da saúde.


Embora seja importante conquistar pacientes novos, é ainda mais necessário fidelizar aqueles que já se consultam na clínica.


A pessoa precisa encontrar razões para voltar ao consultório da mesma forma que, ao comprar estrutura metálica garagem, gosta do atendimento recebido e volta mais vezes.


Lembrando que os profissionais precisam ser experientes e bem qualificados, mas nem o melhor médico do mundo é capaz de fazer uma pessoa voltar se ela não tiver uma experiência completa e positiva no local.



Por isso, veja algumas maneiras de fidelizar os pacientes, para que eles voltem a se consultar mais vezes e ainda indiquem o consultório para outras pessoas. Entre as principais estratégias estão:

Humanizar o atendimento

Não estamos falando apenas do atendimento médico, pois na verdade, ele acontece desde o primeiro contato do paciente com a clínica até seu retorno.

 

Durante todo esse processo, é fundamental:


  • Ser cordial;
  • Demonstrar preocupação com o indivíduo;
  • Estabelecer uma comunicação clara;
  • Fazer com que a pessoa se sinta acolhida.


Dessa forma, seu paciente vai perceber que é bem tratado e confiar no serviço, para voltar mais vezes.

Inovar o atendimento

Quando o cliente de uma empresa de lavagem e impermeabilização de estofados entra no estabelecimento e percebe que tudo foi pensado para fazer com que ele se sinta bem, com certeza vai ficar mais à vontade.


A mesma situação se aplica ao consultório médico, por isso, procure estar sempre atento às novidades e maneiras de inovar, pois isso te ajuda a se destacar perante os concorrentes.



Invista em maneiras de diferenciar o atendimento que oferece e proporcione uma experiência inigualável.

Gerar empatia

O respeito é a base para todas as relações humanas, mas mesmo que pareça uma bobagem falar sobre ele, na verdade não é. Infelizmente, alguns profissionais da saúde não são muito respeitosos com os seus pacientes.


No mundo dos negócios, as empresas de outsourcing de impressão sabem muito bem o quanto é indispensável tratar o cliente com respeito, e isso também se aplica aos profissionais da saúde e estabelecimentos da área.


Na correria do dia a dia e pelo fato de estar acostumado a certas enfermidades, o médico pode se esquecer de se colocar no lugar da outra pessoa.


Quando isso acontece, a maioria dos pacientes tenta entender a rotina corrida dos profissionais, mas isso não significa que eles não precisam de respeito e atenção.



Mesmo que seja uma simples consulta de rotina, o médico precisa respeitar quem se consulta com ele e demonstrar empatia pela pessoa.

Não atrasar as consultas

Se tem algo que tira qualquer pessoa do sério é atraso, principalmente, em uma consulta médica, visto que a maioria pede dispensa do trabalho para fazer isso e o excesso de demora traz muitos problemas.


Se a consulta está marcada para às 15 horas, atenda seu paciente nesse horário, e sempre se lembre de que a primeira consulta de alguém vai demorar um pouco mais do que a de pacientes que já estão acostumados com você.



Mesmo que o consultório tenha portaria 24 horas terceirizada para recepcionar as pessoas, os excessos de atraso continuam sendo prejudiciais.

Considerações finais

Sendo assim, os médicos são profissionais muito importantes para a vida e a saúde das pessoas, mas eles competem entre si e por isso precisam engajar e fidelizar seus pacientes.


Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre a importância desse trabalho e o que ele pode fazer pelo seu consultório.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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