O marketing sazonal, quando se fala em estratégias de forma geral, é realizado quando há aproveitamento do calendário e de datas comemorativas para que ações especiais sejam realizadas, a fim de impulsionar o negócio.
Quando falamos, por exemplo, em um
plano alimentar para emagrecer, o marketing pode ser feito antes das festas de fim de ano ou antes do carnaval, aproveitando que o interesse em um corpo mais magro cresce no período próximo a essas ocasiões.
O marketing sazonal é um dos recursos mais antigos de propaganda, sendo inclusive a razão de criações de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, que é comemorado no Brasil em junho em razão de uma iniciativa de marketing.
Portanto, considerar o calendário é parte de qualquer bom planejamento de marketing, uma vez que deve-se levar em consideração qual é o melhor momento para captar aquele cliente, além de aumentar as vendas naquela situação específica.
Essa estratégia pode ser também uma oportunidade para que a marca se posicione e demonstre seus valores junto ao público, não somente se colocando em visibilidade com foco apenas no aumento de negócios naquela ocasião.
Isso ocorreu, por exemplo, com uma determinada marca que, no Dia dos Namorados, demonstrou casais heterossexuais e homossexuais em diversas cenas de romance, deixando claro que o respeito à diversidade pautava os valores da empresa.
Uma iniciativa dessa natureza tem o condão de ultrapassar aquela data específica, gerando clientes fiéis para todo o ano.
Eles optaram por comprar na marca mesmo em outras datas comemorativas, a empresa recebe a “credencial de PVC” de empresa com valores similares.
Quando se fala, porém, em marketing sazonal na área de saúde, especificamente para clínicas médicas.
O calendário considerado não é o que outros comércios seguem, bem como as datas comemorativas têm menos relação com festejos.
É que se criou, nos últimos tempos, alguns momentos para que se fale e se conscientize sobre doenças que podem ser prevenidas com a atenção e cuidados necessários.
Isso faz com que as pessoas sejam lembradas de que é importante realizar check-ups, por exemplo.
Outro ponto importante da criação de datas, tanto dias como meses comemorativos, é cobrar mais esforços, mais materiais, como
proveta laboratório, e boas práticas por parte de profissionais, instituições da área da saúde, bem como poder público.
Em alguns casos, como “Setembro Amarelo” que é realizada a conscientização em relação a saúde mental e prevenção ao suicídio, são disponibilizadas canais e ações de atendimento para que pessoas possam procurar ajuda.
Assim, quando se fala em marketing sazonal para a área médica, a ideia é aproveitar que já existem meses que chamam mais atenção para determinadas enfermidades para que mais pacientes consultem médicos e façam exames.
Além do calendário criado com alguns meses de destaque para doenças específicas ou condições, como autismo e prematuridade, existem também momentos de interesse anuais, como campanha de vacinação para gripe pouco antes do inverno.
Muitas doenças poderiam ser evitadas em suas formas mais graves se exames preventivos fossem realizados com mais frequência, que é o caso do câncer de mama, cujo mês de conscientização é chamado “Outubro Rosa”.
Dessa forma, ao aplicar o marketing sazonal às clínicas médicas, a ideia é que sejam oferecidas condições facilitadas para realização de mamografia e consulta com especialistas neste mês, por exemplo.
Além disso, é possível até instalar
stand para evento com informações.
Quando um paciente escolhe um profissional para acompanhá-lo ou uma clínica médica de sua preferência, é comum que haja não somente a pesquisa por bom currículo e indicações de conhecidos.
Atualmente, até mesmo para escolha de um
oftalmologista infantil, é importante que os pacientes se identifiquem com o profissional escolhido, sentindo que tem posicionamentos e valores similares aos seus na atuação.
Por isso, quando uma clínica médica opta por realizar um posicionamento a favor de que as pessoas tenham mais informações sobre determinadas doenças, essa ação reflete positivamente.
Visto que o público saberá que a empresa busca trazer benefícios para as pessoas.
Além de obter mais clientes e aumentar a geração de renda naquele mês, o posicionamento e a divulgação de datas tão importantes para a saúde de diversas pessoas pode fazer com que a imagem da empresa fique melhor para o público.
Assim, a clínica se beneficiará e será reconhecida como ligada nas demandas de seus pacientes, bem como preocupada em passar boas e valiosas informações para todos, se comprometendo a divulgar campanhas de conscientização.
Em termos de estratégias de marketing, pode ser inestimável que o público tenha essa visão da empresa, portanto, pode ser considerado um dos pontos positivos do uso do marketing sazonal.
Outros pontos importantes que merecem destaque é que, por mais que um paciente procure a clínica em razão de uma ação pontual realizada, levando em consideração alguma data de conscientização, é possível que permaneça realizando tratamentos.
Assim, é uma forma de captar clientes por meio da informação de qualidade.
Além disso, é possível também aumentar o volume de lucro porque mais exames, consultas, vacinas e procedimentos serão realizados.
Com isso, o marketing sazonal se mostra uma das melhores estratégias para que haja a sedimentação da imagem da clínica, bem como a captação de clientes e aumento de negócios no período em questão.
Com tantos benefícios, você deve estar se perguntando como pode implementar agora mesmo essa estratégia em sua clínica médica e vamos dar algumas dicas para que você possa fazer isso da melhor forma para sua empresa, sua equipe e seus pacientes.
Alguma das melhores formas para aproveitar a sazonalidade para gerar mais visibilidade e aumentar a divulgação de sua clínica médica são:
Além disso, a possibilidade de conferir descontos pode fazer com que pessoas que adiaram a realização de um tratamento estético, por exemplo, resolvam pela sua realização com valores diferenciados.
Se, utilizando o calendário normal, uma clínica de dermatologia determinar que março será considerado o mês da mulher na empresa, portanto, haverá desconto na realização de
tratamento para flacidez na barriga
para mulheres, poderá gerar maior procura.
Outra forma de implementação é unir essa estratégia a outras estratégias de marketing, como o inbound marketing.
Esse recurso consiste em fornecer algum conteúdo para que haja a criação de cadastro e com isso, colocar o usuário no funil de vendas.
Dessa forma, é possível, por exemplo, oferecer um e-book sobre prevenção e cuidados com a AIDS no mês de Dezembro, que é considerado “Dezembro Vermelho”, para conscientização sobre esta doença.
Como todos os posicionamentos que fazem parte do marketing, é importante realizar um planejamento adequado para que as ações sejam bem programadas, com foco na persona correta para ser alvo das iniciativas.
O termo persona diz respeito a criação de personagem fictícia para representar o cliente ideal, sendo parte dos passos iniciais para elaboração de ações de marketing.
Assim, tendo em mente quem é seu foco, é possível ajustar o tom que será usado para alcançar.
O tom certo é muito importante para que a iniciativa seja bem recebida pelo público e possa surtir o efeito esperado, especialmente considerando que deve-se ter cautela quando se trata de marketing na área médica, para tratar de temas difíceis com ética e sensibilidade.
A utilização de marketing sazonal se coloca como uma das melhores estratégias para que as clínicas médicas possam divulgar suas possibilidades de atendimento, bem como que possam informar o público sobre prevenção de doenças relevantes.
Pode ser considerada, também, uma das melhores formas de gerar uma imagem positiva bem como obter pacientes que continuarão como usuários do serviço mesmo após a realização da campanha de marketing.
Aproveitar as datas que já devem levar a prevenção e engajamento em relação a enfermidades é uma forma também de realizar um serviço público, bem como buscar ainda mais clientes e sucesso para sua clínica.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO