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22 de abril de 2021

Ética do marketing digital para médicos

Ética do marketing digital para médicos
Um profissional da área da saúde precisa ter muito cuidado quando lidar com propaganda. Isso porque a ética do marketing médico possui uma série de detalhes importantes que determinam o que pode ou não ser utilizado nesse tipo de propaganda.

Embora aparente, o marketing médico não é uma categoria de marketing, e sim um nicho que precisa de diversos detalhes e atenções especiais, mas que tem ganhado cada vez mais força, principalmente com os avanços da tecnologia.

Até mesmo uma dieta reeducação alimentar, se for séria e promovida por um médico, pode ser divulgada, mas com alguns cuidados.

O marketing digital tem funcionado de maneira exemplar para a comunidade médica, principalmente pela variedade de ações que você pode tomar.

Dentre elas, destaca-se o marketing de conteúdo, fundamental para apresentar novos conceitos sem sair do código de ética específico para este setor.

Os órgãos regulamentadores estabelecem quais regras podem ser utilizadas em qualquer ação de marketing envolvendo saúde.

Por isso, quanto mais você conseguir aproveitar o potencial do marketing digital, maiores as chances de aumentar seu público.

O que um médico pode fazer para a promoção?

Compreender o que está dentro de seu alcance ou não é fundamental para que você consiga explorar melhor os conceitos do marketing digital para sua clínica.


Um dos principais pontos é por meio da utilização de meios de comunicação para se destacar.


É importante ter em mente que os conselhos autorizam entrevistas, tanto em mídias tradicionais como televisões, rádios e jornais, quanto no digital, por meio de conteúdo publicado em blogs ou sites.


Fazer um check up geral, por exemplo, é algo que deve ser incentivado por meio da mídia. Porém, é preciso saber como abordar esse tipo de recurso e quando fazê-lo.


Entretanto, o médico deve ter muito cuidado com os assuntos abordados na entrevista. 


Você deve pautar todo o conteúdo em prol da educação e do esclarecimento a população, evitando sempre estimular o sensacionalismo ou a autopromoção.


É permitido também ao médico possuir um site pessoal, desde que ele se responsabilize pelo conteúdo ali encontrado. Este é um importante recurso para o marketing digital, pois é aqui onde seu conteúdo ficará exposto.


Quanto mais você conseguir criar um conteúdo interessante e que de fato auxilie as pessoas, maiores são as chances de os leitores assimilarem seu consultório ou você ao conteúdo apresentado.


Dessa forma, fica muito mais fácil conseguir se engajar corretamente com seus pacientes, conquistando mais espaço para explorar o marketing médico.


A divulgação de material em mídias tradicionais configura autopromoção e é proibida pelos conselhos de ética, além de ser proibido utilizar as ferramentas de marketing como instrumento para diagnóstico, prescrição ou tratamentos.


Por conta disso, contar com o apoio de um site ou blog é fundamental para que você consiga disseminar conhecimento e fazer o marketing de sua clínica de uma maneira ética e de acordo com o conselho.


Oferecer um tapete atividade infantil em sua clínica para que pais possam se consultar pode ser um bom argumento de marketing em sua página pessoal, por exemplo.


Por isso, é importante que o médico saiba todos os passos necessários para conseguir utilizar com clareza as técnicas de marketing digital, evitando assim que tenha problemas no futuro.

Melhores práticas para o marketing médico

Alguns elementos são fundamentais na estruturação do marketing médico. Por conta de todas as restrições, você deve ficar muito atento ao tipo de promoção que pode ser utilizado e como fazer isso da melhor forma possível.

1- Não se intitula o melhor

O papel de um órgão regulador é justamente manter tudo em ordem e em um bom funcionamento.


Isso significa que atos que possam enganar seus pacientes são vistoriados com frequência por estes profissionais.

Pensando nisso, a ideia é manter o seu marketing médico de forma honesta e realista, sem títulos chamativos e impressionantes que não são necessariamente pautados na realidade. Utilizar de exageros é uma prática condenada pelo CRM.


Por isso, frases que indiquem superioridade ou exclusividade em um determinado serviço ou área são infrações consideradas graves, que podem ter uma série de punições dentro do Conselho Regional de Medicina.


Você deve exacerbar as qualidades de sua clínica, como a qualidade no levantamento radiométrico. Porém, é preciso cuidado para não parecer superior a seus colegas de profissão.


Isso acontece porque esse tipo de discurso polêmico tem o único objetivo de chamar a atenção para um determinado local, principalmente porque não leva em consideração fatos, dados e pesquisas sérias, o que pode iludir os pacientes.


Por conta disso, é fundamental que você sempre utilize práticas que não sejam sensacionalistas ou imputem em sua clínica ou consultório um dado pouco confiável e sem pesquisas prévias.

2- Cuidado ao utilizar imagens

As imagens são outro ponto importante para se atentar quando você lida com conceitos de marketing para a medicina. 

O princípio aqui é similar ao anterior, no qual imagens podem causar um impacto sensacionalista no espectador.


Por isso, fotos em que apareçam aspectos de uma doença física ou qualquer outro elemento que deixe o público perturbado estão fora de cogitação.


Uma boa alternativa é a utilização de gráficos e outros meios mais simples para trabalhar esse tipo de elemento. Uma empresa de manutenção em hospitais, por exemplo, não precisa de imagens para conseguir vender seu serviço.


O sensacionalismo se vale justamente de eventos reais para aumentar o impacto e criar algo muito maior de uma situação que pode ser de simples resolução. 


Por conta disso, essa prática é fortemente negada e deve ser considerada errada independente do meio utilizado.


Na medicina, estes recursos são ainda mais impactantes, uma vez que lidam diretamente com a saúde das pessoas.


Por isso, essas imagens utilizadas sem o cuidado adequado podem acabar assustando e forçando pessoas saudáveis a começaram a se sentir mal.


Uma plataforma ética e honesta de marketing médico busca sempre a solução para seus pacientes, nunca o transtorno e aumentar ainda mais os medos e anseios dele.

3- Onde divulgar?

Não há qualquer limitação com ferramentas de divulgação para o marketing médico. Você pode explorar diversos conceitos, principalmente aqueles vinculados à internet.


Desde que a propaganda se enquadre nas regras éticas do CRM, você pode expor seu conteúdo em:

  • TV;
  • Rádio;
  • Jornais e revistas;
  • Blogs e Sites;
  • Podcasts;
  • Vídeos na internet.


As possibilidades são inúmeras, principalmente, hoje em que o consumo de internet tem cada vez mais feito as pessoas migrarem para canais digitais.


Muitos médicos estão investindo fortemente no marketing digital, em grande parte porque os custos para as mídias tradicionais são muito elevados e acabam não valendo a pena.


Entretanto, o marketing digital oferece opções muito boas com um custo baixo. Você pode até ter um serviço de motoboy para auxiliar o trabalho, mas a maior parte ficará pela própria internet mesmo.


Além disso, a possibilidade de fidelização do marketing digital acaba sendo muito maior do que a de suas contrapartes tradicionais, principalmente pela capacidade de criar um relacionamento entre médico e paciente antes mesmo de uma primeira consulta.


Quanto mais um paciente consumir seu conteúdo digital, mais propenso a procurá-lo ele ficará. 

Vale lembrar que as regras de clareza e honestidade se aplicam em todos os elementos, e isso é o ponto mais importante a se atentar.

4- Criação de conteúdo

Um dos principais meios de engajar-se corretamente com seu público é através da criação de conteúdo. Esta é uma das bases do marketing digital, e é uma excelente fonte de informações que pode ser usada por qualquer médico de qualquer especialização.


O ponto principal para a criação de conteúdo com qualidade e sem passar por nenhum tipo de impedimento junto aos conselhos regionais é planejar este material com fins educativos.


Nunca venda seu material como uma verdade definitiva, muito menos como uma fórmula milagrosa. 


Esse tipo de recurso acaba ficando muito mais interessante para os consumidores, que estão buscando respostas para possíveis problemas.


Portanto, trabalhar em cima deste conceito é fundamental para que você consiga cada vez mais explorar sua especialização. Ele funciona praticamente como um cartão de visita pessoal, apresentando seu conhecimento no assunto.


Esse tipo de recurso acaba apresentando ao público um material de qualidade que muitas vezes tira uma série de questionamentos sobre um determinado fator.


Entretanto, vale lembrar que não importa o quão detalhado for seu material, ele não substitui a consulta com um profissional da saúde. 


Por isso, é importante que você sempre deixe bem claro que em caso de dúvidas, ele deve procurar um médico.


Esse tipo de ação acaba aumentando ainda mais a procura por sua clínica ou seu consultório para consultas relacionadas a sua área de atuação, mas mais importante do que isso, garante que o paciente está avisado que deve buscar um bom resultado profissional.

Considerações finais

O marketing médico, embora possua diversas restrições por conta dos conselhos regionais de medicina, ainda assim podem ser utilizados com certa tranquilidade, bastando se atentar a alguns detalhes importantes.


Um flyer digital chamando seus pacientes para conhecer seu conteúdo pode ser uma grande ajuda se estiver embasado nas regras de ética do conselho.


Se você estiver de acordo em realizar todas as alterações necessárias para criar um conteúdo de qualidade, acabará aproveitando muito os recursos que ficarão disponíveis após a utilização destas estratégias de marketing.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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