O SEM (Search Engine Machine, ou marketing para os mecanismos de busca) é um conjunto de estratégias realizadas para se obter um objetivo em comum: otimizar e incentivar os mecanismos de pesquisa, a deixar o seu site no topo da primeira página deles.
Antes de continuarmos, pense em quantas vezes você buscou algo além da segunda página do Google. Quanto maior a relevância da marca e autoridade perante o mercado, maior a sua classificação nos mecanismos de busca.
Por exemplo, quando se pesquisa qualquer marca no Google, o site oficial deles estará logo na primeira página, mostrando exatamente o que você precisa. É esse efeito que buscamos para o consultório médico, variando do produto ou serviço que ele oferece.
Então, seja o seu consultório focado em drenagem linfática com aparelho ou em exames cardiovasculares, ao pesquisarem o nome da sua empresa ou o serviço que ela presta, o foco é ela ser a mais relevante.
Quantas vezes você foi até a terceira página do Google para pesquisar algo, ou quantas vezes comprou algo que não estivesse em um site da primeira página? Quando o mecanismo entende sua importância, aumenta também a confiança do cliente.
Então, tornou-se cada vez mais comum investir nessa área e ter uma equipe especializada em gerir ações com conteúdo e links de qualidade para manter a relevância do que é prestado.
Para tal, outra frente além do SEM é necessária, que é o SEO (Search Engine Optimization), e trata-se de estratégias que buscam melhorar a qualidade do conteúdo e dos links para se tornar mais atrativo frente aos mecanismos de pesquisa.
Como é necessário ter uma boa estratégia de marketing com o SEO para que o SEM funcione, iremos ver agora como este funciona, seja para uma consulta do seu
plano alimentar para emagrecer ou para consultas mais simples.
Como citado anteriormente, o SEO (ou Otimização para Mecanismos de Busca) tem como principal objetivo ranquear melhor o seu site, blog ou página para que este esteja melhor o mais próximo possível da primeira página dos mecanismos de pesquisa.
Pense que, a todo momento, milhares de publicações e novas adições de produtos são inseridas nestes sites e páginas, portanto, há como deixar o seu conteúdo mais atrativo para o algoritmo do buscador e, assim, ajudar seu consultório a ter mais visualizações.
Portanto, sua clínica geral particular ou qualquer que seja o seu negócio, devem investir em boas estratégias de palavras-chave, links patrocinados, bem como de link building, para melhorar o seu ranqueamento perante o mercado.
Afinal, quais são as reais vantagens de se aplicar essa estratégia em consultórios médicos? É isso que iremos entender a seguir:
Existe um ditado popular que diz que “quem não é visto não é lembrado”, e quando pensamos no ramo do marketing, isso faz total sentido. De nada adianta oferecer um ótimo serviço, ter um local de muita qualidade e ótimos profissionais se ninguém te conhece.
Criar um blog ou uma página nas redes sociais para o seu consultório pode ser o primeiro grande passo para que tal estratégia funcione de forma correta, pois a grande maioria das pessoas utiliza a internet, além de ser um excelente ambiente para expandir sua marca.
Pense que as redes sociais são uma espécie de cartão de visita nutricionista: elas serão a primeira impressão do público com o seu consultório, e muitos entrarão em contato e conhecerão sua importância através delas, então, crie uma identidade visual forte.
Ter uma logomarca e cores que representem o seu consultório é uma ótima maneira de criar relevância, bem como das pessoas reconhecerem o seu trabalho.
Outra forma de manter um bom ranqueamento diante os mecanismos de pesquisa é ter maior relevância, que você obtém quando mais pessoas passam a consumir o seu conteúdo e engajar com a sua página.
Para tal, é necessário estar sempre atualizando as pessoas e relembrando elas do quanto o seu conteúdo é importante, e incentivando-as a interagir com as suas publicações, entendendo melhor a opinião do seu público-alvo, o que pode melhorar e o que está bom.
Ainda mais importante do que criar boas publicações, gerir bem todo o conteúdo que vai para as redes sociais e divulgar o seu trabalho é fazer servir um produto muito bem feito, pois qualidade é a melhor e mais poderosa forma de atrair novas pessoas.
Quando o produto tem qualidade não importa qual fim seja, se for um bolo simples de fubá a ser vendido em uma padaria ou um celular de última geração. Se confiam na sua empresa, com toda certeza irão consumir o que você tem a oferecer.
Isso sem contar no marketing espontâneo, que é quando as pessoas divulgam o seu trabalho de graça, de tanto gostarem de seus produtos. O boca a boca é uma ótima ferramenta de comprovação da qualidade do serviço prestado, seja positivo ou negativo.
Não tenha medo de incentivar que seu público interaja em suas plataformas, seja nas redes sociais, em sessão de comentários do Facebook ou YouTube, ou até mesmo em uma pesquisa de satisfação ao final do atendimento em seu consultório.
Novamente, para que sua clínica de rejuvenescimento do rosto ou de clínico geral, por exemplo, esteja no topo das buscas dos mecanismos de pesquisa, as pessoas precisam estar falando sobre ela, precisam dar a sua opinião.
Perguntar aos seus clientes, através dos canais de comunicação já mencionados, o que acham do produto ou serviço prestado, o que pode melhorar, o que está faltando para que se torne “perfeito”, é uma forma de demonstrar que se importa com o que eles pensam.
Mesmo que seja feito de forma indireta, o cliente sentir que é minimamente importante, faz com que o mesmo encontre um diferencial na sua clínica que pode não encontrar em outras, o que pode levar à sua fidelização.
Ainda relacionado com a criação de conteúdo de qualidade, a partir desse engajamento, você pode perguntar quais tipos de procedimentos e formas de tratar alguns problemas de saúde seus clientes desejam saber mais, criando assim mais possibilidades de conteúdos.
Publicações com pequenas dicas de como realizar alguns procedimentos são formas rápidas de criar um bom conteúdo com maior interação.
Uma das estratégias abordadas pelo SEM e pelo SEO é o gerenciamento e criação de uma rede de link building, que nada mais é do que ter uma extensão de redirecionadores de qualidade que tenham relação com o seu conteúdo, ou seja, boas parcerias.
O algoritmo dos mecanismos de pesquisa entende que, caso alguns dos links que estão em sites importantes direcionam para a sua página ou site, de fato, você é bastante relevante e melhorará a sua posição nos mecanismos de busca.
Isto é, parcerias que desenvolvem um trabalho parecido com o seu e que são competentes, são ótimas maneiras de divulgação e melhoria de ranqueamento, além de serem a chave para conseguir conhecer um novo público parecido com o seu e possíveis novos leads.
Mas, esteja atento, pois é muito melhor ter qualidade do que quantidade. Não adianta ter mais de dez links em cada página de conteúdo e serem relacionados a sites ou páginas de pouca qualidade, fazendo com que aconteça o efeito inverso.
Isso sem mencionar que o usuário deve ter uma boa experiência ao navegar pelas suas plataformas de comunicação e, muitos links, são bem malvistos, além de serem frustrantes.
Por fim, esperamos que tenha ficado mais claro a forma de aplicar o SEM para bom proveito do seu consultório médico. Adapte as dicas a sua realidade de trabalho e busque sempre se manter atualizado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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