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21 de janeiro de 2022

Principais estratégias do marketing digital para médicos

Principais estratégias do marketing digital para médicos

Nem todo mundo sabe, mas a área da saúde permite praticar uma série de estratégias de marketing, embora haja algumas restrições bastante severas quanto à ética dessa divulgação, estipuladas pelo próprio CFM (Conselho Federal de Medicina).


De fato, a confusão está justamente em achar que as resoluções ou restrições legais proíbem que o profissional da área exerça qualquer tipo de comunicação comercial, o que simplesmente não confere com a realidade.


Hoje, já existe até o termo “marketing médico”, como um esforço próprio da comunicação de uma marca da área que se vê também como um negócio, isto é, um estabelecimento que precisa garantir sua rentabilidade e até sua lucratividade.


Sendo que aqui podemos falar tanto de uma clínica de bairro que presta um serviço como o de ninfoplastia a laser, que é o embelezamento das regiões íntimas do corpo feminino ou masculino, quanto de grandes redes, clínicas ou mesmo hospitais.


As diretrizes estipuladas são as mesmas, já que se trata de princípios universais voltados para a defesa da dignidade do cliente ou paciente, bem como para a postura que se espera de alguém que decidiu trabalhar com a saúde, que não é um serviço qualquer.


Ou seja, de um lado temos a importância do marketing digital, que simplesmente tem revolucionado a história de empresas de todos os tamanhos, e de outro lado temos as restrições legais, que colocam algumas limitações.


É dentro dessa tensão interna que os médicos precisam se reinventar, absorvendo princípios éticos que realmente têm sentido e dignificam seus pacientes e seu trabalho, ao mesmo tempo em que aprendem a ver seu nome e seu consultório como uma marca.


Deste modo, vários princípios que são aplicáveis a eles podem ser extraídos de empresas comuns, como uma firma de locação máquina de café para eventos. Certamente, a área da saúde exige mais cuidados, porém isso não chega a ser um problema.


Tanto que um dos focos do marketing médico consiste justamente em uma tendência que tem encantado marcas de todos os tipos, que é a do marketing digital e do inbound, que ficarão mais claros adiante.


O que precisa ficar claro agora é que foi por conta desse impasse todo que decidimos escrever este texto, explorando não apenas as principais estratégias do marketing digital para médicos, mas também os conceitos e informações que estão por trás disso.


Assim, trazemos também exemplos práticos e concretos que ajudam qualquer um a aplicar essas dicas, em vez de simplesmente entender a parte teórica ou legal e ficar sem os meios necessários para agir e conquistar mais clientes e mais pacientes.


Esse assunto é muito importante, pois às vezes um profissional da área está pensando no aluguel de consultório nutricionista para começar a atender o público, mas ainda tem dúvidas sobre como exatamente divulgar seu negócio e obter retornos positivos.


Se este é o seu caso e você quer entender de uma vez por todas como é possível aplicar estratégias e táticas relativamente simples para crescer seu negócio da área da saúde, então basta seguir adiante na leitura até a última linha do artigo.

Qual a importância do marketing digital?

Primeiramente, é preciso salientar qual é exatamente a importância do marketing para um médico, já que ele ainda pode estar na dúvida sobre a legitimidade disso.


Aliás, no Brasil há outros segmentos cuja divulgação também é fiscalizada por órgãos competentes, como no caso dos advogados.


Assim, fica claro que um escritório jurídico simplesmente não pode transformar litígios como, por exemplo, o divórcio ou a guarda dos filhos em um espetáculo. No caso da saúde, os princípios vão na mesma direção, evitando o sensacionalismo e a mercantilização.


Diante disto, fica a dúvida de qual é a importância do marketing médico. Se falamos em uma loja que vende letra caixa iluminada, é evidente que ela precisa chamar a atenção dos seus clientes em potencial, além de afastar a concorrência.


No caso médico, trata-se mais ou menos do mesmo princípio, com a diferença de que não se pode ser apelativo, como explorando supostas vantagens tecnológicas ou mesmo a fotos de pacientes reais. Tudo isso é proibido e não pode ser feito por ninguém da área.


Mas, pense bem, hoje o mercado como um todo mudou tanto, e o comportamento das pessoas na hora de comprar, vender ou cotar serviços também se alterou.


O que vale também para a área médica, já que existem plataformas digitais desse segmento, como aquelas que indicam os melhores profissionais para uma pessoa visitar. Naturalmente, isso é um tipo de comunicação comercial, ou seja, de marketing.



É justamente aí que está a importância do marketing médico, para que o profissional da área simplesmente não pare no tempo, mas seja capaz de se comunicar com o seu público, inclusive educando-o sobre a importância de seus serviços.

Quais ferramentas utilizar?

Até aqui, já ficou claro que um médico não pode fazer um comercial televisivo dizendo que seus serviços são milagrosos, ou que são muito melhores do que o da concorrência.


O curioso é que, ao evitar esse sensacionalismo e a autopromoção, o médico não faz mais do que se alinhar com o inbound marketing, que é uma tendência que tem ganhado a simpatia de marcas e de compradores pelo mundo todo.


Neste sentido, a principal ferramenta que o médico pode utilizar é a de um blog. Ali, ao postar artigos como “X cuidados na hora de fazer preenchimento facial” não só ele não estará descumprindo a lei, como atrairá muita gente.


A lógica disso tudo é a de educar o público, fazendo ele passar por um funil de vendas ou jornada de compra que cria laços mais estreitos entre a marca e o comprador.


Ou seja, além de se alinhar com as tendências mundiais do marketing, os médicos acabam prestando um serviço social, pois um blog dessa área pode conscientizar centenas ou mesmo milhares de pessoas sobre vários procedimentos importantes.


Portanto, foi-se a época em que bastava ter um site no ar, como se ele fosse um cartão de visita. Atualmente, é preciso anexar um blog a ele, criando essa conexão com o público.

Conteúdos: vá além do óbvio

Ademais, a criação de conteúdos educativos no blog de um médico pode ser inserida em uma estratégia de marketing de conteúdo muito maior, aumentando as chances de sucesso.


Aliás, se é permitido trazer informações e materiais que atraem a atenção das pessoas, que tal fazer isso em vários formatos diferentes, facilitando ainda mais a vida dos pacientes e futuros clientes da clínica ou do consultório médico?


Por exemplo, um blog sobre iluminação de emergência pode produzir vídeos explicativos que ilustrem melhor como funciona o seu serviço. O médico pode fazer o mesmo, utilizando os artigos escritos como script para esse novo formato.


Basicamente, os vários tipos de conteúdo existem hoje são os seguintes:

  • Artigos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Áudios;
  • E-books;
  • Checklist.

Enfim, são esforços que complementam a estratégia de marketing médico. Por exemplo, no caso do áudio, o visitante pode ouvir o artigo em vez de precisar ler, o que permite que consuma o conteúdo fazendo outra atividade, como ao dirigir.

Nos demais casos, como do infográfico e do checklist, o médico ainda tem a vantagem de reforçar sua autoridade na área, trazendo dados que endossam tudo o que ele diz.

Sobre e-mail marketing

Outra frente de marketing digital que pode transformar a rotina de um médico, e que costuma ser negligenciada, é do e-mail marketing, que também não descumpre a lei.


Na verdade, tudo vai de como exatamente você utiliza a ferramenta. Se ela não cair no enquadramento de sensacionalismo, autopromoção e afins, basta ir adiante e continuar criando conteúdo para o seu público.


Ademais, é possível fazer como uma loja de armário de medicamentos, que pode criar no próprio site um formulário de preenchimento para captação de leads e dados de contato.


Assim, o paciente vê vantagem em fornecer seu endereço de e-mail, pois sabe que em troca ganhará conteúdos que sempre agregam valor às suas dúvidas.


Essa estratégia é a da newsletter, que cria vínculos bem mais estreitos entre o especialista e o seu público, aumentando o sucesso do médico.

O papel das mídias sociais

Por fim, não é possível falar de marketing digital sem mencionar as grandes mídias ou redes sociais, que também já não se limitam apenas ao uso amador ou pessoal.


Ao contrário, não demorou muito até que as grandes marcas identificassem o potencial dessas plataformas, seja para vender higienização de ar condicionado ou soluções da área de saúde.


No fundo, enquanto a pessoa navega e curte as fotos e postagens de seus amigos, os banners fazem o papel de ir filtrando quem tem interesse e pode acabar se tornando um cliente.

Considerações finais

O marketing digital tem crescido cada vez mais, podendo ajudar setores tão diferentes quanto uma loja de roupa e uma clínica médica.

Com os conceitos básicos e os vários conselhos práticos que trouxemos acima, fica mais fácil entender as vantagens disso para um médico, bem como os passos iniciais que ele deve dar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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