Primeiramente, antes de falar no nicho medicinal das redes sociais, é preciso falar delas como um fenômeno cultural e tecnológico em nosso país.
Na verdade, só podemos falar dela como um fenômeno entre nós, pois os brasileiros têm um nível de engajamento e participação que se equipara ao de países de primeiro mundo, como Estados Unidos e China.
De fato, segundo dados de uma autoridade internacional no assunto, o Brasil já acumula mais de 150 milhões de usuários ativos em termos de mídias sociais. O tempo médio de consumo de conteúdo ali é de 1h30 por dia.
Lembrando que faz tempo que esse ambiente digital já não se restringe a usos meramente pessoais ou lúdicos, mas também comerciais.
Sendo assim, se uma empresa de higienização de ar condicionado split anuncia ali, ela pode gerar muitos leads, oportunidades e novos clientes.
Depois disso, alguns podem até concordar com a eficácia das mídias sociais, mas fica se perguntando se as soluções de redes sociais para médicos não seriam bem diferentes, por serem nichadas em sua proposta e em seu público-alvo.
Na verdade, esse ponto é fundamental, mas também revela apenas outra vantagem bem interessante.
Afinal, ninguém desfruta das redes sociais como um todo, mas sim de modo nichado, ou seja, segmentado conforme o seu público.
Assim, é como dizer que toda mídia social tem um desempenho nichado em termos de implementação real feita por uma marca.
Por isso mesmo, quanto mais segmentado for o público, melhor será o resultado e mais eficiente se tornará.
Isso também tem a ver com o perfil dos clientes atuais e das novas gerações, que preferem soluções personalizadas para elas, com o máximo de especificidade possível.
Aprofundando o ponto tratado acima, podemos dizer que atualmente existem três grandes modalidades de redes sociais presentes no mercado brasileiro e internacional.
A primeira é mesmo a mídia social de relacionamentos, focada em contas que em sua maioria são de pessoas físicas.
Lembrando apenas o adendo de que também essas são altamente promissoras para as marcas e pessoas jurídicas.
Por exemplo, se uma pessoa pesquisa por uma solução de alimentos veganos em um motor de busca, existe uma Rede de Displays que vai fazer o remarketing dessa demanda, de modo que ela verá banners de empresas na área em suas redes sociais.
A outra solução da área são as mídias de nicho, como as da área de médicos, advogados, contadores e outros.
Por fim, existe também a rede social profissional, voltada para pessoas físicas ou jurídicas que vão direito ao ponto do universo corporativo.
Ali é possível fazer
networking, parcerias e trocar
feedbacks. Em todo caso, o importante de ter essas diferenças no horizonte é que assim o médico ou profissional liberal da área da saúde conseguirá ser mais assertivo dentro da rede social médica.
As redes tradicionais começaram com propostas simples de troca de mensagens e campo para comentários e curtidas, mas não demorou muito até que se diversificaram bastante.
De fato, hoje existem redes focadas em textos curtos, outras em textos médios ou grandes, também assim, há alternativas voltadas para multimídias, fotos, vídeos e até lives.
No universo das redes sociais para médicos ocorre o mesmo fenômeno, haja vista que também ali é possível lidar com uma série de demandas diferentes.
Basta pensar no fato de que a própria área da saúde é bem ampla, podendo ir desde a busca por um clínico geral ou um cardiologista até um consultor que queira entender melhor a arquitetura para berçários, com foco no que é mais seguro e saudável para crianças.
Dito isto, as redes sociais médicas mais famosas que atuam no Brasil são:
Outro ponto interessante que todas essas precisam levar em conta diz respeito ao famoso marketing médico.
Afinal, o CFM (Conselho Federal de Medicina) tem diretrizes que impedem uma publicidade muito apelativa e antiética.
Adiante vamos conhecer um pouco melhor o modo como todas essas redes ajudam o profissional da área a se posicionar, sem descumprir o rigor da lei.
Ela acabou de contar uma década de existência, o que já serve para demonstrar como alguns brasileiros não conhecem esse universo, já que nem sabiam da existência dela.
Ainda assim, nos EUA a Doximity já tem mais de 500 mil usuários, e no Brasil tem crescido cada vez mais.
Ali o controle de acesso é amplo, permitindo participação de médicos, mas também de enfermeiros, fisioterapeutas e até mesmo de farmacêuticos.
Outra vantagem é que há colunas e boletins que informam sobre novidades do mundo da saúde, trazendo periódicos de fonte segura.
Por fim, o foco é gerar oportunidades de parceria,
networking e até de vagas de emprego em áreas diversas.
Aqui o foco são os médicos e outros perfis voltados para a vida acadêmica, especialmente professores, mestrandos, doutorandos e também os alunos.
Ela permite uma troca tão bacana que é possível fazer upload de um currículo que já facilita o cruzamento de interesses entre os usuários, além de debates e fóruns de alto nível.
Aqui o foco são as instituições, seja no sentido de empresas e negócios da área de saúde que são fundamentais para qualquer profissional desse setor, ou então outras ferramentas e plataformas que podem ajudar também.
Por exemplo, se um médico precisa de um
totem fotografico
para seu consultório, aqui ele encontrará várias alternativas comerciais presentes de modo orgânico.
Como o nome sugere, essa rede pode ajudar a definir um caminho para o médico ou profissional da área da saúde.
Assim, cada usuário cria um perfil e já começa a interagir com as sessões de artigos e tirada de dúvidas, além de ter acesso a notícias, empresas e outros profissionais. Já são mais de 15 mil membros inscritos e ativos.
Por fim, tudo o que foi abordado acima deixa bastante claro como é perfeitamente possível um médico utilizar as redes sociais nichadas de sua área para conseguir pacientes.
Também assim, a internet se torna uma ferramenta que permite aos médicos fidelizar esses mesmos clientes.
O caminho para isso inclui a interatividade com o público, criação de conteúdo enriquecedor e fortalecimento da marca.
Também nesse sentido, a presença nas redes médicas vai auxiliar e muito, pois ajuda o médico a humanizar sua proposta, atraindo um público cada vez mais cativo, o que também aumenta o engajamento, compartilhamento e cria um círculo virtuoso de crescimento.
Com as informações valiosas e as dicas práticas que trouxemos aqui, certamente vai ficar bem mais fácil empreender nessa área e conseguir resultados no curto, médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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