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agência de marketing médico
29 de maio de 2022

O que é branding médico?

O que é branding médico?

Boa parte da função de um investimento em marketing é fazer com que um produto ou serviço seja percebido com mais credibilidade pelos consumidores e o mesmo acontece no segmento da saúde, é com esse contexto que se apresenta o branding médico


Branding é uma série de processos que constituem e formulam uma identidade para o profissional da saúde e como ela é percebida pelas pessoas.

 

Esse entendimento é importante para estabelecer a importância que a credibilidade tem nessa profissão.

 

O branding médico busca compreender de forma completa e multidisciplinar todo o processo de um atendimento, desde o agendamento até o final de um tratamento. É possível estabelecer métodos que reconstroem essa estrutura.

 

Além da confiança presente entre médico e paciente é possível gerar ainda mais benefícios a partir do branding médico, gerando o entendimento de que o profissional é uma autoridade e além dele ter a confiança de cada atendido, ele pode virar uma referência.

 

O branding médico não está relacionado só ao que se faz intencionalmente, toda a experiência do paciente dentro do consultório pode interferir nessa percepção, desde o tratamento escolhido e como ele foi explicado até a higienização de cadeiras estofadas.


Os profissionais que investem na sua preparação teórica e prática, além de em como seu atendimento é percebido pela audiência está valorizando o próprio trabalho.

 

Sendo assim, ele pode cobrar mais pelas consultas, afinal ele será mais procurado.

 

O branding gera um efeito chamado posicionamento de marca, onde a presença do médico vai além de uma questão pessoal, com as técnicas certas é possível criar um muro de vidro com alumínio  de credibilidade e confiança ao redor do seu trabalho.

 

Importante ressaltar que a preocupação com o branding médico pode ser relevante desde uma grande rede de hospitais até um doutor recém formado. Quanto mais cedo um profissional começar a se posicionar, melhor serão os resultados.



Apesar do nome branding médico, os conceitos explorados neste tema também valem para outros profissionais, tanto que também atuam com a saúde humana como farmacêuticos ou da saúde animal como um oftalmologista veterinário.

Por que o branding médico é importante?

A construção de uma imagem positiva é fundamental em todos os segmentos de mercado que conhecemos, mas em se tratar de medicina é ainda mais importante.

 

Isso porque é uma questão de entregar a integridade física à uma pessoa, além de ser um profissional procurado por pessoas já com alguma debilidade ou queixa.

 

A bota imobilizadora tipo robofoot personalizados, papéis timbrados, uma sala de estar organizada entre outras características até mais simples fazem parte do conjunto de informações que vão formar a reputação de um profissional. 


O sucesso no desenvolvimento de um branding médico pode ser visto quando um profissional recebe o reconhecimento e pode se posicionar como autoridade diante do seu público e ser aceito como tal. 


No ramo médico, ter credibilidade é essencial para gerar confiança. Além de ser comercialmente positivo, os pacientes tendem a seguir com mais segurança os tratamentos indicados por especialistas bem posicionados. 


Quem conhece superficialmente os jargões do marketing pode achar que branding é só uma questão de criação de logo, identidade visual, link dedicado e outras questões. 


Entretanto, esse conceito é muito mais amplo e explora todas as relações entre médico e paciente. 


A questão visual ainda é importante, mas como um reflexo, explicando melhor, se o médico tem um posicionamento bem definido com a prioridade do atendimento humanizado e atento ao bem estar do cliente, a identidade visual vai transmitir esses valores visualmente. 


Para simplificar o entendimento, o logotipo, a limpeza e organização do consultório, a prestatividade do atendimento e outras questões são as ferramentas que constroem a identidade do profissional ou da empresa médica. 


Com esse processo é possível entender o que causa uma boa impressão e passa segurança ao atendido. 


Além disso, o posicionamento profissional do médico faz com que ele seja valorizado entre seus pares, tornando- se uma autoridade na especialidade de formação dele.

Como praticar o branding médico?

Para uma estratégia de branding médico obter o sucesso esperado, é preciso que ela esteja apoiada em uma base sólida para que todas as ações sejam sustentadas com coerência.

 

Sendo assim, a identidade visual, atendimento e qualidade na prestação do serviço devem estar alinhadas. 

Apesar de contar com características bem específicas, o branding médico é no geral semelhante ao branding de uma marca de produtos ou serviços. 


A instituição do branding médico deve levar em conta algumas características do profissional, como:


  • A personalidade do médico ou do grupo de médicos; 
  • Da especialidade que o médico atende;
  • Do público-alvo da especialidade;
  • Foco de atuação do profissional;
  • A filosofia de trabalho. 


O primeiro ponto a se investir na formulação de uma proposta de posicionamento profissional por meio do branding médico é o trabalho de identidade visual. É nela que estará exposta qual a identidade pretendida. 


A paleta de cores escolhida, os grafismos e símbolos escolhidos já transmitem os ideais do profissional para o paciente. A partir disso cabe ao profissional sustentar os valores apresentados na identidade em seu dia a dia de trabalho. 


Quem quer ser considerado uma referência no meio em que atua precisa antes de tudo, produzir conteúdo suficiente para ser notado de tal forma. 


Com a disposição das ferramentas da internet a produção de conteúdo ganhou mais flexibilidade. 


Com um mundo profundamente relacionado à expansão das redes sociais, profissionais da área da saúde podem e devem mostrar seu dia a dia de trabalho e produzir conteúdos que gerem identificação, educação, desmistificação e outros conceitos. 


Com esse ponto de vista, além de compor o posicionamento profissional do médico, o branding médico contribui com a sociedade difundindo o conhecimento profissional e embasado. 


Não adianta cobrir a visão com um cortina blackout sob medida, atualmente muitas pessoas não buscam informações sobre saúde direto com um médico, mas sim na internet. 


As pessoas estão acostumadas a pesquisar o nome de profissionais que elas não conhecem na internet e até pesquisam sobre seus sintomas. Ter uma presença online bem definida, atraente e clara é cada vez mais fundamental para os médicos. 


Seja quando um doente pesquisa sobre o que está sentindo ou seja por uma pessoa a quem foi indicado um médico, é importante que o especialista tenha um website bem formulado com todas as informações básicas necessárias. 


O bem mais precioso de um profissional da saúde, no final das contas é a reputação, por isso mais do que a identidade e o conteúdo produzido, colher depoimentos de pacientes que aprovam e atestam a qualidade do atendimento é uma opção muito positiva. 


Assim como acontece com serviços como conserto de fechadura elétrica, o marketing “boca a boca” é extremamente eficiente no marketing médico. 


O profissional que recebe um paciente vindo de uma indicação pode ter certeza de que seu branding médico está no caminho certo. 


Esse êxito pode ser alavancado, com indicações de outros profissionais. Esse ponto de vista estimula a criação de uma rede de bons médicos que se indicam oferecendo soluções para o seu paciente e reforçando conexões no mercado médico. 


Por fim, a imagem reflete a atuação do profissional, de nada serve o investimento em marketing médico para um profissional que não realiza atualizações constantes em sua área, não participa de eventos e nem está em contato com outros do mesmo setor. 


O branding é uma ferramenta para apresentação e divulgação do trabalho de um médico. Todo o esforço de anos de dedicação em trabalho e estudo representado na identidade visual, nos canais de acesso e nas produções de conteúdo. 


Diferente de serviços como lavagem de poltrona a seco, os médicos cuidam diretamente da saúde e da integridade física das pessoas.


Por isso, é importante reforçar a confiabilidade e credibilidade da marca que o médico representa, seja ele um profissional autônomo ou associado à uma clínica  ou hospital.

Considerações finais

Sendo assim, o branding médico é um conjunto de ações e iniciativas destinadas a apresentar e divulgar o trabalho de profissionais de saúde da melhor forma possível.

 

No geral, a gestão de marca na saúde busca reforçar a confiança e a credibilidade.

 

Esse conceito atua desde a elaboração de uma identidade visual até processos de atendimento ao paciente. Tudo converge na ideia de transmitir valores e a filosofia de trabalho do médico.

 

Pode parecer estranho, mas médicos, consultórios, clínicas e hospitais também possuem marcas como outras empresas e entende-se por marca tudo que o público pode captar em referência a qualidade do produto ou serviço, no caso a consulta médica.

 

Existem diversas formas de desenvolver o branding médico, mas em essência é a manifestação do dia a dia do profissional que gera a confiabilidade para gerar novos pacientes e a percepção de autoridade.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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