Antigamente conhecido como Google AdWords, desde que foi criado, o propósito do Google Ads era funcionar como uma plataforma de anúncios, que vem liderando o mercado desde então.
Por meio dela, as empresas ou consultórios médicos conseguem se destacar nos resultados de pesquisa do próprio buscador, e o melhor de tudo é que isso é feito de maneira segmentada.
Por exemplo, se uma clínica de reeducação alimentar para emagrecer cria um anúncio no Google, essa propaganda aparecerá apenas para as pessoas que têm interesse nesse serviço.
Portanto, além de a clínica ficar em evidência, isso vai acontecer para uma audiência qualificada.
A segmentação é a principal proposta do Google Ads, e isso acontece com base em cookies e nas palavras-chave que os usuários pesquisam. Existem, atualmente, quatro principais formatos de anúncios, que são:
Os anúncios de pesquisa são aqueles exibidos nos resultados de pesquisa, de acordo com a palavra-chave pesquisada pelo usuário. Então, se alguém digitar “médico ao domicílio” no Google, vai encontrar anúncios desses profissionais, além de diversos conteúdos.
Os anúncios de display, por sua vez, são campanhas mostradas em websites, blogs e páginas de notícias. Trata-se de uma opção muito eficiente porque alcança cerca de 90% dos usuários.
Os anúncios no YouTube, como o próprio nome já diz, são veiculados nessa plataforma antes ou depois da exibição de um vídeo.
Por fim, existem os anúncios de aplicativos, que são focados em quem tem aplicativos e deseja aumentar o alcance pelo Google.
Agora que você já sabe o que é e quais são os tipos de anúncios dessa plataforma, no próximo tópico, vamos mostrar como aplicá-los de maneira eficiente.
Existem algumas estratégias que otimizam o uso do Google Ads, principalmente para consultórios médicos, e uma das formas de fazer isso é construir um anúncio que pareça ter sido feito para o usuário que o visualiza.
Um exemplo é colocar a mesma palavra-chave da busca, o que costuma gerar ótimos retornos, principalmente tendo em vista que esses termos se destacam em negrito no anúncio.
Também é interessante citar alguns qualificadores, visto que é possível pagar apenas quando o usuário clica no anúncio. Dessa forma, os qualificadores eliminam os acessos em que a empresa não está interessada.
Outra estratégia eficiente é incluir o preço no anúncio. Por exemplo, em uma campanha de limpeza de pele profunda profissional, a clínica pode adicionar o preço e as formas de pagamento.
Isso porque se o usuário visualiza o anúncio e ele não mostra o preço, precisa clicar nele para entrar no site e matar sua curiosidade, o que gera um custo para o negócio.
Por outro lado, quando a campanha informa valores, então essa dúvida já está esclarecida, fazendo apenas com que visitantes bem qualificados acessem a página para outras informações.
Outra dica é escrever todas as palavras com iniciais maiúsculas, pois elas chamam mais atenção e atraem mais cliques.
Um
oftalmologista infantil, além de usar essa estratégia, também não economiza nos caracteres, e inclui o máximo possível para tornar o anúncio mais atraente. Contudo, é preciso pensar em outros aspectos também, como:
Trata-se da parte mais chamativa e precisa refletir exatamente aquilo que o usuário está procurando. Existem algumas estratégias para fazer isso, por exemplo, chamando diretamente o público, como “software para clínicas médicas”.
Você também pode descrever o problema, apelar para um formato mais provocador, despertar a curiosidade do usuário ou oferecer uma informação, como “Escolhendo o melhor
nutricionista esportivo”.
Certamente, é impossível descrever todo um discurso de vendas no anúncio, principalmente porque é permitido usar apenas 80 caracteres.
É importante lembrar que o objetivo é atrair cliques, e as outras informações o paciente vai encontrar diretamente no site do consultório.
Então, no momento de preencher as linhas de descrição, utilize bons argumentos que realmente despertem o interesse das pessoas.
Por exemplo, você pode descrever os recursos e funcionalidades da solução, um benefício que ela traz, um diferencial do seu produto ou serviço, um depoimento ou até mesmo uma promoção.
A URL a ser exibida deve conter o domínio da marca e sintetizar a oferta que o usuário vai encontrar ao clicar no anúncio, evitando demais caracteres, como números e símbolos.
Por exemplo, se a empresa está oferecendo impressão de banner, a URL pode ficar da seguinte forma: “nomedaempresa.com.br/impressaodebanner”.
Este é um recurso avançado do Google Ads, feito para facilitar o processo de criação e tornar os conteúdos mais relevantes.
O consultório pode configurar anúncios totalmente dinâmicos ou determinar apenas uma parte do conteúdo dele.
Se ele for apenas dinâmico, inclua somente a descrição e a URL de visualização padrão, pois o título será incluído de forma dinâmica.
Já no caso de um anúncio com atributo dinâmico, a configuração é feita em um anúncio de texto tradicional, considerando uma data, palavra-chave e até inclusão de função “SE”, que insere um texto em determinada condição.
É essencial saber que nem todos os pacientes estão no momento certo para passar por uma consulta ou realizar um procedimento.
Então, é importante entender algumas etapas, como a do diagnóstico e problema, que é quando a pessoa deseja resolver um problema ou apresenta algum sintoma.
Após isso, ele entra na fase de consideração de soluções, ou seja, o momento em que ele descobre uma enfermidade e começa a pesquisar tratamentos e procedimentos. Este é o momento de mostrar que você oferece a melhor solução.
Por fim, na etapa de tomada de decisão, ele já sabe como tratá-la e está avaliando alguns profissionais. Seu papel é mostrar os seus diferenciais perante outros profissionais.
Agora que você já conhece algumas práticas para utilizar o Google Ads para promover o seu consultório médico, na sequência, você irá entender a importância dele.
Tanto para os consultórios médicos quanto para uma fabricante de placas informativas personalizadas, investir no Google Ads é fundamental porque ele possui fácil metrificação.
Isso significa que você pode mensurar os resultados de suas campanhas e ajustá-las para que atinjam o objetivo proposto.
É ainda uma maneira de influenciar a decisão do seu público-alvo, visto que as pessoas vão receber anúncios segmentados, ou seja, que sejam compatíveis com seus assuntos de interesse.
Também é uma forma de conquistar mais visibilidade para seu consultório médico porque o Google funciona como uma espécie de vitrine virtual.
Com cerca de 4 bilhões de pesquisas por dia, os usuários buscam informações sobre todo tipo de assunto, desde dicas para criar banner informativo até os sintomas de algumas doenças.
Com isso, muitas pessoas podem chegar ao site do seu consultório. Aliás, é por essa mesma razão que o Google Ads oferece resultados rápidos.
Se você criar uma campanha hoje à noite, é muito provável que amanhã pela manhã já terá resultados interessantes. Então, se você busca uma interação rápida e o crescimento do seu consultório, não pode descartar essa ferramenta.
O Google é o maior site de buscas do mundo, e é exatamente por isso que anunciar nele é tão vantajoso para empresas de qualquer tipo, incluindo os consultórios médicos.
Nele, os profissionais trabalham com campanhas segmentadas, o que ajuda a atrair as pessoas certas e no momento ideal, como vimos no decorrer deste artigo.
Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que você criará ótimos anúncios para o seu consultório, e terá a oportunidade de ajudar muitas pessoas a solucionarem seus problemas, ao mesmo tempo em que cresce no ambiente online.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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