SEO é uma das principais estratégias de marketing digital e tem como objetivo colocar as páginas de um site entre as primeiras posições do resultado de pesquisa.
Sendo esta uma sigla para Search Engine Optimization, reúne um conjunto de ações que otimizam o site e aumentam a visibilidade de suas páginas.
Considerado uma estratégia orgânica, o SEO é usado pelos mais diferentes tipos de empresa, em qualquer segmento ou de qualquer porte.
Os profissionais da saúde também precisam construir sua presença na internet, tendo em vista que as pessoas procuram muitas informações relacionadas à saúde. Ao esclarecer suas dúvidas, os médicos têm mais chances de conquistar pacientes.
Eles também precisam se adequar às mudanças trazidas pela era da comunicação e pelo avanço digital, e tudo isso é feito por meio das ações de marketing digital.
Sendo o SEO uma das principais práticas nesse sentido, é indispensável entendê-lo e aplicar suas técnicas nos canais usados pelos profissionais de saúde.
Toda vez que um usuário pesquisar por temas relacionados, as páginas serão apresentadas nos resultados de pesquisa.
Neste artigo, vamos entender o que é SEO médico, como ele ajuda a melhorar os resultados e dá algumas dicas para colocá-lo em prática.
Como falamos, a sigla SEO significa Search Engine Optimization, que no português pode ser traduzido como otimização para motores de busca.
Trata-se de um conjunto de estratégias que melhoram a performance de uma página na internet, para que ela seja bem posicionada nos resultados de busca em diversos sites, como o Google.
Um cardiologista para atletas pode aplicar essas ações na construção de seu site e blog, na criação de seus conteúdos, dentre outras possibilidades. É assim que o portal vai influenciar positivamente os algoritmos das plataformas de busca
.
Esses sites possuem algoritmos que leem os endereços eletrônicos, e o objetivo é que as páginas estejam de acordo com as regras estabelecidas por essas plataformas.
O Google é categórico quanto ao seu objetivo, e pretende oferecer a melhor experiência aos seus usuários.
É necessário facilitar a compreensão do canal digital, possibilitando que os algoritmos façam uma leitura rápida e eficaz, assim, a página será bem posicionada.
O SEO auxilia os profissionais da saúde de várias maneiras e ajuda a alavancar os resultados. Toda vez que uma página é publicada na internet, é indexada em meio a outras páginas presentes nos buscadores.
O objetivo é fazer com que ela seja exibida toda vez que uma pesquisa correspondente ao seu conteúdo for realizada. Entretanto, todos os dias, milhares de novas páginas são publicadas.
Se você pesquisar sobre qualquer assunto no Google, como crachá de identificação funcional, vai encontrar resultados divididos em várias páginas.
Para arrancá-las, ele elabora alguns critérios que elas precisam seguir e ocupar uma posição relevante na primeira página de resultados.
Quanto mais uma página preenche esses critérios, melhor será seu posicionamento. Os usuários sabem que os links que aparecem entre as primeiras posições são mais completos e confiáveis.
Eles respondem diretamente à questão pesquisada, por essa razão, é muito difícil que consultem a página seguinte.
Se o site de uma clínica ou hospital não estiver bem ranqueado, terá poucas chances de atrair as pessoas.
A internet é muito acessível hoje em dia, principalmente, por conta dos smartphones, e todas as mudanças ocorridas ao longo do tempo mudaram o comportamento de consumo.
Hoje em dia, as pessoas tomam decisões por meio de ferramentas de busca. Isso não se aplica apenas aos produtos e serviços, mas também às soluções oferecidas pelos profissionais de saúde.
Antes de escolher um médico, o usuário pergunta a opinião de outros pacientes e analisa a maneira como ele se apresenta nas plataformas digitais, o que inclui as redes sociais e o site profissional.
Se uma clínica de tratamentos com acupuntura faz uso das estratégias de SEO, será encontrada por uma quantidade maior de pessoas e consequentemente alavancará suas estratégias de marketing digital.
Sabendo a importância dessa prática, o próximo passo é conhecer suas principais ações, e colocá-las em prática o quanto antes.
Os profissionais da saúde possuem algumas limitações quando o assunto é a divulgação de seus serviços. A boa notícia é que o SEO se encaixa perfeitamente a elas, e dentre suas principais estratégias estão:
Para que suas estratégias de SEO sejam realmente eficazes, é crucial saber usar as palavras-chave certas.
Um bom conteúdo abrange termos primários e secundários e sabe utilizá-los de maneira estratégica.
Por exemplo, um fabricante de frutas secas para dieta pode usar a palavra-chave principal como o foco de sua landing page.
Uma boa descrição sobre do que se trata a página consegue conectá-la àquilo que o consultório faz.
Em outras palavras, o termo principal deve ser o foco do conteúdo. Quanto aos termos secundários, eles servem para apoiar a palavra-chave principal e trazem mais detalhes a respeito do assunto.
Ao incluí-los de maneira natural e clara, com certeza as páginas estarão bem posicionadas nos resultados de pesquisa.
Para pesquisar as palavras-chave, o próprio Google oferece uma ferramenta que facilita na localização dos melhores termos.
Outra opção é consultar sites de profissionais da saúde concorrentes para ver os termos que eles utilizam.
Uma das melhores estratégias de SEO é o link building, além de ser muito fácil de aplicar.
Contudo, os backlinks são categorizados como fatores críticos de posicionamento, e podem aparecer de duas formas, como links follow e nofollow.
Trata-se de uma estratégia em que outras páginas mencionam determinado site como referência e fonte de informações relevantes.
Dessa forma, um escritório de projetos arquitetônicos se posiciona como autoridade no que faz e comprova a qualidade de seus conteúdos.
Só que apesar de ser uma excelente tática, trabalhar com link building não é tão simples. Para facilitar o processo, ofereça se para escrever publicações para páginas relacionadas ao seu consultório.
Essa parceria é conhecida como
guest post, e os parceiros são beneficiados porque ambos recebem conteúdos relevantes e são mencionados em páginas diferentes.
Um dos pilares do marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais relevantes, que abordam assuntos do interesse do público-alvo e que correspondem à especialidade do profissional.
Por exemplo, um médico de cirurgias gerais pode criar conteúdos que falem sobre os mais diferentes tipos de cirurgias, em diferentes formatos, como:
Esses materiais precisam contar com as palavras-chaves primárias e secundárias e devem se aprofundar nos temas abordados.
Para criar conteúdos interessantes para as pessoas, é necessário compreender as necessidades e interesses do seu público-alvo.
Procure entender quais são os assuntos relacionados à sua área que as pessoas mais procuram.
É possível encontrar outras plataformas que falem sobre esses temas, por isso, para se destacar, é necessário ir além.
A maneira como a URL é estruturada é capaz de melhorar o posicionamento da página, sendo uma das técnicas mais simples de aplicar.
Para criar uma boa URL, uma clínica especializada em cirurgia para diminuir os pequenos lábios deve empregar a palavra-chave.
Veja se o endereço é fácil de ser compreendido e decorado pelos visitantes. As URLs mais bem categorizadas são aquelas que possuem em torno de 60 caracteres.
Isso acontece porque muitos mecanismos de busca não conseguem processar endereços muito longos, fazendo com que as páginas sejam mal ranqueadas.
Site responsivo é um portal com design que pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, como celulares, tablets e computadores.
As pessoas acessam a internet cada vez mais por meio de seus dispositivos móveis e suas telas compactas precisam de páginas que se ajustem perfeitamente a elas.
Antes de esse tipo de plataforma existir, era muito difícil acessar sites por meio dos dispositivos móveis.
Hoje em dia, se alguém pesquisar por clínica de nutrição, pode acessar os conteúdos da página diretamente pelo celular.
O site responsivo ajusta todos os elementos, sem prejudicar a estrutura e as imagens contidas na página. O carregamento é rápido, além de garantir toda a segurança que o usuário precisa.
O próprio Google já anunciou que prioriza esse tipo de plataforma, portanto, se o site da sua clínica ou consultório não for responsivo, dificilmente vai aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Sendo assim, os profissionais da saúde também precisam construir uma boa presença online, e o site é o ponto de partida para uma boa estratégia de marketing digital.
Ele precisa ser bem estruturado e reunir todas as características que os buscadores estabelecem para que as páginas tenham qualidade. O SEO reúne esses atributos e traz mais visibilidade para os médicos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO